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Autora dos livros TEMPO ESCOLHAS HISTÓRIA e A CORRIDA DE GERAÇÕES - informações nesse blog.

CLUBE DE LEITURA - UMA VIAGEM PELA AMÉRICA LATINA

Esta oficina é realizada pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Poiesis e Oficinas Culturais. 

Coordenada por Felipe Souza, escritor, autor de “Enquanto o infarto não vem” (Patuá, 2018) e de “Curriculum Vitae” (2019), a quem agradeço a oportunidade de aprendizado e de momentos ricos nessa oficina literária.


Cronograma dos encontros:

04.05: CHILE - Doce inimiga minha (Marcela Serrano);

06.05: ARGENTINA - Pássaros na boca (Samantha Schweblin);

11.05: GUATEMALA - O boxeador polaco (Eduardo Halfón);

13.05: CUBA - Cartas para minha mãe (Teresa Cárdenas);

18.05: MÉXICO - Mulheres de olhos grandes (Ángeles Mastretta);

20.05: COLÔMBIA - Memória por correspondência (Emma Reyes);

25.05: URUGUAI - Espaços íntimos (Cristina Peri Rossi);

27.07: BRASIL - Perifobia (Lilia Guerra) - Encontro com a presença da autora.


MARAVILHOSO O CIRCUITO DE ENCONTROS !!!

GRATIDÃO À ORGANIZAÇÃO E AO COORDENADOR FELIPE SOUZA



27/05/2021 - BRASIL

LILIA GUERRA

PERIFOBIA



São Paulo, 1976

Estreou em 2014 com o romance Amor Avenida.

Contos:

  • Artigos de Luxo;
  • Dia viável para passeio com roupa de primavera;
  • Do que é feita Rosalina;
  • Entre roseiras e jabutis.
As condições miseráveis, sem estrutura, orientação adequados. Sem julgamentos. A mulher pobre, mãe de 3 filhos, um de cada pai. Sem trabalho, sem dinheiro, sem condição alguma de nada.

Ao terminar a leitura do conto, relacionado à morte e a conduta da vida, a mensagem real estapeia o leitor. Questionamentos e reflexões que tenho feito há muito e tem sido recorrentes. Tudo muda em nossas vidas quando passamos a ver o mundo e nosso comportamento nele, com outros olhos, livres, despretensioso, onde as culpas e ansiedades são dispensadas. Trabalhar o equilíbrio e a melhor conduta. Exercícios constantes. Embora a realidade possa ser diferente, o comportamento não.

As circunstâncias impostas novamente por uma realidade dura. A prostituição presente; e de repente uma salvação. Um lar. Um meio.

A neta da empregada que cobra seus direitos explorados pelos patrões.  Amargo. Sofrido. Humilhado. Sentido.

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25/05/2021 - URUGUAI

ESPAÇOS ÍNTIMOS

CRISTINA PERI ROSSI


12/11/1941

Romancista, poeta, tradutora e autora de contos. Escreveu mais de 37 obras. Foi exilada em 1971 e mudou-se para a Espanha onde tornou-se cidadã em 1975. Atua como jornalista e comentarista político em Barcelona. É jornalista de rádio e conhecida por sua defesa de liberdade de expressão. Há muito apoia o casamento gay.

Contos

  • Procura-se;
  • Paciência;
  • HB2.

Procura-se
Entre os três discutidos, o mais impactante e frustrante em seu desfecho. Ester que ama Claudia. Uma mulher fictícia criada por uma agência de encontros e "desmascarada" por um programa de TV de reencontros. A exploração dos meios de comunicação como algo positivo no subconsciente do leitor. Especulação da vida íntima através da TV.

Paciência
Solidão, egoísmo, insatisfação - o EU infeliz, fuga das realidades a enfrentar. A paciência - o jogo - a vida.
Um jogador que se esconde, tenta suprir seus vazios descontando nas partidas de paciência no computador.

HB2
Previsível. 
A indústria farmacêutica como meio comercial, dinheiro dominante. A saúde humana inexistente. Medicamentos que não funcionam, não são necessários, uma enganação. O texto declara abertamente o verdadeiro interesse da indústria farmacêutica. Pacientes cobaias e vítimas do dinheiro. Revoltante e pura realidade!
Os médicos em um congresso servidos por prostitutas em um hotel de luxo. Um laboratório lançando um medicamento contra o câncer. O médico com câncer.

Os contos apresentam o sexo como necessidade física elementar, porém ausente. Uma solidão introspectiva. A falta de alegria e satisfação na vida.


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20/05/2021 - COLÔMBIA

Memória por Correspondência

EMMA REYES



9 de julho de 1919 - 12 de julho de 2003

Sem família, Emma e sua irmã foram depositadas em um convento privadas da visão do mundo exterior. Depois de fugir e de muito andar pelo mundo, ganhou um curso de pintura em paris onde pintou com Frida Kalo e Diego Rivera, conheceu Picasso. Casou-se e perdeu seu único filho. Escreveu um livro de cartas contando sua sofrida história. Suas pinturas retrataram sua infância dolorosa, mas também coloridas entre animais e plantas.


As cartas são escritas a Germán.

Prisão, sem contato com o mundo. Sofrimento. A religião impondo através do medo, comandando, fazendo com que a obediência viesse no trabalho escravo. Sem raciocínio, discernimento. 

Carta 1

Crianças em condições sub-humanas de vida; o boneco do general Rebolho.

Carta 2

Eduardo, o Piolho, foi levado a um convento por María. A visita do homem de posses resultou nessa ação. Ficaram Helena e Emma.

Carta 11

As irmãs foram deixadas no primeiro convento e as freiras não sabiam sobre seus pais.

Carta 12

Foram, Emma e Helena, transferidas para outro convento e a necessidade de 'tirá-las do pecado' continuava.

Carta 13

Contando a rotina do convento, as meninas que zombavam dela, o massacre das freiras, na obrigação do trabalho escravo e na errônea condução de prisão.

"Nunca nos ocorria protestar nem reclamar por justiça. Nossa vida não tinha futuro, e toda nossa ambição era ir do convento direto para o céu, sem passar pelo mundo".

A imposição do medo como meio de domínio e comando era fortíssima utilizando a figura do Diabo. Não havia individualidade. O grupo, o coletivo apenas.

Carta 14

Emma conta sobre as freiras em suas particularidades e relacionamentos com as meninas no convento. Essas últimas só trabalhavam, analfabetas. Os castigos e eternas dívidas através dos Ramalhetes amarravam-nas em culpa e humilhações.

Carta 15

Emma passou a fazer parte de um dos grupos de meninas, ter amizade. Através de 'Nova' aparece Tarrarrurra - o apoio emocional abafando a solidão e a dureza da vida real.


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18/05/2021 - MÉXICO

Mulheres de Olhos Grandes

ÁNGELES MASTRETTA

Vencedora do prêmio Rómulo Gallegos


Nascida em 09 de outubro de 1949, jornalista, atriz e produtora mexicana pós-boom. É conhecida por criar personagens femininas e que refletem realidades sociais e políticas do México em sua vida.

- Tia Charo, a maledicente e o padre;
- Tia Valéria, e os vários maridos;
- Tia Fernanda, sempre ocupada;
- Tia Carmem, o marido a traiu e ela foi internada em um hospício. Prima da tia Fernanda;
- Tia Chila, abandonou o marido e foi ser feliz, empreendedora poderosa;
- Tia Eugênia, mãe de muitos filhos, dividiu o marido com a doutora Dávila;
- Tia Clemencia, transou com o namorado e não quis casar;
- Tia Mari, as cinzas de todos juntos;
- Tia Laura, o marido esquisito e a Igreja;
- Tia Mariana, trocava traição com o marido rico;
- Tia Jose, a vida da filha.

Todas as histórias tem em comum a presença dos maridos e as mulheres são de personalidades fortes. Olhos grandes de enfrentamento.

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13/05/2021 - CUBA

Cartas para minha mãe

Teresa Cárdenas


Primeiro livro publicado pela autora, onde colocou suas experiências de menina latino americana, negra e pobre. Nasceu em 1970, Matanzas, foi atriz e dançarina. Além de escritora, é contadora de histórias.

" Uma obra composta por 44 cartas escritas por uma menina negra entre seus 10 e 15 anos. Após a morte da mãe, a menina vai morar com uma tia e os primos. Suas cartas são relatos do sofrimento vivido nessa convivência e aprendendo com a intolerância alheia e com os que a cerca.

Relacionamento familiar envolvendo a perda de referência e cuidados maternos. Exclusão, preconceito, tortura. Compreende a incapacidade do outro em ser melhor, resiliente às torturas. 

As dores dos seres a caminho da evolução. A necessidade da dor para chegar ao amor.

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11/05/2021 - GUATEMALA

O boxeador polaco

Eduardo Halfon


Estudou engenharia industrial no sul da Flórida e depois voltou para Guatemala onde lecionou literatura por oito anos. Quatorze livros publicados em espanhol e três em inglês. Recebeu nove prêmios.

Contos discutidos:
  • Distante;
  • O boxeador polaco;
  • Discurso de Póvoa.
Professor de literatura, o personagem do primeiro conto, aos universitários adolescentes. Autor protagonista. Relação aluno e professor. Juan, o aluno, poeta, precisou abandonar os estudos para ajudar a família porque o pai morrera, e o professor vai ao seu encontro para saber o que lhe aconteceu.

No segundo texto, avô  no campo de concentração em Auschwitz.

" A literatura rasga a realidade.

Os três contos estão interligados: literatura, realidade, 1ª pessoa.

"Assim, exatamente, é a literatura. Ao escrever sabermos que há algo muito importante a dizer com respeito à realidade, e que temos esse algo ao alcance ali, muito perto, na ponta da língua, e que não devemos esquecer. Mas sempre sem dúvida, esquecemos.

Jovens desinteressados, assim como nas atuais salas de aula. Professor que busca o aluno interessado, a exceção.  A realidade palpável. Distância de realidades, de classes sociais e sonhos. A visível mostra de falta de qualificação profissional marcada pelo desinteresse da maioria dos alunos. E o único com talentos e interesse não teria condições de cursar a faculdade e adquirir um diploma. O professor dedicado e atendo aos alunos, gostando do que faz então busca aquele que se destaca para compreender o porque de sua ausência, compreendendo e não interferindo em sua caminhada. As citações literárias, a cultura quatemalteca bem detalhada e apresentada aos leitores. O autoconhecimento evidente no texto. 

Exploração

O conto é uma mentira?
O compromisso da ficção com a realidade.

Soltar palavras...
Libertação, desabafo.
O infantil é fantasioso e inocente e sincero.
A criança é poupada sobre as verdades do mundo.

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06/05/2021 - ARGENTINA

Pássaros na boca

Samantha Schweblin




Nascida em Buenos Aires, em 1978, Casa de las Américas de 2008 com seu livro de contos Pájaros en la boca. Em 2010, foi eleita pela revista Granta uma das 22 melhores jovens escritoras de língua espanhola.

Contos discutidos:

  • Pássaros na boca;
  • A mala pesada de Benavides;
  • Conservas;
  • Papai Noel dorme em casa.
Através de uma linguagem bizarra e fora de uma rasa interpretação, os ensinamentos exigem uma reflexão profunda em diversos pontos e seus relacionamentos.
Conflitos emocionais, responsabilidades da paternidade são encontrados no primeiro conto discutido. Aceitações. Ingerir vivos ou mortos? Até que ponto?
Ações impactantes para despertar para a situação problema, o ponto da questão. Posicionamento dos envolvidos nas relações familiares e o conflito de gerações. A gaiola - liberdade, autonomia.

A mala pesada de Benavides
  • Violência banalizada;
  • Distorção da mídia;
  • Consciência pesada pelo não controle de ações impulsivas;
  • O show, a violência como espetáculo, sensacionalismo;
  • Exposição vexatória de um semelhante.
Conservas
- Momento adequado para uma gravidez.

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04/05/2021 - CHILE 

Doce Inimiga Minha 

Marcela Serrano


A romancista publicou seu primeiro livro em 1991, aos 40 anos .

Os contos discutidos:

  • Sem Deus nem Lei;
  • A mim me coube a bandeira;
  • Fêmeas ( Um divertimento);
  • O homem do vale.
Através das abordagens distintas a autora pontuou alguns dos problemas vividos pelas mulheres. 
A importância das escolhas diante das difíceis e desafiadoras situações da vida.

Aborto, superproteção, amargura, educação, comparações entre épocas, são alguns pontos encontrados no primeiro conto.

"O que faço com as cicatrizes?"


Violeta Parra - a mais importante folclorista da música popular chilena.


Javierra Carrera - membro de uma das famílias chilenas mais aristocráticas que participaram da Guerra da Independência do Chile. Ela quem costurou a primeira bandeira nacional do Chile.
Não levou títulos com os homens, os irmãos, mas fez tantas coisas maravilhosas, colaborando das mais diversas formas. Se fosse homem não teria realizado tantos feitos. Devemos valorizar a mulher como mulher que é: doce, corajosa, feminina, e não compará-la com o homem.

Em Fêmeas uma surpresa muito bem elaborada em seu desfecho.
Qual delas saiu ganhando? Proteção, cuidados e prisão X Liberdade e solidão.

A posição de Maruja, em O Homem do Vale, como tantas de semelhante vida se espalham pelo mundo. Escolhas e decisões cabem ao livre arbítrio de cada ser sem julgamentos.



6 comentários:

  1. Uma grande alegria poder coordenar este clube de leitura! Essa troca é fundamental! Parabéns pelo blog, Vanessa!

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  2. Parabéns pela criação da página é uma forma linda de parabenizar esse trabalho tão maravilhoso. O clube está sendo muito enriquecedor para mim, aprendo a cada dia com todos vocês. Obrigada por me proporcionar momentos tão maravilhosos, tão ímpar em meio a uma pandemia tão avassaladora. Que orgulho de fazer parte dessa viagem pela América Latina. Gratidão.

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    1. Mesmo distantes geograficamente, nos unimos para discutir assuntos literários correspondentes a vida, ao mundo, aos comportamentos. Conhecemos pessoas e interagimos com alegria nos fazendo muito bem!
      Gratidão pelas palavras Anita! Adorei conhecê-la

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  3. Incrível Vanessa! Obrigada por toda essa compilação do que vimos! Foi muito legal encontrar pessoas tão cultas e interessantes, mesmo que remotamente, viajando juntas pela América Latina, Adorei! Parabéns pela iniciativa!

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    1. Feliz em conhecê-la Danúbia! Foram noites enriquecedoras, um grupo ótimo! Gratidão!

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Obrigada!