Quem sou eu

Minha foto
Autora dos livros TEMPO ESCOLHAS HISTÓRIA e A CORRIDA DE GERAÇÕES - informações nesse blog.

2017

Como vejo o mundo
Albert  Einstein




Nessa obra o autor aborda assuntos de inestimável valor humano, revelando seu caráter pacifista e totalmente consciente da necessidade de reflexão em todas as esferas de conhecimento para a formação do homem.

Já de início, palavras profundas, intensas. Pontos de vista elevados. Chego até duvidar se são verdadeiros ou se puro marketing. Prefiro acreditar  - positividade.

" Sem cultura moral, nenhuma saída para os homens.

Último dia do ano e eu refletindo com Einstein. Acho que para o momento não há nada melhor. (Reflexivo).
Desenvolver " o espírito crítico na inteligência do jovem ".  É o que venho apontando. Quando questionadores crescemos, melhoramos nosso meio. Desenvolvemos soluções.

" Não tem graça nenhuma queixar-se de outrem, se o nosso próximo encara a vida de modo bem diferente."

" ... somos todos mortais imortais, porque criamos juntos obras que nos sobrevivem.
Se refletirem seriamente sobre isso, encontrarão um sentido para a vida e para seu progresso. E o julgamento que fizerem sobre os outros homens e as outras épocas será mais verdadeiro.


Dez 2017

_______________

Capital Intelectual
João Francisco Lopes

Contribuições à sua Mensuração e Classificação Contábil.



O capital intelectual é o conjunto de recursos intangíveis (talentos humanos, marcas, patentes, tecnologia de informação, carteira de clientes etc) que fazem parte do patrimônio das empresas, valorizam suas ações negociadas nas bolsas de valores porém ainda não contabilizados e incluídos nos balanços patrimoniais das referidas empresas.

O Professor João Francisco Lopes que concluiu mestrado em 2001 na PUC/SP apresentou dissertação sobe esse tema e por constatar que o mesmo é desconhecido pelas autoridades das áreas econômicas e contábil do país, vem desde aquele ano envidando esforços para divulgação do Capital Intelectual não somente no mundo acadêmico mas também no empresarial.

Atualmente está em formação um grupo de estudos sobre esse assunto. Quem obtiver interesse e desejar participar para interar-se melhor do assunto pode entrar em contato comigo através do meu e-mail.

A nova Era do "conhecimento ou informação"
Palavras que merecem reflexão e destaque: " a adaptação dos nossos instrumentos de controle e de acompanhamento sobre os resultados obtidos pelos novos bens ou serviços produzidos ".

Esse trecho, antes que eu continue a leitura, disparou um gatilho no assunto de que nós não utilizamos as maravilhosas invenções para a finalidade oferecida. Quantos recursos os aparelhos possuem e que nós nem temos a curiosidade de saber para que serve? Quantas vezes você leu o manual de um aparelho que acabou de adquirir? Quanto tempo perdeu lendo mensagens banais e ainda encaminhando? Vou parar por aqui com essas questões, pois são inúmeras e acredito que já entendeu que podemos tirar proveito das invenções e não virar escravos dos aparelhos.
Nossa! Quantos hábitos precisamos modificar!

" A inteligência humana e os recursos intelectuais constituem presentemente os ativos mais valiosos de qualquer empresa" .

" Goodwill não é um ativo independente como um ativo tangível qualquer, que pode ser vendido ou trocado. Trata-se de um valor ligado a continuidade da empresa, representando o excesso do valor dos ativos combinados da mesma sobre a soma dos sues valores individuais ". 

Nov 2017


___________________

A literatura como remédio
Os Clássicos e a saúde da alma

Dante Gallian

Sugestão e empréstimo da amiga leitora Daniela, participante dos clubes de leitura de Itapetininga.

" Não há dúvida de que a leitura dos grandes clássicos da literatura universal seja um meio privilegiado para o nosso desenvolvimento intelectual e cultural. Mas e se os dissessem que, além disso, esta leitura pode nos curar de muitas doenças da alma? Baseado numa experiência desenvolvida originalmente numa escola de medicina, este livro fala sobre um experimento (o Laboratório de leitura) que, partindo da leitura e discussão coletiva dos clássicos, tem propiciado humanizador e terapêutico que vem transformando a vida de muitas pessoas.

A apresentação do livro foi feita por Leandro Karnal: historiador e doutor em História Social, autor de mais de dez livros; colunista do jornal " O Estado de São Paulo", colunista  da TV e da rádio Bandeirantes e professor de História na Unicamp.

" Literatura de alto padrão e bem lida é um combate à infecção grave do nosso mundo doente e violento ".

" ... ruptura da mesmice;
... contemplar além;
Fechado o livro, eu era outro.

Já no primeiro capítulo, contando sobre como surgiu o grupo de leitura minhas emoções ferveram. Grupo e leitura, compartilhar aprendizado, buscar nossos sonhos. Analisar o que devemos fazer em relação a nossa realização profissional, vida pessoal. Acomodar-se jamais. Até onde "arriscar"? Responsabilidades. Vontades, planos, foco. Desejos.

Experiência estético-reflexiva e não um processo técnico - cognitivo, como é comum em nosso cenário contemporâneo.
Experiência de comportamento no universo corporativo. Os livros transformam.
Apontar o caminh da saúde pela humanização; pela redescoberta e resgate do humano através da literatura.

" a arte tem um poder ilimitado de conversão espiritual.
ensinamento grego

Após a narrativa, leitura, veio a filosofia - investigação racional.

" Segundo Compagnon, desde Proust, a literatura começa a ser vista como um antídoto para a filosofia, um contra sistema ou uma contra filosofia.

" ... a literatura aparece como uma autêntica forma de pensar; uma outra filosofia.
Obras literárias:

"... capazes de emocionar e despertar questionamentos sobre atitudes e valores humanos.

" a prática de leitura dos grupos propicia o desdobramento do processo reflexivo, formativo e humanizador.

Um excelente guia de grupo de leitura. Ao percorrer a cada página uma nova ideia, reafirmação do desejo de ler, identificação como conteúdo apresentado, pois é exatamente o que vivemos durante os encontros para troca de experiências. Humanização.

Hamlet: " ser ou não ser...
" Ser é fazer aquilo que tem de ser feito, custe o que custar, e não ser é simplesmente não fazer o que tem de ser feito.

Leia sempre...

Dez 2017

________________

Enxugando Lágrimas

Entre aqueles que se amam, A MORTE é apenas uma mudança de endereço

Chico Xavier e Elias Barbosa

À minha família que atravessa pelos acontecimentos inevitáveis da vida corpórea, dedico a leitura dessa obra em especial aos tios Clóvis e Célia, pais do amado Henrique recentemente desencarnado.
Que a luz Divina o fortaleça em seu retorno ao lar.

Dez 2017
____________

Uns e Outros - Contos Espelhados
Diversos Autores

TAG

" Cada criatura humana traz duas almas consigo: uma que olha de dentro para fora, outra que olha de fora para dentro".


Machado de Assis

Uma obra de contos realmente inesquecível, organizada por Helena Terra e Luiz Ruffato.
Uma proposta em reunir alguns dos grandes revolucionários da literatura mundial. Nos conduzirão à uma reflexão sem limites ou regras.
Os contos foram escolhidos por outros grandes nomes de nossa atual literatura, onde foram convidados a escrever seus próprios textos baseados no que escolheram. Para os leitores um enorme presente.
Esse estilo de produção é ótimo pois conhecemos ou relemos os autores já formados na história, e somos apresentados a novos nomes que tem um rico acervo a nos mostrar. Ganhamos por todos os lados.


Set/Out 2017.

Eveline
James Joyce




O autor - Poeta irlândes (1882-1941), nascido em Dublin em uma rica família católica. Após formado, em línguas, na Universidade de Dublin, foi morar em cidades como Trieste, Paris e Zurique, na companhia de sua esposa Nora Bernacle.

Decisões, escolhas. Sair da rotina, mudar o estilo de vida. Incertezas. O rumo que resolvemos direcionar nossa vida requer reflexão. Porém em pontos relevantes. Pontos esses que afetarão ou não nosso futuro.

A morte da mãe
Beatriz Bracher

Paulista, escreveu seu primeiro livro em 2002 - Azul e dura - Trabalhar antes em revista de literatura e na Editora 34.

O conto de Beatriz é uma bela interpretação e homenagem a James Joyce.
_____________

O fim de algo
Ernest Hemingway

Contista e romancista norte-americano, voluntário na 1ª Guerra Mundial.




Conseguiu remeter-me apenas aos recursos naturais. Não consegui captar os entre-linhas.

Início de alguma coisa
Luiz Antonio de Assis Brasil

Doutor em letras. Professor da PUC. Nasceu em Porto Alegre 1945. Publicou seu primeiro romance em 1976.

Os desastres de Sofia
Clarice Lispector

Nascida na Ucrânia em 1920, imigrou para Alagoas com menos de um ano de idade. Cursou Direito e em 1943 casou-se com um diplomata.



Profundo. Narra os sentimentos de Sofia como sendo seus próprios talvez. Entre linhas para quem mergulha em suas palavras.

Simplício
Eliane Brum

Nascida em 1966, em Ijiú-RS, jornalista, escritora, repórter e documentarista.

Nojento. Texto desagradável. Porém, bem escrito, bem espelhado.
___________

Teoria do Medalhão
Machado de Assis



Joaquim Maria Machado de Assis, nasceu em 1839 no Morro Fluminense, Rio de Janeiro, filho de um pintor de paredes e de uma lavadeira açoriana. Foi o primeiro escritor brasileiro a não proceder da oligarquia rural ou das classes médias urbanas. Vendia doces e caramelos na frente de colégios abastados.

Doutrina de pai para filho. Ensina o que acha verdadeiramente relevante. Cada qual com seus valores.

O Futuro Político
Milton Hatoum

Nasceu em Manaus, 1952. Foi professor de literatura nas Universidades do Amazonas e da Califórnia (Berkeley). Seus livros foram traduzidos em 14 idiomas.

Perfeita narração. Belo espelho, belo exemplo.

Negrinha
Monteiro Lobato

Contista, cronista, editor, romancista, ensaísta, tradutor, promotor, fazendeiro, político, empresário. Metae de sua obra é composta pelos personagens do Sítio do Picapau Amarelo, voltado ao público infantil.
José Bento Renato Monteiro Lobato, nasceu em 1882 em Taubaté.


Dói na alma esses relatos de preconceito. O atraso do Espírito. A falta de lógica. A matéria nos traz provações. Difíceis sim, mas merecidas. É para o nosso bem.

Negrinha! Negrinha! Negrinha!
Ana Maria Gonçalves

Nascida em 1970, Ibiá, Minas Gerais, dedicou-se bom tempo de sua tragetória sobre os temas miscigenação, trabalho escravo, abolicionismo, feminismo.
As colocações de Ana Maria foram ótimas. Proteção, amparo. Observação. É um assunto que ... sabemos o quão complexo, mas ao mesmo tempo Educação. Mudar o que foi muito mal construído no passado, enraizou na alma das pessoas; as que sofrem e as que acusam. Estamos conscientes e na luta de reeducar essas mas formadas mentes.

Pai contra mãe
Machado de Assis

Um dos fundadores da Academia brasileira de Letras e seu primeiro presidente.
Decisões Morais, egoísmo, mesquinhez são enfoques de suas obras.

Nossa! Um conto de duras provações, análises e reflexões. De profundos sentimentos, imposições sociais, morais, conflituosas. Riquíssimo texto. Também podemos entender e aprender que todos temos motivos e que jamais devemos julgar alguém.

Pipa Sande
Paulo Lins

Carioca, nascido em 1958, romancista, roteirista, poeta. Morou na infância, na favela. Cidade de Deus. Possui intimidade com o samba onde escreveu. Desde que o samba é samba, que traça uma panorama da formação cultural brasileira através do samba e da umbanda.

Carência, erros e tentativas. Relacionamentos. Desencontros emocionais. Assim, todos temos nossas histórias, nossas caminhadas e tropeços. Consertamos, reajustamos e por muitas vezes nem nos damos conta que fizemos tudo errado. Aprendizado vem na hora em que aprendemos a ouvir.

Marriage à la mode
Katherine Masfield


1888-1923, Neozelandesa radicada na Inglaterra.

Publicou diversas novelas e 88 contos. Sua obra aborda as ambivalências e vulnerabilidades do sujeito e do casamento, bem como as consequências sociais da Primeira Guerra Mundial e o surgimento da classe média.

Pois é. Relacionamentos e direcionamentos. Objetivos pessoais. Sempre comento com os colegas sobre isso. Os relacionamentos, sejam eles qual forem, casamento, profissional, e até de convivência - uma amizade devido ao mesmo clube que frequentam - só tem a tendência de dar certo se os envolvidos estiverem em sintonia, focando os mesmos desejos. Caso não, é lutar contra o fluxo, gerar frustrações, desilusões, desfavorecer as futuras frutíferas ideias e ideais.

A rainha das fadas
Ivana Arruda Leite

1951, Araçatuba-SP.
Possui preferência pelos assuntos de racismo, violência e desigualmente de gênero. Mestre em sociologia. É autora de livros infantis e infanto-juvenis.

Esse conto espelhado, me transmitiu a mesma mensagem do texto de Katherine. 
Em questão de impressão: As mulheres foram tão reprimidas na sociedade machista que surtaram de vez. Quando revolucionárias avançadas nos tempos primórdios, como feministas nos tempos atuais. Falta equilíbrio e discernimento. Acredito que nos tempos futuros, com o melhor entendimento dos gêneros e relações poderemos nos deparar com uma sociedade ideal. Sonho e assim desejo. A compreensão e limites educacionais, posicionais das famílias na sociedade que tanto merece adquirir o equilíbrio de seus ímpetos, desejos, objetivos.

Um homem célebre
Machado de Assis

Pela opinião dada, diz-se que Machado é inesgotável por sua obra ser constituída em objeto de estudo sobre os retratos histórico e social, pela complexidade psicológica de seus personagens, pela filosofia de suas referências à literatura universal.

Acredito ser um texto de análise psicológica. Gostei, porém nada de imediato abala os sentimentos. Pessoa aparentemente comum. Situações aparentes em nosso cotidiano e que não percebemos. Desgostos, motivações, objetivos.

Um homem célebre 
José Luís Pixoto

Nasceu em Galveias, Portugal, 1974. É autor de romances, contos, poemas, peças de teatro e livros de viagem, Traduções em 26 idiomas, tratando, de assuntos sobre relações pessoais e familiares, ruralidade, historiografia.

Moro no Brasil. Povo batalhador que autrora mal influenciado em sua invasão de comando. Criativo, inovador, passivo. Leitura não é seu forte. Mas os que a detém sabem que é através dos livros que conhecemos opiniões, assuntos que são o nosso desejo de saber. Para tudo o que pensamos há um livro porque há alguém que deseja fornecer seu parecer ou abordagem sobre algum tema. Assim,  começamos nosso relacionamento indireto com pessoas, seus mundos. Vamos percorrendo, conhecendo, interpretando e obtendo nossa própria opinião. Mundo rico, infinito, pois o tempo todo estamos aprendendo.

O colar
Guy de Maupassant


Henri René Albert Guy de Maupassant, nasceu em 1850, na França. Foi incentivado por Flaubert, publicou 300 contos, 200 artigos, 6 romances, 2 peças de teatro e 3 livros de viagem, o que o tornou famoso e rico. Contraiu sífilis. Morreu em 1893, internado e em estado de semidemência, com 43 anos de idade.

Por quantos impulsos não erramos na vida? Atitudes impensadas que nos comprometem (sem falar em períodos).
Atualíssimo nosso conto. Quantos não doam a alma por segundos de evidência? Redes sociais só publicam felicidades falsas. Aparência, hipocrisia. O Homem cai em sua própria vaidade, de ter de valorizar as futilidades do consumo. Nossa! Um assunto tão batido e que não é resolvido no íntimo da quase totalidade das pessoas. Sem mais.

Um simples engano
Maria Valéria Rezende

Nasceu em Santos, 1942. Radicada na Paraíba, desde 1965, é freira e vive em João Pessoa. Iniciou sua carreira literária aos 59 anos de idade.
Nos anos 70 peregrinou pelo sertão brasileiro para ensinar as pessoas a ler e escrever, além de compartilhar ensinamentos religiosos.
Escreve sobre personagens às margens, pessoas de zonas menos abastadas e que não tiveram alfabetização.

Devemos aceitar nossas condições. Desejar e procurar melhorar: SEMPRE! Mas é claro, dentro dos padrões corretos e dignos. Fazer parecer o que não é, está fora de contexto. Minutos de ilusão não compensam o sacrifício, talvez a decepção para aprendizado.

Depois do Baile
Liev Tolstói


Liev Nikolaévitch Tolstói, nasceu em 1828, em Yasnaya Polyana, em uma família descendentes do imperador. Iniciou em carreira militar. Como obteve sucesso com a publicação de seus primeiros livros, demitiu-se de seu posto policial. Com maturidade, optou pelo otimismo em seus textos.

Um dos itens a ser ressaltado é a aparência. Enquanto vimos apenas o que nos é apresentado, formulamos uma opinião. O oculto não nos dá a dimensão do que de fato acontece. Assim, as opiniões tendem a se modificar juntamente com os sentimentos que as acompanham.

O herói da sombra
Cristóvão Tezza

Nasceu em Lages-SC, 1952. Vive em Curitiba há mais de cinquenta anos. Seu romance. O filho eterno, foi publicado em vários países. Recebeu diversos prêmios literários do Brasil e foi adaptado para cinema.

comentário de seu conto acima descrito, mesmo de Tolstói.

____________________

Pílulas Azuis
Frederik Peeters

Sugestão: Clube do Livro Itapetininga - Setembro 2017.

Narrativa gráfica - HQ - envolvendo uma história de amor permeada pelo HIV. Auto biografia.

Vidas que fogem ao convencional. Adaptações emocionais, íntimas, pessoais, de relacionamento, comportamento. O psicológico trabalhando o tempo todo para se enquadrar na realidade dolorida apresentada.
Nós, reles mortais, com vidas comuns, precisamos visionar outros mundos. Realidades das quais não fazemos parte, mas temos que ter consciência de sua existência para que, de alguma forma possamos ajudar.
Estar em um relacionamento com enteado já é difícil. Hoje em dia é muito comum as separações, filhos divididos, famílias remendadas. Confusões. Psicológicos abalados. Somando a um problema de saúde, as decisões e atitudes agravam-se e exigem maior atenção e posicionamento. Experiências.
Ignorância - falta de informação - medo, preconceito. Mais uma vez reforçamos que o conhecimento, busca de informação é importantíssimo para uma vida livre.
Assunto ótimo para conhecimento de nossos bloqueios, aprendizado e reflexão.

_____________

Eu, Barrabás
Ivana Moraes

O homem que foi trocado por Jesus, famoso na história, mas que ninguém sabe exatamente quem foi...

Passamos por escalas evolutivas na vida. Conforme nossa caminhada avança, vamos adquirindo experiências e a partir delas podemos questionar para chegarmos além do que nos é apresentado. Nossos pontos de vista, gostos, vão se modificando conforme nosso conhecimento aumenta. A percepção em ângulos diferentes vão crescendo, nosso universo amplia. Esse é um dos motivos pelos quais o respeito pelos mais velhos que buscam modificações. Aproveitam seu tempo para aprender sempre e utilizam seus conhecimento da minha maneira que conseguem.

" As pessoas só fazem o mal porque ainda não aprenderam a fazer o bem. Não existem pessoas ruins. Existem pessoas ignorantes."

A magnitude de Maria é tocante. Uma rainha que nos deixa sem palavras, tamanha emoção.
Obra leve, fácil de ler e com ricas mensagens.

Nossos medos vencidos. Nossa força de vontade, atingir objetivos, motivações, fé. Conjunto de fatores que envolvem nossos dias, nossa vida. Acreditar, buscar, conseguir. Não importa quanto tempo leve, mas lá estaremos repletos em satisfação por estar galgando sempre no caminho da luz e do bem.

" Lutem com todas as forças pelas coisas que o tempo não destrói, pelas coisas do espírito. Dediquem sua paixão somente àquilo que traga o bem e a felicidade a muitos, e não apenas a vocês. Falem somente palavras verdadeiras, gentis e úteis. Fora isso, mantenham o silêncio. Vigiem cada pensamento, pois todas as nossas atitudes nascem de um simples pensamento."

Ago 2017
______________________

Um Sacerdote Espírita
reflexões sobre Padre Germano
Orson Peter Carrara

Germano, abandonado na infância, foi formado padre, porém, além de possuir a convicção da continuidade da vida após a morte do corpo físico, acreditava na existência de outras encarnações, como  oportunidade de aprendizado e redenção dos erros. Conseguiu transformar homens que seriam tidos como "sem salvação".
São ensinamentos eternos e, orientam-nos para a transformação que, não importa em que estágio estejamos, deve acontecer.

Todos temos um ponto forte que nos destaca como um talento para auxiliarmos o próximo. Auxílios que podem ocorrer à todos os instantes de nossa existência terrena. Vivemos em comunidades, precisamos uns dos outros o tempo todo. Com uma palavra um sorriso, um atendimento médico gratuito para quem não possui condições de pagar, um auxílio intelectual para quem não sabe escrever, um ombro amigo para ouvir as dores de quem sofre. Nossa! São tantas coisas que podemos fazer. Isso é a caridade. A qualquer hora do dia podemos estar disponíveis para exercitar nossos talentos. Ajude, pois nesse momento o encanto será revertido e a magia do bem estar e paz interior estará brilhando em você!

Dicas...
Seria interessante o leitor conhecer primeiro a obra Memórias do Padre Germano de Amália Domingo Soler, para depois ler Um Sacerdote Espírita, que é o comentário da obra sobre o Padre Germano.

" Não faz falta levantar casas para rezar rotineiramente, pois, para rezar com a alma, todos os lugares são bons, desde que o homem eleve seu pensamento a Deus."

Ago 2017
_________________

A Revolução dos Bichos
George Orwell

Sugestão: Clube do livro - mês Agosto 2017.

Os animais cansados da exploração dos humanos, rebelam-se e tomam conta da fazenda. Após essa união de classe, os porcos criam outra classe opressora aos animais. Uma fábula que retrata a época da Guerra Fria, os marcos históricos da ditadura stalinista, sistema igualitário, comunismo.



George Orwell - pseudônimo de Eric Arthur Blair, nasceu em 1903 na Índia. Jornalista, crítico e romancista, morreu de tuberculose em 1950.

Antes mesmo de iniciar a leitura já adorei o tema, o assunto da obra. Coloco minha análise de reflexão, observando que devemos lutar pelos direitos humanos, pela igualdade social. Devemos fazer nossa parte ajudando o próximo, não esperando somente que o governo as autoridades ou outros o façam. Mas a plena igualdade ainda não estamos aptos a vivenciar, pois ainda nos encontramos em estágios diversos de evolução e entendimento nas diferentes situações.

Major inicia seu discurso:
- escravidão, fome, más condições de vida, igualdade entre os animais.
Assim, como disse no início, após a Revolução, a grande maioria esforçou-se no trabalho felizes pela liberdade, alimentação farta e satisfação nas atividades. Mas não ocorreu com todos. Houve os que não alteraram a forma de trabalho, os preguiçosos que fugiam dele, entre outras formas de mostrar que sempre haverá níveis diversos de aceitação e entendimento.

Gozação: conforme avançamos a leitura vimos o quão nossa realidade é uma piada. São 72 anos da publicação da obra? Pois parece a manchete do jornal de hoje. A hipocrisia dos governantes e a população com o nariz de palhaço. E se a situação se invertesse, nada mudaria. É próprio do ser humano. Não é uma justificativa. Mas os corruptos vieram de Marte? Acredito terem sua origem no meio comum de nosso planeta. Falhas. Falharam em suas missões de ajudar a massa. Olhe para seu íntimo: o que deseja? Quais suas atitudes? São em prol de todos ou estão voltadas para SUA vida, SEUS problemas, SEUS desejos, SUA família (quando se estende muito, pois nem os amigos são incluídos). Tira-nos a identidade. Apátrias. A falta de expressão libertária sufoca, apaga. Vítimas do auto poder dominante, da ganância alienante, somos produtores de elementos necessários para a sobrevivência da roda viva mercenária dos mandantes.

Inteligência, jogo de palavras, situações mascaradas, imposições. A massa trabalhadora sendo sempre vítima, imperceptível do engano recebido. Como o povo sem cultura é fácil de manipular.

" Pensei em denunciar o mito soviético numa história que fosse fácil de compreender por qualquer pessoa fácil de traduzir para outras línguas. No entanto, os detalhes concretos da história só me ocorreriam depois, na época em que morava numa cidadezinha, no dia em que vi um menino de uns dez anos guiando por um caminho estreito um imenso cavalo de tiro que cobria de chicotadas cada vez que o animal tentava se desviar. Percebi então que, se aqueles animais adquirissem consciência de sua força, não teríamos o menor poder sobre eles, e que os animais são explorados pelos homens de modo muito semelhante à maneira como o proletariado é explorado pelos ricos".
________________

Nunca Houve Tanto Fim como Agora
Evandro Affonso Ferreira

Sugestão: Clube do livro mês de julho 2017.

Tivemos o prazer de conhecer Evandro no Viagem Literária, onde nos presenteou com uma palestra na Biblioteca Municipal de Itapetininga.






Evandro Affonso Ferreira, foi dono de dois sebos famosos em São Paulo: Sagarana e Avalovara. Publicou dezenas de romances pelas editoras Topbooks, 34 e Record. Ganhou os prêmios APCA, Jabuti e Bravo!. Ministra oficinas literárias na Casa das Rosas, na Academia Internancional de Cinema, no Sesc e no Espaço Cult.

Um autor que chama atenção por seus títulos, apresenta seu estilo. Nessa obra empenha sua arte nos miseráveis, moradores de rua, invisíveis na sociedade. Tema forte.

Ranhos, Remelas.

Tragédias de vida, verídicas, constantes ocorridas no mundo. Abafadas, invisíveis. Estupros domésticos. Horrores. Segue acionando o fundo do poço.

Carência e Aparência.

Todos trabalhavam no escritório concentrados quando uma colega chegou dizendo: Vim conversar com vocês um pouco, pois na minha casa só converso com os cachorros.
É assim que nos encontramos hoje, não há diálogo em nossas famílias, a tecnologia que tanto aproxima, hoje enquadra em ilhas solitários, nunca estivemos tão sozinhos. Paradoxo. Aparentando uma grande piada. Selfs (já paramos para analisar que a self é o retrato da solidão?), sorrisos falsos, corações frios. Demonstram alegrias inexistentes ou quando muito momentâneas. Pedem socorro em seus olhares, mas para uma sociedade moldada devem apresentar o que não são, o que não sentem. Jamais demonstram fraqueza, dizer que precisam de amigos, calor humano. Não, jamais. "Estou bem, olha onde estou, olha o que estou fazendo, olha o que estou pensando, olha o que estou comendo." Jamais: "olha como sinto falta de um abraço verdadeiramente carinhoso." Máquinas, gelos, aparências. Redes interconectadas o tempo todo retratando vazios.
Limites e verdades. Domínios. Os androides ambulantes que vagam por aí estão precisando de verdadeiras conexões.

Voltando ao livro...

Todos os parágrafos são profundos, analíticos, transmissores. Únicos. Independentes.

"Tudo o que é ruim para a vida é bom para a literatura".

"A literatura me salvou".

"Deus está em toda parte. Não encontramos Deus apenas na vida religiosa. Ele está na ciência, nas criações para beneficiar a coletividade. Ele está no esforço do homem para superar-se".

...E o Vento Levou
Sempre meu filme favorito.

- Poético
- Diversos autores de renome contidos.

Ótima experiência.

____________________

Roma - de meus amores e de minhas dores
Nadir Gomes
por Julianus Septimus

Sugestão e empréstimo: Paulo Rustichelli

Segundo volume, de uma trilogia, narrado por Julianus. É uma história de um amor imortal entre dois seres que têm se buscado através das eras, tendo como pano de fundo Roma e Jerusalém.

Imperador Tibérius Julius Caesar (Roma, 42 a.C. Miseno, 37 d.C.) foi imperador romano de 14 a 37 d.C..

Julianus, irmão de Cesário, filhos do General César Máximus.

Um romance envolvente. Gostaria de destacar um dos costumes da época. Roma era ávida por herois. Qualquer mãe preferia ver o filho morto a ter que se defrontar com um ato de covardia do mesmo. Significado da morte e a forma de lidar com ela. Era preferível a conquista da glória a qualquer custo.

Observamos que a história se passa em um tempo distante dos dias atuais, mas é como se ocorresse agora. Isso nos faz refletir que continuamos a efetuar os mesmos deslizes. Mas com a diferença e ao mesmo tempo semelhança, onde todos estamos em evolução cada qual em seu momento. Quero dizer que o que hoje está sendo ajudado, amanha ajudará.

A constante observação de nossas ações devem ser constantemente analisadas. Além de constatar se não estamos nos prejudicando, precisamos ter a consciência de não prejudicar os outros. No caso levantado durante a leitura: a família. Quantas vezes fazemos nossos entes queridos sofrerem por nosso próprio egoísmo? Quando nos envolvemos com pessoas de má índole; quando usamos entorpecentes; quando sofremos vingança de nossos credores; quando assumimos atitudes insensatas de qualquer natureza; adultérios, onde os filhos, pais, toda a família sofre; entre milhões de situações. Se nos deixamos levar, é porque ainda não somos tão bons assim. Culpados: nós mesmos.
Tânia, trouxe à sua família desestrutura e sofrimento por seu próprio capricho. Mero egoísmo. Suas atitudes impensadas, refletiram dor, mágoas, traumas. E ela mesma não resolveu seus problemas raiz. Foi afundando-se cada vez mais. Retardando alegrias, paz.
Tudo o que fazemos geram consequências. Portanto, são nelas que devem estar nossa devida atenção.

Tebas - importante cidade do antigo Egito, no alto do rio Nilo.
Denderá - Templo ptolemaico dedicado a Hator, deusa egípcia da alegria e do amor, representada como uma vaca e associada, pelos gregos, a Afrodite. Partindo de Tebas, dista aproximadamente 100km abaixo, na margem esquerda do Nilo.

Roma é a "continuação" de A grande sacerdotisa. Náira e Julianus, nesse volume eram Néfty e Ozamba.

Binair - escrava que cuidou sempre de Náira.
Fabíola - prima que foi morar com a família de Julianus.
Área - mãe de Julianus e Cesário.
Tânia e Ândrius (senador) - pais de Náira, filha única.
Márcia - estorquia Tânia, vilã da história.
Aulus Perácius - oficial arrogante que foi rebaixado de cargo por influência de Caio, pai de Julianus. Foi ele quem prendeu Jesus e fez a chacina no lar de Julianus. Nessa história, vamos encontrar o momento da prisão e crucificação de Jesus.
Lictor Sulpício Tarquínius - Oficial ambicioso e apaixonado por Náira. 

Pontos em destaque:
- Falta de união da massa para exigir seus direitos dos governantes. E assim, somos até hoje. O povo sofre pela falta de organização, resultado do individualismo latente. Quando pensamos no coletivo e praticamos, todos envolvem-se e as decisões de melhoria fluem positivamente, e as decisões fluem positivamente, pois todos contribuem para que aconteça. Fomos criados para viver em sociedade, uns ajudando aos outros, contribuindo para o progresso. Todos precisamos da união. Assim, é também para cobrarmos de nossos governantes as ações devidas.
- A Ilha de Chipre, bem conhecida na história, apareceu pelo caminho de Julianus. Onde esse a colocou ordem, aumentou a auto estima do prefeito Mário, ganhando assim um amigo. Oranizou de maneira geral, utilizando regras na estrutura física e de andamento, segurança, reformas econômicas, políticas etc.
- A educação que damos aos nossos filhos. Podem ter a mesma educação, mesmas oportunidades proporcionadas da mesma maneira, receberem as mesmas orientações. É assim que os pais pelo menos tentam fazer. Sonham com a educação e o bom futuro dos filhos. O normal que ocorre é que todos somos diferentes. Recebemos e processamos as informações de maneiras diversas e distintas.
Cada um em suas particularidades. Não podemos, em nossas escolhas, ficarmos nos comparando com o irmão. Se somos melhores ou não. Cada um possui suas virtudes, talentos diferentes. Sem comparações. Seguimos bons exemplos, fazemos nossas próprias escolhas. Cada qual assumindo suas consequências. Mas deixemos a auto flagelação de lado. Sem culpa. Somos todos diferentes.

Equestre - nível, ou Ordem da classe social romana imperial, a Ordem dos Cavaleiros vinha logo abaixo da Classe Senatorial. Graças às suas riquezas ou aos seus serviços relevantes, os cavaleiros ascendiam, por nomeação imperial, a um novo grupo social. O nome deriva do fato de, nos primeiros tempos de Roma, os plebeus ricos terem a obrigação de prestar o serviço militar como cavaleiro e, por isso, terem que possuir cavalos.

Tunízia = Áurea Júlia, filha de Náira com Julianus.
Tunízia - irmã de Tânia, mãe de Náira

Cáirus - braço direito de Julianus.

Imperador Tiberius - assassinado.

As mortes ocorreram devido à ganância, como sempre, o poder e o dinheiro dilaceram os bons intuitos.
Julianus não chegou a General porque Tibérius foi envenenado contra ele. Pois o merecia por ser um Oficial digno do cargo. 
Calígula sucedeu Tibério. Tibério governou de 14 a 37 d.C. sendo o segundo Imperador romano.
Calígula apresentava desequilíbrio mental por suas atitudes descabidas e cruéis.

Buscar, esclarecer, esforçar-se na prática. É assim que ocorre as tentativas ao longo do tempo para que consigamos a conquista da melhora. Aprender sobre os bons valores. Viver como o próximo que possui fé. Passa por privações, desafios, dificuldades e está forte porque em fé. Não procura o culpado pelos seus deslizes, aprende com eles.

Nero assumiu o poder máximo de 54 a 68 d.C.
Também desequilibrado. Sucessor de Claudio I, seu pai adotivo, mandou envenenar o filho deste, Britânico, em 55 d.C., e assassinar a própria mãe, Agripina, em 59 d.C.. Entregue a um despotismo possivelmente causado pela loucura, provocou o suicídio de sua esposa, Otávia, em 62 d.C., matou Popeia, sua segunda esposa em 65 d.C. e, após, mandou divinizá-la; condenou à morte os cidadãos abastados cujas fortunas reverteram para o Tesouro, mas foram drenadas pelas extravagâncias imperiais, acusou, culpou, e provoveu a primeira perseguição aos cristãos pelo incêncio (onde queimou? Como foi? *) de Roma, em 64 d.C.; por ele mesmo provocado. Suicidou-se. Em 313. Constantino I, imperador de 306 a 337, proclamou o Edito de Milão que garantiu a liberdade de culto aos cristãos e reconheceu o Cristianismo.
Em 380, Teodósio, imperador de 379 a 395 tornou o Cristianismo a religião oficial do Estado e proibiu qualquer prática pagã.
Depois de tanto sofrimento, sofrendo perseguições, em nome do Cristo e entregando sua vida por Ele nas arenas de terrível tortura, vem-se  alívio de missão cumprida e a certeza de estar trilhando o caminho correto.
Hoje, conscientes dos ensinamentos do Cristo, frequentadores nas religiões, crentes na fé e no que realmente significa, entregaríamos nossas vidas às indescritíveis torturas? Ou cremos até determinado ponto? Qual seria nossa ação? Como está nossa fé?

Áurea Júlia - antiga sacerdotisa egípcia Hamazusayth - é quem vem disputando Julianus com Náira pelas reencarnações.

* Acredita-se que Nero queria construir bairros mais modernos, reformular a cidade e assim mandou incendiar para agilizar suas reformas. Com isso muita gente morreu vítima das loucuras do poder.

Julho 2017
_________________

Francisco de Assis
João Nunes Maia 
por Miramez

Sugestão e presente: Sonia Maria da Silva Santos.




João, o Evangelista, exemplo de Amor.

"Via todas as coisas como se estivesse no presente".

" Fugiu do mundo a serenidade, assim como dificilmente nele se encontra o amor. O período é de transição. Que Deus nos abençoe, pois é temporário... mas desnorteia aqueles que ainda são fracos na fé".

Mensagens como essa, fortalecendo nossa esperança estão presentes nessa linda obra, que nos conta a história de João, exemplo de Amor e seguidor do Cristo.
Em um segundo momento, nos relata fatos históricos, como as Cruzadas, Inquisição. A explicação da composição das ações dessas fases e como cometidas. Como os fatos foram administrados no mundo espiritual.
Nesse mundo mágico, tudo é tão bem assistido que até parece ficção. Assim, às vezes, visualizamos, devido à nossa limitação de compreensão. O que podemos nos conscientizar e conhecer é que nunca estamos sós e a Providência Divina trabalha constantemente para que sempre aconteça o melhor.

Brasil:
" ... este país que nada tem haver com as dívidas do velho mundo* e que servirá de hospital para recolher aqueles enfermos que poderão se recuperar (...) ".

" A escravidão, no Brasil, foia a Inquisição já aliviada. Nossa pátria, local abençoado".

* atrocidades ocorridas na Europa com as Cruzadas e Inquisições.

" Qual o dever de quem já conhece a verdade? É tornar-se livre, em favor também da liberdade alheia".

João Evangelista, nasceu em Assis 999 como Francisco.

" A sombra que passa pelas águas não se molha, por estar em outra frequência de vida".

Nossa mente deve estar sempre em uma vibração positiva para que a negatividade e más influências não nos rodeiem e interfiram em nossas ações. Esqueçamos todas as ofensas para que a amargura não faça parte de nosso íntimo. É triste vivenciar os que ainda não entenderam a verdadeira paz de espírito.

-> mãe de S. Francisco: Maria Picallini.
-> pai: Pedro Bernardone.

" Quem conhece a si mesmo não tem medo, não alimenta raiva, não perde tempo em revides aos ofensores, não costuma mentir, não faz coleções de preocupações passageiras, não acaricia o ódio, não se enerva por simples notícias e não fala mal da vida alheia... Para tudo e todos tem o mesmo estar, tem o mesmo amor".

As pessoas na erraticidade buscando o mal, vingança, recriminando as falhas do outro, passam a não enxergar o quão está perdendo, prejudicando a si mesmos. A pessoa erra, alimenta uma amargura dentro de si e ainda acredita que o outro que é o errado. E assim vira uma bola de neve. vivo batendo nessa tecla porque é o que mais vemos acontecer. Dizem que ser forte e ter personalidade. E essa personalidade é associada a ter a língua e atitudes afiadas, prontas para atacar o outro com respostar azedas. Assim cria-se as inimizades. Quanta perda de tempo! Ter personalidade forte e respostas na ponta da língua ao achar que está se defendendo, está apenas atrasando seu processo evolutivo e colocando-se no mesmo nível, ou até pior do que o agressor. Tudo bem, estamos aprendendo. Cada um no seu momento. Se refletissem, veriam que ter amigos e estar em harmonia deixa o coração muito mais leve e feliz!

" Quem ama não despreza, não desenha, não esquece, não fere, não teme, não se cansa. O amor é um Sol, onde quer que seja".

-> Papa que Francisco foi ter: Inocêncio III, italiano que governa dezoito anos, seis meses e nove dias. 1198 a 1216,

-> Telésforo, grego, foi papa no ano de 142. Permaneceu no poder por 11 anos, oito meses e 28 dias.

-> Antônio de Pádua = Zaqueu.

-> Desde o nascimento da Igreja o enriquecimento da Igreja Católica Apostólica Romana com o suor e o sangue dos sofredores e dos ignorantes e com o ouro dos nobres e políticos. No século XII, foi chamado de século das Luzes, pois foi a época em que mais desceram mensageiros do Cristo para o equilíbrio da política e da religião no mundo.

Muito doente, desencarnou em 3 de outubro de 1226 em Assis, sua terra natal.

Julho 2017.

_________________

Rebentar
Rafael Gallo

Sugestão - Clube do Livro junho 2017.

Maravilhoso encontro! Conversamos sobre o livro, onde todos adoraram, e ainda tivemos a honra da presença do autor.



Paulistano, 1981, graduado em música, vencedor do Prêmio Sesc de Literatura 2011/2012 com Réveillon e outros dias.

O sofrimento e posição de Ângela, devido ao desaparecimento de seu filho Felipe, de cinco anos, em uma galeria de lojas. Durante trinta anos uma busca regada a uma dor indescritível. Une-se à um grupo de mães à procura de seus filhos perdidos. Até que um dia resolve parar de procurá-lo.

Inicio essa leitura já com dor na alma. Tocar em assuntos dolorosos já nos faz sofrer sem tão pouco imaginar.
Dia 10 de maio: 4 dias antecedentes ao dia das mães. Cenário negro.

De início o que chama a atenção é o tempo: 30 anos...

O tema é pesado, porém trata-se de um assunto comum pertencente à sociedade. Aborda o despreparo da polícia, preconceito racial e econômico. Itens importantes que devem ser discutidos, abordados e resolvidos no contexto social.
Polêmico no fato de questionar se o comportamento de renúncia de Ângela é correto ou não.
Solução somente pessoal.
Agora, a discussão sob a melhora na qualidade das questões sociais - segurança, profissionalismo, distinções de qualquer natureza, isso sem dúvida faz parte de um contexto que só irá melhorar com a evolução cultural e moral do ser humano. Avanço na sociedade. Mas para uma primeira providência, devemos nos apegar e evidências as pessoas que já possuem essa consciência e tem vontade de agir. Trabalhar no bem. E assim contagiar os demais que nos cercam. Nós, digo por mim, que não temos profissões que presenciam ou tratam da saúde, ou que cuidam das violências, ou mesmo acompanham as noticiários  que o tempo todo abordam terrores sociais, enfim, nós que estamos distantes dessa realidade dolorosa e animal cometida por seres humanos, ficamos chocados. Sinto-me mal em docorrer meus olhos e concluir uma realidade triste e próxima, bem ali, diante de nós, acontecendo o tempo todo. Esperança. O mundo está em um processo de dor e aprendizado, da pior maneira, mas após a tempestade virão belas árvores com frutos que proporcionarão uma fartura de bençãos. Em algum momento esse terror terá fim. E reconheceremos que o bem está presente e que prevalecerá.
Sem dúvida alguma não podemos esquecer do pscicológico que é trabalhado durante toda a leitura, relacionamento conjugal, social. Posicionamento no comportamento.
Análises profundas...
A solidariedade. No caso do restaurador, o Sr.Miguel, que acompanhou e colaborou junto à família, manter os traços da fachada da casa. Fatores que evolvem as emoções e comoções.
Autor detalhista, minucioso. Intensifica cada instante dos assuntos, sentimento, da personagem.

Valeu, ótima obra!

Obrigada!
_________________

O Mundo Esotérico de Madame Blavatsky
Cenas da Vida de uma Esfinge Moderna

Daniel Caldwell

Sugestão e empréstimo: amiga leitora Suely de Paula Campos

A obra relata a vida de Blavatsky e sua relação com o ocultismo. Estudou a mente, psicologia, hipnose, sonhos, alucinações.
O livro traz ensinamentos sobre cura, magia, magnetismo.

Autor: pesquisador em história e em Helena. Webdesigner.

Helena Petroena von Hahn, nasceu em Ekaterinoslav, Rússia, 12/08/1831.
Filha do coronel Peter Von Hahn e da novelista Helena de Fadeyev, neta (lado materno) da botânica e escritora Princesa Helena Dolgorukov, o avô governador civil.
Sua infância: poliglota, amazona, pintora. Próximo aos 18 anos, casou-se com Nikifor V. Blavastky, um homem de meia idade. O casamento aconteceu apenas para sair de casa e nunca se consumou.
Viajou pelo mundo, escrevendo, ensinando. Foi uma grande esotérica da história.
Foi cremada em 11 de maio de 1891, Woking Crematorium. O vírus influenza tomou conta em Londres, vitimando muitos.

junho 2017
_________________

A Vênus das Peles
Sacher Masoch

Sugestão - Clube do Livro maio 2017.



1836 - Lemberg, situada na Galícia, província ao sul da Polônia. A Galícia e os lendários Cárpatos foram o cenário de seus primeiros escritos. Filho de família aristocrática, estudou filosofia e ciências. Essa foi a obra que imortalizou, abordando o prazer sensual que se pode extrair do sofrimento. MASOQUISMO.
A introdução por Flávio Carvalho Ferraz, traz as informações sobre o autor, explicações sobre o sadismo, masoquismo, o envolvimento com a psicanálise e literatura.
Como normalmente comentamos, a obra-ficção não está desvinculada da realidade observada e/ou vivida pelo autor.

Já de início, à grosso modo, podemos identificar que o texto, o jogo de sedução e conquista entre o casal é de profunda análise. Um psicológico anormal, destacando indícios e valores, necessidades, que não comportam em relacionamentos comuns. Assim, podemos dizer que a obra é sem dúvida um marco para o surgimento de outro estilo de literatura. Um livro famoso, um autor marcante. Desmistifiquem o estilo literário através dessa obra. Diferença entre erótico e pornográfico. Herança. Questão moral, tabus. A interpretação vem de quem lê.

" O amor não conhece virtudes, não conhece mérito, a tudo perdoa e tudo suporta, porque o deve; nem pelo juízo somos guiados, nem pelas preferências nem pelos erros, que, descobrimos, provocam nossa abnegação ou nos retraem. É um poder doce, melancólico, secreto, que nos impele, e acabamos por pensar, experimentar, querer, deixamos que nos atraia sem perguntar " para onde? ". "

dilentante - aquele que se ocupa de qualquer assunto por prazer, e não por abrigação.
____________________

A Divina Comédia
Dante Alighieri

Meu próprio desejo de conhecer esse clássico.

A obra instigou a curiosidade devido à vários autores que escreveram inspirados no Dante e através de livros como Inferno de Dan Brown, Mathilda entre outras obras, palestras das quais assisti falando da Divina Comédia. Assim, não teve como não desejar conhecer o clássico.
Completo e complexo, merece não somente várias releituras mas o estudo aprofundado dos contos. Nomes da antiguidade são encontrados durante todo o trajeto percorrido, enriquecendo o texto e o conhecimento do leitor. Nesse ponto, tenho o desejo de estudar a obra. Quem tiver o interesse ou souber, aceito convite!

Nascido em maio de 1265 entre Orsanmichele e Badia, numa Florença dominada pelos gibelinos.
Sua família, com algumas pretensões de nobreza, não era ilustre nem importante. Seu pai, pequeno proprietário de terras, enviuvou-se pouco depois do nascimento de Dante e em sue novo casamento teve mais três filhos.
Em sua infância, Dante conheceu sua musa Beatriz. Frequentou as escolas de Florença, mas a maior formação cultural com Brunetto Latini, apaixonado por letras, possuía ideias largas e sem preconceitos.
Aprendeu sozinho a arte de dizer palavras rimadas.
Casou-se com Gemina Donati, união pré-determinada pela família desde sua infância.
Combateu em batalhas da península. Viveu uma vida desregrada, homem de muitas paixões. Ingressou na política e assim foi até o fim de seus dias em Veneza. 13/09/1321.

A Divina Comédia é um poema composto por um canto introdutório e três partes: Inferno, Purgatório, Paraíso. Cada parte com 33 cantos, sendo a história da conversão de um pecador a Deus. Está contido o tempo, ciência, filosofia, teologia, moralidade. Dante dá poder aos mortos de prever o futuro.

Estrutura da história:

vestíbulo: onde estão os da revolta de Lúcifer não souberam de que lado ficar.
Entre o vestíbulo e o primeiro círculo do Inferno corre o rio de Aqueronte. Param os recém-chegados, indicará onde - qual círculo - cada pecador chegará.
Além do rio, há o Limbo que recebe as almas das crianças.

maio 2017

Ha-ha!
A Divina Comédia - em HQ - Disney

Desde que me submeti a ler o clássico de Dante, desejei um "facilitador" para captar em detalhes o conteúdo da obra. Aproveitando a moda das histórias em quadrinhos, essa seria a forma mais indicada. No encontro de julho da Roda da Leitura, lá estava ela na biblioteca infantil, e sem hesitar, efetuei o empréstimo onde tenho certeza que poderei concluir de uma forma mais rápida esse clássico indispensável aos leitores.
Nessa paródia, o protagonista Mickey vivenciará apenas o Inferno (estou sujeita a continuar a busca por outras HQs) como cenário. 

Aprendendo significados...

Cada um dos círculos percorridos por Dante e Virgílio refere-se à um tipo de pecador.
Dante usou do estilo terza rima. A obra completa contém 100 cantos e sua composição baseia-se no simbolismo do número três, que remete à Santíssima Trindade (o Pai, o Filho e o Espírito Santo).

Personagens:
Dante - condição humana
Sua amada Beatriz - a idealização da fé
Virgílio - personifica a razão

Serão reproduzidos algum dos cantos. O canto V apresenta uma relação de uma mulher casada. 1255-1285. Francesca - com o cunhado Paolo - onde o marido Gianciotto Malatista, assassina os dois traidores. O fato é real e aconteceu na Itália. O pai (Guido da Polenta) fez o casamento por procuração, como um voto de paz com a família Malatista de Rímini.

Aqueronte - caminho fluvial do além túmulo.



Afresco de Domenico di Michelino, 1465, nave do Domo de Florença, Itália. Dante, entre o Inferno e a cidade de Florença. Ao fundo, a montanha do Purgatório e, sobre ela, o paraíso Terrestre e o Céu, o paraíso eterno.


Dante e Beatriz, óleo sobre a tela de John Willian Waerhouse, cerca de 1915 (Museu de Arte Dahesh, Greenwich, Connecticut, Estados Unidos).


O Círculo de Luxúria, Paolo e Francesca - Inferno, Canto V, 37-138 - aquarela e pena de William Blake, poeta, pintor e tipógrafo inglês (City Neuseum and Arte Gallery, Birmingham, Reino Unido).


Ilustração de Gustave Doré em que os pecadores empurram enormes sacos de dinheiro.

Homero César - 1º círculo
Luxo - 2º
Gula - 3º
Dinheiro - 4º
"os que queimavam" - ganaciosos

Conforme vão caminhando pelo Inferno, vão encontrando os mentirosos, destruidores, trapaceiros, falsos profetas. Erros de todas as origens. O sofrimento da burocracia vivido por Donald, originário principalmente por órgãos públicos, demonstra claramente o egoísmo do ser humano e a falta de respeito pelo próximo.
A burocracia foi criada para facilitar o andamento junto ao atendimento à população. Porém, as pessoas que executam o serviço não possuem bom senso e raciocínio para melhor desenvolver o serviço. Há má vontade, egoísmo, falta de profissionalismo e comodismo. Devemos denunciar e exigir nossos direitos. Mas com ações dentro da lei e bem pautadas. Espernear, agredir, não é o caminho.
Esses seres doentes, em tratamento em nosso planeta um dia compreenderão que o foco do EU, estagna, produz inimizades e ocasiona o estacionamento de sua cura.
Outro rei do estresse é o tal do congestionamento ilustrado nesse volume com os pecadores pagando seu pecado levando o carro nas costas. Um humor bem colocado. Acumula-se à falta de educação da massa, com a falta de consciência da utilização do transporte individual. Não se abre mão do conforto e então paga-se o preço. Prejudicial ao meio ambiente, ao seu meio de sobrevivência, sua saúde. Tudo sofre devido à incapacidade de compreensão do indivíduo. Resultado apenas de suas ações.
Esses destaques que estamos encontrando nessa paródia são ótimos para que reflitamos sobre nossas ações cotidianas e mudemos nossas atitudes. Passou da hora. Sentimos necessidade de melhoria provinda de mudanças. Já estragamos demais e ganhamos má qualidade na alimentação, depressões, cânceres, tudo devido ao capitalismo, consumismo, entre outros ISMOS.

julho 2017

__________________________

Cosima
Grazia Deledda

Sugestão: Leia Mulheres Itapetininga - Abril 2017.

Romance autobiográfico publicado postumamente em 1937.
Descreve a infância e juventude de uma aspirante a escritora. Cenas domésticas de uma sociedade arcaica. 
Retrata uma Itália que nos identificamos como histórias de nossos próprios antepassados.
Grazia, nata de Nuoro, Sardenha, Itália, 1871-1936, prêmio nobel de literatura 1926.



Família numerosa. Patriarcal, provedor do lar. Admirado por Cosima. Pensamentos sobre quando crescer irá casar-se. Narra-se as situações conjugais das tias e então aparece uma separação legal, na qual ela coloca o marido para fora. Naquela época?

A forma de escrita é bela. Sabe desenhar as palavras transformando frases, parágrafos em textos harmoniosos e de qualidade, além das informações contidas históricas.
Com apenas alguns capítulos lidos para inteirar-me do assunto, instigou meu desejo de prosseguir.
A história contém um cenário completo familiar. Os problemas de educação, responsabilidade dos pais. A cobrança de parentes e da sociedade. Atualíssimo. Muda-se as épocas, permanece o contexto.
Ainda desperta a reflexão e polêmica o que, ou melhor, qual a melhor forma de educar os filhos para que sejam pessoas consideradas "de bem" em regra geral?
Quando devemos dizer não, como encaminhá-los ao mercado de trabalho? Facilitar quando temos condições financeiras. Poupar dinheiro para que tenham um empurrãozinho no início de vida?
São questionamentos discutidos até hoje e que devemos sim refletir.

A primeira publicação de Cosima também é digna de análise. O dom , o empurrãozinho do irmão e os acontecimentos favoráveis formaram uma excelente oportunidade iniciante. 
Depois, quando termina seu primeiro livro, sente-se leve. Sua obra "voa" em desespero tentando ganhar os ares.

Gosto muito desse estilo, descrevendo o clima, a paisagem, ambiente. Passo a entrar no contexto. Presença no lugar.
Suas observações sob o próprio povo, cotidiano, eram os motivos de inspiração para os textos de Cosima. A sensibilidade de captação do ambiente transformada em arte.

tépido = morno
homiziação = é o ato de se esconder
atávico = que se transmite, tradição, herança
fulgor = a luz que emana de um corpo qualquer. O brilho transmitido por esse corpo
degredo = exílio, punição imposta judicialmente a criminosos que os obriga deixar o país


______________________

A Mediunidade na Bíblia
Henrique Neyde Gimênez

Sugestão e empréstimo da obra: Suely de Paula Campos

Autor: Contador, auditor e consultor de empresas. Atuante na Doutrina Espírita desde os dez anos.
Essa obra explica sobre o Antigo e Novo Testamento, abordando o tema mediunidade. História religiosa e o mundo atual. Assim como a história da Bíblia, suas traduções e versões. Fixamos nesse item que os copistas fizeram inúmeras alterações nos textos. Já de início encontramos uma excelente explicação sobre propagadores, tradutores, datas e influências. Informações completas sobre os livros. Um livro sucinto, bem explicado principalmente para os leigos.

" Doutrina é um conjunto de conhecimento, ensinos ou princípios, o encadeamento de ideias que compõem uma teoria, um sistema filosófico, científico e inclusive, por extensão, religião, dadas suas ilações éticas e morais.

Henrique explica brevemente, porém com riqueza de informações, o que é o Espiritismo e mediunidade.

" Postulado é um princípio ou um fato que reconhecido pelas suas evidências; não comporta nem precisa de demonstração.

Um livro esclarecedor. Vale a pena ganhar tempo em sua leitura.

Abril 2017

________________________

De volta ao passado
Célia Xavier Camargo
por César Augusto Melero

Sugestão do amigo Paulo e presente da amiga Sonia Maria da Silva Santos.

Propósito da obra: vencermos as imperfeições de que somos portadores.
Remetamo-nos ao íntimo. O que nos incomoda, nos alegra, nos irrita. O que buscamos na matéria e para qual finalidade? São questionamentos importantes que deveríamos avaliar, trabalhar em nosso interior. Conhecimento de nós mesmos. Fazer valer a cada dia que nos é dado. Melhoremos nosso comportamento em relação à tudo. Aliviemos nossa alma através de esforços diários, doses homeopáticas.
As pessoas arrogantes, cegas em seu egoísmo, perdem tanto tempo em que poderiam sentir-se leves, de alma lavada, felizes por poderem servir ao próximo. Uma pena. Compaixão dos que ainda não entenderam a mensagem de Jesus. Desfazem, maltratam, humilham dentro de uma arrogância inútil e baixa. Nem na metade estou e já me emocionei com a beleza do suporte que a espiritualidade nos assiste. Peço assim, à Jesus, que continue no comando de meus passos, iluminando minha caminhada e abençoando meu lar. E que eu possa ser instrumento de boas ações, ajudando os irmãos que por mim passarem nas estradas da vida.
Todos os dias, se abrirmos bem os olhos, apurarmos nossos sentidos, estarmos atentos, poderemos perceber claramente que estamos sendo auxiliados por uma força maior que nunca nos desampara. Assim, temos à todo momento, a gratidão presente em nossos corações pelas maravilhas apresentadas.
A abordagem que fazemos ao próximo, seja ele estranho ou não, remete à nossa educação valores. É tão bom cumprimentar com um BOM DIA! Utilizar-se da magia do muito obrigado, e por favor, do que termos que, depois, ficarmos sem argumento de que somos pessoas de bem.
Essa obra nos traz várias histórias, cada qual com suas particularidades semelhantes às situações em que vivemos. Exemplos comportamentais. Atitudes que frequentemente tropeçamos em nosso caminho. Que sirvam para refletirmos nossa conduta perante nossos irmãos de jornada.

Abril 2017

______________________

Comédias para se ler na escola
Luis Fernando Veríssimo

Sugestão: Clube do Livro de Itapetininga mês de abril.

Consagrou-se como o mestre da narrativa curta e de humor refinado. Premiado como o Intelectual do ano, 1997, pela União Brasileira de Escritores, e a Medalha de Resistência Chico Mendes, concedida pelo grupo Tortura Nunca Mais. Seus livros já foram traduzidos para 16 idiomas. Nesta obra, a seleção de textos foi feita por Ana Maria Machado, onde também faz uma excelente apresentação sobre o incentivo à leitura. Como sempre, quero dizer que é a 2ª vez que leio Luis Fernando, mas já entendo o que vou encontrar nos seus textos: muita diversão! Gostoso, rápido.
Assuntos de nosso cotidiano contados para que tenhamos momentos reflexivos, porém leves. Leitura tranquila, para qualquer momento.
_____________________

Atlântida
Princípio e fim da grande tragédia
Roselis Von Sass

Empréstimo da obra a amiga: Beatriz Medeiros.

Esse livro foca os últimos cinquenta anos desse país com seus habitantes que não ouviram os avisos Divinos e foram tragados pelo mar.




Austríaca, ainda jovem, veio para o Brasil onde permaneceu. A baronesa também autora de A Grande Pirâmide, revela seu segredo, best-seller da II Bienal Internacional do Livro, 1972/SP.

" A primeira notícia da existência de Atlântida foi dada por Platão, que viveu em Atenas 400 a.c. 
Localizada aproximadamente entre a Irlanda e as Bermudas. informação trazida nessa obra.
Prof.James Mavor, afirmou que a Ilha Santorini era um fragmento da Atlântida.

O romance traz todas as informações sobre o país sucumbido pelas águas. Como eram as pessoas, seus hábitos alimentares, casas, cultura, crenças religiosas, animais, artes, enfim, tudo sobre como uma sociedade vive. Assim, descobrimos uma fascinante população esquecida através dos tempos. Uma bela pesquisa! Fiquei impressionada e ainda na dúvida se realmente tudo o que contém na descrição é realmente verdade. Sempre tive curiosidade de saber sobre Atlântida e sem querer descobri essa obra entre os livros da amiga Beatriz. Agora, aceito sugestões de outros títulos sobre o assunto.

"A Terra revela um dos seus muitos segredos!"

Através da narração, reflete-se que é fato que devemos sempre estar atentos às pessoas que nos rodeiam, convivemos, estreitamos laços de amizade. A maldade existe e de repente pode nos envolver de tal forma que não nos damos conta das influências negativas que nos atingem. Alerta - atentos. Por mais que não seja nossa intenção, de caminharmos fora do bem, podemos nos equivocar e estragar boas construções por causa dos outros.

Percebe-se que já existia o símbolo da cruz, objeto - amuleto, representando Cristo - Rei Persefal como um "sinônimo" de Jesus.

O Santo Graal - citado na última reunião de decisão de abandono da população do país, entre os druídas (governadores), o rei e o representante espiritual. Os "bons" sentiram a energia Divina.

O machismo existente, vindo não do povo de Atlântida, mas de fora: do náufrago que virou príncipe, dominado pela ganância do poder, implantou a soberania do homem.
"mulher só serve para servir o homem e trazer filhos ao mundo".

A população dividiu-se em opiniões em relação aos avisos de desocupação do país vindo das entidades divinas.
As apresentação religiosas que surgiram, resultavam em orgias e até assassinatos, dominados por entorpecentes. Essas imagens, festas, apresentações, ou o que quer que denominavam, é bem semelhante as festas da sociedade ocorridas em Roma durante o império - uma sociedade no fundo do poço. O ser humano perdendo totalmente os limites e entregando-se às facilidades e prazeres da carne, as paixões, gerando e exponenciando a maldade e todos os terrores de convivência junto, em um mesmo pacote. É assim que também estamos vivendo hoje, tempos difíceis, o terror dos males, da ganância, corrupções, vaidades, consumismos, falta de respeito, drogas, violência doméstica (verbal e física), tomando conta das pessoas sem que elas reajam e reflitam sobre suas palavras, pensamentos e ações. Cíclico. Tudo gira para que depois do terror haja tranquilidade. Para melhorar as coisas, há necessidade de se chegar ao extremo do horror.
A falta de fé e a descrença nos avisos do rei e da natureza foram o início do fim. O país acabou. Seus animais, plantações e as frequentes catástrofes naturais, os seres humanos não tinham como sobreviver. Drogas, assassinatos, fome, doenças, falta d'água, o caos instalou-se em Atlântica até sua submersão e desaparecimento. 
Faz-nos refletir em relação a nossa atualidade. Os sinais são dados a todo o instante. O comportamento positivo deve partir de nós, não esperando que o outro mude para que mudemos nossas atitudes. Tomemos a nossa iniciativa positiva e contagiemos o outro. Incentivemos o bem saindo de nossa zona de conforto. Melhoremos o ambiente em que vivemos já é o começo de uma grande transformação!

Março 2017__________________________

A Obscena Senhora D
Hilda Hilst

Sugestão Leia Mulheres Itapetininga - Março 2017.




Hilda Hilst foi uma poeta, ficcionista, cronista e dramaturga brasileira. Paulista, Jaú - 21/04/1930. Filha de escritor, fazendeiro e esquizofrênico. Formada em Direito, mas passa sua vida em dedicação à criação literária.


Sensações de leitura: uma pessoa sem sentido na vida. Sem objetivos. Redução do ser humano à carne e aos seus prazeres. Busca. Solidão. Dependência.
O texto encena a mudança de uma mulher de sessenta anos que se decide a viver num vão de escada, onde peregrina em busca do sentido das coisas.

Debate: 
O grupo adorou. Palavrões não chocaram, muito válidos até. Poético, teatral, artístico. Busca por Deus, autoconhecimento. Livro para mergulhar e sentir. 
Sinto em dizer, mas esse tipo de leitura não sintoniza com o meu estado de espírito atual, não consegui apreciar a obra.

_________________________


Viagem ao Céu
Monteiro Lobato

Envolvida com os pequenos em tamanho, porém grandes mestres, na Roda da Leitura, apreciei mais essa obra desse grande escritor.
Monteiro Lobato é contemporâneo e para todas as idades! Já havia me esquecido como suas obras são didáticas e de formação. Instruem brincando na magia das histórias fantásticas! Não há como não desejar ler todas. Anotei algumas informações técnicas sobre a Lua, Marte e os planetas do sistema solar. Mas encontraremos informações sobre geografia, como era na antiguidade (Roma, Capadócia etc), entre outras curiosidades básicas,  noções de astronomia próprias para despertar o saber sobre o assunto e muito mais... Acredito ser um disparo de incentivo a aprendizagem dessa ciência espacial.

Março 2017
__________________________

Primeiras Estórias
João Guimarães Rosa

Sugestão: Clube do Livro de Itapetininga.

O interesse do grupo de leitura pela obra surgiu durante a conversa pós exibição do filme documentário do Marcel Proust no CineClube Itapetininga. A sugestão foi da Professora de literatura brasileira e membro da Academia Itapetiningana de Letras,Cecília.
Essa obra é indicada para o início do conhecimento sobre a escrita de Guimarães Rosa. São contos de diversos assuntos e situações.
Já no início da leitura, percebi que é um livro-desafio. Difícil. Para ser lido em apreciação e estudo. 
Focos: violência, desatinos, e o intenso envolvimento do sertanejo. Um oculto em reflexões urbanas vivenciadas através das consequências das insanidades humanas. Profundas análises.




Mineiro de Cordisburgo, médico e diplomata. 
Os contos e romances escritos por Guimarães Rosa ambientam-se quase todos no chamado sertão brasileiro. A sua obra destaca-se, sobretudo, pelas inovações de linguagem, sendo marcada pela influência de falares populares e regionais que, somados à erudição do autor, permitiu a criação de inúmeros vocábulos a partir de arcaísmos e palavras populares, invenções e intervenções semânticas e sintáticas.

Março 2017. 
______________________________

Fonte de Luz
Divaldo Franco
por Joanna de Ângelis


Sugestão: Clube do Livro Espírita

Foi uma leitura maravilhosa! Levando em consideração não somente algumas de minhas observações descritas abaixo, mas esse livro pude compartilhar na leitura com minha família e amigos. Discutimos, refletimos juntos, e levaremos as mensagens do bem com um acréscimo significativo em nossa bagagem. Enriquecedor coletivo!

Utilizando os ensinamentos de Jesus, essa obra abordará diversos assuntos pertinentes em nosso cotidiano, auxiliando  a reflexão e ajudando as melhores escolhas.

CONVIVÊNCIA

Quando não há afinidades, empatia ou até mesmo total discórdia entre pessoas de seu convívio - neutraliza-se. Evite vibrações não positivas. Esteja junto à Jesus.

" Prossiga em paz, e o tempo brindar-te-á com harmonia íntima."

Tenhamos opinião própria, fora de modismos e incentivos vazios. Fortaleçamos na fé e no caminho do bem, deixando comentários maldosos de lado, são seres que ainda não compreendem como é bom participar positividade.

" Quando estejas cansado, renova-te pela prece. Quando te sintas aturdido pelas ocorrências desagradáveis, recorre à meditação. Quando te descobrires com estresse e mau humor, recupera-te pensando em Jesus e buscando-O."

Análise crítica, questionamentos, nos ajudam a conhecer, e entender os porquês e assim melhor direcionamos nossas atitudes.

" Viver em harmonia em um meio social, seja qual for, já que em todos eles existem dificuldades a vencer - constitui desafio para a evolução."

Façamos nosso melhor, satisfazendo aos resultados pessoais. Não importando a opinião alheia.

"O pão sustenta o corpo, mas o pensamento equilibrado auxilia-lhe a digestão."

Não devemos nos conformar ou aceitar as coisas erradas de nosso mundo. Façamos o bem, corrigimos as falhas. Refletimos e não compactuemos com os que não condizem com o correto, não nos deixando corromper.

Março 2017
______________________

Mensagens do Astral
Ramatís
Hercílio Maes

Sugestão e empréstimo do livro: meu amado pai Claudir.
Essa obra meu pai adquiriu e leu em junho de 1985 e como ele estima muito esse livro, indicou-me. Literalmente de pai para filha.
O livro já amarelado e todo rasgado, 7ª edição, publicação 1983. Como boa leitora, colei, encapei e cuidei, para quem sabe outras gerações poderão também apreciá-lo.

B.Gody Paiva, argumenta sobre o tema religião perfeitamente no prefácio da obra.

Essa obra é composta por perguntas, questionando sobre o planeta e a humanidade.



Nós ainda estamos presos à nichos à qual acreditávamos fazer parte e o preconceito ainda domina as atitudes frequentes de todos. Uma obra esclarecedora e informativa.
Durante essa leitura fiz observações nas quais não publicarei, porém gostaria apenas de explanar que a reflexão é intensa. Questões profundas e dúvidas frequentes vem à tona a todo o instante, fazendo com que busquemos respostas que até agora estão me sendo satisfatórias em minhas pesquisas.

" A natureza humana é basicamente relacionada com as energias lunares."

" A Lua exerce com intensa profundidade, na Terra, uma poderosa "astro-etérea", que só é conhecida dos astrólogos."

Influencia o humor, saúde, psicologia, física etc.
Como os antigos falavam: " Hoje fulano está de lua virada...
Pois é, eles tinham razão, a Lua influencia no estado de espírito das pessoas, assim como em tudo na natureza.

" A água pura não se aflige com a poeira que se apegue ao exterior do frasco.

As catástrofes em massa são os resultados das ações erradas também em massa. Quando o homem agir no bem coletivo, o planeta também resultará em bens coletivos.

" O desregramento geral da humanidade é representado pela Besta.
" A inversão de valores é notável " Dentro de uma imoralidade que é o roubo, introduzis uma nova moral que justifica o próprio roubo, demonstrando qual a vossa mentalidade atual.

Os verdadeiros valores se perdem, abrindo espaço às fúteis conquistas e modismos.

" São responsáveis perante o Pai aqueles que desencadeiam as guerras, como todos os que contribuem mental e moralmente para o clima do conflito, mesmo que estejam afastados dos campos de batalha pela massa de água do oceano ou tentem manter-se sob a máscara da Paz."

Quanto conteúdo importante há nesse parágrafo! Engana-se quem acha que não é culpado pelas ações e acontecimentos ruins que acontecem ao planeta. Se estamos passando por tantos conflitos e situações de indignação é porque pelo menos a maioria das pessoas estão envolvidas. Seja pela ação direita, ou pelo simples pensamento.
É pro esse motivo que devemos nos policiar à todo instante do dia. Elevarmos e vigiarmos nossos PENSAMENTOS. Não somente as palavras e ações tem potencial de acarretar situações indesejadas. Emanar boas vibrações, desejar o bem, já são bons itens para um excelente combate ao mal.

" O globo terráqueo é um núcleo em cuja crosta se situa imensa colmeia espiritual, que ultrapassa a vinte bilhões de almas desencarnadas, distribuídas em colônias e agremiações que apresentam os mais exóticos matizes e onde são submetidas às mais variadas emoções de vida! Os agrupamentos melhores procuram influenciar os piores, que se situam em faixas vibratórias mais grosseiras, enquanto que nas zonas abismais o inferno de Dante é pálida versão da realidade!".

" Os "direitistas" futuros já sabem, atualmente, que os enfeites dourados não concedem as dádivas da paz e da alegria, e que não há júbilo no homem sobrecarregado de joias, mas dolorosamente deformado. sabem também que o colar de pérolas não alivia a dor da mãezinha aflita diante do cadáver do filhinho adorado!"

Mensagens do Astral responde a maior parte de nossas questões sobre o planeta. Adverte-nos sobre a conduta errada que temos conduzido durante todo o período que nos foi dada a oportunidade de crescimento. Deixa-nos a certeza que devemos melhorar

BOAS AÇÕES SEMPRE!


Fev 2017
___________________________

Mathilda
Mary Shelley

Sugestão: Leia Mulheres - Fev/2017

Nascida em Londres, 1797, filha de escritores radicais da época (pai utópico anarquista e a mãe feminista), foi uma das autores de Mary Frankenstein.



=> Série: A Arte da Novela apresentada em forma de livro pela primeira vez.

Tema central da obra: um incesto não consumado entre pai e filha, foi publicado pela 1ª vez em 1859. 
A autora possui uma maneira gostosa ao transmitir sua história ao leitor. Senti-me como se estivesse em momentos de férias. Uma escrita de alto nível.
Os sentimentos de desespero, solidão, inconformidade com a realidade mais óbvia: a morte. Essa morte que começa com Diane e somatiza devido à um vazio, alma pequena, restrita ao pai.
Relatos e desabafos profundos. Obra de psicanálise. Os autores antigos, são intensos, verdadeiros artistas.


________________________________________________

O Melhor das Comédias da Vida Privada
Luis Fernando Veríssimo

Essa foi minha curiosidade de conhecera obra de Luis Fernando, devido a minha preferência por Érico, seu pai.



Luis Fernando Veríssimo é um escritor, humorista,cartunista, tradutor, roteirista de televisão, autor de teatro e romancista bissexto. Já foi publicitário e revisor de jornal. É ainda músico, tendo tocado saxofone em alguns conjuntos.

Crônicas da vida íntima da classe média que deram origem à série de programas para a televisão.
Foram boas risadas durante a leitura. Através da interpretação podemos ver como somos ridículos, para não dizer cômicos. Acho que é a primeira vez que saí dos estilos sérios e interpretativos para um entretenimento. Embora sempre valha a reflexão. Gostei da experiência. Faz bem diversificar, por isso leio de tudo.

E se um asteroide...
É mesmo, seria tarde fazermos qualquer coisa... "mas nunca é tarde para começar (ou recomeçar...)". São contradições que de repente fazem todo o sentido. Contamos com um tempo que acreditamos que teremos. Futuro. Se o foco é experiência profissional, passar no vestibular, emagrecer, praticar exercício físico, comprar a casa própria, acumular dinheiro etc. Não tem jeito, precisamos mesmo do tempo para ter algum resultado. Mas para sermos bons, praticarmos boas ações, podemos começar já, sem depender de ninguém, e não perder nenhum segundo. E se achamos que perdemos tempo demais, que nos resta pouco, isso é bobagem, o que está valendo é o agora! O futuro será consequencia do que fizermos hoje. Então a regra é: ser feliz, agora e no bem!

jan 2017
__________________________

A Filha Perdida
Elena Ferrante

Sugestão: Leia Mulheres - jan/2017

Autora: pseudônimo de uma romancista italiana.

Após as filhas crescidas irem morar com o pai no Canadá, Leda vai passar férias no litoral sul  da Itália onde conhece e se apega a Nena e sua filha Elena.

Narrativa de análise psicológica. Não muito atrativa ao meu estilo de leitura, porém foi muito válida. Parece-me que a autora está relatando sobre sua própria história, ou tão comum, onde diversas leitoras identificam-se com Leda. Essa análise, estilo de pessoa é o mais comum que encontramos nos dias atuais. Conflitos em situações simples, aumentando, criando traumas, fantasiam, inventam problemas inexistentes. Buscam o eu e tornam esse EU conflituoso sem necessidade. Complicam as coisas boas e simples na vida. Sem dúvida, muitos se retratam com a personagem.

Questionamentos abordados:
=> Mal resolvida intimamente, envolvendo questões maternais;
- Falta de maturidade;
- Egoísta;
- A boneca, o roubo, rapto, ou qualquer outra denominação que desejemos dar, não seria uma tortura que gostaria de fazer às próprias filhas?
- Um revide? Por que em seu íntimo ela culpa as filhas por suas frustrações?

Casamento sem planejamento sem diálogo: onde os dois devem ter o mesmo foco programando juntos.
Em uma breve análise psicológica de Leda, acreditando que seu maior conflito íntimo e dificultoso é organizar-se em sua própria vida, distribuindo harmoniosamente seus pontos de mãe, esposa, profissional, filha. Leda usa a boneca para sua terapia. Durante toda a leitura a não devolução da boneca me incomoda. Isso, mexer com o leitor, provocar sensações, é o reflexo da arte produzida pelo artista.
Esse livro me fez analisar Leda. Refletir sues motivos, medos, atitudes. Sinceramente não gosto de ser psiquiatra. Entrar em reflexões e filosofias. Podemos ser mais simples. Não há necessidade de criar interpretações e ficar "batendo em uma mesma tecla". Insistindo no mesmo assunto.

Algumas análises do grupo:
Sociedade individualista, egoísta foge da humanidade raiz: ajudar uns aos outros. A maternidade vista de maneira real, atual, onde os limites da mulher estão se desencontrando do que deve ser devido a cobrança da sociedade sobre o posicionamento do indivíduo, e esse se preocupando com a opinião dos outros. A perda de individualidade. Leda entra em competição com todos, sempre querendo ser o centro das atenções.
______________________________

VISÃO DE MUNDO SEM JUÍZO
Danuza Leão


Minha amiga Danuza, como costumo brincar com meus familiares e amigos, marcou-me muito com suas colunas na Folha de SP quando passava por minha adolescência. Resolvi relembrar esses momentos lendo agora suas crônicas. Iniciei a leitura em dezembro de 2015. Demorei, não porque não gostei do livro, é que fui me envolvendo com os outros e esse sempre guardado para momentos diferenciados...

Enfoque: relaxar, sem compromisso. ou " sem juízo.

Danuza marca relacionamentos frustrados. Hoje, não me identifico, onde meus pontos de vista são bem distintos. Bom, alivia, analisar que temos apenas alguns momentos na vida de deslizes. Tudo passa.
Gostei muito dos textos Escolhas e Aprender a Elogiar.

Nós realmente temos o péssimo hábito de guardar as boas opiniões sobre os outros somente para nós. Faz tão bem sair por aí espalhando boas energias... E uma delas é elogiar as pessoas. Todos gostamos de elogios, mesmo a quem não conhecemos. Para muitos muda até o dia da pessoa! Para que guardarmos se podemos compartilhar? Experimente para ver...

Algum dia ouvi: " A vida é feita de escolhas". Resultados imprevisíveis de escolhas incertas.
 Será que estamos seguros de nossas escolhas? O importante de que uma rotina, cair na mesmice, não tem graça nenhuma. O estimulante são os imprevistos da vida, os desafios. Será um raciocínio correto? Tudo, acredito, deve ser ponderado, balanceado. São pontos à refletir...

Pensamos em como gostaríamos que os outros fossem. Mas pensamos em como somos?

Danuza trata de todos os assuntos cotidianos de uma forma leve, sem preocupações, não atinge os pontos chave. Outro anglo. bem diferente do que eu vejo hoje. Ela leve e "sem juízo". E como ela mesma disse (escreveu): " As pessoas mudam no decorrer de uma vida". Isso chama-se amadurecimento, evolução. " Por isso a vida vale tanto a pena, por isso é tão fascinante a aventura que é viver".

Foi bom. Refleti sobre diversas questões. Meditei. Questionei. Embora em abordagens de pensamentos diferentes, foi bom reler Danuza.



Danuza Lofego Leão é uma jornalista e escritora brasileira. Irmã da cantora Nara Leão, foi casada com o jornalista Samuel Wainer, fundador do extinto jornal Última Hora. Nos anos 1950 foi modelo profissional.

Jan 2017
_____________________________

A Construção da Mente
Neurociências e Espiritualidade
Walter Oliveira Alves

Sugestão: Clube do Livro Espírita

" O amor é a energia que tudo motiva ao funcionamento da vida, em seu mais profundo significado.


Os nomes da ciência na evolução:

  • 1809 - Lamarck, francês: progressão; adaptação.
  • 1859 - Darwin, britânico: seleção natural.
  • 1850 a 65 - Russel: teoria evolutiva.
  • Mendel - completou Lamarck e Darwin.
  • Thomas Hent Morgan - relacionou gene com cromossomo.
  • Watson e Crick, década de 1950 - descreveram a estrutura do DNA.
" O acaso não existe.

Livro técnico, objetivo, trás as explicações sobre o início do planeta, espécies, formação do corpo com seus sistemas. 

Evidenciemos de acordo com nossa área de tecnologia: 

" O cérebro, pois, é o aparelho que a mente se utiliza para se exprimir e se desenvolver, mas não é a mente em si, da mesma forma que, no mundo da informática, o hardware corresponde à máquina por onde o software se manifesta. Mas o software pode ser gravado num disco de segurança e sobreviver, mesmo que o computador seja destruído.

" O equilíbrio emocional, a meditação, relaxamento, calma, contentamento são emoções saudáveis e necessárias ao equilíbrio mental e físico. Da mesma forma, a educação integral do ser, ou seja, a educação do Espírito assume papel terapêutico na vida do homem.

" 1869 - James Clerk Maxwell, afirmou que as ondulações de luz nasciam de um campo magnético associado a um campo magnético elétrico. Surgia assim a teoria eletromagnética que abriu caminho para a invenção do rádio.

" Einstein propõe abolir o conceito de "éter", definido por Huygens como um meio sutil por onde a luz se propaga, substituindo-o pelo conceito de "campo", que designa o espaço dominado pela influência de uma partícula de massa.

" Tudo no Universo possui uma natureza mental.

Células, DNA, cromossomos, neurônio - ao contrário de outras células, jamais se divide - são tratados nesse livro.

" Urge alterar nossa metodologia de ensino aprendizagem, levando nossas crianças à real compreensão de um fenômeno e não a receber definições prontas. Analisar um conteúdo em todos os seus aspectos, de forma integrada, e nunca de forma isolada, propiciará a real construção das estruturas mentais, que conduzirão à análise mental necessária ao processo evolutivo.

Mais uma vez a voz da razão gritando: precisamos ser questionadores.
Após uma leitura aplicada a ciência, formação desenvolvedora de nosso cérebro, aprendemos e reafirmamos conceitos muito bem explicados e comprovados através de estudos e lógica. Sem dúvida uma leitura rica e proveitosa. 


jan 2017_____________________


Comecemos o ano com novas aventuras, conhecimentos, viagens...

Nosso primeiro livro do ano é Jornada dos Anjos, espiritualista e continuação de Exilados por Amor. Porém pode-se ler separadamente, não há perda de conteúdo caso não tenha lido o anterior.

Jornada dos Anjos
Sandra Carneiro
por Lucius

Agora iremos a momentos cruciais que marcaram a história, chegando até os dias atuais, período de transição da Terra; de provas e expiações à regeneração.

Constantino...
Verão 325 em Niceia, Constantino presidia 01ª Conferência Mundial dos bispos da igreja cristã. Um dos marcos da fundação da Igreja Católica.



==> João e Ananias exilados em uma ilha com os cristãos. Com a ajuda do plano espiritual, João iniciou as escritas do Apocalipse.

==> Constantino mata seu filho Crispus, influenciado por Fausta sua segunda esposa.

==> Venceslau IV da casa de Luxemburgo, foi rei da Boêmia e governou entre 1363 e 1419.

==> John Huss foi um pensador e reformador religioso. Ele iniciou um movimento religioso baseado nas ideias de John Wycliffe. O seus seguidores ficam conhecidos como os Hussitas.

==> Praga:



Praga é a capital e a maior cidade da República Checa, situada na margem do Vltava. Conhecida como "cidade das cem cúpulas", Praga é um dos mais belos e antigos centros urbanos da Europa


A Capela de Belém foi fundada no ano 1391, como lugar onde se pregava em checo, e tinha capacidade de albergar 3 mil pessoas.


John Wycliffe, foi professor da Universidade de Oxford, teólogo e reformador religioso inglês, considerado precursor das reformas religiosas que sacudiram a Europa nos séculos XV e XVI trabalhou na primeira tradução da Bíblia para o idioma inglês, que ficou conhecida como a Bíblia de Wyclif.


Jan Huss, defensor da ideia de que a Igreja precisava de uma profunda mudança, reconstrução espiritual. Cristo e sua doutrina, o Evangelho, eram a única lei e não Pedro como chefe da Igreja. Reitor da faculdade de Filosofia de Praga.

Depois de Jan Huss, outros vieram... Jerônimo de Praga, Matinho Lutero...

Quakers -  nome dado aos membros de um grupo religioso de tradição protestante. A sociedade religiosa dos amigos, cirada em 1652, pelo inglês George Fox.

Shakers - grupo protestante fundado sobre os ensinos de Ann Lee. Ficou historicamente conhecido por tratar homens e mulheres de maneira igualitária.

O tráfico de escravos: assunto abordado, assim como a inquisição, bruxas na fogueira.

Papas: Gregório XII, eleito 1406; Alexandre V, 1409 a 1410.

Ângelo Correr, patriarca latino de Constantinopla.

Pietro Filargi da Candia, foi um antipapa que governou a Igreja Católica no biênio 1409-1410.

Jerônimo de Praga (Ernesto) foi o principal discípulo e o mais devotado amigo de Jan Huss. Em maio de 1416 foi julgado e condenado por heresia e queimado na fogueira em 30 de maio do mesmo ano.

Papa João XXIII, antipapa entre 1410 e 1415. Baldassare Cossa, nasceu em Nápoles, Itália, perto de 1370 e morreu em Florença, 22/12/1419.

Ku Klux Klan (também conhecida como KKK ou simplesmente "o Klan") é o nome de três movimentos distintos dos Estados Unidos, passados e atuais, que defendem correntes reacionárias e extremistas, tais como a supremacia branca, o nacionalismo branco, a anti-imigração e, especialmente em iterações posteriores, o nordicismo, o anticatolicismo e o antissemitismo,historicamente expressos através do terrorismo voltado a grupos ou indivíduos aos quais eles se opõem.Todos os três movimentos têm clamado pela "purificação" da sociedade estadunidense e todos são considerados organizações de extrema-direita.

Máquinas; onde estão os pensadores, críticos, questionadores? Buscando poder, dinheiro. Motivados pelo desafio de cada vez melhorar. Mas qual o sentido de melhora? Melhorar o tamanho da casa, da conta bancária, do consumo. E que tal melhorar o amor ao próximo, a solidariedade? Máquinas escravas do capitalismo. Que tal uma vida alternativa?

JAN 2017

aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada!