Quem sou eu

Minha foto
Autora dos livros TEMPO ESCOLHAS HISTÓRIA e A CORRIDA DE GERAÇÕES - informações nesse blog.

NORTE E SUL

Norte e Sul
Elizabeth Gaskell

Maio 2020



Mais uma vez reunidas para o que há de melhor a se fazer: LER!!!
Nosso grupo foi formado na cidade de Itapetininga, SP, com a determinação de compartilhar nossas impressões e discutir as boas obras por nós escolhidas.
Guerra e Paz, de Tolstoi, foi a última em que tínhamos feito os encontros, regados aos chás e guloseimas na residência da Mara, onde o último encontro foi a um ano atrás. Com minha mudança para Ribeirão Preto e a de Daniela para São Paulo, o grupo não se reuniu mais. Com o impulso das comunicações on-line e virtuais, aproveitamos para retomarmos a leitura com a obra de Elizabeth. Conforme nosso primeiro encontro, a animação de muitas obras estarão por vir.
Sem dúvida estava com saudade dessa turma! Muito feliz em mais uma vez poder partilhar tão agradáveis momentos com essas queridas leitoras. A tecnologia nos aproxima e proporciona esse prazer amenizando a saudade dos encontros presenciais de quando estávamos bem pertinho...

Elizabeth Gaskell

edificou uma excelente carreira de literata. Escreveu sobre diversos assuntos, nos quais possuiu um laboratório recheado de argumentos reais e impressionantes retratados nas questões sociais baseados (enfatizando) igualdades X diferenças, direitos e posicionamentos.


A obra...

Publicado em 1854, Norte e Sul retrata os efeitos da Revolução Industrial no solo inglês.

Vida perfeita: natureza, ar livre, coisas simples.

Londres:
Norte: industrializado;
Sul: campo.
Conflito entre as extremidades pobres e ricos.
Exploração de mão de obra. Comportamentos distintos. Visões de mundo. Esses são alguns dos assuntos contidos na obra.

"substância da vida"
"pensar no presente"


21 de setembro de 2020 - 10º e último encontro








Obra que retratou muito bem a época e o tema abordado, onde a escrita da autora, em geral, agradou as leitoras do grupo. 
Agradeço à todas esse período que estivemos a trocar opiniões e sensações. Sempre muito bom estar com vocês!
Como eu disse no encontro, foi uma obra que me atraiu a leitura porque desejava inteirar-me um pouco mais sobre a Revolução Industrial, e eis que me pegou vivendo os acontecimentos do livro no sentido inesperado pessoal. Perda dos meus pais, retorno às origens, identificando com a natureza presente em nossas reflexões, entre tantos outros fatores.
Sim, valeu muito a leitura, e que venha Anna Kariênina!






______________________________________

pág. 661

" por dias que não existiam mais, com uma saudade indescritível. A última vez que passara por essa estrada foi quando saiu de lá com seu pai e sua mãe.
...
A natureza não sentia qualquer mudança e estava sempre jovem.

Sei bem como são essas reflexões e sentimentos. A dor da saudade machuca a alma.  Éramos, eram, os três. Até breve. A leveza que o conhecimento nos transmite, fortalece.
Uma vida, uma história.
Transformaremos todas essas lindas lembranças e agradecimento por termos tido a oportunidade de vivê-las. O amor presente na união da família. Margaret não está sozinha e nem seus pais abandonaram a Terra. Tempo. Momento. Entendimento.

pág. 665

VELHA - TRANSFORMAÇÃO

Sim, tudo se vai. Se renova.
Cíclico. As alterações acontecem. Mudanças são necessárias. O olhar deve alcançar o que está além. A beleza encontra-se nesse ponto. Retornar às raízes são a experiência positiva e propicia à reflexões profundas, em mergulho ao interior do EU. Revive-se passagens e fortalece a continuação da caminhada.

pág. 695, 696

Encontros sociais aos quais a futilidade impera. Palavras bonitas, situações apresentadas ideais, porém que não fazem parte da realidade habitual dos que a apresentam. Vazio. Espíritos inertes na compreensão da essência da vida.

pág.709

Quando a vida nos impõe mudanças drásticas, se faz necessário 'tomar um fôlego', 'respirar', 'processar' os acontecimentos que afetam o íntimo. Junto a mãe natureza, onde estamos inseridos é o local que melhor recebe os pensamentos e reflexões.

Tudo em seu tempo...
Cautela, prudência, são quesitos necessários. Contamos com a certeza de que o que tivermos ter de passar, sem dúvida, seremos tomados pelas situações e acontecimentos. O que diferencia os resultados são nosso livre arbítrio. Negando ou assumindo, de fato, os sentimentos profundos de nossos corações.
As experiências adquiridas durante a caminhada tendem a fortalecer a conduta e utilizando a inteligência o crescimento é inevitável.

Ribeirão Preto, 05 de setembro de 2020.

______________________________________

31 de agosto de 2020 - 9º encontro

Entre sorrisos e páginas vamos vivendo novas emoções. Às vezes nos identificando com os acontecimentos, em outros momentos apenas torcendo para os personagens, em outras linhas refletindo as situações vividas que de repente poderiam ter sido diferentes se as escolhas fossem outras.
A cada 5 capítulos fomos adquirindo olhares diversos e compartilhando a história. Perdas, pessoas, mudanças. Real ou virtual seguimos em frente.







______________________________________

19 de agosto de 2020 - 8º encontro




______________________________________

16 de agosto de 2020 - Apenas comentários

Devido aos trágicos acontecimentos em minha vida, correndo na leitura para alcançar o grupo. 
Até nesses momentos difíceis, hoje véspera de meu aniversário, vivendo situações dolorosas, seguimos em frente com a força dos queridos que me acompanham. Nesse contexto, incluo a leitura como um forma de distração. Ler, em qualquer momento é bom.

pág. 302

" Seja forte, senhor, como um cristão. Tenha fé na imortalidade da alma, a qual nenhuma dor, nenhuma doença mortal pode atingir ou tocar".

Essas palavras direcionadas ao Sr. Hale foram ditas pelo médico que atendeu sua esposa. Interessante elas terem sido pronunciadas por um profissional de saúde que, em sua maioria, normalmente tende a ser descrente em relação a espiritualidade. No passado, em determinados nichos, acontecia. Na atualidade esse quadro de abaixo o ceticismo também tem aumentado, principalmente relacionado aos grandes nomes da ciência. Pois as evidências e provas, e até mesmo a lógica, comprovam a veracidade das palavras acima descritas.

pág. 304

"Passageiros! "

Sim, estamos percorrendo uma estrada na qual o aprendizado e a evolução são o maior objetivo. Em razão disso, tudo o que nos permeia são itens necessários para nosso auxílio.
O passado se foi. O futuro, uma incerteza com consequências de nosso plantio. O presente, uma dádiva Divina para ser intensamente vivida.

pág. 341

" Uma brisa suave agitava o ar quente, ... movimento causado pelo vento entre suas folhas, ... um som dançante - um ruído apressado e decrescente,...

A sensação de bem estar, junto a natureza nessa descrição poética é maravilhosa!

pág. 398

Momentos difíceis, consolo...
Enfrentar a dura e cruel realidade, sobreviver e ainda crer, missão para campeões.
A reflexão ideal: razão pensamento lógico, sem julgamentos, sem emoção.
Exercício difícil, mas necessário. Resultado vencedor.

pág. 425

Momentos difíceis, desafiadores, que a vida nos traz. Cada qual com suas impressões, maneiras de enfrentar, ou se deixar abater. Sem julgamentos, apenas tentando compreender o outro, devemos seguir. De repente chateados por não comungar nas mesmas opiniões, mas libertos em destinos com objetivos mais nobres. Orar pelos que não compreendem ainda o que de fato faz sentido. Patamares diferentes. Cada um no seu momento. Respeito e não imposição de desejos. Seguir em frente nos ímpetos nobres. Lógica e não emoção. Paz.

pág. 457

Diferente de Margaret, as semelhanças em acontecimentos que a vida nos apresenta, o correto é viver o presente, resolver as situações do agora, porém utilizando o raciocínio de alcançar quais as consequências que as atitudes trarão.
Calma, ponderação, cautela. Paz sem afobações.

pág. 495

Margaret se auto avalia como não ser boa o bastante. Importa-se com o que os outros pensam dela. Como as pessoas, em sua maioria, se preocupam com os demais - a critica - Se as emissões, opiniões, vem de quem nós consideramos é um caso a se refletir e analisar. Mas mesmo assim fazer filtros. Ferir orgulhos, vaidades, devem ser trabalhados.

pág. 521

Qualidade de vida.
Muito bem apontado as condições em que se vive nas cidades.
Nervos alterados, casas apertadas sufocantes gerando ansiedade e depressão.
Assim é o gatilho para que a conduta do indivíduo venha se apresentando cada vez mais em desequilíbrio.

pág. 523

No mundo dos negócios o cristianismo, usado na elevação da palavra pelo Sr. Hale, não faz parte. A sujeira impera levando a condutas viciosas e comprometedoras, dolorosas de se acreditar.



Reflexões que acrescentam em nossa conduta.


______________________________________

04 de agosto de 2020 - 7º encontro



______________________________________

22 de julho de 2020 - 6º encontro




Mais uma postagem faltando comentários...
Em decorrência dos agitos cotidianos, ando atrasada na leitura. Isso é um acontecimento inédito em minhas leituras. Mas é que está difícil chegar próximo ao livro. Mas mesmo assim, fiel aos encontros e adorando ouvir as impressões das amigas.



______________________________________


01 de julho de 2020 - 5º encontro




Como sempre, um encontro muito gostoso. Afinal é maravilhoso compartilhar momentos de reflexão de leitura com essas garotas!


______________________________________

20 de junho de 2020 - 4º encontro




pág. 220-221

Superproteção, filhos.
A educação que é a responsabilidade dos pais é de importância tamanha que refletirá ao longo da vida. Deixar viver. Orientar. Tantos detalhes influenciam comportamento e escolhas.

pág. 237
Ler, cultura, sem ainda chegar no quesito conhecimento.
Será que não resulta rentabilidade monetária?
Recursos?
Professor possui baixos salários, mas seria um primordial?
De fato, não leva a lugar algum, como afirmar?
Dixon?

pág. 242
Em todos os lugares há as satisfações, os transtornos. O verdadeiro paraíso se revela a partir de nossa conduta, o nosso olhar. Naturalmente acreditamos que o outro es´ta melhor, visualizamos as estrelas e não as nuvens sombrias. A perseverança em nossos propósitos, a gratidão pelas pequenas conquistas, se evaporam nos corridos dias. Em todos os lugares há felicidade. Depende de nós.

pág.249
Margareth relata o quão foi bom conversar com Bessy. Chegou envolta em seus problemas e percebeu que todos os tem.
Como seria bom se todos tivessem amigos e se dispusessem a ser bons ouvintes. Não existiria os terapeutas...


______________________________________

03 de junho de 2020 - 3º encontro















Eita turminha maravilhosa!
Nossos encontros sempre alegres e motivadores!
Abraço forte a nossa querida Regina, que também ingressou nessa leitura.

Elizabeth nos remete à observações de um parecer particular: ao iniciar cada capítulo. Prazeroso refletir sentimentos intensos, poéticos. Doce.
Mudança. Convivência. Margareth, quando no capítulo 5, diz sobre não estar mais com as pessoas que fazem parte de nosso cotidiano. Perturbador. Ao longo de nossa caminhada conhecemos pessoas, nos afeiçoamos, fazem parte de nossa história. E por motivos diversos não as vemos mais. Lembranças em nossos corações. Ternura. Saudade. Nos afeta conforme o tempo em que já percorremos. Quanto mais, maior a saudade. O amadurecimento de vida nos mostra outros ângulos e importâncias que atribuímos aos acontecimentos. E assim as transformações ocorridas em nossos interiores afetam as emoções. As adaptações durante todo o caminho são necessárias. Saber ter a leveza de hamonizar-se com o que nos permeia é o sucesso do crescimento. 
Exercício, conhecimento lapidado.

pág. 188-189
O ser humano, para sobreviver na matéria sofre as dificuldades. A morada que agrada nem sempre é conquistada. Tudo é para o aprendizado. No caso de Bessy, demonstra a dureza do trabalho que tirou seu maior bem que é a saúde. Margareth saiu de seu habitat em meio a natureza para sofrer o capitalista.
Esses são claros exemplos do que acontece com a grande maioria das pessoas. Sempre sujeitas às mudanças que a vida condiciona a fazer. Ser adaptável e estar sempre pronto a enfrentar os obstáculos e imprevistos são o trunfo de superação. Sem traumas. Aprendizado. Evolução. Ação no bem. Por mais difícil que seja, vai passar.
Exemplo prático do que o vírus Covid-19 trouxe ao planeta, desestruturando os emocionais por toda a parte de várias formas.

pág.216
" -Não sei. Talvez porque quando olho bem de frente para ela, vejo duas classes dependentes uma da outra em todos os sentidos possíveis e que, ainda assim, veem os interesses da outra como opostos aos seus próprios interesses. Nunca vivi antes num lugar onde há dois grupos de pessoas que tentam derrubar-se mutuamente.

Esse parágrafo há muitos comentários a serem feitos. Diversos assuntos para discutir.
Retenho-me apenas a limitação humana, egoísta, individualista. Se visionasse ao coletivo, bem comum, a sua paz interior seria leve, satisfatória. Porém, dolorosamente, opta por sofrer as dores do vazio que o material por si só proporciona. Minha indignação é tão grande, que nesse momento meu desejo de dizer várias coisas é imenso. Me contenho. A reflexão que o parágrafo oferece, para quem realmente deseja perceber sua conduta cotidiana já é o bastante para o bom leitor.

Aos próximos capítulos...


_______________________________________

20 de maio de 2020 - 2º Encontro - quarta-feira


Ainda habituando aos encontros on-line... Mas com a certeza de valer a pena nossos encontros.

Não estamos no real comando.
Dominamos nossas atitudes nas quais têm o dever de atingir o melhor que se pode, significando o núcleo da 'substância' da vida.

Não concordei com a fraqueza do pai em encarregar Margaret em dar a notícia de mudança à esposa.
Margaret, apresenta uma personagem forte, segura. Em contrapartida a mãe adoentada, representação frágil. O pai, lutador, culto, porém debilitado contando com a força da filha.

Cap.11
Observamos que antigamente havia o respeito, consideração entre cavalheiros. Digo referindo-me a responsabilidade e preocupação de o grande industrial receber, por indicação, alguém que lhe foi recomendado e encontra-se em situação financeira delicada.
As relações, a maneira de tratamento, sem dúvida alguma nos faz admirar.
Falando em respeito e comprometimento...
Margareth se compromete com Bessy e seu pai. Atenção dispensada à pessoas carentes; Rudes por defesa.
Devemos nos preocupar em distribuir carinho. Todos nos sentimos necessitados de atenção. Saber que alguém se preocupa conosco. 
A certeza é de que nunca estamos sós. Há sempre alguém cuidando de nossos passos. Porém não custa nada ajudarmos os outros. Nem que seja com um sorriso. Esse vale muito!

pág.156-157
A demonstração clara do dono capital.
O poder, exploração dos subordinados é bem exposta nessas páginas. Nada altera em relação a atualidade.
Os proprietários do negócio. O horror.

Na sequência, páginas 158-159, são demonstrações de privações para que a conquista de objetivos sejam alcançados. Dias difíceis para que o sucesso aconteça. A valorização das dificuldades superadas. 
Até que ponto reflete sobre o comportamento do Homem. Opção de vencedor. Venceu as dificuldades, construiu um patrimônio. A escolha poderia ter sido de entrega. Esse assunto vale bastante para discutir com as leitoras do grupo!

pág.180
Nas primeiras linhas da página, a personagem da mãe observa o estilo de vida e desvalorização da decoração da casa de Margareth reparando nas 'bugigangas'. Pequenos detalhes mostram como é a conduta, forma de pensar, dos que comandam a sociedade. Valorizar ou não até nos pequenos detalhes. A diferença das classes.
No final da página aparece a fútil. Valores.


A cada capítulo um ponto de origem moral é abordado e reflexões são sugestionadas. Muito conteúdo sinalizado em poucas páginas. Enquanto isso, o romance vai acontecendo.

Nesse encontro, tivemos acrescentado as ANAs queridas em nosso grupo. Leitoras, sempre bem vindas!







Ana Carolina compartilhou suas impressões de leitura.
Grata por sua participação!
Segue seu texto:


"
Primeiras deduções:
Nas primeiras páginas do livro, algumas deduções começam a surgir, acreditando que o enredo do livro seria compatível à escritora inglesa Jane Austen (um ponto a mais para querer ler o livro), mas logo essa dedução se torna algo equivocado, pois a obra de Elizabeth Gaskell vai além dessa dedução, pois consegue abordar de maneira acessível e clara um romance num âmbito de revolução industrial, não focando apenas o contexto histórico, mas a união de ambos.
Eu sempre admirei personagens com uma relação harmoniosa com a figura paterna, como vemos nos seguintes livros: " O Diário de Anne Frank, "História de uma alma", "Eu sou Malala"... e vemos isso nos primeiros capítulos com a personagem principal, Margareth com o seu pai. Uma relação tão harmoniosa que o mesmo confia uma situação familiar que na normalidade seria o papel dele em resolver tal situação.

Até o próximo encontro!
Boa leitura! ___________________________

ABRIL / MAIO 2020

Nosso primeiro encontro já ocorreu. Abaixo segue nossas imagens...







Nosso próximo encontro está marcado para o dia 20 de maio de 2020.
Trarei os comentários dos capítulos lidos e dados da autora. Estão convidados à essa gostosa viagem...



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada!