Quem sou eu

Minha foto
Autora dos livros TEMPO ESCOLHAS HISTÓRIA e A CORRIDA DE GERAÇÕES - informações nesse blog.

CEM ANOS DE SOLIDÃO - GABRIEL GARCÍA MÁRQUEZ

 17/2021 - 


CEM ANOS DE SOLIDÃO
GABRIEL GARCÍA MÁRQUEZ

Início: 02/08/2021
Término: 26/12/2021

Tradução: Eric  Nepomuceno





Através do cenário fictício de Macondo, fundada pela família Buendia, a história desenvolve-se durante seis gerações da família, acompanhada por Úrsula que viveu entre 115 e 122 anos. Os Aurelianos terão a missão de desvendar os pergaminhos de Melquíades - cigano amigo de José Arcadio Buendia.

Uma obra que até os dias atuais vendeu 50 milhões de exemplares - pesquisa Wikipédia 02/08/2021. 

Realismo mágico
___________________________


O autor...

Também conhecido por Gabo, nasceu em 6 de março de 1927, na cidade de Aracata, Colômbia. Foi um escritor, jornalista, editor, ativista e político. Considerado um dos autores mais importantes do século XX foi um dos escritores mais admirados e traduzidos no mundo. Cem anos de solidão representou um marco importante em sua carreira. Morreu em 17 de abril de 2014 na Cidade do México, vítima de uma pneumonia.

Breves comentários da obra...

José Arcadio Buendia acreditava e buscava o progresso científico. Sentimos através da narrativa a certeza de que conseguiria alcançar a evolução.
Conhecer o gelo marcou profundamente seu íntimo e reforçou seus desejos.
Melquíades, o cigano, colaborou com suas certezas, trazendo novidades e compartilhando descobertas embora aproveitasse das novidades para extorquir dinheiro de Buendia.
O primeiro capítulo demonstra a escrita artística de Gabu quanto a estrutura e abordagem no início e no final.

O encontro com semelhantes que buscam pelos mesmos objetivos, propósitos de construções além do comum conhecido são atrações providenciais. Quando desejamos algo, por caminhos tortos, iremos encontrar.

A peste da insônia que afeta Macondo pode ser interpretada conforme o desejo e criatividade do leitor. Vontade de evolução na qual afeta o ímpeto de aceleração para o desenvolver e progresso acredito ser uma delas. Memória e esquecimentos são dois compostos significativos em posturas de identidade. O que já haviam construído e apoderado de conhecimento em comunhão com as novas influências. Não poderiam se esquecer de suas origens, de como chegaram até ali. De sua história.

Fica difícil para para fazer comentários. Uma construção envolvente, uma escrita atraente não permitindo a retirada dos olhos das páginas.

O tempo passa e a família acompanha o seu próprio desenvolvimento em suas construções amorosas, formando uma sociedade.

P. 88-89

Quando nossa crença é derrubada e o chão some de nossos pés os imprevisíveis se fazem presentes. A verdade sempre vai aparecer e nossa busca pelo equilíbrio emocional deve ser construída todos os dias.

Antes disso, a sabedoria natural, "Somos da água", encontra-se embutida e abastecida constantemente em nosso ser.

Até P.113

Cada qual com suas dores e seus amores. Os imprevistos as alterações de rumos e as surpresas.
Pietro Crespi aceitou, cedeu e se acomodou. Deixou Rebeca alçar à outros voos. Perdeu controle, deixou o tempo tirar o encanto. A rotina em monotonia. 
Ação é necessária e renovações também são importantes motivando continuidade, estimulando o relacionamento. Atitudes inovadoras encantam os envolvidos.
A cidade quando próspera atrai olhares perigosos a paz da comunidade. Poder comanda o homem devassando suas construções sadias. *O caso das revoluções expostas na história*.

P.131
Fuzilamento de Arcádio
Sua conduta agressiva, revoltoso com a família e com todos, (poucos amigos). Corrupto, dono de um comportamento nada exemplar, ao meu entender essa é a resposta às suas carências familiares e dores. Uma estrutural sem carinho, atenção, diálogo, Arcádio foi criado largado, adotado pela família, aceito como membro. Nada mais.

P.181
Coronel Aureliano Buendia
"Lutava pela sua própria libertação
Entrar em uma causa por contrariar o meio e tentar se enquadrar em um contexto indefinido em seu íntimo, significa estar aprisionado e não conseguir compreender absolutamente nada entre o universo de possibilidades disponíveis sem estruturas.

Excessos
- Sono;
- Chuva.

A falta de equilíbrio perturba o comportamento. Os excessos destoam os posicionamentos acarretando situações e experiências indesejadas e de sofrimento. Impulsos descontrolados acentuando e dificuldade de retomada à vida comum cotidiana.

P.368
Petra Cotes foi uma personagem especial. Humana. Não julguemos por suas falhas, mas observemos o quão forte ela se mostrou durante todo seu relacionamento com Aureliano levando o sustento e a fartura ao casal, auxiliando o tempo todo no trabalho e na estrutura da família. E ainda no final, sustentou a esposa de título, deixando de pensar no próprio meio de sua vida. Nobre e heroica. 

Santa Sofia de la Piedad mais uma fantasma possuidora de mais atributos nobres do que os principais considerados da família. Sofreu em sacrifícios o trabalho, educação das crianças, silenciando sua própria vida e vontades.

P. 402
A curiosidade estimulada pelo encanto em saber desvendar as surpresas do futuro, são pontos mágicos instigantes à curiosidade envolvendo as pessoas e ultrapassando gerações. 
Nostradamus, um novo famoso por suas profecias, envolveu muitos e marco época. Mesmo hoje, conscientes de que muitas de suas previsões não ocorreram. Talvez as revelações são para que o curso de sua efetivação seja alterada.

É um equívoco interpretarmos profeta à uma pessoa que de revela acontecimentos e fatos futuros. Profeta é aquele que, como missionário, aponta os caminhos do bem e assim ditos e certos como corretos para que possamos conquistar realizações dentro de um contexto de evolução.

Cumprindo um ciclo e encerrando a experiência repetitiva de gerações de uma família. 
A cada personalidade presente, ações e sentimentos que se repetem comprovando a roda viva dos desejos e ilusões dos seres que habitam terras inseridas no contexto de desvendar o que a vida pode proporcionar. As famílias são similares porque as pessoas também o são. Todos buscam realizações tentando o preenchimento de seus interiores. Diferenciados pelas formas, valores e maneiras as quais praticam. Os resultados são de acordo com merecimentos marcados ao longo da caminhada. Se convivemos e estamos inseridos nessa roda é porque ainda se faz necessário para nosso aprendizado para que depois possamos ascender nas voltas do espiral de experiências da evolução. 


Uma obra espetacular!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada!