Quem sou eu

Minha foto
Autora dos livros TEMPO ESCOLHAS HISTÓRIA e A CORRIDA DE GERAÇÕES - informações nesse blog.

TOMATES VERDES FRITOS; NO CAFÉ DA PARADA DO APITO - FANNIE FLAGG

 01/2024 -


Vou considerar 8 porque é o meu número.
Essa é talvez a quantidade de livros lidos em 2023.
Nem parece comigo há alguns tempos atrás: pura devoradora. Hoje em dia acho que aprendi a saborear. Ainda muitos volumes me aguardam...









P.21
A propósito, estou imaginando coisas ou os tempos atuais estão mais difíceis? Meu cara-metade disse que mais cinco sem-teto apareceram na semana passada no Café atrás de algo para comer.

Uma reflexão sobre os tempos e os enfrentamentos da humanidade. Ciclos e dificuldades.

P.40
"Ah, é mesmo... Bem, a sra. Adcock disse para todo mundo no jantar, ontem à noite, qu tudo o que existe na casa dela são antiguidades autênticas... Com mais de cinquenta anos... Que valem um bocado de dinheiro. Eu disse à sra. Otis 'E eu que entrei na vida sem valer quase nada e de repente me transformei numa antiguidade de valor inestimável. Devo custar uma fortuna no mercado!'." ela riu e pensou um pouco.

Os tempos são levados pelo vento acarretando novas formas de pensamentos. As gerações anteriores já não agem como se esperava. Copiam e inovam. Reprisam. O que pensar e como agir agora. Como estão os da minha idade? Por que a nossa época é agora.

P.109
" Nunca se sabe como é o coração de uma pessoa até que ela seja testada, não acha?

Esse é um dos comentários mais sábios. As máscaras são utilizadas constantemente no ambiente da convivência social. Ainda não há o preparo moral para o recebimento de observações construtivas, gerando milindres, para não dizer fofocas, conversas ocultas e maledicências.
Infelizmente ainda há a necessidade de conscientização de que é preciso sair das redomas e limitações e esforçar-se para que as convivências sejam sadias, leves e felizes. 
Esse atraso amarra o desenvolvimento em alcançe de respostas positivas acopladas a boas energias. Talvez mudos dentro de suas ignorâncias. O Homem em suas mazelas atentos aos outros para que haja compreensão e melhor convivência e torcida para que os ânimos não se alterem := maturidade.

# A parte em que se faz comentário sobre a educação de Toco é muito pertinente e indicada à reflexão. Postura, exemplo, pulso firme, amor. Equilíbrio e dedicação. Como o fazemos nos dias atuais?

P.190
Talvez seja compreensível desejar ou conformar-se em partir quando esse momento parece estar próximo. 
O tempo passou e com ele muitos sonhos que no decorrer da vida não foram realizados e se perderam tornando-se ilusões. Mas também muitas alegrias foram vividas, situações inesperadas que trouxeram transformações na vida moldando formas chamadas de experiências e suas consequências transformada em aprendizado denominada sabedoria.
Idade. Vivência.
E quando se dá conta de que muito se passou e já não há muitas forças físicas, e de que todos os dias se repetem, vive-se todos os dias e as noites chegam e tudo bem quando o chamado vier.


Nossa personagem incomodada com a vida, com sua vida, aprendeu em determinado momento que se faz necessário mudar atitudes para colher diferenças. Se importar com sua própria opinião é o mais importante. Aceitação e regras engessadas são intermitentes e cultivam sofrimentos. Viver nosso próprio mundo e sermos felizes é o que realmente importa.

Uma leitura leve e agradável em uma estrutura de escrita em uma construção maravilhosa.
Um cenário fornecedor de grande reflexão incluindo a cultura, a época, o posicionamento dos personagens.
Idgie é uma protagonista marcante. Soube educar, viver suas emoções dentro de sua personalidade. Toco, tive sim um comportamento, às vezes, infantil, porém passível de perdão. Fraterna, amorosa.
Adorei também Evelyn. Venceu seus medos e incômodos inaceitáveis com o auxílio de sua grande amiga Ninny. Que dupla! Charmosas e queridas! Adorei a narração e construção literária. Normalmente os temas abodados são impositivos e maçantes, mas nessa obra: leves e adoráveis.

Agora vamos assistir ao filme...

Lembrando o livro, porém com suas pequenas alterações peculiares de imagem e restrição em olhares, o filme abrange em seu tempo momentos agradáveis de não somente de entretenimento, mas também de diversos pontos reflexivos já abordado no livro.
O posionamento da mulher - eu encaro particularmente como indivíduo; os preconceitos e os parcos pontos evoluídos de muitos dos personagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada!