Quem sou eu

Minha foto
Autora dos livros TEMPO ESCOLHAS HISTÓRIA e A CORRIDA DE GERAÇÕES - informações nesse blog.

ARTHUR CONAN DOYLE

 



Arthur Conan Doyle (1859-1930) nasceu em Edimburgo, Escócia.
Atuou como médico por muitos anos antes de se dedicar apenas à carreira literária. Seu personagem mais conhecido: o detetive Sherlock Holmes, apareceu em sua primeira publicação em 1887 no livro Um estudo em vermelho.
" Para sua grande surpresa, a morte de Holmes, publicada em 1893 no caso "O problema final", chocou milhares de pessoas.(...) o autor foi obrigado a ressuscitar o personagem no caso "A casa vazia", em 1903.
Doyle escreveu ficção científica, teatro, poesia e não ficção.




Faremos a leitura da obra completa de SHERLOCK HOLMES

Volume 1

Livro 3 - 16/2022 - 
AS AVENTURAS DE SHELOCK HOLMES (CONTOS) - 1892

INÍCIO: 07/07/2022
TÉRMINO: 14/01/2023

Publicado em 1892, As Aventuras de Sherlock Holmes, a primeira coletânea de contos desse personagem imortal, Holmes e seu companheiro Watson irão investigar mais um caso e nós estaremos lá para extrair boas lições. 



ESCÂNDALO NA BOÊMIA

Um rei, um detetive esperto, uma fotografia e uma mulher astuta. Um caso que fez Holmes refletir e respeitar a inteligência feminina.

A LIGA DAS CABEÇAS VERMELHAS

Proposta de leitura da Roda da Leitura no mês de agosto de 2022.
O doutor Watson é muito importante para Holmes. Não é um simples e cretino assistente. Ele trás o investigador à realidade e seu papel junto às descobertas é fundamental.

P.293
"O homem não é nada - o trabalho que é tudo.

De: Gustave Floubert
Para: George Sand

Interpretações convidativas. Nesse conto encontramos uma desculpa, a ambição; o plano. O vilão sempre se achando muito esperto. A 'classe' vinda do comportamento inglês e do período escrito, impressionando o leitor atual. Através da simplicidade da história, Doyle, transmite o ensinamento em diversos planos. Entre distrações e objetivos chegamos ao comum de que se pode duvidar de qualquer mente que se expande em maldade. Criativos e entregues a si mesmo para reparações futuras. 

UM CASO DE IDENTIDADE

P.310
"Há perigo para aquele que pega o filhote do tigre, e perigo também para aquele que rouba a ilusão de uma mulher.

Máscaras, disfarces, omissões. Um conjunto de artifícios para satisfazer as vontades próprias, acreditando evitar situações complicadas, ou até mesmo conflituosas, devido às tendências aos milindres alheios. 
Tudo pesa sob as intenções. Essas podem até prejudicar as vítimas envolvidas podendo dar crédito de perdão ao bom intencionado. Agora, levando em consideração a necessidade de que todos têm de vivenciar situações duras para que através delas possam se desenvolver, é de grande importância que todos façam a sua parte com a hosnestidade que deve ser aplicada.
No caso de jeitinhos e omissões, as situações erradas vão se estendendo ao ponto de passar dos limites de controle saudável, agravando as consequências.
Acompanhando a época em que se passa as narrações, as pessoas cometiam seus erros, porém utilizavam da íntegra personalidade e lealdade às boas colocações da ética.

O MISTÉRIO DO VALE BOSCOMBE

Início:23/11/2022
Término: 01/12/2022

Por mais estranho o que eu possa vir a dizer é o que percebo no decorrer das história 'evolutiva' dos Homens através desse conto é de que os vilões do passado eram honestos e não bandidos como os de hoje.
Assumem seus erros e ainda o justificam sem acusar ou culpar o outro. Resolvem suas dores conforme acham que devem, mas não são mascarados.
Enfrentam a culpa de peito aberto e não como vemos hoje em suas negações à verdade, os ratos miseráveis tentando levar suas vantagens, o mal pelo mal. Inescrupulosos, crueis em seus egoísmos mesquinhos.

O HOMEM DO LÁBIO TORCIDO

12/12/2022

Espetacular! Esse Holmes sempre à nos surpreender com suas descobertas muito bem observadas...
Podemos aprender que as facilidades vantajosas chegam ao fim. Aproveitar-se das situações, deixando o trabalho e esforços necessários, só têm a ensinar que assim não há evolução. A vergonha para com os filhos, a desonra... pesam mais do que as moedas.

OS CINCO CAROÇOS DE LARANJA

01/12/2022

A sociedade secreta Ku Kleix Klan foi lembrada e explicada na P.349 desse mistério de Holmes. Os astutos homens responsáveis pelos crimes desse conto, conseguiram com êxito seus propósitos, deixando o investigador sem conseguir pegá-los, ficando as vítimas em seu prejuízo e Holmes decepcionado.

A PEDRA AZUL
14/12/2022

Sempre há falhas humanas e Sherlock resolve como nesse caso. As resoluções nem sempre chegam aos oficiais responsáveis. por falta de reconhecimento remunerado.
Deixou o ladrão fugir e o condenado sem culpa preso.

A BANDA PINTADA

Artíficie de sua própria teia.
A inocência se julga acima de tudo. Esperteza. Infeliz pensamento. Pior ação.

O POLEGAR DO ENGENHEIRO
16/12/2022

Essa foi uma boa história para despertar a atenção para com as "ofertas vantajosas" que nos são oferecidas durante a vida. Autoconhecimento, repostas istantâneas, decisões sem profundas análises. Aceitações sem os devidos questionamentos. Como diz Holmes: experiência - é o ganho depois dos impulsos e tristes consequências.

O NOBRE SOLTEIRO
20/12/2022

P.448
Adorei o corte que Holmes direcionou ao seu cliente logo nas apresentações. A soberba foi rebatida logo que exposta. Já o teve clientes de maior nível do que agora se apresentava...
Um caso para nosso super detetive. Observo as narrações com o detalhe investigativo do tempo. Aquela época, somada ao clima educacional inglês (de britânico) a frieza com que são tratadas as desavenças amorosas. A continuação da dor e do horror dos sentimentos e das derrotas sofridas.
Outros tempos, ou somente a questão originária de um povo?

A COROA DE BERILOS
12/01/2023

P.465
"Os senhores naturalmente sabem que o sucesso de uma firma bancária depende tanto de nossa habilidade em encontrar investimentos rendosos para nossos fundos quanto da capacidade de ampliar nossos conhecimentos e o número de nossos depositantes. Uma das maneiras mais lucrativas de investir dinheiro é em forma de empréstimos, quando as garantias são inquestionáveis. Temos atuado muito nessa área nos últimos anos, e há muitas famílias nobres a quem temos emprestado grandes quantias, aceitando como garantia seus quadros, bibliotecas, ou prataria.

Nem tudo é o que parece. Devemos observar bem como o faz Holmes e mesmo assim nos decepcionamos com os amigos e as pessoas mais próximas aos nossos corações.

AS FAIAS ROXAS

P.487
"Para o homem que ama a arte pela arte - ... - muitas vezes é em suas manifestações menos importantes e mais humildes que encontra o maior prazer.

a questão chave e o problema dos homens ainda é a ganância envolta do dinheiro.


________________________

Livro 2 - 03/2022 - 
O SINAL DOS QUATRO (ROMANCE) - 1890

INÍCIO: 05/02/2022
TÉRMINO: 12/02/2022

Uma história composta por:
- Mistério: Mary, cliente de Holmes receber periodicamente pérolas anônimas;
- Desaparecimento do pai de Mary;
- Tesouro roubado;
- Encontros marcados...
Um clima especial proporcionado pelo artista Conan Doyle.

P.188
"Como nos sentimos pequenos com as nossas ambições e lutas insignificantes diante das grandes forças elementares da natureza!

Pequenos aprendizes rumo à evolução!
A magnificência transmitida transforma humores, amplia horizontes, produz renovações mágicas. Percebe-se o quão extensa é a estrada a percorrer.

P.213
"- Gentinha suja, mas todos eles têm em si uma centelha imortal. Ao olhar para eles, ninguém diria isso. Estranho enigma é o homem.

O próprio ser não sabe responder qual sua reação imediata fronte à uma surpresa, que dirá seu comportamento futuro após as experiências e amadurecimentos proporcionados pelos segmentos que lhes são destinados. Complexo e em constante evolução os seres em seu próprio tempo vão lapidando suas faces grotescas e aos poucos fazendo sua luz brilhar.

" embora o homem seja individualmente um enigma insolúvel, quando está em grupo torna-se uma certeza matemática ... você não pode nunca prever com exatidão o que um homem vai fazer, mas pode prever o que um grupo fará. Os indivíduos variam, mas as coletividades são constantes.

A preocupação com o olhar do outro em relação a si mesmo torna-o previsível. Analisa consequências, imagina hipóteses.

P.218
"tesouro de Agra, que só tem trazido maldições aos que o possuem.

O problema não é o dinheiro, mas o valor e o que é feito com ele. A forma e intensidade na qual é administrado.

Uma boa e saudável explicação é o que Watson diz na P.221

Conan Doyle enriquece sua história com as experiências de guerra, colocadas no personagem da perna de pau.

____________________________________

1) UM ESTUDO EM VERMELHO - Romance - 1887

INÍCIO: 11/07/2021
TÉRMINO: 20/07/2021

ROMANCE
Publicado originalmente pela revista Beeton's Christmas Annual em novembro de 1887. A primeira edição, em formato de livro, só seria lançada em julho de 1888.

A obra é famosa por ser o primeiro livro de Sherlock Holmes, detetive mundialmente conhecido na literatura policial. É também, nessa obra, que acontece seu encontro com Dr. Watson, narrador e participante das aventuras do detetive através de um amigo comum.

Um Estudo em Vermelho propõe um enigma terrível para a polícia, que pede auxílio a Holmes: um homem é encontrado morto, sem ferimentos e cercado de manchas de sangue. Em seu rosto, uma expressão de pavor. O livro é dividido em duas partes: na primeira, é apresentado o caso, algumas deduções do detetive-consultor e a captura inesperado do assassino no final; na segunda parte, é apresentado a vida dos Mórmons na zona rural dos Estados Unidos da América e os motivos iniciais que levaram o assassino a cometer os crimes. Nos dois últimos capítulos, o Dr. Watson volta a narrar o desfecho do caso e é apresentada a explicação de Sherlock Holmes acerca de como ele conseguiu saber a verdadeira identidade do assassino em apenas três dias através da sua arte de dedução.


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Acesso em 19/07/2021


1ª Parte

P.21
É importante armazenarmos o que de fato é importante. Perdermos tempo com futilidades ou com algo que não irá nos levar a nenhum lugar. (Armazenar no cérebro fatos importantes).

P.48
Uma pista de que nosso autor aprecia o conceito de múltiplas vidas. Nos parágrafos abaixo, eleva a Natureza como fonte de conhecimento, 'Ideias amplas'.

O primeiro capítulo da Segunda parte nos é apresentado um resgate de um homem e uma menina de 5 anos, únicos sobreviventes de um grupo de 21 pessoas. Resgate esse, feito no deserto pelos mórmons. Exigido em troca a crença de sua fé. Para eles Joseph Smith = Deus.

Através de uma forma diferenciada, Arthur nos apresenta uma outra história inesperada nessa 2ª parte.
O Cap.3 apresenta a continuidade do poder e domínio exercido pela Igreja.
Oferecendo resistência colhia-se violência em nome de Deus.
A falta de liberdade imposta de maneira cruel.

Gostaria de ressaltar dois temas de importante discussão ao qual nos permite emitir posicionamentos diversos.
O primeiro, a VINGANÇA
Em alguns momentos do texto até chegamos ao ponto de concordar que Hope deveria acabar mesmo com os indivíduos destruidores de seus sonhos, além de retirar a paz e a vida de pai e filha. Um massacre. Mas por outro lado onde fica o exercício de superação? (entre tantos outros exercícios também, voltados ao bem). E ainda...
Perdeu uma vida sem o devido desfrute. A se pensar...

O segundo, o RECONHECIMENTO pelos seus próprios esforços.
Há diversos pontos relevantes se trouxermos para nossa vida pessoal, mas em se tratando do nosso herói é claro que o desvendar de uma identidade brilhante é mais do que um caso resolvido.
 


____________________________________________

Os comentários abaixo descrito referem-se ao livro recebido pela TAG INÉDITOS em 2021 como um mimo: Mistérios Perdidos.

São três contos do nosso autor, sendo O Conde de Château Noir inédito no Brasil. A realidade e o sobrenatural são os temperos que aparecem em sua escrita.

O anel de Tot

Através de uma excelente escrita, Arthur nos reforça a importância das Leis Divinas de que tudo a seu tempo e nosso raciocínio deve prevalecer às nossas emoções. Aceitando a resiliência para os acontecimentos que não vem ao encontro de nossos desejos. A vontade de viver eternamente ou ser sempre jovem é uma ilusão do home que nesta vaidade demonstra sua pequenez em relação à vida eterna que se apresenta à todos nós.

Inédito no Brasil - O conde de Château Noir

Muito bom! assim que terminei a leitura fiquei sem palavras!
Sempre nossas ações e os resultados que produzem. 
Nos convida à uma imersão às  nossas condutas e tantos outros.
Essa resposta do conto foi muito direta. Mas quantas vezes recebemos tais tratamentos que não conseguimos alcançar os por quês?

Lote nº 249

" A sabedoria dos homens é pequena...

O questionamento final do autor é grandioso! Somos limitados e nossa busca é infinita!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada!