Quem sou eu

Minha foto
Autora dos livros TEMPO ESCOLHAS HISTÓRIA e A CORRIDA DE GERAÇÕES - informações nesse blog.

2020

Novo ano, nova etapa, novas leituras...

Assim idealizei no início, agora quase ao fim de um ano que é difícil transcrever em palavras o quão foi diferente, encerro essa página com essas obras e em outras páginas do blog, poderemos encontrar outras leituras estudadas e discutidas ao longo do ano 2020.


____________________

05/2020 - 

Poemas Escolhidos
Emily Dickinson




Nascida em Amherst, EUA, e morreu com 55 anos, no ano de 1886, após essa passagem, sua irmã encontrou sua obra, em mais de 1700 poemas, e foi a responsável por sua publicação.
Sua obra é criada em diferentes assuntos que estão interlaçados.
Poema, de fato, não é meu estilo literário preferido. Ainda estou aprendendo a ler. Mas para conhecer essa famosa escritora, sigo nessa leitura.

Início : 15/04/2020
Término: 17/11/2020

Profundos como a boa poesia. A cada abertura do livro a sensação de sol, arco íris, requinte e simplicidades. Também encontrei carência e solidão.
pág. 68 e 69
Anos de convivência, cumplicidade, reprocidade.

_________________

07/2020 - 

Há dois mil anos...

Emmanuel
por Chico Xavier.

Volume digital

Vingança - Orgulho - Lei de Causa e Efeito

Os episódios da vida de Públio Lentulus, o senador de Roma na época de Jesus.

16/08/2020

Educação nos lares. Lá no Império as matronas terceirizaram a educação de seus filhos aos escravos, procurando ocupar-se com as futilidades da matéria. Esse é um tema que venho refletindo a alguns anos. Como mãe, a responsabilidade maior e primordial é zelar pelo bom crescimento menta, moral de nossos filhos. Assunto esse cheio de quesitos em discussões. Mas devemos priorizar nossos anseios e saber fazer as escolhas.

Já bem avançada na leitura, seguindo bem o comportamento das personagens. Assim como na atualidade as paixões terrenas predominam. O EU sem cogitar o próximo domina a má conduta. Como seria bom se ouvíssemos mais do que falássemos! Mergulhar em nosso interior e ouvir intuição...
Públio não teria perdido tanto tempo de cumplicidade de um bom relacionamento conjugal se não fosse tão orgulhoso e egoísta.
A inveja e desejo de posições financeiras altas desequilibram a alma daqueles que a alimentam...
Tudo é para nosso aprendizado e crescimento. Temos a necessidade de sentir para fixar o conhecimento.
O importante é que estejamos atentos à nossa conduta, sempre em questionamento às nossas ações.


Essa obra em que nos apresenta o início dos sacrifícios sofridos pelos primeiros cristãos, os ensinamentos de Jesus são seguidos com fé sensibilizadora.
Os detalhes dos governantes e de seus momentos políticos são historicamente instrutivos e nos fazem conhecer um passado no qual acarreta os desígnios do que é necessário para a evolução do coletivo. Os indivíduos que se perdem nas paixões da matéria, custam a vencer suas vaidades e egoísmo da mesma forma que vem acontecendo durante as centenas de anos subsequentes. Cada qual aprendendo em seu tempo. E no final, percebe-se que tudo que for alicerçado nos valores desse mundo, dissolve-se. O que, de fato é perpétuo assertivamente pertence ao Reino dos Céus. Os sentimentos fraternos, a bondade, alegria, humildades são os ingredientes que nos fazem crescer enchendo os corações de amor e bem estar.


Quando o Homem Velho é o que domina as ações não há reflexão. As atitudes são cegas e a colheita dolorosa. No final é claro que nada vale à pena pois só resultou em dores e culpas que poderiam sr evitadas. Os pais Públio e André descobriram no mais duro sofrimento. Perderam seus filhos devido às sua falhas.

Momento histórico...

Vimos nessa obra a erupção do Vesúvio em 79 que destruiu a cidade de Pompéia.


Erupção do Vesúvio, quadro de Johan Christian Dahl pintado em 1826
___________________________

03/2020 -

Nos Céus da Gália
Carlos A. Baccelli
Irmão José

Romance sobre a vida de Allan Kardec, desde quando sacerdote druida, nas Gálias e, posteriormente, reeencarnando na condição de Apóstolo do Cristo, até corporificar-se na França para, em meados do século XIX, a tarefa da Codificação do Espiritismo. Trata-se de livro imperdível, repleto de ensinamentos e informações romanceadas sobre a trajetória de Allan Kardec e do Espírito da Verdade, tanto quanto de eminentes outros vultos druidas, essênios e cristãos que, mais tarde, haveriam de reencarnar para darem ensejo e triunfo à Terceira Revelação.

01/04/2020

Essa obra foi um presente do amigo leitor que frequenta grupo de estudo União Fraterna em RP. Grata!

pág. 46-47
" Enfrentamos dias difíceis e não sabemos das consequências..., a cada dia, mais se aproxima. Diante das circunstâncias, temo mais pelos sobreviventes que pelos que virão a perecer...
... representará um novo tempo para os nossos espíritos. Não teremos como vencer, porque não podemos nos opor aos Desígnios Superiores.

Acredito que também na leitura não há coincidências.
Momento esse que a humanidade está iniciando a passar também é um marco de um novo início. Escolhemos estar aqui nesse momento. Faremos nosso melhor esperançosos de que e para nosso aprendizado e fortalecimento.
Peçamos que a espiritualidade que nos acompanha, nos abençoe e proteja.

pág.51

"É chegado o momento de demonstrarmos o que temos aprendido.

pág.54

" ... a vitória final sempre pertencerá ao Bem!

É sabido que muitas sementes, antes de germinarem, permanecem, no solo da Vida, em estado de profunda latência, por séculos e séculos. Assim também acontece com as almas, das quais a Sabedoria Divina, a fim de que os seus insondáveis Desígnios se executem, lança mão no momento propício. Deus possui, em seus filhos, inesgotável celeiro de diversificados e infinitos recursos espirituais, aos quais, sempre que necessário, pode recorrer, para o cumprimento desta ou daquela missão, maior ou menor, em qualquer parte do Universo!

pág. 104

" Confiemos nas forças que, nos momentos mais difíceis, sempre nos chegam de Cima!

A cada parágrafo nos e relembrado a trajetória de Jesus, os acontecimentos, comportamentos e ações dos apóstolos, grandes nomes da história que marcaram. Belas obras escritas por Humberto de Campos e Leon Denis complementam os estudos e os fatos que nos fazem refletir o porque dos acontecimentos.
Aparecem também na narrativa, os vilões e maldosos, como Nero marcado pelo incêndio em Roma.

pág. 250

Traz a informação que até o ano de 553 da Era Cristã, a Igreja admitia a Reencarnação. No II Concílio realizado em Constantinópla, através da influência de Teodora, esposa do Imperador Justiniano, proibiu-se a lei natural das vidas sucessivas.

-> Fé Raciocinada.

O Bem e o Mal, um entrave eterno em que o Mal é limitado em suas ações pois há de reconhecer de que  em seu íntimo é existente a centelha Divina e de que em algum momento irá se deparar com ela e reconhecê-la como algo maior.

14/04/2020
______________________

01/2020 - 

Para mudar um pouco o estilo literário, iniciamos o ano em leitura de 

Tarsila
Maria Adelaide Amaral

A obra transporta o leitor ao ano de 1922, com a chegada da artista ao Brasil após temporada em Paris, e finaliza com a sua velhice, 50 anos depois.


01/01/2020


Abaporu - 1928

Maria Adelaide nos apresenta, em forma de peça teatral, uma Tarsila sensível, influenciada por Oswald de Andrade, escritor famoso e de personalidade duvidosa, um 'canastrão', assessorada pelo sincero amigo Mario de Andrade, em seu meio também presente Anita Malfati. Todos presentes na famosa Semana da Arte Moderna de 22.
O artista, que externa em sua obra a sensibilidade de sua vivência e percepção, não se pode esquecer de que é humano e assim como tal, em sua trajetória, há momentos, fases, interferências... Não se pode o tempo todo maquinar obras inesquecíveis e maravilhosas. Uma hora tortuosa, outra esplendor. Vivemos bons e nem tão bons momentos. Crescemos, amadurecemos e reagimos aos diferentes acontecimentos. Assim, diversificamos. Lembranças de flores, cicatrizes dos espinhos.
 ___________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada!