Quem sou eu

Minha foto
Autora dos livros TEMPO ESCOLHAS HISTÓRIA e A CORRIDA DE GERAÇÕES - informações nesse blog.

LEIA MULHERES


sexta-feira, 4 de dezembro de 2015 às 11:48

Leitura de autoras femininas vira projeto

Mulheres

por Mauricio Hermann
Jornal Correio de Itapetininga
Itapetininga é a primeira cidade do interior a reunir um grupo que promove a leitura de livros escritos por mulheres. Inspirado no #readwomen2014, proposto pela escritora e ilustradora inglesa Joanna Walsh, no Twitter, o Leia Mulheres chegou ao Brasil recentemente em São Paulo. Na cidade, acontece sob a mediação da bailarina e poeta Déa Paulino e teve início há 15 dias e com encontro mensais na Biblioteca Municipal.
“Temos o propósito de lermos obras escritas por mulheres, porque as escritoras, ainda que quase nunca explicitamente, ainda vivem sob o machismo do mercado editorial”, explica Déa. A atividade não é exclusiva para o sexo feminino. Homens também podem participar.
A professora itapetiningana explica que a mulher precisa ser trazida para todas as discussões e a literatura é uma delas. “O Leia Mulheres é mais um modo, o nosso modo, de promover a igualdade. É um absurdo que, em 2015, as escritoras ainda não sejam levadas a sério ou acredite-se que, na literatura, como em outras artes, a artista deva ter um tom limitado, debruçar-se sobre temas específicos ou ser direcionada para um (sub)público”, critica.
Ela ainda critica o mercado editorial. “Como leitoras e mediadoras de leitura, nos prontificamos a ler somente as escritoras e ecoá-las, debatendo sobre o trabalho delas, divulgando seus nomes e as obras produzidas. É a nossa maneira de desacomodar”, diz Déa.

Leia Mulheres
A chef de cozinha e jornalista Luciana Farias relembra que a cidade acabou de perder uma livraria e que está agora com uma única loja do ramo no município. “Isso é um dos indicativos que a cidade lê pouco, o Leia Mulheres além de outras coisas, vai incentivar a leitura na cidade”, conclui
O encontro acontecerá mensalmente na Biblioteca Municipal Júlio Prestes. O primeiro ocorreu no mês de novembro e segundo acontece no dia 12 de dezembro, no sábado, às 15 horas. A obra que será debatida é o conto: “A festa de Babette”, da escritora dinamarquesa Karen Blixen. Podem participar homens e mulheres, mas é recomendada a leitura da obra.
Abril 2017


_____________MARÇO 2017
A Obscena Senhora DHilda Hilst





_____________________FEVEREIRO 2017





______________________JANEIRO 2017




_______________________
COMEMORANDO 01 ANO ...Fico feliz em acompanhar o grupo desde o primeiro encontro. Fui presença confirmada em todas as reuniões. Acredito que não preciso acrescentar que é muito bom reunir para comentar sobre as obras literárias.
Dezembro 2016:Com direito à troca de livros e lanchinho, para encerrar o ano, a estrela será o Cordel de Maria Firmina dos Reis: Heroínas Negras do Brasil.


_________________________
Novembro 2016:
Dia 20 - 15:30 - Clique aqui para ler no G1 sobre


Após a apresentação do filme houve debate.
Complementar. É sempre bom ouvir o que as pessoas tem a dizer. Contribuem em diversos sentidos.
Conhecer sobre o artista é realmente saber sobre sua obra. Buscar o conhecimento para poder opinar. 






NOSSOS ENCONTROS JÁ ACONTECERAM: 





OUTUBRO 2016









SETEMBRO DE 2016:




LIVRO DE AGOSTO 2016:Nossa Teresa - vida e morte de uma santa suicidaMicheliny Verunschk






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada!