Quem sou eu

Minha foto
Autora dos livros TEMPO ESCOLHAS HISTÓRIA e A CORRIDA DE GERAÇÕES - informações nesse blog.

2021


 

03/2021 -

Ansiedade
Augusto Cury




Como enfrentar o mal do século. A Síndrome do Pensamento Acelerado: como e por que a humanidade adoeceu coletivamente, das crianças aos adultos.

Início: 20/01/2021
Término: 04/06/2021

"Protegia a sua mente. Seu EU não carregava as loucuras e agressividades que não lhe pertenciam. Sua tolerância o aliviava, mesmo quando o mundo desabava sobre ele.

O autor é muito feliz em sua colocação referente à conduta maestral de Jesus. Demonstra a evolução de um ser conhecedor do auto controle. Uso do conhecimento. Moral desenvolvida. Sem palavras para explicar o quão somos ainda os alunos.

Seres Pensantes

Foco nos objetivos e dedicação nos propósitos. Principalmente quando relacionado à colaboração coletiva.

Teoria da inteligência multifocal - construção de pensamentos:
- EU;
- consciente e objeto passado.

Entender o outro tanto quanto possível - Primeiro passo para um convívio sadio com pessoas.

"A humanidade está adoecendo rápida e coletivamente.

Rápido e pronto

- O ritmo da construção de pensamentos - elaboração de pensamento em suas consequências e emoções.
O processo, a reflexão e as sensações são importantes no que dizem viver intensamente. Entender sem sair desenfreado, correndo, impondo, e não sabendo de nada ao final.

Trabalhar o EU inclui detectar nossos "problemas" mal resolvidos e enfrentá-los. Redefiní-los e resolvê-los.

- O exemplo de conduta é o maior ensinamento.
- A escola e a família são parceiros na educação. A formação deve conter o exercício de pensar, opinião crítica, questionadores, ter autonomia.

"Todas as escolhas implicam perdas.

Vivendo melhor:
- Contribuir com o outro e não tentar mudá-lo;
"Ninguém muda ninguém.
- Estar aberto ao diálogo, trocar ideias;
- Colocar-se no lugar do outro;
- Solidariedade consigo mesmo;
- Resilência;
- Esforçar-se para compreender.
- Aceitar o coletivo e não grupos;
- Refletir antes de reagir;

É necessário o conhecimento emocional, saber lidar com os conflitos relacionais. Esses são os maiores problemas nas empresas, os de cunho relacional e não o técnico.

" Se a sociedade nos abandona, a solidão é tratável, mas se nós mesmos nos abandonamos, ela é quase incurável.

Existência encantadora - Acredito ser o desejo de muitos e o esforço de poucos.

"Nosso EU deve pensar no amanhã apenas para sonhar e desenvolver estratégias para superar desafios e dificuldades.

" Sem disciplina, nossas metas se tornam motivações superficiais, e não projetos de vida.


____________________


02/2021 - 

Um título que aparentemente é pesado, mas carregado de palavras doces que nos ajudam a concretizar a certeza de que a vida continua.




Vencendo a dor da morte
Célia Diniz

A história real de uma mãe e a superação da perda de seus filhos.

Início: 20/01/2021
Término: 10/04/2021

Amanhã minha mãe faria aniversário. Por esses dias ando com o coração apertado e sentindo a falta dos dois maiores educadores de minha vida que partiram em 2020: meus pais. Por mais que sejamos fortes e crentes em um mundo espiritual magnífico que nos acompanha é sempre bom buscarmos complementos que nos ajudem a caminhar a cada dia. A leitura são as palavras que chegam e participam do nosso tempo e iluminam nossos pensamentos. Por esse motivo escolhi em minha prateleira, que há muito estava guardado, essa obra para ler.

Célia compartilha suas experiências de despedida de seus filhos em sua obra. Nascida em Pedro Leopoldo/MG, conviveu com Chico Xavier, graduada em ciências exatas e pós-graduada em ciências e química, atuou até a aposentadoria. Ministra palestras espíritas e atua no atendimento fraterno. Sua história foi retratada no filme As mães de Chico Xavier.

Fato...
pág.34

"No segundo Concílio de Constantinopla, realizado em 553, o império romano dominava os judeus, e o responsável pelo império romano do Oriente, o imperador Justiniano, colocou um ponto final na crença da reencarnação.

pág.91

" Penso que amamos pais, irmãos, filhos com a mesma intensidade, mas de modos diferentes, e logo as dores que as partidas de cada um causam são diferentes e não maiores ou menores.

Essa dor da saudade o vazio que nos deixa nos tiram do eixo de nossas ações cotidianas. É necessário ir devagar no tempo que levar. Eu tenho a necessidade de resolver, ser exata como um software, mas com sentimentos não é assim. Não podemos nos entregar, mas também não há necessidade de imediatismos e resoluções.
Despedi de meus pais em poucos meses indo ao desencontro de tudo o que havia planejado. Agora, tentando aos poucos formar uma nova perspectiva, pedindo ajuda aos Céus.

O prazeroso dessa obra é que através de uma linguagem leve, Célia vai transmitindo paz e consolo, nos deixando confortados.

pág.170,171

Como diz Célia, Milton Nascimento e Fernando Brant foram muito felizes nessa música Encontros e Despedidas (clique aqui para ouví-la). Desde a primeira vez que a ouvi fui tocada.

"É a vida!
Idas e vindas
Experiências
Duras aceitações
Lapidações

pág. 178

"Uma coisa é você achar que seu caminho é bom; outra, que é o único... porque não importa por onde o caminho passe, o importante é que ele nos conduza à felicidade que almejamos e que é nossa por direito de herança por nossa filiação divina. Mas é uma dolorosa felicidade: sabemos o caminho, vislumbramos o infinito, mas o desconforto está em sabermos que a distância da meta final ainda nos parece infinita e que devemos lançar o pequeno eu humano no grande oceano divino.

pág. 187

" devemos saber aproveitar a oportunidade de estarmos reencarnados.

pág. 194

"Freud, no volume XVII de suas obras completas, disse que a perda de alguém próximo traz, além da dor, a certeza de nossa própria finitude, e traz também a certeza inevitável de que vivemos um momento semelhante; isso exige uma reorganização interna.

Corpo celeste - períspirito.

pág. 219

" As pessoas que se amam jamais se perdem uma das outras.

pág. 248

" A arte tem a função de nos triar de nosso próprio cotidiano para depois nos devolver a ele com energias renovadas, pois acrescenta beleza ao nosso mundo.

A cada palavra um consolo à dor que de repente surge e dói. Nessa experiência material volta e meia nos deparamos com nossas dores provocadas pela conveniência social. E são nesses momentos que devemos refletir e aproveitar as experiências.

pág.314

Durante o luto aproveitamos o período adequado para avaliarmos o significado do ente que partiu representa em nossa vida. É o momento de nos reestruturarmos. Dissolvermos as dores, eliminarmos culpas e revoltas, pedir ajuda se necessário. A saudade é natural. Mas precisamos assumir os papeis de nossa própria vida.

pág. 333

Como seres únicos é necessário que façamos um reencontro com nosso EU interior. Dar significado ao ser individual: sonhos, planos esperanças. As raízes que conduzem a ação. Há um futuro eterno pela frente a ser explorado.

pág. 362

" Nas escolas, primeiro aprendemos uma lição e só depois fazemos as provas. Na vida, encontramos as provas, e com elas aprendemos as grandes lições.

Dia 21/01/2021 minha mãe faria 69 anos e a saudade apertando resolvi dissolvê-la entre as linhas dessa obra a partir do dia 20. Quando os fatos acontecem, a despedida se faz real, cada um reage de uma forma. EU, alterei o curso de meu cotidiano para poder estar mais presente nos dias de meus pais. Aproveitá-los e eles aos netos e o que mais fosse necessário. Nunca imaginei que esses momentos fossem tão rápidos em vivências. Agradeço a Deus pelo aproveitamento intenso que me foi permitido ao lado de meus pais em seu último ano de vida. Menciono pais, porque meu pai também se foi com uma diferença de quase quatro meses de minha mãe. Pude através das bênçãos Divinas despedir-me, entendendo que era chegada a hora de voltarem ao nosso verdadeiro lar. Deixaram-me o sentimento de gratidão por todo amor e dedicação que me foram dispensados durante os anos em que passamos juntos nessa existência terrena. Agora trago a saudade e as recordações na certeza do futuro reencontro. As responsabilidades que me foram delegadas são a herança que dia a dia me esforço à cumpri-las. Peço ao Pai que estejam em um lugar de paz e luz.






______________________

Apesar de tentar cumprir uma programação de leitura, sempre em tempo de começar nova obra antes do ano terminar...

E terminei após o ano começar...


50 anos depois
Emmanuel
por Chico Xavier

11/2020

Não é uma sequência de Há dois mil anos..., mas o Senador Públio aparece como o escravo Nestório nesta história verídica, onde a personagem principal é uma mulher, confiante em Jesus e que tem muito a nos ensinar. Uma leitura recomendada à reflexão. A Igreja Romana guarda, até hoje, em seus arquivos, o conteúdo em datas e apontamentos dessa heroína que consola em esperanças sublimes.
Lições, aprendizados que devemos aproveitar durante a leitura.

Com a leitura bem adiantada, em resumo, fortalecemos a convicção que os relacionamentos interpessoais são mesmo complexos, mas que ao longo do tempo se resolvem, se completam.

Exemplos de verdadeiro amor estão presentes nas páginas dessa obra. Resiliência, missão, dedicação, fé.
Devemos seguir sempre em frente, no propósito do bem, nas certeza que estamos amparados. Decorrer à oração é o que conecta  às bênçãos de acordo com nossas necessidades e merecimentos. 
Abandonar as dores e mágoas fortalece o que realmente importa lembrar: os que gostam da gente e nos querem bem, as alegrias vividas, os aprendizados e superações. Ser positivo!
Sim. É difícil ignorar as dores. Mas não precisa precisa ser de uma só vez a superação. Aos poucos, de acordo com reflexões. Quando dizemos, somos os primeiros a ouvir. Então, vou pensar somente nas boas coisas que aconteceram, aproveitar o melhor do dia e de hoje, e desejar e planejar só o que importa de bom para o amanhã.
A leitura dessa obra invade nossos corações fazendo-nos refletir o quão precisamos ajudar. Sair da zona de conforto e do egoísmo que insiste em permanecer em nossas atitudes. Compreender que a colaboração coletiva é necessária para nosso bem estar e libertação, fazendo com que a sensação de alegria e satisfação preencha nosso interior.
Tudo em seu tempo para que possamos dissolver nossas dores e sermos de fato felizes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada!