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Autora dos livros TEMPO ESCOLHAS HISTÓRIA e A CORRIDA DE GERAÇÕES - informações nesse blog.

COMÉDIA - DANTE ALIGHIERI

15/2021 -  

Início: 12/07/2021

Término: em leitura.

Tradução: J.P.Xavier Pinheiro


Em 2017, após algumas tentativas em vão, guardei essa enciclopédia para outro momento oportuno. Como acredito que sempre haverá a hora certa, aqui estou participando desse lindo incentivo cultural proporcionado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo gerenciado pela Poiesis Organização Social de Cultura, ministrado por Valentina Cantori.
As informações abaixo descritas são retiradas do material do Clube de Leitura, da edição na qual estou lendo e também meus próprios comentários.

Julho/2021

Uma das obras poéticas fundamentais da literatura mundial. Seu impacto sobre os contemporâneos de Dante foi enorme e quase imediato. Já no século XIV criavam-se em toda Itália cátedras especiais para interpretar sue conteúdo alegórico. A posteridade só confirmou sua grandeza.
Dante começou a escrevê-la em 1308 e trabalhou nela até pouco antes de sua morte. Nela, o trágico não constitui elemento essencial, e a língua e o estilo empregados são simples e naturais. 

- Contra capa -

Clube de Leitura
Dante e a Divina Comédia: uma viagem
entre Inferno, Purgatório e Paraíso
Valentina Cantori
Oficinas Culturais - Formação para o interior

Valentina Cantori (1988) é tradutora, pesquisadora e artista de teatro. Doutora em Letras (Universidade de Macerata/Universidade Hebraica de Jerusalém), desenvolve um projeto de pós-doutorado sobre literatura italiana e judaísmo (USP). 




Fotos de alguns dos encontros da oficina no mês de julho/2021 


Além desse breve estudo no Clube de Leitura, faremos - grupo do Leia Clássicos - uma leitura integral da obra, com encontros quinzenais para discussão e troca de interpretações dessa viagem dantesca. 

Dante e seu tempo
os séculos XIII e XIV


Giorgio Vasari, Ritratto di sei poeti toscani, 1544, Minneapolis Institute of
Arts. À direita: Cavalcanti, Dante, Boccaccio e Petrarca; atrás: Cino da
Pistoia e Guittone d'Arezzo.


Nosso poeta...
Nasce em Florença, maio de 1265.
"florentino de nascimento, não de costumes".

De família financeiramente mediana, o pai pequeno proprietário de terras, fica viúvo poucos meses depois do nascimento de Dante. A nova esposa lhe deu mais três filhos.
Aos nove anos, Dante conhece Beatriz, sua musa inspiradora.
Aprendeu sozinho a arte das rimas. Reencontrou Beatriz aos 18 anos, exaltando-a como a uma criatura celeste.
Devido ao seu talento tornou-se amigo de Guido Cavalcanti, poeta famoso da época.

Dante era um home de grandes paixões. 
Em 1289 serviu nos combates em Campaldino e da conquista do Castelo de Caprona.
Quando morre Beatriz em 1290, Dante estuda filosofia nas obras de Boécio e de Cícero. Casou-se com Gemma Donati devido à indicação paterna. Levava uma vida libertina e por isso foi censurado pelo amigo Cavalcanti:

"Não, quero agora por tua vileza 
 Dar a entender que teus versos me agradam
 Nem fazer-te visita sendo visto

Essa fase durou até 1295 quando teve acesso à cargos políticos.

Florença...
Em crescente expansão, os nobres tinham decaído e a burguesia mandava. Havia uma rivalidade entre as poderosas famílias Cerchi e os Donati. Os primeiros enriqueceram através do comércio, os segundo pertenciam a uma antiga estipe, orgulho de casta, porém menos ricos. Sua paixão na política não propiciou experiências felizes.

1295 e 1297
- Conselho Especial do Povo;
- Eleição dos priores;
- Membro do Conselho dos Cem.

1300
- Embaixadores em San Gimignano;
- Eleito prior de 15/06 a 15/08.

1301
Os negros venceram e expulsaram os brancos de Florença.

1302
Condenado a dois anos de exílio.
Nos anos seguintes se desloca entre Verona e Treviso e a Toscana.

1312 - 18
- Permanece em Verona hóspede de Cangrande della Scala.
- Muda-se para Ravena.
- Morre em 13 de setembro de 1321. Esse ano: 700 anos.

A obra...

Comédia - intitulada por Dante.
Divina - aparece em 1555 por Boccaccio.

Composta por um canto introdutório e três partes representadas pelos reinos: Inferno, Purgatório e Paraíso. Cada parte - 33 cantos. Versos decassílabos. Dante trabalha nessa Enciclopédia por toda sua vida. Encontra-se política, religião, numerologia, comportamento etc. Na época não havia separações entre ciência, filosofia e teologia como há nos dias atuais.

P.12
"Dante imagina fazer uma viagem em 1300 e portanto refere-se naturalmente tudo quanto aconteceu antes dessa data; mas reconhecendo aos mortos a capacidade de prever o futuro, põe-nos a profetizar os acontecimentos públicos e particulares que não deseja deixar em silêncio.

Lúcifer, o anjo rebelde, abre uma enorme depressão em formato de cone debaixo de Jerusalém. A depressão está dividida em nove círculos, e a cada um deles estão representados os pecados em suas respectivas gravidades.
Sobre a montanha está o Purgatório, onde as almas irão escalar o monte, purgando os pecados. Diferente do inferno é uma fase transitória. Os dois reinos estão ligados por um estreito subterrâneo que do fundo do abismo infernal leva à ilha do Purgatório no hemisfério oposto.
Sete são as faixas correspondentes aos pecados capitais, com o antipurgatório e o Paraíso terrestre é atingido o fatídico nº9, que com o nº3 se encontra na base de toda a disposição da obra.
Nada, nem mesmo os números são ao acaso nesta viagem dantesca. 
Seu tema principal é o AMOR.
Rimas petrosas - duras.
Língua vulgar - italiano do séc.XIII - língua da fala.
Dante foi um linguista também (o primeiro). 

" situação difícil, mas termina bem.
" plácida conclui-se assustadora

Escritores se permitem as tragédias e as comédias
Começa mal e termina bem (assustadora - prazeroso)

Nos convida a refletir sobre nosso comportamento, sobre a vida. O homem da Idade Média, para Dante, não resiste em suas fraquezas em as tentações da matéria que os afasta da salvação espiritual.

Virtudes:
- Cardeais: Força, Justiça, Prudência, Temperança.
- Teologais: Fé, Esperança, Caridade.

Cultura medieval:
Conexão da cultura clássica com a cristã.

A problemática da Comédia para Dante é identificar o lugar do homem no mundo onde Deus é o responsável por tudo e sem Ele,  o homem é um ser perdido.
Essa obra foi escrita com a intenção de reformar moralmente o mundo. O momento histórico e político vivia a substituição do feudalismo pelo capital móvel e do comércio comunal. Na Itália, as repúblicas litorâneas importavam e exportavam riquezas fabulosas. Florença tornara-se o núcleo dos interesses e das lutas sociais e políticas daquele tempo dinâmico e arrebatador.

A viagem é sua salvação.


Para Dante, Virgílio era um profeta, símbolo da razão. Indicava as virtudes cardeais e o batismo para libertação dos pecados, mesmo não sendo batizado. Por esse motivo, Virgílio acompanha Dante somente pelo Inferno e Purgatório.

O homem jamais poderá conhecer a Deus apenas com o uso da razão. É necessário um salto místico - utilizado por S. Bernardo e não por Beatriz.

Cosmologia

Nos tempos de Dante, a Terra era representada por um globo solto e fixo, imóvel no espaço com terras e mares e envolvido por uma atmosfera própria não extensiva ao espaço restante.
O único habitado, superfície sólida, inferior de superfície toda marinha e em seu centro a montanha do Purgatório.

INFERNO


Inicia-se no segundo círculo onde os luxuriosos são arrebatados por uma tempestade de vento. Francisca de Rimini narra sua história.

" quem somos e qual função temos no mundo em que vivemos

" a finalidade da vida humana devia ser, a procura do bem e da verdade
encontrado apenas em Deus

" os bens humanos afastavam dos bens eternos

4 - 5 Março 1300 - Paixão de Cristo, véspera da Sexta-feira Santa.
Dante - Embaixador de Florença em Roma, aos seus 35 anos.

Jornada em 7 dias:
2 no Inferno;
- 4 no Purgatório;
- 1 no Paraíso.

CANTO I

Vestíbulo - Introdução

Encontrava-se no ponto divisório entre o mundo físico do invisível.

Pecadores: Ignavos (preguiçosos) e sem batismo (Limbo)


Vestíbulo: Limbo - não há castigo, então sem salvação.
Esforçando-se a fugir de uma Selva Tenebrosa encontra uma pantera, um leão e uma loba. Virgílio o convida para visitar os reinos eternos - Inferno e Purgatório. Beatriz o conduzirá ao Paraíso.
Leão (fera) - tem-se a ambição do poder e a soberba, preferindo-se a alegoria moral à política.
Loba - avareza; o poder temporal dos papas.
Pede ajuda
Virgílio - poeta antes de Cristo. É exercido um prestígio sobrenatural sobre a imaginação popular. Seu poema significa a ciência humana ou a filosofia; assim como Beatriz a ciência divina ou Teologia. Cantou os ideais de paz e justiça do Império Romano no tempo de Augusto. Simboliza a razão integrada com a sabedoria moral.
Dante faz muitos elogios. Conta sobre o bloqueio dos animais. Diz seguir o poeta à porta de S. Pedro.

CANTO II - CONVITE À VIAGEM


" Fora-se o dia; e o ar, se enveredando
Na vida real de Dante,
esse dia compreende o tempo da dor do poeta (depois da morte de Beatriz).

" Sem perder o que em corpo humano existe

Eneida - origem da cidade de Roma - sede do grande império da Igreja Católica

Maior Pedro - S. Pedro Apóstolo

Dante questiona a viagem, aparece Beatriz, Luzia e Raquel representando o Paraíso. Deseja a purificação, buscará a salvação seguindo com a viagem guiado por Virgílio que o socorre. 

02/08/2021

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Canto III - Vestíbulo - Porta do Inferno

Gustave Doré 1861

Inferno - pecadores: indiferentes ao bem ao mal, neutros.
À margem do Aqueronte, o barqueiro Caronte transporta as almas
" dores à morada
 padecer eterno
 gente condenada

Amor supremo - Santíssima Trindade

Há uma inscrição na porta do Inferno.

" sem estrelas irrompia
significa escuridão lugar destinado aos ignorantes

Pranto e gemidos
Dante sente compaixão em ouví-los
Línguas, sofrimentos, lamentos, vozes roucas, iras, punhos estorcidos
Encontra um clima pesado e sombrio

" Nem o profundo Inferno os recebera
Os pecados  por gravidade dos mais leves aos mais pesados. Os indiferentes estão na entrada do Inferno

Virgílio aconselha a seguirem, sem perder tempo com esse tipo de pecadores.

Caronte questiona o que um ser vivo faz ali.
Dante sente um tremor e desmaia: sono de transição de canto.

03/08/2021
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CANTO IV - Primeiro círculo - Limbo - sem batismo


Castigo do pecado original
- Estão grandes poetas gentílicos;
- Homero;
- Damas e homens famosos

Dante acorda em um lugar nebuloso e ouve os sofredores.
Estão lá não por pecarem, explica o poeta, mas por não serem batizados.

" Descer súbito vi forte, guerreiro
Descida de Jesus ao Limbo depois da Ressurreição

" pai primeiro
Adão

" Entre eles me cabendo o lugar sexto
Sexto em conhecimento

" Chegamos junto a um fúlgido castelo
aquele que brilha, resplandece - castelo da ciência humana: cercando de 7 muralhas escolásticas
- Trivium: - lógica; - gramática; - retórica
- Quadrivium: - aritmética; - astronomia; - geometria; - música.

Sempre se refere a luz.

Saladino - islâmico
Serviu ao Egito, deu fim ao califado, apoderou-se da Síria e Mesopotâmia
Diversas origens para Dante.

07/08/2021
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CANTO V - 2º CÍRCULO - LUXURIOSOS


Francesca e o amante



Em sua entrada Minos, julgador das almas
Figura grotesca - rei de Creta, celebrado por sua entrada no Inferno

Francesca conta sua história

" Os que aos vícios da carne se entregaram
mortes e traições

" ar perso
cor negra

Impactado com a história de Francesca, desmaia e o canto é encerrado.

07/08/2021
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CANTO VI - 3º CÍRCULO
Pecado da gula
Castigo: sentir cheiro de frutas e muita sede - chove constantemente



Dante continua se vendo rodeado de amarguras e sofredores.
Cérbero, cão a morder os pecadores. Um monstro em sua aparência - cão com 3 cabeças.
Nesse canto entra comentários políticos, nomes evolvidos  nos partidos dos negros e dos brancos.
Dante pergunta sobre outros nomes conhecidos.
Jacopo Rusticucci, Mosca, Arrigo
Preparam-se para descer ao 4º círculo onde encontram Pluto, deus das riquezas
Ciacco, florentino, fala das lutas entre as fações opostas de sua cidade.



09/08/2021

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CANTO VII - Ávaros e Pródigos
4º Círculo




Sem o devido equilíbrio aqui estão os que não conseguiram administrar suas posses financeiras.
Localizados em lados opostos são castigados carregando fardos pesados.
Julgados pela avareza também são encontrados clérigos, papas, cardeais.

" Que em tempo os bens mudasse enganadores 
 De nação à nação, de raça à raça
Contra esforços de humanos sabedores

Descem ao 5º Círculo encontrando as águas da lagoa Estígia
Coléricos e Preguiçosos
Imersos na lama ardente.

10/8/2021

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CANTO VIII - IRACUNDOS E RANCOROSOS
5º CÍRCULO



Na lagoa Estégia encontram o demônio Flígias - Seu castigo é ver perpetuamente um penhasco prestes a cair.

Apolo engravidou sua filha Coronis. O filho Esculápio, deus da medicina. Por esse motivo, Flígias incendiou o templo de Apolo em Delfos. Em revide, Apolo o matou.

Encontram Felipe Argenti. Há rumores de rancor pessoal entre ele e Dante.

Nos cantos há muitas referências de Eneida.
Desembarcam à porta da cidade de Dite.

11/08/2021 
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CANTO IX - CÍRCULO 6º
OPOSTOS À IGREJA - PECADO HERÉTICOS




Os diabos trancam as portas entre as três fúrias. Aparece Medusa tentando petrificar Dante. Surge um anjo para salvar a situação com um toque de vara, abre as portas de Dite.
As três Fúrias: Megera, Alecto e Tisífone.

12/08/2021

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CANTO X - 6º CÍRCULO - HERÉTICOS


Farinata (significativo para Florença) se destaca para Dante nesse pecado.
Epícuro, filósofo grego, está presente nesse círculo 
Sem crença na imortalidade da alma.
Suicidas transformados em árvores nodosas 
Valor político e teológico
Os esbanjadores perseguidos e devorados por cadelas ferozes.

13/08/2021

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CANTO XI - VIOLÊNCIA E BESTIALIDADE


P.14

" Os violentos contra Deus e os violentos contra a natureza são submetidos a uma implacável chuva de fogo; contudo, enquanto os violentos conta a natureza (isto é, os sodomitas, como Brunetto Latini) caminham, aliviando assim o seu tormento, os violentos contra Deus devem permanecer ditados sob o flagelo da chuva ígnea. Também os usurários são submetidos a ela, mas sentados, e movendo sem descanso as mãos para se defenderem.

Círculo 7º - giros

Giro 1 - próximo - tiranos; assaltantes
Giro 2 - contra si próprio - suicidas; gastadores
Giro 3 - Deus - Blasfêmios; sodomitas; usurários

Os poetas chegam ao 7º círculo, onde se abre um precipício. Por isso, precisam subir para a garupa de Gerione, um monstro alado com a cauda afiada. Desde com os dois ao fundo do abismo.

16/08/2021

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 A arte imita a natureza
Aristóteles

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CANTO XII - 7º CÍRCULO - TIRANOS ASSALTANTES


Violentos contra o próximo 

De sentinela o Minotauro

" De Creta o monstro infame se estendia
 uma das maiores ilhas do mar Mediterrâneo, foi célebre nos tempos antigos por suas cem cidades.

Havia Centauros (meio-homens, meio-cavalos) incumbidos de guardar o recinto. Eram vários, cada qual em suas representações. Estavam em volta ao rio sanguinoso.

18/08/2021

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CANTO XIII - 7º CÍRCULO - SUICIDAS - GASTADORES


Entram em um recinto onde são castigados os suicidas. Esses pecadores são transformados em troncos ásperos e nodosos onde pousam as harpias (aves de rapina com rosto de mulher e seios) - mitologia grega - perseguidos por cães

Pietro delle Vigne (suicida) conta sobre sua morte e como são convertidos em troncos.

Dante castiga no sentido teológico, mas salva no poético - piedade
Mostra o conflito psicológico 
Violência nas palavras e também nas imagens.

19/08/2021

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1º Encontro Leia Clássicos

Discutimos o início da obra e os três primeiros cantos do Inferno em 20/08/2021


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24/08/2021
Canto XIV
Círculo 7º - Giro 3 - Blasfêmios - Sodomitas
Violentos contra Deus, natureza e a arte
 
Planície de areia incandescente.
Castigo: chuva eterna de ardentíssimas flamas

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25/08/2021

Canto XV - Círculo 7º
Violentos contra a natureza

Reconhece Brunetto Latini florentino (1220-1294).
Filósofo, retórico (depreciativo), escritor engenhoso e orador fecundo.

Canto XVI - Círculo 7º - Giro 3
Usurários

" Que os colos aos seus pés estavam  contrários

- Vícios e devassidões

" Se houvesse amparo à chuva pavorosa

Cita o opulento mosteiro de S.Bento - religião e má administração de seus bens.

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27/08/2021

Canto XVIII - 8º Círculo


Dividido em 10 valas denominadas "Maleboge" : bolsas más - semelhante a uma bolsa ou saco - estrutura e funda.
São ligados entre si por pontes

-> Sedutores e Rufiões (malandros)

" Os alcoviteiros flagelados por demônios cornudos;
 os adulares imersos em estrume
Na primeira vala estão os pecadores
Demônios nas bordas açoitavam

Seguem os aduladores

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31/08/2021

Canto XIX - 3ª Cava - Simoníacos
(vendas de coisas espirituais)

Castigo: permanecem de cabeça para baixo em furos ou cavidades estreitas e circulares, aparecendo apenas às pernas e as plantas ardem em chamas.
Dante encontra Papa Nicolau III.

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01/09/2021

Canto XX

Cava 4º - 8º Círculo
Pecadores, Adivinhos ou Mágicos

Castigo: com as cabeças voltadas para trás.

P.116
" O mundo largo tempo há percorrido
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02/09/2021

 Canto XXI - 8º Círculo - 5ª Cava
Barateiros - Oficiais Públicos pautados no exercício dos seus cargos

Vendilhões debatem-se em pez fervente: multidões de diabos armados com arpões obrigam os desgraçados a permanecer inteiramente submersos.

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03/09/2021

 Canto XXII - 6º Vala - 8º Círculo

Os hipócritas, oprimidos por pesadíssimas capas de chumbo.

7ª Vala - Ladrões

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2º ENCONTRO - LEIA CLÁSSICOS
03/09/2021


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Canto XXI - 8º Círculo - 5ª Vala
Barateiros - Oficiais Públicos pautados no exercício dos seus cargos - Vendilhões debatem-se em pez fervente: multidões de diabos armados com arpões obrigam os desgraçados a permanecerem inteiramente submersos.




02/09/2021

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Canto XXII

" Neste canto, dos que, valendo com os poderosos, traficavam com os seus favores. Descreve-se a punição dos condenados. Menciona-se em especial um que dá notícias de outros e refere-se a astúcia de que usou para enganar todos os filósofos que estudam as relações da alma com o corpo sem considerar a união com Deus (malebranches).




03/09/2021

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Canto XXIII - 8º Círculo - 6ª Vala - Hipócritas

Andam revestidos de capas e capuzes de chumbo e exteriormente dourados. Arrastam-se, Dante e Virgílio, são perseguidos pelos malebranches. Dante cita a fábula de Esopo da rã e o rato.

08/09/2021 
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Canto XXIV - 8º Círculo - 7ª Vala
Fraude Simples - Ladrões

P.15
" Repleto de serpentes: serpentes de todas as medidas, cores, venenos, que se lançam sobre os ladrões: envolvem os seus membros enroscando-se neles, apertam-nos e mordem-nos. No momento de ser atingido, o infeliz incendeia-se e um momento depois fica completamente incinerado, para ressurgir depois das suas cinzas como a Fênix da fábula. Mais além, por seu lado, os condenados, uma vez feridos, transformam-se em serpentes, enquanto as gestas que os mordem se tornam homens. Todo o fosso fervilha de estranhos seres em metamorfoses, entre um abater de caudas que se tornam pernas, e de braços que se retiram no corpo e línguas que se bifurcam.

" O sol entra no signo de Aquário na 2ª parte de janeiro e a geada se mostra nas campinas ao amanhecer

" Dos sábios a escritura já narrou
Que a Fênix morre e logo após renasce
Quando aos anos quinhentos se acercou

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Canto XXV - 8º Círculo - 7º Vala - Ladrões

P.139
" Vanni Fucci, depois de vociferar contra Dante, blasfema a Deus e foge. Apresenta-se Caco sob a forma de centauro, trazendo às costas e espáduas inumeráveis serpentes e um dragão. Pouco depois avista-se o Poeta com três florentinos, cujas maravilhosas transformações presencia.

13/09/2021
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Canto XXVI - 8º Círculo - 8ª Vala - Maus Conselheiros

 Os poetas veem inumeráveis chamas. Entre os pecadores, Ulisses e Diomedes. O primeiro conta sua extrema aventura no oceano sem fim. Reis gregos celebrados pelos poemas de Homero, Ilíada e Odisséia.

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Canto XXVII - 8º Círculo - 8ª Vala - Conselheiros fraudulentos

Apresenta-se Guido de Montefeltro.

"Darás ao sólio tua glória e conforto
 Prometendo demais, pouco fazendo.

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Canto XXVIII - 8º Círculo - 9ª Vala - Cismáticos - Intrigantes
Causadores de escândalos, cismas e heresias

Consiste a pena dos condenados na mutilação.

Cenas pesadas.

" Cortados em pedaços pelas espadas afiadíssimas dos demônios entre chagas horrendas e restos de braços aparece Bertrand de Born, trovador provençal que, tendo separado um pai do filho com maus conselhos, caminha segurando pelos cabelos a sua própria cabeça, separada do tronco.

14/09/2021
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Canto XXIX - 8º Círculo - 10ª Vala - Falsários

Oprimidos por terríveis doenças, arranham-se ruriosamente. Os de moedas estão inchados pela hidropisia (acumulação anormal de líquido no tecido celular); os mentirosos ardem de febre.
Apresentam-se Grifolino e Capocchio, esse último foi companheiro de Dante no estudo das ciências naturais. Deu-se depois à falsificação de metais rendendo-lhe a fogueira na qual ardeu em Siena.
"Grifolino, alquimista, que por gracejo prometera a Alberto, filho natural do biscpo de Siena, ensinar-lhe a voar. Impossibilitado de fazê-lo, foi acusado de feitiçaria e condenado por esse prelado à fogueira onde expirou.

15/09/2021
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Canto XXX - 8º Círculo - 10 Vala - Falsários





Mestre Adão de Bréscia falsificou os florins de ouro de Florença, que representavam no anverso um lírio e noverso a imagem de S. João Batista.
Sinon, o grego que enganou os troianos quando ardilosamente induziu estes a introduzir em Tróia o cavalo de madeira.

16/09/2021
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17/09/2021
3º Encontro - Leia Clássicos
Cantos do Inferno: XII, XIII, XIV, XV, XVI e XVII

Uma noite agradável compartilhando vozes suaves em referência aos comentários de tão relevante destaque na literatura ocidental.

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Canto XXXI
Esse é um canto de transição do 8º para o 9º Círculo.
À entrada estão os gigantes, os guardiões da vez.

P.169
" Noite não sendo e dia não reinando,
 Pouco distante eu divisar podia,
Eis som de trompa escuto, retumbando.


Os gigantes da mitologia clássica representando (para Ciardi) as forças elementares desiquilibradas cujas paixões desconhecem as leis morais ou religiosas. São os guardiões do círculo mais profundo do Inferno pela sua natureza de "filhos da terra", são símbolos da condição terrena submetida às paixões bestiais.
Fonte: curtindo a comedia.blogspot.com/2009/09/inferno-canto-xxxi.html

Os gigantes em destaque são:
1- Nimrod: Foi quem soprou a trompa avisando a chegada dos dois. É o rei da Babilônia que concebeu a ideia da torr de Babel e foi punido com a confusão das línguas.

2- Efialtes: Está agora acorrentado porque ele e seu irmão gêmeo tentaram atacar o Monte Olimpo (onde moram os deuses). A punição é por sua arrogância.

3- Anteu: Ele se alimentava de leões na África onde Cipião derrotou Aníbal na 2ª guerra púnica entre romanos e cartagineses. Foi morto por Hércules. Entendo que está no inferno por omissão na participação da guerra. Traiu o povo.

20/09/2021
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Canto XXXII - 9º Círculo - 1ª Parte

Traição contra parentes

Caína ou Cairia - derivado de Caim, traidor e assassino do seu irmão Abel.

P.16
Não há fogo, nem demônios, nem gritos de condenados: o fundo do Inferno é gélido, um imenso bloco de gelo. Prisioneiros aí, com a cabeça imersa da estrutura gelada, estão os traidores: as lágrimas no gelo significam as suas pálpebras. Naquela imobilidade alucinante, o conde Ugolino raivosamente rói o crânio do seu inimigo.

21/09/2021
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Canto XXXIII
9º Círculo - 2º Parte - Continuação Canto XXXII
Traição 

Ptoloméia - Contra Hóspedes :
Ptolomeu do Egito traiu Pompeu

O conde Ugoino e o arcebispo Ruggieri estão em uma região limítrofe entre Antenora (traidores da pátria acusado de entregar castelos de Pisa para as cidades de Luca e Florença) e Tolomeia (área reservada aos que traíram seus convidados e associados arcebispo que se apoderou do controle de Pisa - Dante condena Pisa.
Em Ptolomeia os condenados estão deitados de costas presos no gelo, e não tem o consolo do choro.

" Queres de infanda mágoa - começava -
" Renove a dor, que só pensando a mente, 
Antes que fale, o coração me agrava.

22/09/2021
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Canto XXXIV - Último canto do Inferno

9º Círculo - 4ª Parte
Tudeca
Traição contra benfeitores

No centro está Lúcifer, um monstro com três bocas, cada uma mastiga um dos três maiores traidores:
- Judas - traidore de Cristo;
- Brutus e Cassius - traidores de César.
Arrancando-se aos pêlos das pernas de Lúcifer Dante e Virgílio descem e depois começam a subir chegaram ao centro da Terra e um estreito subterrâneo os levará a "rever as estrelas da outra parte do mundo.
As 3 faces de Lúcifer figuram os três princípios de que procedem os pecados: ignorância, ódio e impotência.


23/09/2021
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PURGATÓRIO


Divididos em 7 círculos de expiação dos pecados

Anti-purgatório - dividido em 3 degraus
Os menores pecados aparecem no topo, próximo ao Paraíso. Representam os 7 pecados capitais 
orgulho, inveja ira preguiça e avareza
gula e luxúria estão juntos.

Os penitentes do Purgatório, longe do eterno sofrer, do ódio a rebelião o e crime conhecidos no Inferno durante a viagem dantesca, aguardam seu encontro com Deus, pedindo orações e rezando reconhecidos tardiamente de seus pecados. Os castigos sofridos no Purgatório são penas para redimir e purificar durante o percurso libertando-se dos pecados. Precisam adquirir o perdão. Distantes dos sofrimentos vividos na Terra, a dor maior é o sofrimento espiritual depositando esperanças e resignação para ascender ao Paraíso.

Canto I

 A luz das estrelas banham o céu. Os viajantes encontram Catão de Utica - o último dos republicanos de Roma - que ensina sobre a condução.
Dante coloca em seu texto conhecimentos técnicos e avançados, hoje divididos em categorias de Astrologia e Astronomia.

Canto II

P.17
" Mal chegado à praia da ilha, enquanto olha em volta de si e descobre as estrelas do hemisfério austral e o esplêndido Cruzeiro do Sul, Dante descobre que está perto de si um velho de barba branca. É Catão, defensor da liberdade, aquele que em Útica se matou por não suportar que a Roma republicana sucumbisse.

P.193

Chegam em barca dirigida por um anjo muitas almas que se encaminham para o Purgatório. Entre elas Casela, músico, amigo de Dantes

27/09/2021

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Canto III

Os poetas vão subir a montanha de expiação e liberdade dos pecados. Antes, Virgílio lava o rosto de Dante com o orvalho das ervas para liberar a sujeira do Inferno. Uma multidão de espíritos os guia para a vereda. Uma das companhias é Manfredo, rei da Apúlia e Sicília.

28/09/2021

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Canto IV

Há o questionamento que o ser humano possui diversas almas. Dante, católico, afirma que a alma é única.

" Se mostra à ação, de outra qualquer nascida, Verdade, que refuta a crença errada
- Que em nós uma alma está noutra acendida

Bellacqua, fabricante de instrumentos musicais. Amigo de Dante.

29/09/2021

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Canto V

Arrependidos na hora da morte se salvaram


A condição de Dante estar vivo impressiona os espíritos que percebem sua sombra.
Pedidos de preces, histórias comoventes compõem os passos desse novo período encontrado por Dante e descrito em versos, histórias de adultérios e mortes violentas.

01/10/2021 

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Canto VI

Pedidos de orações prometidos por Dante em relação às almas -jogadores de zara (jogo medieval). Encontram Sordello (famoso trovador) conterrâneio de Virgílio. Dante critica a Itália.

04/10/2021
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Canto VII

Os monarcas negligentes
" Guiados por Sordello, os poetas são encaminhados a um ameno vale. Lá estão as almas dos que demoraram a hora do arrependimento - príncipes e reis. Dante deseja chegar logo ao Purgatório.

05/10/2021
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Canto VIII

A morte do dia, a saudade dos amigos.

" Era tempo em que mais saudade sente do navegante o coração no dia. Do adeus aos amigos, que relembra ausente.

06/10/2021
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Canto IX

Até o momento Dante, Virgílio e Sordello encontram-se no Antipurgatório onde estão os que se arrependeram tardiamente.
A partir de um sonho de Dante, as referências mitológicas estarão muito presentes.
O sonho - 3 referências:
1ª - A história de Filomela;
2ª - Ganimedes e Prócris;
3ª - Aquiles.

Ao final do canto, Dante entra finalmente no Purgatório. O anjo à porta possui na testa o símbolo dos sete pecados capitais.

07/10/2021
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Canto X

Neste canto. Dante traz a passagem bíblica de que é mais fácil um camelo entrar no buraco de uma agulha do que um rico entrar no reino dos céus, devido ao dificultoso trajeto percorrido no primeiro círculo do Purgatório onde a humildade - exemplos entalhados na rocha contrastam com a soberba, o pecado apresentado nesse círculo. As almas expiam curvadas debaixo de pesos enormes e olham para esculturas que representam exemplos de humildade.

Canto XI

Continuam no 1º Círculo
"Oração das almas a Deus. Dante reconhece Oderisi de Gubbio, pintor de miniaturas.




Canto XII

Após a companhia de Oderisi, Dante sente-se mais humilde.
Esse canto apresenta os orgulhosos extraídos da mitologia clássica, da história, da literatura em treze casos apresentados nas gravuras para expiação e exemplo dos penitentes.
Um anjo mostra por onde é a entrada para o 2º Círculo e Dante apaga de sua testa o pecado o P do orgulho.

11/10/2021
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Canto XIII

Os poetas chegam ao segundo círculo. Os invejosos são castigados com ferro unindo as pálpebras dos olhos. Vozes gritam exemplos de inveja.
O objetivo do canto é destacar a caridade.

13/10/2021
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Canto XIV

2º Círculo - Invejosos

Há um diálogo com dois penitentes.
As fontes bíblicas e mitológicas continuam presentes exemplificando as ações da inveja. O homem que não aprende e se deixa levar por suas falhas, cometendo ações nas quais depois vem a se arrepender

13/10/2021
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Canto XV

Um anjo que vem indicar um caminho menos íngreme para a subida ofusca a visão de Dante. Estão deixando o círculo da inveja sob o som de misericórdia, compaixão e generosidade solicitados pelos penitentes. 
O 3º Círculo expia o pecado da ira. As almas estão envolvidas em densa fumaça.

"Eis pouco a pouco, um fumo se elevando
Se condensa ante nós, qual noite escuro, 
Abrigo ali de todo nos faltando
A vida nos tolheu, tolhendo o ar puro

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Canto XVI

Marco Lombardo (amigo de Dante, residiu em Paris, abalizado nas armas e letras, não menos se assinalava pela sua liberalidades. Em obras de caridade despendeu a maior parte de seus recursos financeiros), mostra o erro dos que acreditam na influência dos astros sobre as ações dos homens.

Escuro - falta de luz, clima pesado, denso.

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Canto XVII

Dante apresenta exemplos de ira e violência. Um anjo conduz os poetas ao círculo quarto, onde estão os preguiçosos.
Convida o leitor a pensar sobre sua origem.
Encerra com:
" O amor, que a tal bem vota a existência, Acima em círculos três há seu tormento.
Porque assim divide a inteligência, sem te eu dizer, dar-te-á conhecimento

15/10/2021
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Canto XVIII

Virgílio continua falando sobre o amor. O amor inato que todos possuem naturalmente.
O momento bíblico recordado nesse canto é a visita de Maria a Isabel, ambas grávidas, após a anunciação.
César, em campanha contra Pompeu, corre para a Espanha para combatê-la em Lérida.
Exemplos de zelo, contrário à preguiça Dante encerra o canto dormindo.
Esse 3º Círculo expia a ira e o 4º: os preguiçosos.

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Canto XIX

Entram no 5 Círculo - Os avarentos

O poeta latino Estácio terminou sua expiação e está a subir para o cume da montanha. Os três seguem juntos.



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Canto XX

"Ouvem os poetas uma voz que refere exemplos de pobreza, liberalidade e avareza: é a alma de Hugo Capeto, que logo após narra os crimes de sua prosperidade. Treme a montanha todas as almas glorificam a Deus.

18/10/2021

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Canto XXI

" A sede natural, que não sacia senão água, que súplice, implorava ao Senhor a mulher de Samaria.

Relação com sede de conhecimento.

19/10/2021

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Canto XXII

Virgílio, Dante e Estácio sobem ao 6º Círculo: expia o pecado da gula. Estácio conta sua conversão ao cristianismo e Virgílio de seus companheiros de Limbo.

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Canto XXIII

Sombras macilentas que expiam o pecado da gula. Forese, amigo e compatriota de Dante. Desonestidade nos costumes em Florença.

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Canto XXIV

Pratica Dante com Bonagiunta acerca de poesia e estilo. Mais uma árvore carregada de frutos. Mais exemplos concernentes ao pecado da gula. Escada que conduz ao sétimo

20/10/2021
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Canto XXV

Chegam ao 7º Círculo e último, onde se expiam no fogo os pecados da carne.

" Este modo há de ser, creio, alternado, enquanto o rodear a chama ardente: A chaga por tal bálsamo e cuidado 
Há de ser guarnecida finalmente

21/10/2021
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Canto XXVI

" Entre os penitentes, que expiam o pecado da luxúria, avista-se Dante com Guido Guinicelli, o poeta de Bolonha, e Arnaldo Daniel, o poeta provençal.

25/10/2021

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Canto XXVII

" Dante atravessa as chapas. Uma voz guia os três poetas Dante adormece e tem uma visão. Virgílio lhe declara que ele não precisa mais dos seus conselhos.

" Como, quando os primeiros raios vibra
Lá onde Cristo sangue derrama,
Sotopondo-se o Ebro à excelsa Libra

=>  Em Jerusalémera madrugada; na Espanha, meia-noite; na India, meio-dia; no Purgatório transmontava o sol.

A voz ouvida é do Anjo da Castidade.

O fogo também servia para impedir o acesso ao Paraíso Terrestre.
Dante se sente culpado pelo pecado da luxúria, orgulho e ira.

" Dante cai num sono profundo e sonha com uma jovem e bela senhora que vai colhendo flores para se engrinaldar: é Lia, símbolo da vida ativa.

26/10/2021

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Canto XXVIII

" O Paraíso Terreal e o rio Letes. À sua margem, Matilde colhe flores e canta.

Ao final do canto, Dante adormece.



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Canto XXIX

"Dante acompanha Matilde, símbolo da inocência primitiva. Condessa que dominava na Toscana com poder soberano.

" Bem-aventurados cujos pecados foram perdoados

3 virtudes representadas por damas e associadas as cores: Vermelho - a Caridade; Esmeralda - A Esperança; Branca - neve recém-caída, demonstrando a primazia do amor frente às outras virtudes. Outras 4 damas dançavam: Prudência, Justiça, Temperança, Fortaleza.

Seguidos por 7 velhos: livros restantes do Novo Testamento. Outros 4 velhos “de aparência humilde” representam as Epístolas menores de Tiago.

 

Canto XXX

 

Aparece Beatriz rodeada de anjos.

 

Há reprovações dela em relação à Dante, convidando-o a confessar suas culpas.

“ Veste Nívea, cingida de diveira,

Apareceu-me a Dama em verde manto,

E vestida de cor da chama viva.

 

Dante se emociona e Virgílio desaparece

 

Beatriz simboliza a luz de Deus enquanto verdade

 

O canto destaca a importância do arrpendimento.

 

Canto XXXI

 

Dante prossegue sua confissão estimulada por Beatriz e assume sua culpa de pecador. Matilde mergulha-o no rio do esquecimento e se purifica.

 

Canto XXXII

 

Depois de Dante contemplar Beatriz, Dante acompanha o cortejo. A árvore da vida.

Alegorias e imaginações muito intensos no Canto. Dante desenha suas emoções e relações.

 

Canto XXXIII




 

Beatriz e a restauração da Igreja. Matilde imerge o Poeta nas águas do Eunoe.

 

“ Como da planta as folhas renovadas

Mais frescas na hástia

Mostram-se, mais belas,

Puro sai das águas consagradas,

Pronto a me dar às hícidas estrelas.

 

FIM DO PURGATÓRIO




 

Está preparado para subir ao PARAÍSO.


NO PARAÍSO

Beatriz, a mulher amada que o guia ao Paraíso é a sabedoria cristã iluminada pela graça, a suprema sabedoria dos santos.

P.19

“ O Paraíso é o canto da beatitude, da consonância da vontade dos bem-aventurados com a de Deus. É também o canto das dissertações teológicas, das doutas explicações que Dante recebe da sua dama e de outros eleitos. Mas principalmente é o canto da luz, uma luz que resplende, que irradia, flameja, palpita onde quer que seja, sobre as figuras dos bem-aventurados, nos olhos de Beatriz, sobre as esferas que se movem nos céus, e que se torna tanto mais ofuscante quanto mais se sobe para a visão de Deus.

 Canto I

 P.357

Refere Dante como subiu para o primeiro céu. Beatriz explica algumas dúvidas que se lhe ingerem.

Lindos versos!

Reflexivos ao acesso ou restrição.

Depois encerrando:

 “ De maravilha fora em ti motivo

 Não subindo; pois estás de estorvo isento:

Não fica imoto em terra o fogo vivo” –

Disse e os olhos fitou no firmamento

 Canto II

 Acompanhando Beatriz, Dante sobe ao céu da Lua e resolve dúvidas após ultrapassar a esfera do fogo.

Na Lua encontram espíritos que foram constrangidos pela violência dos outros a serem infiéis aos votos religiosos.

Está presente a metáfora do barco relacionando com ele e com os outros. Os que navegam em pequena barca ou em um navio. Em alto mar e águas nunca navegadas.

 Canto III

 P.19

“ Dante encontra aí Piccarda Donati. No Paraíso, os bem-aventurados residem todos no Empíreo em contemplação de Deus, mais perto ou mais longe d’Ele segundo o seu mérito, mas todos felizes do seu estado.

 Piccarda diz que foi freira no mundo e agora é “venturosa na esfera mais lenta”. Era irmã de Corso Donati; líder do partido oposto ao de Dante.

 Canto IV

O homem livre – livre arbítrio

 Beatriz esclarece as dúvidas de Dante e destaca a virtude moral, a fortaleza no céu da Lua, a justiça, a temperança, a prudência, a fé, a esperança e a caridade. As virtudes associadas aos astros.

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ENCONTRO LEIA CLÁSSICOS - 20/11/2021


Nesse encontro encerramos a discussão do livro INFERNO.
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20/11/2021

Canto V

Beatriz e Dante sobem ao segundo céu de Mercúrio, onde pairam.

P.20

"No céu de Mercúrio pairam os espíritos que usaram do seu talento para fazer o bem. E aqui se revela a Dante Justiniano, o qual celebra, a grandes linhas, a história do Império Romano, desde Eneias a Carlos Magno. Depois do encontro com o imperador, Beatriz tira algumas dúvidas de Dante falando-lhe da morte de Cristo, da redenção do homem do pecado original, da incorruptibilidade do que foi criado diretamente por Deus. 

- Sabedoria divina;
- Ponderação nas ações;
- Exercício da caridade.

21/11/2021

 

Canto VI

 

“ A alma bem-aventurada que se oferecera para responder às perguntas de Dante, declara ser Justiniano. Diz o bem que fez e narra a história da águia imperial. A alma santa de Romeu.

 

·         Justiniano I – imperador do Oriente de 527 a 565, é famoso na história principalmente pela codificação das leis romanas.

 

23/11/2021

 

Canto VII

 

Dante deseja saber sobre a Redenção. Beatriz também explica sobre a imortalidade da alma e a ressurreição da carne.

O pecado original, praticado por Adão foi encerrado com a ação do Cristo através da crucificação.

 

Canto VIII

 

“ Chegam à esfera de Vênus, onde entre os espíritos que fortemente amaram, encontram Carlos Martel, filho de Carlos II de anjou. Passando por Florença em 1294, o jovem angevino conhecera Dante e dera-lhe prova de grande amizade, logo cortada pela sua morte prematura.

Beatriz representa a Redenção, e ao passo que ascendem, ela torna-se mais bela.

 

24/11/2021

 

Canto IX

 

Em Vênus

Folco – onde está já não precisa se arrepender de nada. Critica o mal existente em Florença.

 

02/12/2021

 

Canto X

 

Dante e Beatriz sobem ao quarto céu onde brilham as almas sapientes (sabedoria, conhecedores das coisas divinas), e triunfam os teólogos. Dante encontra Tomás de Aquino e Boaventura de Bagnorea.

As divisões:

 

- Inferno X Canto estão:

Luxúria, gula, avareza e ira.

 

- Purgatório X Canto:

É o primeiro canto após a conclusão do visita ao Antipurgatório.

 

Imagem Tomás de Aquino (1225-74) maior teólogo de seu tempo. Procurou conciliar o pensamento cristão com o de Aristóteles.

 

Canto XI

 

S.Tomás de Aquino refere-se aos fatos da vida de S.Francisco de Assis.

Estar com Beatriz o faz esquecer da preocupação da vida mortal. Demonstra a superioridade da vida espiritual.

S.Francisco é associado à ordem dos serafins (mais alta da hierarquia dos anjos) = amor

S. Domingos à ordem dos querubins -> conhecimento.

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Encontro Leia Clássicos - 28/01/2022




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Encontro Leia Clássicos - 18/02/2022


Bate-papo : Final do Purgatório
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01/02/22

 

Canto XII

 

S. Domingos (1170-1221) supostamente pertencente à nobre família Guzman, filho de Felix e Joana. Estudou teologia na Universidade de Palencia, iniciando aos 14 anos. Em 1215 fundou a ordem dos Pregadores.

Espíritos que estão no céu do Sol.

 

05/02/22

Canto XIII

 

S. Tomás de Aquino resolve a segunda dúvida.

As rodas de círculos de luzes formados pelos 24 espíritos, geravam em sentido contrário. Representavam constelações.

 

Natureza humana e Divina – o que morre e o que fica.

 

11/02/22 – Canto XIV

 

Beatriz propõe uma dúvida, que é resolvida; A luz permanecerá, eterna como o amor

“Depois conduz Dante ao quinto céu que é o de Marte, onde se lhe apresentam as almas que haviam militado pela verdadeira fé. Estão em forma de cruz luminosa. Do braço direito da cruz fulgurante revela-se ao poeta o seu trisavô, cacciaguida, morto na segunda cruzada, Ele fala da Florença dos tempos antigos, quando a população estava em paz, sóbria e pudica.

 

Canto XVI

 

“Prediz para Dante o exílio, exortando-o todavia a suportar as injustiças confiando em Deus: principalmente não tenha medo da verdade, mas grite-a no rosto de todos sem se preocupar com as consequências.

 

Canto XVIII

 

“Dante sobe com Beatriz ao céu de Júpiter, onde estão os que na terra distribuíram justiça reta.

 

Canto XIX

 

“Fala a Águia maravilhosa – se alguém se pode salvar sem a fé cristã.

 

Canto XX – 14/02/22

O Sol, as estrelas

Luz

 

Constantino e o papa Silvestre estão no céu, mas não praticaram as leis Divinas, para Dante são a raiz dos males da Igreja Católica.

 

15/02/22

Canto XXI

 

“Beatriz e Dante passam do céu de Júpiter ao de Saturno. Os santos anacoretas. S.Pedro Damiano responde a perguntas de Dante.

“Diz sobre o mistério da predestinação; S.Bento conta de si e da ordem e lamenta a sua decadência.

 

14/03/22 - Canto XXII

 

Dante sobe ao oitavo céu com Beatriz, o das estrelas fixas, entrando pela constelação dos Gêmeos. Em forma de luz solar, dois mil bem-aventurados. Os espíritos leem seus pensamentos. Não são necessárias palavras.

 

Canto XXIII

 

“Triunfo de Jesus Cristo, acompanhado da Sta.Virgem Maria e dos bem-aventurados.

 

Dante compara Beatriz com uma ave que aguarda o alvorecer e vai buscar alimentos para os seus filhotes Beatriz mostra as almas dos habitantes do Paraíso.

 

Trívia – outro nome de Diana, a Lua.

 

O sol é Cristo, responsável pela luz das estrelas.

 

Canto XXIV

 

“ A rogo de Beatriz, S.Pedro interroga Dante sobre a Fé.

 

Beatriz se dirige aos eleitos para que Dante possa conhecer Deus.

 

Canto XXV

 

“ O apóstolo S.Tiago interroga Dante sobre a esperança.

 

Inimigos - de Dante - lobos

Dante – cordeiro

Florença – ‘belo aprisco’

 

16/03/2022 – Canto XXVI

 

São João interroga Dante sobre a caridade

 

Adão diz como vivera no Paraíso e como fora desterrado.

 

Canto XXVII

 

Todo o Paraíso canta um louvor ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.

São Pedro diz sobre os papas – corrupção.

Dante supera o exame das virtudes teologais.

Adão diz sobre o pecado original e lhe diz quantos anos se passaram desde a criação do homem, quanto tempo ficou no Paraíso Terrestre e a língua que falou.

 

Beatriz resolve dúvidas sobre a essência divina – suas funções e virtudes.

 

Canto XXIX

 

Beatriz diz sobre a causa, do lugar e do tempo da criação dos anjos, das suas faculdades, do seu número e das trágicas diferenças entre os anjos fieis e os rebeldes.

 

Canto XXX

 

“Dante sobe com Beatriz ao céu empíreo, rio de luz, onde os olhos do Poeta alcançam tanta lucidez que podem ver o triunfo dos anjos e das almas bem-aventuradas.

 

18/03/2022 – Canto XXXI

 

“Beatriz vai sentar-se no trono que lhe pertence. Incumbe a S.Bernardo de mostrar ao Poeta a Santíssima Virgem rodeada de anjos e santos.

“Dispersos os anjos, comparece os olhos de Dante ofuscante espetáculo da Rosa celeste formada pelos espíritos triunfantes e pelos anjos em volta de Deus.

 

Canto XXXII

 

“Invocada por S.Bernardo com uma oração, a Virgem intercede junto de Deus e obtém para Dante a graça sublime: o poeta tem a visão da Divindade.

 

Canto XXXIII

 

Volvia o Amor,

Que move Sol e estrelas

 

“um entrever para além das capacidades humanos, um fulgos faiscante que a memória não pode fixar. E com a vista do inexprimível termina o poema.

 Encontro com as amigas - 19/03/2022

 


Com muitas dificuldades chegamos ao Paraíso! É... Não é fácil passar por provas de consciência e ações no bem para conquistarmos a paz interior, aquela que tanto desejamos alcançar e manter em nossos corações.

Fiz uma LEITURA da obra porque essa enciclopédia desenvolvida por Dante ao longo de sua existência é de cunho de estudo intensivo e profundo e com apenas essa leitura rasa que se fez ao longe a compreensão da riqueza que nos é transmitida. Mas para conhecimento de leitura foi uma viagem espetacular essa dantesca.

Agradeço a esse grupo tão querido pela companhia, pois sem essas garotas pacientes não teria conseguido concluir o livro.

Que venham outros!

Encontro LC - 01/04/2022


Último encontro  - 22/04/2022



Os sorrisos são para manifestar o quão é gratificante conquistar o Paraíso! E esse não é qualquer Paraíso, diga-se de passagem. A viagem dantesca nos levou à reflexões profundas e a harmonizar com a busca interna. Além de sermos gratas à esses benefícios que a leitura em grupo proporciona: a amizade que aquece corações, as experiências são sempre um enriquecimento. 

Parabéns minhas queridas e mais uma vez muito obrigada pela maravilhosa companhia!





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