Quem sou eu

Minha foto
Autora dos livros TEMPO ESCOLHAS HISTÓRIA e A CORRIDA DE GERAÇÕES - informações nesse blog.

CAVALO DE TROIA


Operação Cavalo de Tróia 

Após compras em sebos e livrarias, completei a coleção dessa viagem no tempo e nesta página especial divido com você alguns comentários da leitura dessa viagem no tempo e em nós mesmos em reflexões edificantes. O primeiro volume: Jerusalém, me foi apresentado pela amiga leitora Suely de Paula, há um tempo atrás. Sem dúvida, uma ótima sugestão de leitura. A coleção contém 9 volumes, sendo a maior sobre Jesus. O espanhol, J.J.Benítez, transcreve os manuscritos do diário de um Major da Força Aérea dos Estados Unidos, onde relata uma operação secreta dos EUA, que o transporta, com mais um astronauta, à Palestina de Jesus de Nazaré, transformando-os em testemunhas da Vida, Paixão, Morte, Ressurreição e "Ascensão" do Galileu.



Juan José Benítez López, conhecido por J. J. Benítez, é um jornalista e escritor espanhol, célebre pela série "Operação Cavalo de Troia". Estudioso de OVIs.

Nascido em Pamplona, Espanha, em 1946. Percorre o mundo e indaga sobre a figura de seu "grande amigo", Jesus de Nazaré. Este incansável viajante (deu volta ao mundo mais de 100 vezes); o interesse pelo Mestre nasceu em 1975, quando a Ciência anunciou que o Santo Sudário de Turim poderia ter sido a mortalha que envolveu o corpo do Galileu. Casado com Blanca, mora junto ao seu segundo "amor", o mar, afastado de tudo que não seja investigação.
__________________

Vol.6 - Hermon
(1999)

Início: 22/03/2023
Término: 27/07/2023
02/2023 - O terceiro salto, com os corações mais confiantes e modificados devido à missão especial junto ao Mestre.

Tradução: Wladir Dupont / Julia Bárany

P.40
"força" superior, benéfica, incompreensível para a modesta inteligência humana que nos estava transformando... o Ressuscitado chamou de Espírito da Verdade.

O narrador questiona os escritos deixados por Lucas em relação às datas e horários, a Pentecostes, reflexões, citações, argumentos entre outras críticas, dizendo ser tudo mentira. " Como o leitor pode aceitar como palavra de Deus?"  - Ainda desafia. 
Lembremos que Jesus não é Deus. (faço minhas colocações, de acordo com meu ponto de compreensão e conhecimento, enquanto leio essa ficção com seus apontamentos e colocações do autor).

Narrador pontua as aparições do Mestre: estimulando os discípulos a divulagação da Boa Nova, seus ensinamentos.

Aprecio o intuito do major, declarando sua construção de fé. Antes apenas ciência e matéria. Aos poucos luz e eternidade.

P. 66
"dedicação desinteressada

Ainda carregamos as falhas necessárias à lapidação alegrar-se com as conquistas do outro somente pelo fato de ser bom e natural, sem tomar vantagens ou se beneficiar de alguma forma; ainda não é manifestação livre e comum.
O condicionamento do intersse em próprio e egóista benefício é manifestando comumente entr os mortais de vida eterna. Ainda o eu.

P.94
" Depois da morte há vida

Jesus demosnta a vida eterna através de suas aparições.
O narrador discute as distorções dos discípulos e propagadores das mensagens do Mestre.

P.96-97
- corpos menos densos;
- saltos evolutivos;
- trabalho contínuo em outro mundo.

Sinalizações importantes 'diagnosticadas' para segmento sadio e maduro da vida.

BENEVOLÊNCIA

O contador de história vai até o cemitério, encontra a cripta de José e o filho, Amós de 5 anos. recolhe dentes do pai do Cristo.

De 18 a 24 de junho
Tipo sanguíneo:
Jesus AB
Maria B
José A
A partir da certeza da paternidade de José, abre-se o questionamento sobre a "Virgem" na história religiosa.
Sabemos que o que realmente importa é o que nos desperta para sermos melhores. A ciência envolvida pesquisando sobre minúcias faz seu papel.

De 1 a 7 de set

encerra o Cap. fazendo o 3º salto

15 de ago

A preocupação com o tempo de vida. As viagens comprometeram a saúde. Os funcionários se descobriram explorados, cobaias. Os organizadores do processo sobiam que o salto comprometeria os viajantes e deteram esse relevante informação aos diretamente interessados.
A ganância é a palavra - resumo exata para essa situação. Eu lucro e acumulo às suas custas, do prestador da força impulsionadora do processo. Assim foi o que prosseguiu. É de duro impacto emocional descobrir quando enganados. Dentro de um ciclo exploratóri e de interesses altíssimos, palhaços enganados. Não vítimas. Estamos exatamente onde deveríamos estar. Dói o coração nesse esforço de sobrevivência submetidos à exploração. Você se viu da mesma forma em seu dia a dia? Fica a reflexão para alterações de conduta.
Onde está a partilha?
Para que tanto usar da boa vontade alheia?
Maldade - Crueldade.

17 ago - Ano 25 - sexta-feira

ESTAMOS MORRENDO
ESTAMOS VIVENDO
ESTAMOS SEGUINDO

Enfrentar a morte quando ela grita avisando que está presente, ameaçando. Uma boa reflexão sobre. Quando nós estamos acometidos de doença grave. Reações/enfrentamentos/consequências/comportamento.

P.178
Parceiros de viagem

Acredito verdadeiramente de que os que nos acompanham durante a travessia, os especiais selecionados, com pré-intenção: filtrados objetivamente para que todos tenham o devido proveito do percurso experimentado. Falhamos, retomamos, seguimos. Uns, os bons observadores, aprendendo com os outros. Atentos elevam recursos através das espertizes, aprefeiçoando as condutas. Em sua maioria lentamente, porém dentro do esperado. Prática dos desejos embutidos ao longo do tempo, em outros, surpeendendo sentimentos mortos florescendo repentinamente.

O convívio, as palavras e exemplos formam um conjunto de constante aprendizado; formação de vivências. Consciência.
Os apontamentos que ferem, os assopros que consolam. Silêncio e gritos. Convivência.
Os acompanhantes são os principais responsáveis de apoio aos viajantes rumo à evolução. Parceiros escolhidos em atuação.

P.197
As crenças em amuletos, santos, deuses, sorte proporcionando proteção. Crenças a serem dissipadas, trabalhadas nos interiores dos que ainda buscavam o visual e material para crer em algo maior. Muito a amadurecer.

P.201
"Como arrancar o mundo de tanta escuridão? Muito em breve descobrirá isso. E ficamos maravilhados. O filho do Mestre, verdadeiramente, tinha a "chave".

Essa "chave" é o segredo de nossa felicidade.

P.255
"Agora, tão longe e tão perto daquela inesquecível aventura, eu tremo nas bases.
Tenho certeza. E gostaria de gritar isso ao mundo: nada é casual. O acaso não existe. O sonho que me visitou na pousada do cruzamento de Qazrin é mais uma prova...
Agora eu sei. Ele me foi oferecido "em seu momento" para que eu soubesse, e pudesse dar fé de que tudo na vida está amarrado, e bem amarrado. Que não compeendamos esses desígnios é outra questão.

Para tudo há os seus propósitos. Não há dúvidas de que é necessário nos interessarmos pelos nossos afazeres. Através das interligações os esforços são cobrados para chegarmos à evolução. Um passo de cada vez.

P.284-285

Os Homens em seu atraso moral criaram regras e deuses punitivos. Aqueles regulamentos para munipular através do medo e também do bolso.

P.316
"A ingenuidade daquela gente era comovente.

Venho "coincidentemente" por esses dias a pensar sobre o comportamento dos outros que nos chama a atenção e essa frase ao retomar da leitura destacou em sentido luminoso nesse momento.
A cada um o seu momento evolutivo. Sabemos muito bem disso, porém, quando as ações ocorrem diretamente conosco é comum ainda nos abalarmos. Vivemos em um planeta ainda em muito atraso e seus habitantes não podem ser diferentes. E é claro, me incluindo também. Quando vejo os enganos ainda praticados pelo outro e já superados por mim, afetam nossos questionamentos. Mas lembremos de que um dia também fui da mesma maneira, comentendo os mesmo erros. Hoje cometo outros diferentes. Todos na caminhada caindo e levantando, vivendo e aos passos amadurecendo.

P.370
Os "viajantes" encontram Jesus ao pé do Hermon. Banham-se nas cachoeiras, brincam, cozinham. Ouvem que cada um responde por suas ações e que se experimetam através da carne para seguir sua evolução.

P.376
Achei o diálogo incoerente. Palavras ditas por Jesus como:
- soberania, eu Criador; ajudante, meu lugar, vim como homem...
Aparentam superioridade e não humildade como é de fato o Mestre.
Mas continuemos a leitura com os 'olhos' do escritor.

Nesse atormentado mundo uma aventura fascinante.
Pressões e preocupações segue a caminhada entre sorrisos e conquistas, 
alegrias inesperadas, 
luzes e devaneios
passos e sabores
mentes confusas na imensidão mundana segue também os dissabores
Um pouco mais adiante a compreensão rodeia para o progresso se concretize na vida dos que lutam e aprendem.

P.436
Resposta crítica automática...
Todos fomos criados simples e imperfeitos. Estamos em CONSTANTE evolução moral, intelectual e espiritual.

P.443
" Quando estiverdes acordados nesse mundo, tudo, praticamente, será idêntico ao que acabais de deixar aqui. Eu vos repito: é um simples despertar. Mas os defeitos e vícios da natureza humana continuarão pesando... em parte. E os meus ocuparão então de "limpá-los". Não vos preocupeis: a "cura" é rápida e indolor. Compreendei: nessa outra realidade não cabe a densa e incompetente herança que arrastais. Sereis preparados para um longo, muito longo caminho em direção ao Chefe. Um caminho cada vez mais esplêndido. Um caminho no qual, pouco a pouco, a luz irá dominando a matéria. E chegará o dia em que só sereis isso: luz.







_______________________

Vol. 5 - Os Outros Mundos

Após 6 anos de silêncio, Benítez volta a saga de Jasão e produz essa obra em 1995.

Jasão, preso em um subterrâneo, enterrado vivo, escapa de segue sua missão na Palestina do ano 30.

Benítez não perdeu o estilo de minúcias. Em várias páginas, Jasão e Davi estão presos condenados à morte trancados na gruta.

pág.70
Aos poucos Jasão vai se moldando. Aprendendo através de sua viagem. E assim também ocorre conosco. Quando nos relacionamos e estamos atentos ao que chega até nós aprendemos com a caminhada. Esse é o sentido da vida.

págs. 82, 83 e 84
Nosso viajante 'levanta' o assunto 'histórico-político-religioso-social', apresentando a miséria do povo, envolvida em crenças de pecadores justificando as doenças que enfrentavam. Absurdos nas condições de vida sub-humanas.
Na sequência, a virgindade de Maria nas condições históricas para a época.

Em detalhes.
Uma narrativa minuciosa. Para que possamos aproveitá-la sem rejeição, pois nosso desejo sãos os relatos em contato com o Mestre, devemos mudar o foco da leitura para o Jasão. Sua missão, sues passos e experiências. Estar em contato com a 'Senhora' e com os demais, em momentos tensos, consideremos para que a leitura não se torne maçante.

pág.122 e 123
Jesus em sua 3ª aparição faz Jasão pensar sobre o 'inexplicável' e levanta várias hipóteses de como acontece em referência a solução científica.

pág. 127, 128
"Aquele ser podia 'existir' simultaneamente em dois mundos diferentes. E por que em dois? Por que não em um número infinito de planos? E nos perguntávamos com emoção: será justamente isso que nos aguarda depois da morte?"

Esta, nem mais nem menos, foi a mensagem de esperança que pulsou por três de cada uma das aparições do Filho do Homem.

Assim Jasão conclui o dia em seu diário. A cada vivência um amadurecimento.

Ao terminar o capítulo da pág.151 refletimos sobre expectativas de viagem. Quanto nos preparamos para viajar, escolhemos o período, os passeios, lugares, o quanto vamos precisar monetariamente e até para alguns imprevistos podemos supor. Imaginamos tantas coisas... Mas de fato, não sabemos como será a viagem, o que nos espera e como reagiremos aos acontecimentos.
Começamos refletindo viagem como um passeio. Podemos transferir essa viagem ao ler um livro como fazemos com Benítez agora. Uma viagem além dos tempos que nos limita aos anos em que estamos e profundamente acompanhamos Jasão em suas emoções e trazemos as nossas próprias emoções em reflexões de vida e melhoria. Pois viajar é aprendizado, vislumbrar além do que estamos acostumados em nosso cotidiano vicioso. É acrescentar, agregar, ampliar. E ainda, podemos também, transferir a viagem ao período em que estamos aqui. Vivendo. E diversos questionamentos fazermos em direção ao que estamos evoluindo.

Até pág.197

Confuso estar esperando, esperando e o conteúdo não chegar. Muitos rodeios descrições cansativas tornando a leitura chata. Os poucos acontecimentos são bem sem graça.

pág.196 a 206
Jasão hóspede do psicopata Pôncio Pilatos. Curiosa a descrição dos aposentos.

pág.216
Momento histórico...

Vitílio ordenou a remoção de Pôncio para Roma. Tibério morreu no decurso dessa viagem. O sucessor de Tibério, seria Caio César, conhecido por Calígula.

pág.244
Nosso Jasão conquista a oportunidade de ser um dos convivas de Pôncio Pilatos, hospedando-se em seu Palácio, comendo de seu banquete e pratos exóticos e ainda, analisar seu psicológico, dizendo-o doentio. Seu casamento fachada com Claudia é anunciado através de uma oportuna entrevista respondendo aos desabafos interiores que a afligem constantemente.


Psicopata-determinação patológica diagnosticada por Jasão à Pilatos. 



Terminei o volume 5 com sensação de que faltou algo. Essa tentativa de criar uma expectativa de ação em direção ao encontro do Mestre deixou o leitor no vazio. As ações ocorridas nas explorações de Jasão tornam-se cansativas e desmotivadoras.
O final, um até que enfim, encontrando o Mestre para direcionar ao próximo 'salto', o próximo volume nos conduz desconfiados à próxima leitura. 
A festa de Pôncio demonstra a riqueza de suas posses e o desequilíbrio de seus atos. Dessa forma, refletimos o quão foi necessário a vinda de Jesus ao Planeta par que TODOS pudéssemos seguir em direção do bem conscientes da verdade indicada pelo governador do Planeta, NOSSO Mestre Jesus!

Término: 25/04/2021
________________________

02/2020 - 

Vol.4 - Nazareth

A vida de Jesus dos 14 aos 26 anos dando continuidade à viagem do Major.

" Preparados para a viagem...

? Será que estamos preparados para os acontecimentos que nos encontram?
Acredito serem necessários para que nossas transformações .ocorram com as experiências. Estamos atentos e vigilantes para que o aproveitamento seja consumado. Estamos aqui para que as lições sejam transcorridos e nós atentos à elas. Por isso é importante a busca pelo conhecimento e preparo.
E mesmo assim, sempre haverá o que superar, aprender, resignar.
Seguir em frente...
Reinventar e fortalecer. 
A fé é nossa aliada.
Planejamos nossa caminhada, mas a todo o instante estamos sendo surpreendidos por imprevistos e temos reconduzir de forma diferente. E quando olhamos para trás, nada é como imaginamos que seria e nos surpreendemos por imprevistos e temos que reconduzir de forma diferente. E quando olhamos para trás, nada é como imaginamos que seria e nos surpreendemos com o que vivenciamos e passamos por...
Essa obra é um start para a reflexão de que a vida passa, aprendemos com o que passou, e de que tudo é cíclico.
O que somamos são as vivências e as transformações que causam em nós, denominando experiência.

Esse texto acima, escrito a partir da leitura de umas 100 páginas da obra, foi escrito na segunda quinzena de janeiro.
Hoje, 04/04/2020, ao transcrevê-lo, observamos como a leitura e busca pelo conhecimento nos são fundamentais. Pois parece que foi escrito nessa madrugada. Além do caos mundial do Corona vírus que a humanidade do Planeta Azul sofre, em minha vida pessoal passo pela doença e problemas de minha mãe, meu filho caçula também apresenta-se adoentado. E se não é a estrutura espiritual que buscamos e nos fortalecemos, não é possível passar por essas fases. Nossa mentes dão um nó e não conseguimos enxergar o norte. Vimos através da literatura de que ao longo dos tempos a humanidade vem se repetindo e parece que não consegue compreender  que é através do coletivo em harmonia que se deve viver. Sem a ganância e interesses individuais.
Muitos assuntos devem ser refletidos e praticados. O BEM e o AMOR são a cura.
Falar, saber, entender é fácil. E estamos aqui para o mais difícil: praticar.
Essa obra nos arremessa ao tempo e nos coloca em nosso presente. Agora. Centrar pensamentos e ações e VIVER o bem.

pág.238

" Grandes trabalhos foram criados para todos os homens. Uma palavra amável e um sorriso tornam mais leve a servidão.

E quando, mesmo assim não resolve, recorremos a uma oração de paz e proteção.

pág.252

Tudo em seu monumento correto. As situações passam como o texto aborda, os corações abrandam, as opiniões se diferenciam. Assim, ao longo da leitura, vamos reforçando o que ao longo da caminhada vamos nos deparando e aprendendo. Observemos e meditemos. Reflexão. O imediatismo e impulsividade não nos ajuda.

pág.315

Em comunhão com a natureza, suas energias abençoadas e maravilhosas, essa conexão é sem dúvida uma restauração de nossas forças.
Encontramos a paz e nos encontramos.
A essência de nosso ser necessita desses bons fluídos. Onda do Corona. Tudo fechado, parado.

pág.323

A Providência, o destino, essa superinteligência que controla tudo é tão sutil que o coração humano raramente percebe os seus providenciais sussurros. E quando os acontecimentos sobrevêm a maioria dos homens os atribui à ' causalidade '.

04/04/2020


______________________

10/2019 - 

Vol.3 - Kennereth

Agora o cenário é a Galileia, onde o Nazareno escolheu seus apóstolos e onde pregou e viveu por muitos anos.
Detalhes sobre a infância serão contados.


O autor nos provoca remetendo-nos ao íntimo e à reflexão de nossa consciência sobre a "magia" e "realidade" do que nos é apresentado.

O início do livro retoma o final do 2º volume, onde o autor narra em 1ª pessoa a busca pela descoberta do enigma do Major.

A situação de perigo que Benítez apresenta no túnel (poço de ratazanas) faz-nos pensar que os perigos e situações difíceis vão pressionando até que se tome a iniciativa correta. Isso em uma análise bem rasa.

pág.159
Os alimentos e formas de preparo da época e contidos na região são curiosidades históricas presentes na obra demonstrando estudo e pesquisa.

monopolei - atacadistas que negociavam com trigo, azeite, peixes salgados e conservas de frutas secas. Gozavam de situação econômica privilegiada. pág.161


Jericó - a cidade mais antiga do mundo
pág.176-177

pág.244
A cena do menino escravo vale comentário. 
Mesmo Jasão proibido de interferir na história, não pode assistir à injustiça calado, sem manifestar-se. Vale a lição de que não podemos nos fazer de cegos às injustiças cotidianas que se abatem ao nosso redor como se fosse comum ou natural. A vida e o bem estar de todos é responsabilidade de nossa conduta. Não podemos banalizar a vida humana.

pág.294-295
Amor presente na educação dos filhos, nos lares em tenra idade é a estrutura, o alicerce que reflete durante toda a existência do ser. Os pais possuem uma responsabilidade enorme em direcionar e auxiliar os caminhos a serem seguidos. Bons princípios e evangelizar compete à programação.

pág.302

" o tempo é apenas a imagem em movimento da eternidade.

pág.305

" Cada amanhecer, cada momento de tua vida, põe-te em suas mãos. Luta pela fraternidade entre os humanos. Luta pela tolerância e pela justiça. Luta pelos fracos. Ele se encarregará do resto.

Dito. Sem comentários.

Serenidade. Paz.

pág.326
" Aprende a pensar nas consequências de tuas palavras e atos. Recorda que a colheita é obra da semeadura. Reza pela tranquilidade de espírito e cultiva a paciência com fé viva, essas graças te sustentarão quando chegar a hora de beberes o cálice do sacrifício. Não temas nunca.

Maior conselho não há.

TEmpo

É a chave para a existência. A literatura que escreve a VIDA, baseia-se nessa chave.
Aqui estão nossos planos, desejos, anseios. Formamos nossa história e existência. Há fases da vida, como a minha atual, em que pensamos sobre isso.

EXPERIÊNCIA: é necessário vivê-la.

pág.350
" O Deus Eterno é incapaz de sentir a cólera ou castigar seus filhos. Essas são emoções humana vulgazes e desprezíveis, indignas de ser chamadas humanas e muito menos divinas.

Nesse parágrafo podemos comentar sobre referência e comparação. Possuímos a natureza, de acreditarmos que os 'outros' agem, pensam e são como nós somos. Nossas limitações ainda não vislumbram além, pois nosso estado de evolução ainda não o permite. A pequenez em que vivemos não alcança o todo. Que dirá termos a petulância de nos compararmos aos seres com maior evolução.

pág.351
Estar frente a frente com Ele deve, de fato, nos deixar sem ação. Já imaginou?
Se com os nossos, já alteramos o comportamento quando algo nos é mais exigido, imagina como Mestre?

pág.389
Nota de rodapé: encontro o tempo:
" era concebido de outra forma: sem urgência, sem o atual e lamentável sentido de "escravização".

Convido o leitor a analisar a administração do tempo em sua vida.

pág.442
Âncias em vislumbrar novos horizontes, não se contentar com o tradicional, ir além, não ser cômodo... Assim o coração bate inquieto desejando libertação, aprendizado, transformação.

Encerramos esse volume 3:

Jasão conversa com Maria sobre a infância de Jesus até os 14 anos, quando José morre.

05/11/2019
__________________


Vol.2: MASSADA


Dessa vez, o "berço" parte de Massada, ao sul de Israel, levando Jasão e Eliseu ao encontro de Jesus após a Ressurreição. Traz a revelação surpreendente do conteúdo da "gravação" realizada durante a Última Ceia com os apóstolos.


Túmulo do Profeta na cidade de Medina, no mundo Islâmico,

O pouco que li já aderei as observações do narrador. Descreve  os lugares santos e observa o comércio explorador que continua a ocorrer entre os homens.



Massada

Memória literária:
Acordos políticos, conflitos envolvendo a região - cenário, Europa, EUA, guerras e desacordos mundiais, que a todo o momento negociam, fazem alianças, bombardeiam, atacam, tudo em nome do dinheiro e poder.
Durante essa primeira parte, em que o Major vai relatando a construção da base e os conflitos políticos, falou sobre Mao. E assim me lembrei de uma obra que li lá em tempo atrás que falava sobre o comunismo na China. ( livro que peguei emprestado da Bel, mãe do Felipe, Arthur e Pedro, que conheci em Itapetininga). Nesse livro, e agora vejo uma citação no Benitez. Aplausos. É incrível estudar Jesus. Um homem indescritível! Nossa ignorância é tamanha perante a grandiosidade desse ser. Nessa passagem do lava-pés: que lição! Humildade. Como nos preocupamos com insignificâncias. Pequenez. Um verdadeiro Mestre!
Busquemos vencer nossas limitações. Raciocinar. Saber. Evidência da semana...
Lendo agora 'coincide' com o que tenho refletido durante a semana no decorrer de meu trabalho...
Todos somos iguais. Temos que para com essa preferência aos amigos, conhecidos, interesses pessoais. Todos temos os mesmos direitos. Sem preferências ou indicações.
A visão correta é a de grande família. Todos somos irmãos.

Nosso aventureiro encontra-se em uma descoberta íntima, conflito interno transformação que Jesus proporciona em nós.


Muro das lamentações

Lugar mais venerado pelo povo judeu, única relíquia que restou do grande templo edificado pelo Rei Herodes o Grande, no ano 20a.C.


O que é importante para nós?
Passado - Presente - Futuro
O que nossa luz ilumina?

- O sanguinário Herodes morreu em Jericó.

A fortaleza Antônia
Seu nome dado por Herodes, o Grande, para homenagear seu protetor Marco Antonio.
págs. 263 e próxima
em Jerusalém há informações sobre a cultura do povo, profissões, a Lei de Moisés, os vendedores, mercado, artesãos, 'médicos'.
pág.276
Magdala, às margens do lago da Galileia, é hoje conhecida como ElMegdel. Antigamente foi famosa por suas tinturarias, seu mercado de pombas e borrachos e por seus bordeis.
pág.277
As mulheres que viram Jesus em sua aparição após a crucificação.
Joana de Cusa, Maria a mãe dos gêmeos. Alfeu, Salomé, de João de Tiago de Zebedeu, e Suzana, a mais jovem de Ezra, o de Alexandria.
Cusa - aparentemente um dos administradores ou superintendentes da Casa de Herodes.

Durante o texto o autor expõe as passagens bíblicas, questiona os detalhes, faz o leitor refletir.
Nessa viagem, Jasão conta o sumiço do corpo de Jesus.

Santo Sudário - Turim

Entre as visitas aos personagens da época, Jasão tem a oportunidade de uma entrevista com Maria, mãe de Jesus, e questiona sobre José, a aparição do anjo Gabriel, virgindade tão mencionada e questionada da mãe do Divino Mestre.
pág.458
A compreensão da missão do Galileu:

" difundir a mensagem de irmandade entre todos os homens e a graça de serem filhos do Pai.

Maria descreve o parto de Jesus, condições, sensações...
A trajetória de Herodes o Grande, nos atinge ao sentimento de tristeza e misericórdia ao que não encontrou a paz e o verdadeiro motivo de líder.

A história aqueceu no fim do livro. Passei quase toda a leitura esperando algo interessante acontecer.

Vamos para o 3º...

Jesus aparece nas anotações finais de Jasão, momento para Tomé crer, deixando a dica para nós, hoje depois e sempre fortalecermos nossa fé.

Acredito que ainda haverá diversas descrições detalhadas, assim como o tempo todo disse que depois, no momento oportuno irá relatar.



_____________________

Vol.1 - JERUSALÉM

Acredito estar embarcando em uma incrível aventura!

O livro é de minha amiga Suely do DER. Obrigada pela indicação!

Terminei hoje: 31/05/2016
E desejo ler todos da série!


A verdadeira oração vem da sinceridade do espírito.

Esse volume nos recorda, ou para quem não conhece muito bem, como foi a crucificação de Jesus. Foi narrada com observações minuciosas, afinal o Jasão estava lá!
Às vezes cansativo, mas valeu a pena. 
Descobertas, suspense, lugares culturais, aventura pura.
O fascinante roteiro das viagens nos momentos históricos demonstra a rica pesquisa e criatividade da narração.
Viajar no tempo...
Sonho, desejo de todos?
Acredito que muitos já divagaram sobre esse assunto. Curiosidade, busca da verdade, mudar fatos, acontecimentos. Refazer. Será que é positivo para nossas vidas se fôssemos capazes de viajar no tempo?
Voltaríamos em nossa própria existência; conheceríamos antepassados familiares ou não; avançaríamos anos luz...
Através dessa obra temos inúmeros assuntos à discutir.
Demonstra a sociedade machista(como esse fator está enraizado, sendo cultuado à milênios). As mudanças ocorrem lentamente.
A caminhada do Gigante foi... falta-me palavras ou são muitas para especificar...
O sofrimento de Jesus...
Como os homens são capazes de flagelar um ser vivo? Já é difícil pensar que isso ocorreu a muito tempo atrás, o pior é saber que isso ocorre até hoje. Reflexão árdua.

Pôncio Pilatos - governador romano (Torre Antônia)


Tibério - imperador


" Aqui jaz um déspota cruel e um tirano sanguinário..."
Epitáfio escrito no túmulo no ano 37.

" Amor é o único que conduz à sabedoria

Algumas curiosidades:


  • Santa ceia: cordeiro ou cabrito, guarnecido com uma série de verduras; Alface, cerefólios cheirosos (com aroma parecido com anis), ervas amargas. Tudo sem ferver ou cozinhar. No cordeiro: louro, pimenta e ervas recheando: alecrim. Assado na brasa. Alhos porós, ervilhas, pão ázimo. Sobremesa: nozes e amêndoas tostadas e uma torta sem levedura, à base de figos secos. Para aliviar o sabor das obrigatórias ervas amargas, uma compota, jarôset à base de vinho, vinagre e frutas trituradas. Vinho: comensais deviam beber no mínimo quatro copos e misturado com água.
  • Falo: contra mal olhado.
  • Anteki: aquecedor metálico com um recipiente para as brasas ciprestes.
  • Villa hermosa - México - Tabasca. Paque Museu de La Venta - esculturas olmecas - 500 a 600 a.d.c.
  • Mole verde: guisado de carne com pimentão vermelho.
  • Árvore: nespereira.
  • Cemitério nacional de Arlington - Washington. Museu do Espaço: Av.Jefferson.

junho/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada!