Quem sou eu

Minha foto
Autora dos livros TEMPO ESCOLHAS HISTÓRIA e A CORRIDA DE GERAÇÕES - informações nesse blog.

2018

Em razão de minha última postagem em outubro 2018, hoje venho reafirmar que em 2018 completei a leitura de 33 obras. Seus comentários estão espalhados pelo blog em páginas especiais.
Em continuidade com os livros iniciados, os grupos, acredito que ainda neste ano de 2019 farei o post de livros que estão a minha espera na estante, variados autores, escolhidos à dedo no desejo do aprendizado.

14 de janeiro de 2019

________________

Nossa! Há quanto tempo não inicio uma obra que apenas eu esteja lendo! Pois é, ando lendo menos, estudando muito... Os livros em leitura estão espalhados pelo blog em páginas especiais. Faço um compromisso comigo que estarei modificando a rotina de minhas leituras, mas antes pretendo terminar as que estão em curso e que não são curtas e nem para ler sem análises e reflexões. Ler com qualidade!

09 de outubro de 2018


_________________

Madalena
J. Herculano Pires

Trilogia - A Conversão do mundo
Do amor sensual para o espiritual

Os dramas e as neuroses que nos afligem a vida; as dúvidas sobre o permitido e o "pecado"; a necessidade e o uso do amor sensual; o comportamento moral e o verdadeiro amor são enfocados nesta obra de forma elegante e em estilo romanceado.

Sugestão e empréstimo do amigo leitor Mauro.

" a luta da inteligência contra a força "
Antes eram macho e fêmea
A vingança, gravada na história, na sedução e na traição.

Reflexão da colocação da mulher na sociedade ao longo dos tempos.

Solidão humana.

A busca pelo amor espiritual, aceitação. Formação da sociedade. O texto é um conflito interno, descobertas, reflexões, filosofias.

Aprende-se sobre a prostituição, não de erotismo, mas de reprodução.

" A esterilidade feminina era considerada a maior desgraça. E isso porque os ancestrais mortos se convertiam em deuses eram os seus descendentes, que lhe forneciam em formas de dádivas os alimentos terrenos.

março 2018
______________________

19/2018 -

Os Lusíadas 
Em quadrinhos
por Fido Nesti

série Clássicos em HQ

Livro difícil...
Assim escolhi uma versão HQ. Obra de grande porte: 8.816 versos, publicados pela primeira vez em 1572. Com as palavras de Luiz de Camões, o maior texto poético da Língua portuguesa.

Luiz de Camões...



Nasceu por volta de 1524, de família pobre, porém tive aulas de latim, filosofia e letras. Frequentou os serões da corte em Lisboa. Perdeu um dos olhos no combate aos mouros ao norte da África. Após envolver-se em uma briga e ser preso, foi enviado ao oriente. Depois da Índia, trabalhou como provedor-mor dos defuntos na China.
Após prisões e perdas amorosas, retornou à duras penas a Lisboa servindo-se de um escravo à pedir esmolas. Terminou sua epopeia e conseguiu uma audiência com o rei D. Sebastião. Mesmo com a publicação autorizada pelo rei em 1572, viveu seus últimos dias de forma miserável. Morreu em 10 de junho de 1580, enterrado em uma cova rasa na igreja de um convento de freiras.

Fido Nesti...

Nasceu em SP, em 1971. Iniciou sua carreira no final da década de 1980, desenvolvendo animações para comerciais de TV. Depois de alguns anos trabalhando em agências de publicidade e tocando na noite com sua banda de rock'n'roll, decidiu seguir com o ilustrador, colaborando em vários livros e revistas: Época, Superinteressante, Playboy e Veja São Paulo.
Neste trabalho, extraiu a trágica estória de Inês de Castro, as experientes palavras do Velho do Restelo, o dramático encontro com o gigante Adamastor e os suspiros lascivos da Ilha dos Amores.


março 2018

____________________

8/2018 - 

As Esposas
As mulheres nos bastidores da vida e da obra de prodígios da literatura russa
Alexandra Popoff

Confesso ter lido apenas sobre Anna Dostoiévski, Sofia Tolstói e Vera Nabokov. É bom saber o que acontece nos bastidores dos grandes nomes da literatura russa. Foram apoiados por maravilhosas mulheres; fortes, amigas, intensas em seus propósitos e dedicação. Viúvas com suas missões cumpridas. Realizadas. Amaram, lutaram, sofreram.



Sofia


Anna


Vera


Março 2018

________________

12 - O Príncipe
Nicolau Maquiavel

Estratégia?
É assim considerado este clássico.



" Nicolau Maquiavel foi um Italiano famoso da época do Renascimento. Filho de pais pobres, Maquiavel desde cedo se interessou pelos estudos. Tornou-se um importante historiador, diplomata, poeta, músico, filósofo e político italiano. Viveu durante o governo de Lourenço de Médici. Sua educação, porém, foi fraca quando comparada com a de outros humanistas, devido aos poucos recursos de sua família. (pesquisa web)

" Séc.XV - papa, a Alemanha, a França e a Espanha disputavam a supremacia política na península.
" Esse famoso livro, é uma espécie de manual do absolutismo (concentração de poder da monarquia, favorecendo as classes sociais abastadas). Reflete as condições da época na qual e par a qual foi escrito, a reforma política, o livre exame dos fatos históricos, o ataque às tradições medievais, a instituição do êxito como única medida do poder do príncipe, a ruptura do temporal com o espiritual.
Quando se conquista o comando, o segredo da ' boa convivência ' sem riscos, é saber como lidar com a situação de conforto da população: dar condições, saber administrar, evitando custos altos e trazendo boa satisfação. 
Ocorre a análise de todo o contexto, suas possibilidades. Se... então... senão...
Pura lógica de resultado administrativo.
As virtudes que proporcionam oportunidades.
No capítulo VIII, compreendo que não compensa adquirir o poder através do crime. Estará o tempo todo em ameaça, perigo, sem paz.
Em regra geral, essa leitura oferece que a atenção, proporção e atitudes, devem estar em análise de resultados, esses de forma lógica. Se faz bem, satisfaz o interpelado, age corretamente; a ponderação subsequente será válida e de resultados positivos. Agressões, trapaças, imposições diversas causam conflitos e sérios riscos, além da não vitória das ações.

Março 2018
_________________

11 - Ragtime
E.L.Doctorow

Edição especial da TAG. Título indicado por Roddy Doyle, escritor irlandês, nascido em 8 de maio de 1958 - Dublin. Sua obra aborda o realismo psicológico conferido aos personagens para lidar com dramas cotidianos, além do calor e da vivacidade com que pinta vidas ordinárias.




Edgar Lawrence Doctorow - Nova York, 1931.
Seus livros combinam história e crítica social.

" Ragtime um sucesso de vendas e vrítica, destacando-se pelas frases curtas, simples, intercaladas de trechos mais amplos e rebuscados, lembrando o ritmo sincopado do ragtime.
Em 1982 foi adaptado para o cinema.
Doctorow morreu em 2015, oitenta e quatro anos, vítima de complicações de um câncer de pulmão.

O livro...

" No início do séc.XX, o ragime era o mais popular idioma musical dos Estados Unidos. O autor intercala o cotidiano de uma família fictícia com figuras e acontecimentos históricos, retratando o dinamismo, a riqueza e a miséria de um país ainda em formação.

Ragtime: Scott Joplin (clique aqui)

A obra narra situações da época, apresentando personagens verídicos envolvidos na trama, suas emoções, objetivos são destacados no contexto histórico, proporcionando uma leitura agradável transmitindo a impressão de que o leitor estivesse lendo uma revista.
Chamou minha atenção quando Morgan reúne-se com Ford e fala sobre as rosa-cruzes.
Ragtime ficou subentendido na história. Entre linhas e interpretações. Tinha uma outra perspectiva da obra, porém gostei muito do estilo e do conteúdo.

Fev 2018

__________________

9 - Leon Tolstói 
por ele mesmo
Célia Xavier de Camargo

A perplexidade do grande escritor diante da continuidade da vida após a morte.

Literatura leve. Tolstói vai contando em uma linguagem simples sobre as explicações básicas da vida no plano espiritual e de como de fato as coisas realmente são. A réplica imperfeita da espiritualidade no Planeta escola Terra, a troca de energias que acontece durante todo o tempo. Emanações de nossos pensamentos.
Ansiosa em saber sobre como foi o desencarne de Tolstói, sua narração pessoal, decepcionei-me um pouco ao ler os primeiros capítulos. Leon fez uma obra informativa, um manual explicativo de como são as coisas de fato principalmente para os leigos do Espiritismo.

Violência
" No fundo, o homem está em luta consigo mesmo, contra suas imperfeições, e transforma suas guerras internas em combates contra o próximo, seja dentro da família, na área profissional, seja em caráter mais coletivo, nas disputas entre nações.

" ... Daí os cristãos viverem em contradição, a de basearem sua vida na violência, enquanto pregam o amor.
...
A questão, agora, é a seguinte: ou reconhecemos que não devemos seguir quaisquer ensinamentos religiosos ou morais e nos guiamos pelo poder dos fortes, ou reconhecemos que nossos impostos são cobrados à força e que nossas instituições deve ser suprimidas.

A relação de Gandhi e Tolstói, de influência e troca especiais, com propósitos de alto padrão. Nessa obra, Lev conta, sobre esse relacionamento e também sobre Gandhi.
Tolstói constroi uma narrativa completa abordando todos os assuntos pertinentes ao nosso conhecimento. Uma obra muito instrutiva. Porém não aprofundada em questões de auto-biografia e em seu íntimo e experiências detalhadas de seu desencarne.
Conta passagem que viveu, presenciou, aprendeu e se emocionou.
Nos últimos capítulos, Liév conta como foi seu encontro e sobre Sofia.

" Conhecerei a verdade e ela vos libertará.

" A verdade que liberta é a verdade absoluta que existe nas coisas verdadeiras de Deus, que são eternas e imutáveis, e que compreenderemos no exercício do bem incessante.

Fev 2018


___________

2) Paulo e Estevão
Francisco Cândido Xavier
por Emmanuel

- Insistência no emocional, foi o que o pai no início do livro fez. Não usou a lógica racional em direção ao imperador Licínio.
- Resignação e fé salvaram Jeziel (Estevão).

A verdadeira fé em Cristo nos fortalece nas mais profundas dificuldades. 
É o que comprova a atitude de Estêvão em seu julgamento no Sinédrio por Saulo de Tarso.
130 páginas lidas e quase nenhum comentário. Isso significa que a história de Saulo, Estevão, os Apóstolos, a interferência de Gamaliel são tão envolventes que não dá vontade de parar por nada. Como é difícil a superação do orgulho! Saulo envolvido em seu egoísmo não via que sua vida era somente resultado de suas ações.
Através da narração conseguimos perceber a intensidade da dificuldade da implantação do Cristianismo. As pessoas, comandantes eram crueis e envolvidos em tamanha inflexibilidade e egoísmo. Convicções formados em rochas ao longo dos séculos e crescimento dos povos. Os Apóstolos e adeptos do Cristo foram herois dignos de louvor e admiração.
Tudo há o momento certo. Temos que trabalhar nossas ansiedades e fortalecer a preparações para que quando chegar a hora adequada, estarmos bem preparados.
Além das represálias e perseguições, torturas, com a expansão da Igreja, começou, entre os divulgadores as discórdias quanto aos comportamentos doutrinários. Discussões e desentendimentos internos. No livro mostra bem claro as diferenças entre a opinião de Paulo e Tiago, e Simão Pedro como apaziguador.
Orar de joelhos, uma prática que vem do judaísmo.
Simão Pedro:
" Bem sabemos que todas as cerimônias externas são de evidente inutilidade para a alma.
 Na pág.370, que faz referência a quando Paulo vai semear a Boa Nova em Atenas, conta que ele prefere as revoluções e discórdias, que veio encontrando por todos os lugares pelos quais passou, à indiferença recebida pelos atenienses. Pois as discórdias proporcionam mudanças íntimas, questionamentos, e a indiferença não.
Refletindo esses posicionamentos, podemos concluir que quando alguém nos agride e nós não revidamos, deixamos sem ação a quem nos intenciona ferir. Agora, se nos nivelamos ao baixo, grande discussão, damos margem a apenas criarmos desavenças, pois não iremos mudar a forma de pensar do outro, e só nos aborreceremos sem necessidade, pois algum dia o agressor irá entender que provocações não constroem fortalezas.

"Estejamos atentos aos nossos deveres, porque a ignorância sempre está pronta a transitar da maldição ao elogio e vice-versa".

- Há um pouco de narração sobre o incêndio famoso de Nero.

Jan 2018

________________

1) Heroínas Negras Brasileiras
em 15 cordeis

Jarid Arraes

Sugestão: Clube do Livro de Itapetininga

Nascida em Juazeiro do Norte, região de Cariri (CE), 1991, cordelista, tem mais de sessenta títulos publicados.

Bela pesquisa para publicação da obra, contando a vida de negras batalhadoras, que fizeram um diferencial na história.

Jan 2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada!