Quem sou eu

Minha foto
Autora dos livros TEMPO ESCOLHAS HISTÓRIA e A CORRIDA DE GERAÇÕES - informações nesse blog.

ANNA KARIÊNINA

 



 Mais uma vez, nosso grupo (iniciado em Itapetininga/SP, pelo simples motivo de ler e trocar impressões de leitura, estamos perpetuando em sequência de vária obras clássicas e maravilhosas, onde enriquecemos nossas vidas. Nossos encontros atualmente são on-line, facilitando o acesso de pessoas de outros locais, como por exemplo eu, em Ribeirão Preto/SP, e Daniela, em São Paulo/Capital - assim convidamos a quem desejar partilhar esses momentos significativos desejando boas vindas!),  com sede de leitura, nessa página iremos compartilhar a obra de arte escrita por um dos maiores literatos da história: Liev Tolstói. 

Em outa ocasião lemos Guerra e Paz (página aberta nesse blog), obra histórica do mesmo autor.

Liev Tolstói (1828 - 1910), um artista à frente de seu tempo por quando aqui passou. E certos de que continua sua caminhada buscando conhecimento e aprimorando seu talento. 
Autor russo, nascido na propriedade familiar Yasnaya Polyana, famoso, de família abastada, reconhecido por suas obras publicadas, casou-se com Sofia aos 32 anos, ela dezesseis anos mais jovem. Tiveram treze filhos dos quais oito sobreviveram à infância. Houve um desgaste em seu casamento por conta de seu despertar radical em relação ao posicionamento espiritual, práticas morais, comportamento em relação ao próximo, política. Dedicou-se a construção de escolas destinadas às crianças filhos dos camponeses em suas terras, escreveu e trabalhou como acreditava ser o melhor.


Contracapa tradução por Rubens Figueiredo:

" Toda a diversidade, todo o encanto, toda a beleza da vida é feita de sombra e de luz". Liev  Tolstói.

Anna K. foi publicado em 1878 com corpo de livro. Uma obra que se parece muito com a vida real, Tolstói conduz o leitor por um salão repleto de música, perfumes e vestidos de renda, num ambiente de imagens vividas e quase palpáveis que tem como pano de fundo a Rússia tsarista (sistema político imperial).
Não há heróis, tampouco fracassados, e sim pessoas complexas, ambíguas, que não se restringem a fórmulas prontas. Religião, família, política e classe social são alguns dos temas postos à prova no trágico percurso traçado por uma aristocracia casada que, ao se envolver num caso extraconjugal, experimenta as virtudes e as agruras de um amor profundamente conflituoso, feito " de sombra e de luz".

Escrito entre 1873 e 1877, após a consolidação de Guerra e Paz. Nessa época, Tolstói dedicava-se a conduta nobre do ser humano: afazeres agrícolas, implementação de novos métodos de ensino, teorias pedagógicas, fundou escolas, causou polêmicas.
Histórias curiosas presenciadas pelo autor, entre leituras e criatividade, foram dando forma a Anna K.. Personagens retiradas de seu convívio e ate mesmo de si próprio, deram vida a movimentação do romance.
Em janeiro de 1875, a revista Mensageiro Russo publicou os primeiros catorze capítulos do livro e assim foi sendo publicado capítulo a capítulo. Porém por divergência política entre o dono da revista e do que Tolstói escreveu, no último capítulo, esse foi publicado pelo próprio Tolstói em razão do nacionalismo predominante do editor Katkov. Anna K. foi composta em uma estrutura artística de escrita.
Vamos à ela...



Início: 02/09/2020
Término: 01/07/2021

Meses em um mergulho edificante, restaurador e de muito significado, refletindo sobre os seres que ainda, nos dias atuais, continuam em falhas e relacionamentos interpessoais conflitantes. Entendemos que é necessário se esforçar para melhorar a conduta e eliminar as forças ruins existentes dentro de nós. Compreender o grau evolutivo do outro e respeitar suas limitações. Viver bem em sociedade é respeitar e não comandar. A essência está na alma, àquela que se pode moldar.





18º Encontro - 07/2021
Último ...

Esse nosso último encontro foi muito significativo. Entre nossas diferentes opiniões  sobre política, religião e outras bandeiras tão discutidas na atualidade, concluímos essa magnífica obra, para mim muito claramente, que nosso respeito e amizade sobrepõe as diferenças. Dessa forma, angariamos em evolução, nos restringindo a discutir propriamente o livro e compartilharmos nosso carinho e companheiros durante a viagem na qual a obra nos conduz.




Caminhando para a última parte ...

P.784
"Mítia era uma criatura viva, que exigia apenas cuidados materiais, mas para a mãe, ele já era, havia muito tempo, uma criatura moral, com a qual já partilhava toda uma história de relações espirituais

Demonstração profunda dos laços maternos. Experiência essa oferecida à mulher para o desenvolvimento de muitas virtudes de amor. A tolerância, resiliência, paciência, entre tantas outras propostas ao longo dessa Divina experiência proporcionada à mulher.

P.789
O conflito interno em busca de sua espiritualidade - Liévin.
- Crer cegamente;
- Literatura filosófica não material;
- Teologia;
- Ciência;
- Cristianismo: Igrejas ortodoxa e católica.
Nada o convencia. Comportamento dos crentes paradoxais e conflitantes.
Já acreditava, porém não claramente concebia em sua mente, mas sentia.
Continuou sua vida em suas atividades comuns cotidianas. Atuando como um homem comum de bem e fazendo seu melhor com ele e com os que convivia dependendo de sua administração. A simplicidade de sua rotina tirou o véu da ignorância, e dessa forma, conseguiu apalpar o que não era físico.
Liévin conclui reconhecendo o BEM presente em todos os seres. Embora não "mude" nada em seu comportamento - sem o trabalho da reforma íntima - continuará as boas práticas em sua conduta.
O Homem sente a necessidade de um encontro. Imersão em significados e nomenclaturas. Quando busca e acerta os bons caminhos, o sucesso com seu grau evolutivo, abastece a alma.

_______________________________

17º Encontro - 23/06/2021




P.707
" Não há situação a que uma pessoa não possa habituar-se sobretudo quando vê que todos à sua volta vivem assim.

Podemos dividir a interpretação da reflexão acima em duas partes:

1ª) O ser humano possui a capacidade de adaptação em qualquer meio devido à sua característica cognitiva, intelectual e aberto aos aprendizados fornecidos pelo ambiente no qual estiver inserido;
2º) " todos vivem assim"
Discordo. O indivíduo não é obrigado a concordar com a maioria, mesmo essa repleta de razões e mostrando-se correta perante as leis e regras e/ou outros. O ser único, através de sua postura individual tem o dever de analisar o ambiente no qual está inserido, concordando ou não com as maneiras de viver dos demais, mesmo sendo 'todos'.

Liévin, assim como grande parte dos pais que anseiam em constituir família, ao receber seu filho no colo perdeu-se em emoções. As reações variam de pessoa para pessoa quando o assunto é nascimento. Podemos considerar também as diferentes reações no momento da morte. Um conjunto de anseios misturado com sonhos e vivências.

Stiepan comprovando seu caráter, ou a falta de, tentando um bom cargo através de influência, indicações. Onde está o merecimento? Trabalho?

Quanto a Karienin, reter a decisão do divórcio, de entregá-lo à mulher, é uma questão complexa e pessoal. Rendendo uma boa discussão sobre os posicionamentos emocionais, íntimos e para a época social na qual viviam. A dor do filho é uma questão forte. Responsabilidades e condutas.

P. 739
"Para que se tome uma decisão na vida conjugal, é necessário ou uma discordância entre os cônjuges, ou uma harmonia amorosa. Quanto as relações entre os cônjuges são indeterminadas, e não há nem uma coisa nem outra, é impossível decidir qualquer questão.
Muitas famílias permanecem durante anos nas antigas condições, odiosas para ambos os cônjuges, só porque não há plena discórdia nem plena harmonia.

Após essa declaração acredito dispensável qualquer comentário.

Anna K. é uma vítima de suas próprias escolhas. Perdeu-se entre a linha tênue do amor por seu filho, a dor de sua cotidiana sofrência derivada de uma relação conjugal; e uma paixão inconsequente. Simples seria se a impulsividade em suas ações não contribuíssem ainda mais para seu sofrimento. A posse, o ciúme, obstáculos pertencentes às falhas humanas impedem o desenvolver de uma vida tranquila, afastando os fantasmas que atordoam Anna.

P. 768
" ali, exatamente na metade, e vou castigá-lo, e vou livrar-me de todos e de mim mesma".

Ledo engano. Esse raciocínio de Anna, uma oração curta, porém muito significativa e profunda. Podemos argumentar por horas os equívocos considerados pela autora de um ato desesperador. O processo no qual nossa protagonista construiu em razão de diversos sofrimentos constituídos por suas próprias ações e potencializações pelo meio externo, causou uma pressão na qual Anna não foi capaz de suportar desequilibrando seus mais íntimos sentimentos e raciocínio.

"livrar-me de mim mesma.

Seu conflito, suas dores a atormentavam, era necessário encerrar o processo. Mas infelizmente com o ato inconsequente somente o fez aumentá-lo. Para livrar-se era necessário enfrentar, procurar ajuda, equilibrar-se.

P.768
"Onde estou? O que estou fazendo? Para quê?
Quis levantar-se, jogar-se para trás"

O ato extremo, em seu último momento desperta a auto preservação que há dentro de cada um de nós. Arrependimento tardio, porém existente.

A vida é uma oportunidade espetacular oferecida para nossa evolução. Os enfrentamentos são necessários para nosso aprendizado. Suportar acreditando no amor é o conforto para a alma.
____________________________

16º Encontro - 09/06/2021


Digno de um bom escritor!
Tolstói deixa seus leitores com raiva das personagens. Como avisado na contracapa, os personagens são retirados da vida real. Não há bons nem maus. Pessoas com suas dores, egoísmos, angústias, próprias preocupações e comportamentos. Pessoas. 

Quando Kitty incentiva a visita social de Liévin, na qual o marido não gosta e não sente vontade nenhuma de fazê-lo; ou quando pede que o mesmo vá conversar com Stivan sobre seu comportamento equivocado em relação aos gastos excessivos nos quais o marido da irmã Dolly insiste em continuar endividando-se; Através desses dois pontos pode-se observar o claro comando da esposa sobre a condução do marido, autoridade feminina presente no lar. O que sempre ocorreu. O homem executa o que a mulher elabora. 

Depois de Kitty ter superado seus sentimentos duvidosos em relação a Vronski durante um encontro inesperado, Liévin sabendo através da esposa do ocorrido, sentiu-se reconciliado com o suposto rival quando também o encontra no Clube.
Liévin em uma sequência de visitas é levado por Stivan à casa de Anna, e se derrete em encantos pela irmã do amigo que não perde a oportunidade em provocar.

Até agora, não se conversou com Stivan sobre suas dívidas.


_____________________

15º Encontro - 07/05/2021





Até p.630
Vronski pede ajuda a Dolly para que converse com Anna sobre o pedido de divórcio.
Os conflitos sociais apresentados na obra fazem parte da época. As dificuldades relacionais sempre existiram na sociedade. Mas se compararmos com a atualidade, as agressividades dos conflitos atuais são muito mais cruéis.

Até p.658
A chegada de Dolly à mansão de Anna e Vronski. Suas observações da casa, o luxo, os sentimentos incômodos de não pertencimento ao universo da cunhada. Reparou na falta de cuidados com a filha. Uma felicidade de preço alto. A insatisfação nas forçadas condições do ritmo vivido. Longe do social. Empenhando dinheiro na propriedade para ter atividade. 
Dolly desejo voltar para os seus antes do previsto, apesar de suas tarefas domésticas apresentarem repetição, eram esses as motivações de sua vida.

As eleições da elite dominante agitava aos mais antigos em manter o poder, estar no comando impedindo mudanças forçando os hábitos.
Liévin participava, mas confuso, não entendendo as parcerias e táticas políticas criava suas discórdias.
Liévin encontra Vronski e recusa seu aperto de mão.
Vronski compra a simpatia da nobreza e oferece um jantar para comemorar a vitória do partido que apoiou.

Fim da parte 6
Anna possessiva, incomodada com a ausência e com medo de perder o amor de Vronski, pede o divórcio ao marido e se estabelece com o amante.


_____________________

14º Encontro - 23/04/2021



Essa parte da obra selecionada para nossa leitura e discussão, aborda assuntos de grande relevância, reflexão e polêmica, garantido a conclusão de que o autor compôs uma obra clássica contemporânea.




Parte 6 - Cap.7

Ciúme
Esse sentimento tão presente em grande parte das pessoas acusa a infantilidade partilhada com o desequilíbrio emocional. Insegurança, medo , posse são alguns dos atributos dos mantenedores de algemas. Conhecer é libertar-se de algo suposto pela mente doente que não consegue analisar o quão é prazeroso confiar no outro e em si mesmo. Todos são falhos, mas é necessário viver a confiança de uma boa parceria para que não sejamos escravos de achismos sem fundamentos causando discussões desnecessárias. E se acaso ocorrer algo inesperado, o diálogo resolve tudo.

pág. 590
A abordagem e discussão sobre trabalho honesto e desonesto é um ponto de discussão muito bem vindo. para uma reflexão sobre os lados de posicionamento exemplificados por Stiepan. É correto pagar pouco aos mujiques, apenas funcionários cumprindo seu dever, enquanto Liévin é o detentor das terras e do dinheiro? É correto Stiepan receber maiores salários do que seu chefe, detentor de maior conhecimento e posicionamento hierárquico? Enquanto Stiepan recebe mais por influências políticas? O que defender? O que praticar? É honesto porque EU estou levando vantagem?

pág. 591
Os interesses pessoais se sobrepõe aos sentimentos fraternos familiares. Assim como apresentado a disputa e padrões sociais entre Liévin e Stiepan, podemos observar entre as famílias. Quanto mais agregados vão compondo e fazendo com que o aumento de pessoas aumente justamente com as responsabilidades e com as necessidades de manter um padrão social. As comparações de todos os tipos são inevitáveis, fazendo com que se destaque as falhas humanas ainda não trabalhadas destacadas em comportamentos inadequados a uma boa conduta.

pág. 592
Reflexão de Liévin ainda incomodado com sua conduta:

"- Pois é meu amigo. Das duas, uma: ou a pessoa reconhece que a organização atual da sociedade é justa, e então, defende os seus direitos; ou reconhece que desfruta privilégios injustos, como eu faço, e então os enfrenta com satisfação.

Diferenças sociais
Oportunistas
Sentimentos de: justiça, culpa

Na sequência Stiepan reforça sua personalidade egoísta e sem caráter, cedendo aos instintos ínfimos animais.

pág.610
Dolly temporariamente distante de suas atividades cotidianas reflete sobre sua própria vida e seus pensamentos retornam insatisfação. Percebe que suas escolhas não trouxeram felicidade ou satisfações pessoais. Acredita que perdeu seu tempo gerando e criando filhos. O que lhe faltou foi coragem de fazer novas escolhas e deixar suas insatisfações para traz. O meio em que vivia, a sociedade, as condições da visão de mulher, tudo pode colaborar para que se permaneça infeliz, mas dentro do padrão. Mas há as que pagam o preço de sua felicidade são resolvidas a viver  seus desejos e são exemplos de coragem. Essas não podem lamentar por não terem tentado e passado uma vida arrependidas.

______________________

13° Encontro - 09/04/2021













pág. 484

Kitty agora percebe a liberdade de suas próprias escolhas. A independência é o desejo de todos. Sua casa, seus hábitos, seus horários e assim por diante. O que muitos esquecem ou não se atentam são os pontos fundamentais referentes às responsabilidades em questão. Desfrutar e saber dosar casam o equilíbrio da sabedoria na liberdade conquistada.

pág.486

Mesmo que houvesse o namoro, a partir do momento que o casal se veem sob o mesmo teto, convivendo, moldando hábitos, aprendendo como outro, tudo é novo. Adaptação, compreensão, empatia, diálogo. Tudo se acera desde que as opiniões e desejos não sejam imposições. Saber ceder também é importante.

pág. 500

" Todo seu passado não foi um desperdício, mas uma preparação para esses instantes.

As experiências vivenciadas durante o tempo em que levamos para nos desenvolver, resultam em amadurecimento e aprendizado.
Quantas vezes nos pegamos em reflexões ocorridas no passado e ficamos indignados com nossas próprias atitudes?
Atentos ao aproveitamento do tempo.
Aprendizado e conhecimento são aliados à nossa evolução e melhor conduta para as ações no presente.

Observando Lévin acompanhar a doença terminal de seu irmão, podemos associar o quão somos pegos inesperadamente por situações dolorosas que nos exigem um posicionamento ativo e resistente, mas ao mesmo tempo desenvolvendo experiências emocionais marcantes, fazendo com que as lições de vida surpreendam transformando conceitos e maneiras de comportamento entre tantas outras aprendizagem.

pág. 523

" Tentava convencer-se de que vivia não para esta vida temporal e terrena, mas sim para a vida eterna, e de que em sua alma habitavam a paz e o amor.

Quando se está convicto dessa realidade e de fato sua fé é vivenciada, prova-se que a matéria significa um meio de vida e que os verdadeiros aprendizados estão nas ações e condutas que se faz no bem proporcionando a evolução do ser.

pág. 528

Relacionamento pai X filho. Serioja sente claramente a educação severa praticada na época. A falta de diálogo e a inexistência da oportunidade de exposição de sentimentos e dúvidas. A mãe o deixou sem explicações, sem notícias. O pai em uma obrigação sem conceitos.

pág. 532

Os apelos de Vronski à sociedade em relação a aceitação de Anna K. Não se pode mudar a opinião coletiva ao qual sempre estie inserido.
Todos veem seus próprios interesses. As amizades estão compostas em convenções.

pág. 541

Mesmo Anna K. sofrendo coma a separação do filho. Dor de mãe não abriu mão de sua vida e seus desejos. Comparou amor entre os filhos. Diminui a menina. Egoísta.

31/03/2021

_______________________

12º Encontro - 20/03/2021



Em isolamento social, mas juntas com propósitos maiores!
Um tempo de reflexão bem aproveitado.

Parte cinco

Esse momento de pré-casamento de Liévin com Kitty, o noivo se deparou com situações imprevistas como no caso de jejuar e acompanhar os ritos da igreja nos quais não seguia e não se inteiravam e concordância. 
Esse tipo de situação acontece mais do que possamos imaginar. Estarmos focados em algo e para obtermos sucesso se faz necessário cumprir e superar situações novas e que talvez ao decorrer do tempo, essas servirão de pontes de aprendizado e somarão para a construção de novos conceitos sem mencionar experiências e amadurecimento. 
Obrigados a concordar com algo que não é de nosso agrado pode em um primeiro momento que se deixou passar, mas em algum ponto da estrada ele vai fazer alguma diferença.

Momentos tensos que depois se transformam em lembranças engraçadas são esses os do casamento ou até de nascimentos. Envolvem as mais profundas emoções. Depois descobrimos o quão perdemos a lógica de ação. Como exemplo, me recordo de meu pai contando sobre o dia em que nasci. Ele ficou tão emocionado que foi parar no campo de futebol do Comercial, maior rival do Botafogo, time do coração dele, na cidade de Ribeirão Preto.

Pág. 460

O casamento de Kitty trouxe emoção ao coração de Dolly. Os sonhos que aquecem as noivas em uma cerimônia que divide águas. Momento único, sublime, lançando ao destino incerto, misterioso e cheio de questionamentos. 

Pág. 468

O comportamento de Anna K. em relação ao primeiro momento distante da vida 'anterior'. O viver a liberdade sem culpa ou pertencer à ela. A convivência com a nova filha e a distância do filho que por enquanto não sentia tanto, abstenção de sentimentos. Reprimidos. Dores. Falhas.

A crítica artística, como nos é apresentado nos Caps. XI e XII, segue uma aceitação de cumplicidade. O artista retrata o que registra e seu talento é transferido ao seu objeto artístico.
Não se pode dizer se é bom ou ruim. Cada observador tem uma sensibilidade e a afinidade é que transmite a mensagem em sensação e gosto. São predicados que definem a arte. Tocam o admirador.

_____________________

11º Encontro - 05/03/2021





Mais um encontro regado a alegria, união e sorrisos de satisfação!

O artista retrata o que ele vê utilizando sua sensibilidade. Vivenciamos aos olhos do autor, e dele há muito em seus personagens, como citado através do pedido de casamento após o jantar entre Liévin e Kitty.
A ingenuidade, simplicidade das pessoas na época, uma leveza de apreciação.

pág. 418
Quando estão envolvidos sentimentos em situações conflitantes, ou maturidade e o exercício constante de enfrentar as intempéries com raciocínio lógico e tendência à positividade são fundamentais para soluções que levarão a paz e a sensação de uma ação no bem convicto de que foi o melhor que se pode fazer. No caso entre Vrónski e Kariênin foi construtivo a descoberta íntima e a prática do segundo, e o despertar analítico do rival.

_______________________

10º Encontro - 19/02/2021




Parte Quatro

pág. 361

De fato, quando nos encontramos com pessoas que apresentam as mesmas falhas que as nossas e inconscientemente reconhecemos isso, a primeira postura a tomar conta de nosso comportamento é repugnar a mesma. A não aceitação de posições indevidas observadas no outro é intolerante ao nosso ego. E dessa forma, somos repulsivos aos semelhantes.

pág. 382

Liévin descorre sobre a morte.
Para ele, por mais que tenhamos planos e projetos, esses são insignificantes. Ele apresente um conflito de sentimentos, buscas e decisões.
Acredito que quando questionamos vida/morte sem ou com princípios, as sensações e perguntas são complexas e tudo o que abordamos quando apenas pensamos, sem passar por experiências do estado e conhecimento, as respostas não chegam.

págs. 394,395

Durante o jantar, na capa de Stiepan e Dolly, a conversa enveredou pelo lado de os direitos e deveres da mulher. Sua instrução, capacidade e conhecimento. Observemos a real abordagem do assunto tão polêmico ainda discutido nos dias atuais e rendendo muitas palavras.

______________________

9º Encontro - 29/01/2021


Nem sempre conseguimos estar em dia com nossos compromissos. Nesse encontro acredito que foi falha da minha mente, pois esse compromisso em especial é um dos meus preferidos! Pois é ótimo estar discutindo impressões de leitura e ainda mais com essas garotas lindas ! Não estive presente, mas minha leitura está em dia e segue meus comentários:

pág.311

Impulsividade.
Deixar o homem velho, irresponsável devido a ação sem reflexão, agindo através dos instintos, acaba por nos trazer as mais dolorosas consequências.
E é dessa forma com tudo. Pois ainda somos pequenos bebês  que não compreendemos as reações de nossos mais profundos sentimentos. Criamos nossas próprias regras de conduta, assim como Vrónski, e deixamos viver. A reflexão do correto ou não virá, talvez, se formos bloqueados com desagradáveis retornos. Limites Equilíbrio. são fundamentais em nossos planos para o bem viver. Parar Saborear cada momento do dia. Isso deve fazer parte do cotidiano normal para que depois não sejamos obrigados a parar por forças maiores.

Os percalços enfrentadas pelos administradores são o desafio diário a superar no desejo de satisfazer os anseios pessoais e profissionais. Liévin observava seus amigo se outros proprietários de terras para aprender e melhorar seus negócios. Fazer render. Trabalhar com pessoas, como fazê-las produzir sem lhes causar prejuízo? São muitas as maneiras de conduta. Podemos aproveitar essa passagem do texto para inserir como aprendizado cursos, estudos, técnicas desenvolvidas são sempre bem vindas enriquecendo e fazendo o progresso acontecer. Colaborador, assim dizendo nos dias atuais são parceiros que trabalhando felizes produzem mais. Incentivo e parceria é a chave do sucesso dos que realmente sabem empreender e desejam fazer seu negócio multiplicar.

pág. 311

Vronski pensa com calma, sem impulsividade sobre seu relacionamento com Anna. O que convém? Profissional? Dinheiro satisfatório? Até que ponto vão as impulsividades?

________________________________

8º Encontro - 13/01/2021

Iniciando o ano já com pensamento nos livros que virão mas com toda a vontade de saber o que vai acontecer com Anna K. que no atual capítulo anda passando por apertos.





2ª Parte

Os irmãos, em posicionamentos diferentes com opiniões sobre o campo e as ofertas da cidade - Liévin e Nikolai. Mas em essência, consegui retirar a leveza, paz e bem estar que o campo proporciona. O homem em suas complicações perturba o que há de mais simples e por esse motivo, de tão complexa compreensão: ensinamentos de postura e convivência.
A ceifa de Liévin remete ao íntimo desejoso de realização. A atividade física liberando satisfação ao organismo e também além de bem estar, ocupa o tempo sem fazer o que não é útil ou ideal. Sair do ciclo vicioso da rotina que desgasta o bem viver. Sentir-se livre, disposto a percorrer novos caminhos no sentido de abertura mental. 
Fácil resolver a situação problema dos outros. Dária com um casamento afundado em desgostos sobrevivia a seu modo. Nem sempre é tão simples desvencilhar de situações problema com facilidade. Tudo envolve muitos fatores. É certo que complicamos e acomodamos nas situações. Mas também devemos estar atentos aos fatos e reagir como é devido.

A reação de Alekesei sobre a declaração de Anna K. em seu relacionamento com Vronski.
Dificilmente acertaremos as reações das pessoas em situações imprevistas, pois até mesmo as nossas próprias reações são de difícil previsão ou afirmação convicta de como seria ou faria nesta ou naquela ocorrência. Os fatos que atingem nosso emocional, psicológico e moral, não há condições de previsões. Não julguemos a atitude alheia nem de Anna, que insatisfeita estava em seu matrimônio, nem em Aleksei que se comporta de acordo com suas convicções. Cada um tem seus motivos e a situação no período em que ocorre é difícil resolver. Assim como igualmente acontece na atualidade. Tudo dependendo do comportamento e ações das partes.


__________________

7º Encontro - 27/12/2020

Esse dia só comemorando a literatura que une as pessoas e cria amizades que moram em nosso coração!
Fizemos uma comemoração virtual mas infelizmente eu não pude participar porque não consegui conexão em razão da chuva. Estava descansando em uma casa de lazer à beira do rio Paranapanema - divisa do Estado do Paraná com Estado de São Paulo.




___________________

6º Encontro - 16/12/2020

até final da 2ª Parte


Cap. XXXIII Parte dois

Kitty, durante sua estadia na estação de água devido seu estado de saúde emocional abalado, aprende com uma nova amiga sobre como superar os problemas. Caridade. Esse é o que faz com que nossos problemas e dificuldades sejam pequenos em relação aos dos outros.

10/12/2020




_____________________

5º Encontro - 02/12/2020

até cap. XXV





Acompanhando acontecimentos...

Anna K. em seu quente romance com Vronski, encontra-se grávida e comunicou à ele durante a visita que ele a fez de surpresa antes da corrida de cavalos que foi muito penosa para a brava Fru-fru.

_____________________


4º Encontro - 18/11/2020






pág. 145
Sociedade hipócrita. Assim como a realidade.
Anna K. um destaque nas línguas afiadas e na admiração de todos.
As conversas públicas entre ela e Vronski, incomodam à todos, até despertar a atenção e ciúme do marido.

A entrega espiritual de Anna K. a Vronski, enquanto seu marido percebia, acompanhava e ficou sem ação.
Liévin preocupado em casar-se, também dedicando-se ao campo.
Afeiçoado à leitura, pos-se a escrever sobre agricultura. E nesse momento, Tolstói o escreve poeticamente.
Liévin recebe a visita de Stiepan e fazem uma caçada.

pág.168

Liévin divide como amigo seus momentos particulares. Pensamentos, sentimentos, projetos e vivência.
Bom amigo ou não, era o que Liévin tinha.
Esse trecho me fez refletir sobre minha própria fase de vida. Aliás, o que tenho feito muito ultimamente.
Organizar, projetar, definir caminhos. Liévin é um personagem que me auxiliou.
Precisamos fazer o necessário em um contexto que nos faz feliz.
Simplicidade.

_______________________________

3º Encontro - 04/11/2020




Anna K. de volta ao lar.
Em sua postura soberana, envolvente e que altera o comportamento e sensações de todos os que passam pelo mesmo caminho, Anna K. retorna à sua rotina encontrando o marido irônico, aos laços materno - afaga o amor do filho e recebe a amiga fofoqueira da família, louca para acrescentar ao repertório as últimas novidades.

pág.117

" Falar sobre o assunto seria dar importância a algo sem importância.

É esse o fato de uma conduta equilibrada: conversar sobre o que realmente importa. Ter qualidade nos assuntos, sendo os mesmos produtivos e de nível elevado, construtivo. Não é devido perder tempo com palavras que não nos acrescentam em nada.

Percebe-se uma postura madura do marido. Ela em seus sentimentos satisfatórios em ser cortejada pelo aventureiro possível pretendente de Kitty. Demonstra nesse período lido a rotina de Anna, a visita dos médicos em análise ao melhor tratamento à 'doença' de Kitty (onde seu próprio pai já concluiu o diagnóstico); acontece a conversa entre as irmãs que sofrem por amor: Dolly e Kitty.


_________________________

2º Encontro - 21/10/2020






pág. 102

A reflexão de Liévin após retornar de sua viagem é de nível maduro e sensato. Seguir a vida sem depender de uma felicidade alheia, o caso o casamento frustrado em relação à princesa. Mesmo magoado, sabia que tinha uma vida em boas condições e muito o que o desse alegrias; ajudar o irmão, alma nobre em reconhecer as falhas do que mais necessita. " o sentimento de esperança numa vida nova e melhor" , sem dúvida, demonstra preparo e maturidade. Esperança, propósitos, horizontes. Um personagem visionário.

Quanto ao momento em que Anna K. entra em cena, vem causando a diferença entre os comportamentos dos personagens e mostrando sua importância. O que mais chamou-me a atenção foi a colocação da relevância da família. Sabemos que os amigos tem seu papel significativo em situações difíceis, onde se requer apoio. Mas em determinados momentos delicados e muito pessoais, somente os parentes é que tem o vínculo de interferir em decisões. Isso foi percebido em dois pontos até agora no decorrer da leitura. Sendo o primeiro pelo qual Anna K. vem ao encontro do irmão socorrer a crise conjugal. Vem auxiliar, aconselhar e harmonizar o conflito enfrentado pela esposa traída.
Em um segundo momento, Tolstói nos coloca entre os irmãos Liévin. Nikolai problemático, mas o amor familiar é nítido. O mais sensato deseja de todo o coração auxiliar nas dificuldades do outro. Família...
Não é por acaso que se está presente no núcleo em que nos encontramos.

A casa

A casa em que Liévin mantém e vive é o verdadeiro mundo para ele. É a casa que viveram e morreram seus pais.
É assim que me encontro no presente momento.. Na casa onde nasci, cresci e vivi a maior parte dos minha vida. Nunca imaginei que voltaria para ela e a partir dela daria um novo rumo e continuidade em minha vida. Nessa casa, nos anos que estive fora, foi o local que retornava para recuperar minhas 'energias', assim como Scarlett O´Hara de E o Vento Levou...Nesse últimos tempos são esses os pensamentos que venho construindo: mergulhando no EU e estruturando os caminhos...


_____________________________________

1º Encontro - 10/10/2020





" Todas as famílias felizes se parecem, cada família infeliz é infeliz à sua maneira.

É assim que nosso autor inicia essa famosa obra. E nós não podemos analisar e interpretar essa oração de diversas maneiras. De forma rasa: Famílias felizes não apresentam dificuldades, despertam os olhares invejosos e fofoqueiros; Já as famílias infelizes, atraem também os fofoqueiros e repercutem em problemas à todos que os cercam.
Agora, de uma maneira mais crítica, a própria família infeliz deveria fazer o auto questionamento de o por que da situação apresentada. Cada indivíduo procurar em si o quão está influenciando na desarmonia do lar. Onde pode ser melhorado? O que eu estou fazendo de bom?
E assim, podemos iniciar várias análises.

O marido, como culpado, se perfumou, espreguiçou, pensou em se fazer de vítima. Teatral. Arrumou-se. A mulher, dependente, sabia que não tinha para onde ir. Descabelou-se. Sem ação.

pág. 47
As observações feitas por Liévin sobre o homem do campo X Homem da cidade são bem consideráveis. O comportamento e valores de um, bem diferentes do outro, e isso nos remete a refletir os nossos próprios comportamentos. O que de bom colocamos em prática e de fato é bom e os faz bem? Estamos em equilíbrio? Acomodados? Em constante busca de algo sem sucesso? O que de fato é valoroso?

pág.54

" Toda a diversidade, todo o encanto, toda a beleza da vida é feita de sombra  e de luz.

Nesse momento, o personagem 'aventureiro' traz à tona as emoções, o contraditório, que proporciona vivência em profundidade. São necessárias temperos opostos para sugerir sabor, motivação, valorização do que se vive. Marcas.

Cap.XIV

Nesse momento, Liev, traz o momento presente. Capta na sociedade o que está acontecendo nos salões e nas discussões da sociedade. As mesas girantes e o início do Espiritismo, codificado por Alan Kardec, pseudônimo de Rivail, renomado professor na sociedade francesa. O assunto atrai a todos, seja por curiosidade, cumplicidade, crença, discórdia, ameaça, verdade, explicação, deixando as opiniões serem debatidas, questionadas. Momento histórico.
O conflito entre os rivais, em disputa a desposar Kitty, possuem opiniões opostas ao assunto e se alfinetam e contêm-se ao mesmo tempo. Coração ferido de Liévin, já negado pela amada, mantém-se na conversa em controle da ebulição e explosão de seus sentimentos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada!