Quem sou eu

Minha foto
Autora dos livros TEMPO ESCOLHAS HISTÓRIA e A CORRIDA DE GERAÇÕES - informações nesse blog.

2016


Vítimas do Preconceito
Codro Palissy

Presente da amiga Ana Eliza.

Romance que ocupa o cenário na época do feudalismo. Jovens proibidos de viver o seu amor, devido à diferença de classe social, suicidam-se.

Vamos ver o que vai ser...




Cápua é uma comuna italiana da região da Campania, província de Caserta


Roma


Nápoles

Uma história rica em ensinamentos. Leitura rápida, nos faz refletir direcionando-nos à como lidar com determinadas atitudes, entre outras interpretações. Vale a pena ler !!!

Dez 2016

_______________________

Heroínas Negras do Brasil - Maria Firmina dos Reis
Jarid Arraes



Cordel sobre a vitória da mulher negra na época da escravidão.

Sugestão Dez 2016 - Leia Mulheres Itapetininga.

_______________________

Um Teto Todo Seu
Virginia Woolf

Sugestão: Leia Mulheres - Nov 2016
Nesse mês, comemorando 1 ano do grupo em Itapetininga!

Ensaios.
Presença feminina na literatura, conquista das escritoras do século XIX. Dificuldades enfrentadas pelas mulheres em poder fazer parte desse mundo que se diz masculino.



Adeline Virginia Woolf foi uma escritora, ensaísta e editora britânica, conhecida como uma das mais proeminentes figuras do modernismo. Em 1941, após anos de depressão, suicidou-se por afogamento.

No primeiro momento de leitura proporcionou-me devaneios. Lugares libertos, descontraídos, leves. Reflexões saudosas ou remetentes à um clima agradável. Ar livre, frescor do vento sob a luz solar.
Escrever sobre mulheres. Hoje podemos dizer que é fácil e livre. Será que foi sempre assim? Autora parte desse princípio em uma pesquisa em uma biblioteca. Conclusão. Mulheres nulas, inexistentes.
Quando a autora explana sobre a real submissão feminina e comenta que na ficção (peças teatrais, livros) a mulher não carece de personalidade e está em destaque "brilhando como a um farol" , comenta que é inexplicável esse posicionamento. Eu, acredito que na vida real, nos bastidores, a mulher tinha sim seu papel em grande importância. Pois acredito que não TODOS os homens fossem machistas. Poderiam aparentar à sociedade, mas no íntimo do lar, a mulher opinava sim. As mulheres dependiam do dinheiro do marido, mas eram elas quem administravam o destino do orçamento familiar, a educação dos filhos, organização da casa.
Capítulo 3. Confesso que discutir o feminismo não é uma coisa que me agrada. Não gosto de ficar revivendo situações ruins. Pensemos no presente e o que HOJE podemos fazer para melhorá-lo, utilizando uma estrutura harmoniosa entre os sexos, cada qual com a sua responsabilidade.
Podemos sim, destacar as grandes mulheres da história que destoaram das demais em seu tempo. Essas sofreram, porém existiram para alavancar e dar o exemplo de superação. Recentemente descobri uma delas, a esposa de Albert Einstein, Elsa. Inteligentíssima, colaborou com o desempenho da física. Nunca ouvimos nos livros didáticos sobre suas conquistas, porém fez a sua parte como pode.

" Uma cena no campo de batalha é mais importante do que uma cena em uma loja - em todo lugar e de forma muito sutil, a diferença de valores persiste. 

" Seria preciso uma jovem muito decidida para desconsiderar todas as críticas, repreensões e promessas de recompensas. A pessoa teria que ter sido uma espécie de ativista para também. A literatura está aberta a todos. Recuso-me a permitir que você, mesmo que seja um bedel, me negue acesso ao gramado. Tranque as bibliotecas, se quiser; mas não ha portões, nem fechaduras, nem cadeados com os quais você conseguirá trancar a liberdade do meu pensamento.

Sem dúvida há opiniões distintas, experiências... Cada um em seu tempo, valorizando de acordo com seu nível moral e experiências vividas.

" A razão óbvia seria a de que é natural que os sexos cooperem entre si. Há um instinto profundo, se não irracional, em favor da teoria de que a união de um homem e uma mulher colabora para uma satisfação generalizada, para a mais completa felicidade.

Você pode até ter talento, mas se não tiver dinheiro ou se não frequentar uma escola, dificilmente será um literato. A cultura deve fazer parte da formação do indivíduo. É através dela que está a oportunidade de diminuirmos drasticamente a quantidade de prisões e violências aumentando o bom nível social, intelectual e próspero da humanidade.

Todo ser humano tem necessidade de conquista e superação, não somente as mulheres. Não há literatura feminina e outra masculina. Simplesmente há LITERATURA = resultado de experiências, emoções, atividades etc.


nnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnn

Esaú e Jacó
Machado de Assis

Presente de meu marido, Atenágoras, devido à meu desejo de ler esta obra, mais uma vez estimulada por outros autores, sugerido por seus personagens como um livro de contexto profundo e reflexivo.

A narrativa acontece no final do século XIX. Irmãos gêmeos, inimigos (é o que dizem, porém não achei que fosse bem assim tão pesado - diria que são bem opostos), disputam o amor de uma jovem.



Augusto Comte, francês, criador da sociologia. Defendia que a análise social deveria se basear nos métodos positivos adotados por outras ciências, como a observação, a comparação e a experimentação.

Determinismo: teoria segundo a qual o homem é condicionado pelos fenômenos que vivenciou, passando a ser deles consciência.




Realismo: seu primeiro representante, o francês Gustave Flaubert. Os escritores dessa era (Stendhal, Honoré de Balzac, Almeida Garret e Eça de Queiroz), preocupavam-se em demonstrar o universo vivido pelos personagens em meio à política, ciência, sociedade, economia e cultura.

Joaquim Maria Machado de Assis, 1839-1908, embora tenha iniciado sua vida de modo humilde, veio à se relacionar com um respeitável círculo de amigos, entre eles o editor literário Paula Brito, político influente; Quintino Bocaíuva e o imperador Dom Pedro II. Ocupou a cadeira de nº 1 da Academia Brasileira de Letras, e para curiosidade, nunca saiu da então capital do país, Rio de Janeiro, exceto em uma viagem de três meses ao interior do estado por recomendação médica em 1882.



Além de dedicar-se como escritor, ocupou diversos cargos públicos.
A história de Esaú e Jacó narra a disputa entre Pedro e Paulo pelo amor de Flora e o posicionamento contrário de partidos, representando conservadores e liberais, na transição do Império para a República que o Brasil atravessava na época.
Remetendo ao contexto bíblico, Esaú e Jacó eram filhos de Isaac e Rebeca e representavam dois povos inimigos.

" Dico, che quando l'anima mal nata...


Dante

Obs.: Santos, o pai dos gêmeos, é espírita.

Leitura gostosa. O autor remete-se à leitora, pensando em suas ansiedades textuais. O texto possui rica linguagem em questão. Também de bom embasamento. Dante, Sheakespeare, entre outros, norteiam sua obra.
Diz-se da rivalidade entre os irmãos. Durante a leitura, achei tão leve. Pois se, comparado aos dias atuais onde as rivalidades são bem acentuadas nas ásperas atitudes. Assim, como outros livros que li referente ao período de transição - Império República - gostaria apenas de mencionar uma curiosidade sempre lembrada pelos autores retratantes da época: a história da pintura de estabelecimentos comerciais.. Ora exaltando o Império e posteriormente não mais deixando os pintores e comerciantes confusos e atentos, gerando anedotas.

Nov 2016.
_____________________________

Uma Breve História do Tempo
Stephen Hawking

Sugestão: Clube do Livro - Biblioteca Municipal de Itapetininga. Nov 2016.

Escrito por um dos cientistas mais importantes da atualidade, e não me apegando a prótons e neutrons, foi uma escolha ótima do Clube. Aliás, mais uma!



Entre buracos negros, buracos de minhoca, relatividade, big bang, Deus, números quânticos, vimos sobre a evolução da ciência, a eterna busca sobre a existência do universo e questões como: De onde viemos? estão presentes nessa obra. A antimatéria, aquela que foi romanceada no livro de Dan Brown - Anjos e Demônios - é explicada, assim como viajar no tempo. Tudo sob a visão da ciência, sem ficção. 

Estamos sozinhos nessa imensidão? Em meio à diversidade de títulos lidos ao longo do ano, aceitamos a proposta e decolamos na viagem ao espaço. Descobrindo a história das galáxias e desvendando os segredos das estrelas. Posicionamos nossa nave em uma órbita analítica à profundidade do Universo, mergulhando no espaço mágico e alucinante dos ocultos segredos que acarretam a existência como um todo. Nossas dúvidas, curiosidades, medos, nos fazem viajar nesse tempo que talvez nem exista como acreditamos que seja.

A ciência pesquisa, estuda, explica suas teorias, porém declara que não são respostas concretas, são suposições.

Vimos alguns dos grandes nomes:


Albert Einstein

Envolvido no contexto político, em relação à bomba atômica nuclear e dividido nas equações.



Galileu Galilei

Maior responsável pela ciência moderna e também famoso por seu conflito com a Igreja Católica.



Isaac Newton

Homem desagradável, autor do livro mais influente na física, foi o primeiro cientista a receber a condecoração de cavaleiro. Anticatólico e envolvido na política, obteve o cargo de diretor da Casa da Moeda, onde mandou vários homens para a forca.

ooooooooooooooooooooooo

O Segredo Eterno do Sucesso
Pedro Raúl Morales

Nov 2016 - Leitura rápida.
Sugestão e empréstimo do livro: amiga leitora Suely Campos.

--> Exercícios práticos, ensinamentos rosacruz.

Em resumo, transpomos em outras palavras os dizeres do livro, pois é o que venho aprendendo em minhas leituras e outros estudos. A felicidade está dentro de nós mesmos.
Os detalhes: a ordem dos fatores, como interpretamos, em que e como acreditamos em itens descritos, afirmados no livro, dá-se à cada um. Possuímos nossas próprias opiniões que são uma junção do acúmulo de nossas experiências adquiridas ao longo de nossos dias vividos. Por fim, lemos, filtramos, questionamos de acordo como nosso raciocínio informa.
Desenvolvemos técnicas para melhor vivermos de acordo com o que nos adequa, experimentando as informações adquiridas. Esse livro trás boas dicas envolvendo um aprendizado rico. Meditações, explicações e um bom conteúdo sobre e como podemos nos comportar e viver melhor.

nnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnn


Olhos D´Água
Conceição Evaristo

Sugestão: Leia Mulheres mês outubro 2016.

Contos

" No livro estão presentes mães, muitas mães. E também filhas, avós, amantes, homens e mulheres - todos evocados em seus vínculos e dilemas sociais, sexuais, existenciais, numa pluralidade e vulnerabilidade que constituem a humana condição. Sem quaisquer idealizações, são aqui recriadas com firmeza e talento as duras condições enfrentadas pela comunidade afro-brasileira.


Heloisa Toller Gomes
- prefácio -

" O lugar de mero ouvinte é desautorizado. Nesta literatura/cultura, a palavra que é dita reivindica o corpo presente. O que quer dizer ação.

Jurema Werneck
- introdução -



Doutora em Literatura, Conceição Evaristo, nasceu em uma favela em Belo Horizonte e é uma das vencedoras mulheres brasileiras! Parabéns!

Olhos D'Água são contos constituídos por pessoas sofridas, entre mãe protetora, zelosa, genitora, salvadora. Mesmo à duras penas transmite carinho, amor. Mulheres que sofrem. Movidos e resultados da sociedade. Discussão social.
O Cooper da Cida, foi o conto que destoou no livro. Mais leve. Mudança na rotina urgente. Consciência e ação. Combate. Bingo! Esse texto e nada mais, nada menos do que venho escrevendo e discutindo nos últimos tempos. Viver intensamente a cada instante. Apreciar a natureza. Abençoar a simplicidade. Agradecer o nosso dia e tudo o que nos acontece. Sair da roda viva do capitalismo que aprisiona. Enfim: VIVER!

"Escrever é uma maneira de sangrar.

Conceição produz um texto conduzindo o leitor de uma maneira gostosa. Quando percebe, já foi. Inicia em uma situação específica e depois decorre detalhes em outro tempo e nem se percebe. Tudo muito natural seu decorrer.
Há contexto, história.
Onde vivemos, que nada fazemos pelas questões abordadas? Durante a leitura, nos ativa sentimentos nada bons. Pesar, tristeza, revolta... Porém de tempos em tempos devemos renovar nossa consciência de cidadãos fraternos e impulsionar atitudes em benefício coletivo.
A leitura nos traz, vem à tona, realidades distintas, verdades não vistas, experiências distantes. Códigos longínquos.
O debate do grupo foi riquíssimo. Opiniões e conclusões diversas, que sem dúvida alguma fizeram a diferença e trouxeram maior reflexão. 
Autora mostra a realidade oculta de pessoas anônimas que as classes com melhor poder de aquisição desconhecem por completo. Fecham olhos? Discriminam.


0000000000000000000000000000

Eu Sou Malala
Malala Yousafzai
com a jornalista Christina Lamb

Sugestão: Clube do Livro - Itapetininga - Outubro/2016

A história da garota que defendeu o direito à educação e foi baleada pelo Talibã.



Malala Yousafzai é uma ativista paquistanesa. Foi a pessoa mais nova a ser laureada com um prémio Nobel. Wikipédia


malala.org
facebook.com/malalafund
twitter.com/malalafund

Narra sobre o Paquistão, Vale do Swat, sua história política, governos e influências. 
A origem da família de Malala, a união de seus pais, a cultura em que foi criada, sua infância, vontades, costumes, tudo narrado de uma linda maneira: vinda do coração.
Momentos históricos presentes como as Torres Gêmeas - World Trade Center.



O World Trade Center é um complexo de edifícios na região de Lower Manhattan, Nova Iorque, Estados Unidos, em substituição ao complexo original de sete prédios que anteriormente existia no local com o mesmo nome. Wikipédia

Banho de alerta, conhecimento. A importância da educação sempre em destaque.
Histórias trágicas decorrentes da cultura, estão presentes para nos mostrar as diferenças étnicas e nos fazer refletir. Agir. Mudar algo.
Malala sempre fixa a educação diferenciada, por ser mulher, que obteve de seu pai. Explicando melhor: A presença de mulheres nas escolas em seu país não faz parte da cultura das famílias. Porém, seu pai, como um educador, estimulou Malala - diferenciando assim, seu aprendizado.

Gandhi: " Não é digno de desfrutar a liberdade se isso não inclui a liberdade de cometer erros.


Mohandas Karamchand Gandhi, mais conhecido como Mahatma Gandhi foi o idealizador e fundador do moderno Estado indiano e o maior defensor do Satyagraha como um meio de revolução. Wikipédia

Em Malala ...

Sua cultura se paga com vingança (badal), o mal sofrido. É por isso que não se chega ao fim das discórdias. Alega-se a defesa da honra. Gigante erro!

Corrupção política, pobreza populacional. Essas duas estão presentes em todas as histórias. As desigualdades sociais. O preconceito onde não se pode conviver em um mesmo ambiente o filho do rico como o filho do pobre. Será que é somente por lá que isso acontece? Como se fossem seres de espécies diferentes. Para quem tem o mínimo de consciência, faz sofrer, doer a alma.
Malala é forte e determinada. Sua formação, o exemplo familiar em sua conduta honesta, correta e direcionada em fazer o bem ao próximo é estimulante. As passagens no livro relatando a bela educação que seus pais implantaram no lar é exemplar. Com isso, podemos observar que o cidadão reflete o meio em que vive, as orientações que recebe. Concluímos que somos exemplos aos nossos filhos, sendo responsáveis pelo alicerce de sua estrutura em desenvolvimento.

Muçulmanos: Seguem o Corão, porém discordam sobre o direito de liderar o islamitas. Então dividem-se em:
Sumitas: grupo maior - aquele que segue as tradições do Profeta.
Xiitas: partido de Ali (primo e genro do Profeta).

Sem dúvida alguma a influência "religiosa" política foi abordada e mostrou exatamente como a população sem estudo e questionamento é facilmente manipulada, sendo explorada através da crença religiosa.

Estarrecedor: homens-bomba, ataques, lavagem cerebral, ditadura. Talibãs. Conflitos. Exército. Militares.

Malala nos inspira a verdadeira ação: ajudar ao próximo independente de qualquer circunstância que se encontre. Lutar para que as imposições contrárias às posturas de bondade e de evolução sejam exterminadas.

Sem dúvida alguma essa linda obra aborda diretamente as questões sociais da nossa humanidade ainda sem entendimento do amor. Nos faz questionar, avaliar nossa própria política. Nossa posição perante as situações, imposições, reações. Exemplos de nossas origens e no futuro o que reconhecemos disso. Religião, cultura, poder, população. Conjunto, comunhão - dispersão.

ssssssssssssssssssssssssssssss


OS SERTÕES
Euclides da Cunha

Curiosidade própria, sem sugestões, devido às citações de grandes obras que li e gostei. Meus personagens preferidos são leitores de Euclides da Cunha. Os Sertões aparece como o clássico que é, em obras que enriqueceram bastante nossa literatura.

Viva! Viva! Viva! Fogos e prêmios para mim! Mereço: foram um ano e um mês! Como foi difícil essa missão que eu mesma me propus. 

Foi o livro de maior tempo em leitura. Mas não poderia deixá-lo sem chegar ao fim. Perseverança.

Sim, é cansativo. 
Uma obra prima da literatura. Porém isso não significa que preciso gostar. Esse é o gostoso de discutirmos os livros, momentos em que nos encontramos na leitura, e podermos dizer o que a arte nos influenciou. Também podendo dizer: - Não gostei desse clássico. Esse momento é muito importante podê-lo dividir com você leitor de minhas postagens.



No estilo épico (que relata, em versos, uma ação heroica), relata a Campanha de Canudos.

Guerra de Canudos, ou Campanha de Canudos, foi o confronto entre o Exército Brasileiro e os integrantes de um movimento popular de fundo sócio-religioso liderado por Antônio Conselheiro, que durou de 1896 a 1897, então na comunidade de Canudos, no interior do estado da Bahia, no nordeste do Brasil.


Antonio Conselheiro


Euclides da Cunha demonstrou seus conhecimentos geográficos. Muitos detalhes e descrições.
Poético, filosófico, profundo. Uma literatura "fora" (excepcional). É um estudo, uma obra para ser analisada, aprofundada. Não para uma simples leitura.

Out 2016

_____________________________


Nietzsche
para estressados
Allan Percy

99 doses de filosofia para despertar a mente e combater as preocupações.

Sugestão e empréstimo do livro: amiga leitora Suely Campos.

Set 2016

Friedrich Wilhelm Nietzsche foi um filósofofilólogocrítico culturalpoeta e compositor alemão do século XIX. Ele escreveu vários textos críticos sobre a religião, a moral, a cultura contemporânea, filosofia e ciência, exibindo uma predileção por metáforaironia e aforismo.






Allan Percy é especialista em coaching (Coach é uma palavra em inglês que significa treinador, instrutor e pode também ser um tipo de ônibus.) e em literatura de autoajuda e desenvolvimento pessoal. Presta consultoria a várias editoras espanholas e viaja pelo mundo em busca de inspiração para seus livros.




Um manual inteligente e estimulante utilizando a aplicação do gênio alemão. Enriquecendo com ideias de outros autores renomados.


Durante a leitura fiz minha lista de pontos à serem exercitados. Faça a sua!

" Quem parece nos detestar, nutre, no fundo, uma admiração oculta por nós.

Ao ler esse trecho na orelha da contra capa, me proporcionou um alívio. Pois já a algum tempo venho trabalhando o sentimento negativo proporcionado por esse "tipo" de pessoa. Nos faz mal receber alfinetadas de pessoas hipócritas em nosso meio. Embora nunca tenha revidado, muito pelo contrário, porém ficava chateada quando acontecia. Desejo o bem e a boa convivência. Não digo que a falta de consciência alheia tenha parado, mas a minha posição perante a situação mudou. Continuo trabalhando quando incomoda, mas " Dane-se tudo, sejamos felizes". Evolução!
Nas entrelinhas e citações, descordo de alguns pontos interpretados sobre a felicidade. Mas essa foi a minha posição.

Uma verdade:
Redes sociais, grupos no whatsApp etc. Somos transformados em espectadores forçados de um mundo pessoal que até então desconhecíamos.

Devemos admitir que não podemos satisfazer a todos. Não precisamos da aprovação alheia.

Bom, tirei grande proveito do livro, compartilhei alguns aqui. Leia, retire suas interpretações e divida em nosso espaço!

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx


Os Sofrimentos do Jovem Werther
Johann Wolfgang Goethe

Sugestão: Amigo leitor Carlos do Clube do Livro Itapetininga.

Set 2016

Johann Wolfgang von Goethe foi um autor e estadista alemão que também fez incursões pelo campo da ciência natural. Como escritor, Goethe foi uma das mais importantes figuras da literatura alemã e do Romantismo europeu, nos finais do século XVIII e inícios do século XIX



Essa obra inicia a prosa moderna na Alemanha. O "eu" encontra-se em evidência no romance. Cartas. O personagem se funde com o biográfico do autor, retratando sua experiência real. Escreve cartas à um amigo, contando sobre seu cotidiano amoroso. Apaixona-se por uma mulher comprometida.
Curiosidade da obra:
Goethe escreveu em quatro semanas o romance e se gaba de que Napoleão tenha lido sete vezes e o carregava em sua Biblioteca de Campanha. Encontraram-se uma única vez, pois o alemão não aceitou o convite do francês em um próximo encontro.

Fausto: outra obra famosa do autor. Um poema trágico. Trata-se em uma disputa entre o bem e o mal. Céu e inferno. Obtive a oportunidade de ler no ano passado por própria vontade, devido à citações em outras obras que li. Alto nível literário e interpretativo. Muito bom.

" Os mal entendidos e a indolência talvez causem mais enganos no mundo do que a esperteza e a maldade. De qualquer modo as duas últimas são, por certo, mais raras. 

A natureza, como poema (podemos dizer assim) aparece representando os sentimentos. Romantismo. Werther exala paixão: 

" Se o nosso coração estivesse sempre aberto para gozar o bem que Deus nos manda todos os dias, teríamos força mais do que suficiente para suportar o mal quando ele aparece.

Poético:

" ... uma lágrima brincou em meus olhos.

Werther fala sobre a fraqueza dos homens, a insistência em que se tem de rotular ações, julgado e pré julgando-as. Questiona a necessidade de que se tem de agir assim.

Muitas vezes cômico:

" Não posso rogar a Deus dizendo: " Dê-ma!" Ela pertence a outro. Brinco e gracejo coma s minha dores e, se não me contivesse, faria uma ladainha inteira de antíteses.

Aprofunda-se minuciosamente em seus sentimentos. Dramático apaixonado. Há várias histórias paralelas, personagens encontrados pelo caminho, incluindo também as diferentes classes sociais.

ssssssssssssssssssssssssssssss


Meus Queridos Estranhos
Livia Garcia-Roza

Sugestão: Leia Mulheres - Set 2016.

Romance.

Livia Garcia-Roza é uma escritora, e psicanalista brasileira nascida na cidade do Rio de Janeiro, e pós graduada em Psicologia Clinica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Wikipédia



Um diário de uma pessoa comum em uma vida comum.  A personagem é deixada pelo marido e é daí que se inicia a narração. Muito bem escrito. Assim, transformando uma estória que pode enquadrar-se em muitas pessoas que nos rondam, até você. Embora não tenha sido do gosto de muitos do grupo, o debate porém, foi maravilhoso. Conteúdo - contexto - com profundidade, transmissão de informação, arte, entrelinhas. Foi proposital? Auto-análise do leitor. Personagem patológico em uma conclusão geral. Todos acusaram pontos psicológicos claros, focados na família.


ssssssssssssssssssssssssssssss

Cirinéia Iolanda Maffei
por Léon Tolstoi

Ago 2016

Inicio agora um revezamento entre dois boxes de quatro volumes cada. Tolstói e Dan Brown são estilos literários bem diferentes, porém envolventes em riqueza de conteúdo. Assim, embarco nessas histórias, muito bem acompanhada e com as malas para armazenamento de conhecimento bem abertas para a receptividade de preenchimento.

"  Eis a magia das histórias! Esquecemos que , viajores da embarcação conduzida por Sua forte e compassiva mão, com Ele convivemos dia a dia e ele nos conhece um a um...
Fechemos os olhos, especialmente nas horas de tristeza e dor, e deixemos que nossa alma, liberta dos impedimentos do mundo, siga ao encontro dEle. Como ha dois mil anos, Ele de nós Se aproximará! Estaremos na praia, aos primeiros raios de sol... Ao longe, junto aos barcos, cercado por humildes Jesus... Não nos ignorará!



Rebeca, a neta da viúva
Aprendemos sobre:
Circunstâncias que a vida nos apresenta e como lidar com elas;
Prostitutas também são seres humanos;
Fé, sinceridade, honestidade;
Disparidades sociais;
Escolhas.
Casou-se com o nobre romano. Ela foi serviçal em um prostíbulo.

Miriam
Paciência, fé.
Garota leprosa. Fora, em outra encarnação, o príncipe que apaixonara-se pela escriba, causando muito sofrimento.

Isabel, Lia e Miriam - as três irmãs

Perdão; não julgar; caridade.
Filhas adotivas vendidas como prostitutas, representando vingança pela madrasta em relação a maus tratos do pai.

Amar, no sentido profundo do termo, é o homem ser leal, probo, consciencioso, para fazer aos outros o que queira que eles lhe façam; é procurar em torno de si o sentido íntimo de todas as dores que acabrunham seus irmãos para suavizá-la; é considerar como sua a grande família humana..."


O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap.XI

" Não vos preocupeis com o dia de amanhã! Continuareis a me servir... Acalmai vossos corações, confiai... Ainda há muito trabalho a fazer! O campo é fértil, o plantio abençoado, a colheita virá agora ou daqui a tempos, não importa. O importante é semear...

Lucília
Irmãos espirituais; Momento certo, evolução.
Filho paraplégico (acidente) salvo por Jesus. Filha ambiciosa denunciou a família por serem seguidores de Jesus. Morreram todos. Reencarnações diversas - depois escrava no Brasil.

" Não são os da consanguinidade os verdadeiros laços de família e sim os da simpatia e da comunhão de ideias, os quais prendem os Espíritos antes, durante e depois de suas encarnações.

" Julgo importante salientar o papel dos pais no crescimento e evolução dos filhos que Deus lhes concedeu para que deles cuidassem e direcionassem ao progresso. Comumente rogamos por filhos perfeitos, saudáveis, belos, deixando de entender a relevância de acolher os espíritos e seus receptáculos carnais como são, recebendo em nossos amorosos braços o imperfeito, seja física, espiritualmente ou ambos, como alguém que precisa de nós, direcionando-o lenta e progressivamente, no árduo caminho rumo à perfeição.

" ... os verdadeiros afetos se firmam em bases de afinidade.

Esmeralda, a cigana
Perdão, ressentimento; Materialismo, poder opinião alheia.
Raquel, sobrevivente do massacre sofrido em seu lar e família. Resgatada por ciganos. Casou-se com o filho do romano assassino.

Maria Clara
Falhas humanas em expiação e das desarmonias criadas dentro das Casas Espíritas.
Célio (economista paulistano) - mal súbito - foi socorrido e enviado ao hospital em coma. 1999.
Máximus: escravo dos romanos. Pregou os cravos na cruz em Jesus. Vendeu a filha de seu algoz do qual tornara-se amante e encontrava-se grávida. Torturou seu algoz até a sepultura. Suicidou-se.

Raquel, a dançarina
Prostituta; Perdão; Mudança de vida.

Que maravilha ter contato com Jesus e seguí-lo!

Jamais te afastes do convívio social, muito embora não compactues com os desmandos e erros. Exemplifica, simplesmente, calando quando tua voz não puder ser ouvida. Silencia, aguardando pacientemente a hora do despertar dos adormecidos espíritos. Não te preocupes, pois a cada dia basta a sua carga e tudo virá a seu tempo e na medida exata. Ama, espera, confia, trabalha... E não guardes ressentimentos pelas pedradas recebidas no caminho, acreditando que cada uma delas revestirá a difícil senda da evolução se tu acolheres com o coração aberto e confiante.

Persiste, em abençoado silêncio. Prossegue, jamais esquecendo que tua mão esquerda não necessita saber daquilo que a direita praticou.


_________________

2º Título: 

Homens Notáveis
Histórias da Palestina nos tempos de Jesus

Os contos desta obra revelam alguns encontros do Mestre com pessoas que podemos encontrar na atualidade: sujeitos às imperfeições como orgulho, vaidade, dor, ódio, inveja, raiva, frustração, desesperança.

Caridade

Há sentimento de paz e leveza melhor do que após ter praticado algo de bom a alguém?
Tal atitude nos faz melhores, quando vindo do coração. É o sentido de vivermos, ajudar a quem precisa. Afinal, todos nós precisamos de algo, a doação acaba por ser reflexiva = Bate e volta.

Simplicidade

Precisamos de pouco para viver. E esse pouco é o suficiente para nos fazer felizes. Devíamos ambicionar o sorriso sincero no rosto dos que cruzam nosso dia e não um celular lançamento do mês, ou uma casa ainda maior do que a que já possuímos. A energia positiva ao nosso redor, harmonizando e cativando novos amigos sinceros deveria ser o foco.

Solidariedade

Por que serdes egoísta ao ponto de preocupar-se com os fatos apenas quando os mesmos o atingem? Cadê a ajuda ao próximo?

Amor

Gratuito, natural, espontâneo. Gera alegria, leveza, liberdade. Ação! Fazer o bem, agir corretamente fazendo o que de fato é certo. Firme e positivo nas ações.

A cada um é destinado o que é de melhor, nossas responsabilidades adquiridas durante a caminhada. Administrá-la com empenho é o nosso foco.

Nero - Imperador romano




Nero Cláudio César Augusto Germânico - 15 de dezembro de 37d.C. — Roma9 de junho de 68), foi um imperador romano que governou de 13 de outubro de 54 até a sua morte, a 9 de junho de 68.

Popeia Sabina, a Jovem, foi uma imperatriz-consorte romana, segunda esposa do imperador Nero. Antes disso, ela já havia sido esposa do imperador Otão.



Educar nossas imperfeições. 
"Estudar as palavras e conceitos de Jesus e com eles concordar, não nos isenta das dificuldades em agir da maneira certa ao ficarmos frente a frene com situações de confronto entre a razão e o coração. Faz parte da árdua e difícil trajetória da criatura rumo à excelência! Caímos, levantamos, reconsideramos, às vezes persistimos no engano e temos que enfrentar maiores lições..."

Normalmente não estamos prontamente preparados a responder aos imprevistos que nos desagradam. Porém, é através do exercício, colocando em prática que conseguiremos superações.

Trabalhar e Confiar

Façamos nossa parte, acreditando sempre na conquista e ajuda Divina.

Desapego

Nada é nosso. O material se desfaz. O espiritual conquistamos em laços afetivos. Sem posse. Libertos e vinculados.

Hipocrisia, apego material, poder. Os dominantes massacravam o povo devido à sua ignorância (e ainda o fazem). O povo continua sendo dominado, incluindo-se na roda viva estipulada pelos dominadores, sejam eles da sociedade religiosa ou não. Não há questionamentos. Jesus veio mostrar a verdade, o caminho. E o mundo continua não vendo isso.

" Lembras-te de minhas derradeiras palavras? Servem para ti e para todos os que se acham nos difíceis embates da vida:" Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que fazem..." Afinal, ainda não aprendeste que cada um oferece e dá aquilo que tem? Então! Tu darás de ter amor, pois tens mais a dar... Não te aflijas! Confia e ama! Perdoa! Estás magoado? Quando aprenderás que somente somos atingidos quando permitimos? Esperaste demais de teus conterrâneos, contudo eles nada prometeram... Tu mesmo delineaste as expectativas..."

Persistência em nossas convicções puras, voltadas para o bem. Tudo à seu tempo. Esforço e dedicação, acreditando - Fé. É diferente falar em perdão e praticar o perdão. Não acontece instantaneamente. Requerer preparo, trabalho.

"Conhecereis a verdade e ela vos libertará!"

=> Autoconhecimento.

1º passo para evolução
Devemos aceitar-nos com as limitações inerentes a nosso estágio evolutivo. - Tolerância.

"Inseridos no mundo, nem por isso seremos coniventes o engrossaremos as fileiras dos cegos espirituais! Exerceremos a tolerância preconizada pelo Mestre, o respeito a cada um, a caridade verdadeira de aceitarmos os nossos irmãos como são, assim como devemos aceitar-nos com as limitações inerentes a nosso estágio evolutivo. Entendendo assim, fazendo desta forma, teremos vencido o estágio inicial da convivência pacífica e assegurado a manutenção de nosso equilíbrio e de nossa paz."

Out 2016

3º Título:

Arte de Recomeçar
Histórias da imortalidade na visão de Jesus

O tema reencarnação aparece para esclarecer o que estamos fazendo aqui na Terra, respondendo à diversas dúvidas comuns cotidianas.
Tolstói explica através de textos bíblicos e narrações de pessoas parecidas conosco o porquê das questões que tanto nos envolvem.

Alegria

" Compreendeu a finalidade da existência e o destino do ser, constatando quão iludidas estão as criaturas que se apegam tão somente à matéria, deixando de lado a alegria de servir e amar.

Confiemos e oramos. Nossa mais real felicidade está nos resultados de nossos esforços em realizarmos trabalhos que produzem a prosperidade e alegria de nosso semelhante. Venho escrevendo isso em diferentes formas em meus textos. Devemos semear onde obteremos resultados (a velha história de bons terrenos). Os que rejeitam, relutam em seus equívocos preconceitos, haverá o momento certo de entenderem. Cada um em seu tempo.

Melhorias Através dos Tempos

À passos de tartaruga estamos melhorando. Leis, regras, são criadas e ainda assim violadas. A Igreja Velha que a tanto massacrou, em todos os sentidos, hoje possui uma nova postura. Estamos à caminho. Cada um a seu tempo. As dúvidas são as mesmas. O Homem Velho ainda possui tramelas nos olhos e no coração. Atrocidades continuam a exponenciar, mas há muitos trilhando bons caminhos e seguindo exemplos corretos.

" Muitos são os chamados, já o dissemos, mas poucos fazem por si mesmos o necessário, perdendo vezes e vezes as chances de crescimento.

Crítica - Questionar

Olhe para o próximo e aprenda, certo ou errado, e não dê a sentença. Observe agora as suas atitudes: 
- São melhores?
Parabéns: ajude-o, pois ainda não entendeu.
- São iguais?
Veja o que pode melhorar.
- São piores?
Se teve a humildade de assumir seus erros, já é um bom começo para fazer crescer.

Práticas Barbáries
Templos, Construções, Cadê a moral?

Pensamentos Voam...

Reforcemos o fato de que não importa o que pensemos, alguém estará nos ouvindo e será direcionado. Alerta! Conclui-se que devemos pensar apenas coisas BOAS e POSITIVAS sabendo que reflexões são orações, podendo assim, estar em constante vibração se bem focados.
Os resultados serão as melhores conclusões destinadas à seu bem, e eles não o pertencem.

" Tu enxergas o presente, eu, a eternidade."

Reúna amigos, familiares e potencialize as boas vibrações.
Façamos a nossa parte. Gratidão por tudo. Nada é obra do acaso.

Observe, não critique.

O Egoísmo Cega as Pessoas

Egocentrismo elege a cegueira como companheira. Sem perceber, não há bondade, solidariedade, partilha.

A narrativa-descritiva de Tolstói é fascinantemente poética!

" A razão determina, o coração nem sempre obedece...

Esses foram algumas das minhas reflexões sobre essa obra. E as suas? Poste para nós!

Out 2016

4º Título e último dessa série contos de Tolstói

Retratos de Nazaré

Encontros do Mestre conosco. Relatos, lições, voltados ao aprendizado, em razão de melhorarmos nossas ações.

Comove-nos a pequenez da sociedade. O egoísmo invade os comandos de ações às pessoas não lembrando de que o outro é seu semelhante e possui as mesmas necessidades que você e que deve ter os mesmos direitos, na mesma proporção. Abuso da ingenuidade imperando, valendo-se do predominante podre machismo. Aprendemos com Jesus a lei da ação e consequencias. Assim, todos, um dia não erraremos mais.

AMOR
Um dia será natural estarmos em estado de LUZ. Enxergaremos o próximo com suas benesses. Auxiliaremos sem julgamentos, nomenclaturas. Convivendo em abençoada harmonia, exponenciando alegrias.

Nomes perdidos no tempo e espaço, porém resgatados. Felizes os que podem extrair lições dessas 4 maravilhosas obras. São exemplos contemporâneos. Ainda persistimos nos mesmos erros. À passos pequenos caminhamos em direção ao bem. Mas tenho pressa de boa nova. Sonho e desejo que todos tenham também!

Nov 2016
__________________________


Macbeth
William Shakespeare

Sugestão: Clube do Livro - Biblioteca Municipal Itapetininga, mês de Setembro 2016.

William Shakespeare (Stratford-upon-Avon23 de abril de 1564 — Stratford-upon-Avon23 de abril de 1616) foi um poeta,dramaturgo e ator inglês, tido como o maior escritor do idioma inglês e o mais influente dramaturgo do mundo. De suas obras, incluindo aquelas em colaboração, restaram até os dias de hoje 38 peças, 154 sonetos, dois longos poemas narrativos, e mais alguns versos esparsos, cujas autorias, no entanto, são ainda disputadas. Suas peças foram traduzidas para todas as principais línguas modernas e são mais encenadas que as de qualquer outro dramaturgo. Muitos de seus textos e temas, especialmente os do teatro, permanecem vivos até os nossos dias, sendo revisitados com frequência, especialmente no teatro, na televisão, no cinema e na literaturaOrigem: Wikipédia




Vivência da sociedade, totalmente contemporâneo. Contempla aparência, poder, desafio da consciência coletiva.

"To be or not to be: that's the question".
(Ser ou não ser: eis a questão)

famosa em Hamlet; 
outras obras também conhecidas como Romeu e Julieta.

Escrita por volta de 1606, Macbeth, é uma das peças mais famosas do autor, assim como as citadas acima. Também considerada uma das peças mais sombrias: o tratamento dramático do mal, do tipo do mal que nasce da ânsia do poder.

" Macbeth é um general do exército escocês muito estimado por sua bravura, mas, após ouvir um presságio de três bruxas dizendo que ele seria o novo monarca, acaba traindo seu rei. Influenciado pela esposa, dá livre curso à sua ambição, pagando alto preço.

" Haverá sangue, dizem eles. Sangue chama mais sangue. Sabe se de pedras que se movem e de árvores que falam augúrios e de relações implícitas. Foram postos a descobertos por gralhas corvos e abutres trazendo à tona o home.
Mais oculto dentre os sanguinários.


Heliodora Carneiro de Mendonça (Rio de Janeiro, 29 de agosto de 1923  — Rio de Janeiro, 10 de abril de 2015), conhecida como Barbara Heliodora, foi uma professora, ensaísta, tradutora e crítica de teatro brasileira, além de reconhecidamente uma autoridade na obra de William Shakespeare. Por muitos anos foi professora emérita e titular aposentada da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Durante o curso de sua carreira, foi condecorada com várias honrarias, entre as quais a Ordre des Arts et des Lettres do Ministério da Cultura da França e, no Brasil, a medalha João Ribeiro pela da Academia Brasileira de Letras.




xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Nossa Teresa
vida e morte de uma santa suicida
Micheliny Verunschk

Sugestão Leia Mulheres Itapetininga - SP mês de agosto 2016.

Micheliny Verunschk é uma poetisa e historiadora brasileira. Em 2004 foi indicada ao Prêmio Portugal Telecom de Literatura, sendo a única mulher estreante e também a mais jovem a ficar entre os dez finalistas.Wikipédia




Teresa é filha de pais ateus. Efetua milagres e é beatificada pelo Papa. Tentou até que conseguiu tirar a própria vida.

Ao decorrer a leitura tem-se um sentimento de mistério. Disserta várias histórias. Literatura contemporânea. Fragmentada.
Narrador provoca o leitor despertando emoções. Ao invés de suspense, o narrador criou uma enrolação, brinca com o leitor.

Rico em diversos assuntos de nosso cotidiano:

Discussão sobre tragédias, falar - fofocar - a vida alheia. Comprovando a pobreza de espírito, exemplificando com passar horas assistindo a um sequestro pela TV.

A educação, ou falta de, focada nos valores materiais. Exacerbado consumismo, posição social. Tudo transformado em mercadoria, vulnerabilidade.

Hipocrisia, tolerância, poder do dinheiro, também estão presentes em expressões como: "sorrisos de verniz"; "tradicionais famílias da cidade".

Entre outros tantos: religiosos, poéticos etc.

Boa leitura!

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Exilados por Amor
Sandra Carneiro 
por Lucius

Transição interplanetária. Ernesto chega à Terra no Egito , na época de Jesus. Vem de um planeta - Capela - que passava pelas mesmas transformações que estamos vivendo hoje.

Ernesto, possuidor de amplo conhecimento biológico. Domínio de clones humanos.

Djoser, foi responsável pela construção do primeiro edificio monumental em pedra do mundo, a pirâmide de degraus de Sakkara (cidade dos mortos, na margem esquerda do Nilo), idealizada pelo seu arquiteto Imhotep. Até então, os governantes eram sepultados em Abidos, nas mastabas — uma construção retangular de apenas um piso. Pela construção da pirâmide de degraus de Saqqara, sugere-se que durante seu reinado, o Egito era politicamente estável e com uma economia bem sucedida.


Pirâmide de degraus.

José de Arimateia, assim conhecido por ser de Arimatéiacidade da Judeia, era, segundo os Evangelhos canônicos, um homem rico, senador e membro do Sinédrio, o colégio dos mais altos magistrados do povo judeu e que formava a suprema magistratura judaica. A Bíblia relata que ele era discípulo de Cristo, mesmo que secretamente.era um rico comerciante, dono de uma frota de navios que faziam exportação, principalmente de minérios, para toda região da Palestina até a Britânia. Era simpático às ideias de Jesus e frequentemente visitava secretamente a casa de Simão, à noite, quando Jesus se hospedava lá, conversando com ele por horas.


Ago 2016

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Vitória Valentina
Elvira Vigna


É uma escritora, ilustradora e jornalista brasileira. Hoje mora em São Paulo. Tem vários livros publicados e alguns prêmios, como o de ficção da Academia Brasileira de Letras e um prêmio Jabuti de literatura infantil - setor a que se dedicou no início de sua carreira. Tem também um Jabuti como ilustradora. Em seu site mantém para leitura livre os seus textos fora de catálogo.

Sugestão: Leia Mulheres Itapetininga SP mês de Julho 2016.


Nosso grupo!

HQ juvenil: texto + imagem.

Motoboy, negro e gay, fotografa notícias rápidas para um portal da internet. Até que um dia, por acaso, vê  um empresário passando dinheiro à um traficante. Assim, o herói cai em uma armadilha.
Texto contra o poder econômico, consumismo e outros preconceitos.

Em sua maioria, discutida no debate, não muito atrativa, porém todos leitores do grupo fizeram muitas redescobertas.
Duas histórias: a vida da Vitória e a trama em si. Classes sociais.
"Bandidos" sociais (os ricos) circulando normalmente. Aceitáveis na sociedade. Dinheiro dominante. Enquanto o pobre não pode se expor, consumindo no meio.
- Humor.
- Qual o desejo de Valentina?
- Qual o nosso desejo?
Mandona, busca de uma liberdade geral.
- Forte.
- Cotidiano violento - rotina - sobrevivência - regras. Muitos temas, assuntos.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

As Cinco Pessoas que Você Encontra no Céu
Mitch Albom

" Uma fábula para reflexão sobre o significado de nossa existência. Eddie, morre em seu aniversário de 83 anos. Passou sua existência sentindo-se um fracassado. Ao acordar no céu, encontra cinco pessoas que lhe mostram o verdadeiro valor de sua vida.

A vontade de ler essa obra surgiu ao ler comentário do livro em uma publicidade feita no final de uma outra obra que terminara de ler. Título nos desperta a curiosidade e predispõe à reflexão.
Contagem regressiva para a morte...
" Viver como se não houvesse o amanhã".
Fazer, desempenhar, desenvolver o melhor de nós a cada dia. A cada hora temos em mãos o poder da evolução, de sermos pessoas melhores e de bem.
É uma preocupação sim!
Acredito que não devemos simplesmente ver a vida passar. Cansativo e difícil? Sim, porém necessário.
Aproveitar ao máximo nosso tempo é fundamental. Atentos às atitudes. Exercício diário. Afinal, não sabemos o que irá nos ocorrer. Façamos hoje para não haver arrependimento posterior.

1º - Estamos todos interligados. Você, eu, interferimos na vida do próximo.
2ª - Sacrifício, sinônimo de caridade, ajuda ao semelhante.
3º - Perdão.

O que nos está reservado não temos como escapar.
Sofrimento de perda para a morte. Inconformado.
Nossa existência sempre tem uma finalidade, por mais que aparente ser insignificante.

Valeu à pena a leitura!

julho 2016.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Contos Novos
Mário de Andrade

" A tônica é a dimensão psíquica e afetiva da relação indivíduo/mundo.
Maria Célia de Almeida Paulillo


Mario Raul Moraes de Andrade (São Paulo, 9 de outubro de 1893 — São Paulo, 25 de fevereiro de 1945) foi um poeta, escritor,crítico literário, musicólogo, folclorista, ensaísta brasileiro. Ele foi um dos pioneiros da poesia moderna brasileira com a publicação de seu livro Pauliceia Desvairada em 1922. Andrade exerceu uma grande influência na literatura moderna brasileira e, como ensaísta e estudioso—foi um pioneiro do campo da etnomusicologia—sua influência transcendeu as fronteiras do Brasil.
Andrade foi a figura central do movimento de vanguarda de São Paulo por vinte anos. Músico treinado e mais conhecido como poeta e romancista, Andrade esteve pessoalmente envolvido em praticamente todas as disciplinas que estiveram relacionadas com o modernismo em São Paulo, tornando-se o polímata nacional do Brasil. Suas fotografias e seus ensaios, que cobriam uma ampla variedade de assuntos, da história à literatura e à música, foram amplamente divulgados na imprensa da época. Andrade foi a força motriz por trás da Semana de Arte Moderna, evento ocorrido em 1922 que reformulou a literatura e as artes visuais no Brasil, tendo sido um dos integrantes do "Grupo dos Cinco". As ideias por trás da Semana seriam melhor delineadas no prefácio de seu livro de poesia Pauliceia Desvairada e nos próprios poemas.
Depois de trabalhar como professor de música e colunista de jornal ele publicou seu maior romance, Macunaíma, em 1928. Andrade continuou a publicar obras sobre música popular brasileira, poesia e outros temas de forma desigual, sendo interrompido várias vezes devido a seu relacionamento instável com o governo brasileiro. No fim de sua vida, se tornou o diretor-fundador do Departamento Municipal de Cultura de São Paulo formalizando o papel que ele havia desempenhado durante muito tempo como catalisador da modernidade artística na cidade e no país.
(wikipédia)

Anita Malfatti
Anita Catarina Malfatti (São Paulo2 de dezembro de 1889 — São Paulo, 6 de novembro de 1964) foi uma pintoradesenhista,gravadora e professora brasileira.


Modernismo - Acreditavam na produção cultural como denunciadora da realidade, sem perder suas características artísticas e estéticas. Os personagens de Contos Novos vivem as experiências e depois despertam para a sua particular realidade.

Massacre social aos pobres. Sobreviventes ao sistema.

O Abaporu - Tarsila do Amaral

Tarsila do Amaral (Capivari1 de setembro de 1886 — São Paulo17 de janeiro de 1973) foi uma pintora e desenhista brasileira e uma das figuras centrais da pintura e da primeira fase do movimento modernista no Brasil, ao lado de Anita Malfatti. Seu quadro Abaporu, de 1928, inaugura o movimento antropofágico nas artes plásticas.

O Ladrão
Primeiro de Maio
Atrás da Catedral de Ruão
Vestida de Preto
O Poço
O Peru de Natal
Frederico Pasciência
Nelson
Tempo da Camisolinha 


Amores, ilusões políticas, desejos carnais, comunidade, lembranças da infância, traumas, desilusões.

julho 2016

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

O Retrato de Dorian Gray
Oscar Wilde

O culto à aparência física e à eterna juventude são o tema do romance de Oscar Wilde, um literato perseguido por sua homossexualidade, sendo preso por isso - escândalo preconceituoso da época. Escreveu, entre outras obras, uma peça: Salomé, onde posteriormente virou texto da ópera de Richard Strauss.


É de uma arte de alto nível!

" Ele se perguntou se algum dia a psicologia poderia se tornar uma ciência tão absoluta que cada pequena fonte de vida  nos seria desvelada. Na realidade, nós sempre nos compreendíamos mal, e raramente compreendíamos bem os outros. A experiência não tinha nenhum valor ético. Era apenas um nome que dávamos a nossos erros. Em geral, os homens a consideravam uma forma de alerta, lhe atribuíam certa eficácia moral na formação do caráter, e elogiavam como algo que nos ensinava o que fazer e mostrava o que evitar. Mas não havia uma força motriz na experiência. Ela era tão pouco relevante como causa ativa quanto a própria consciência.Tudo que de fato demonstrava era que nosso futuro seria igual a nosso passado, e que o pecado que havíamos cometido uma vez com repugnância voltaríamos a cometer muitas vezes com alegria.

" Você é o tipo de figura que nossos tempos necessitam, e as pessoas sentem medo ao encontrá-la. 

Dorian, tão manipulado, despertou-se e alimentou a crueldade. Apegou-se aos fatos prazerosos, fáceis em acesso e estimulados pelo meio. Cruel. Egoísta. Chantagista. E assim acarretando os sentimentos de proximidade.
" ... qualquer um pode ser bom no campo. Lá não há tentações. Essa é a razão pela qual as pessoas que moram fora das cidades são tão incivilizadas.
Como podemos evoluir se não convivermos?
" Seria realmente verdade que ninguém era capaz de mudar?
"... que tinha exercido uma má influência sobre outros, e sentido terrível prazer em fazê-lo.
" Mas seria tudo isso irremediável? Não havia nenhuma esperança para ele?
Durante a leitura, tenho a impressão de que Harry é o verdadeiro professor do mal, denominemos, para mera ilustração, o Diabo.
O quadro, o retrato, é sua própria consciência. Enfrentá-lo, observá-lo, é auto análise. Refletir seu eu. Buscar sua alma, seu íntimo.
A vaidade em referência, refere-se à falta de maturidade - palavra chave (o próprio eu) de Dorian.

Oscar, no capítulo 9, demonstra seu vasto conhecimento sobre a antiguidade histórica em lendas e personagens filosóficas entre outros mais. Desperta-nos a curiosidade do saber e de buscar informações sobre o passado remoto. Porém, com a breve e superficial explanação, conseguiu nos fazer entender e refletir sobre sua mensagem, de valorização do belo, do dinheiro, posição social. 
Essa leitura é surpreendente! Jamais esperaria os acontecimentos decorrentes.

julho 2016.


Oscar Wilde - livro e filme - publicação da Folha de SP

Outubro 2016

Um artista sem dúvida alguma. Sensível, corajoso, porém ao invés de viver o amor, cultuou o sexo no homossexualismo descoberto após o casamento e constituição de família, onde foi um ótimo pai. Sofreu o preconceito dominante na sociedade em sua época, reforçado pelo peso do dinheiro.

" Todo grande homem de hoje tem seus discípulos e é sempre Judas quem escreve sua biografia.

Possuiu uma carreira brilhante, como escritor. Fez muito sucesso com a peça Salomé. Gastou todo seu dinheiro em orgias, presentes aos seus garotos. Sua saúde foi-se na prisão. Prisão essa, desencadeada devido ao conflito com o pai de seu amante.
O filme retrata claramente a vida de Wilde, com ótimo elenco.




xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Perdão
a chave para a liberdade

Adriana Machado
por Ezequiel

Romance. Onofre, em muitas lutas internas, enfrenta a perda de seu filho único. Nessa história será abordada a superação e o conhecimento de nós mesmos.

" precisamos entender que nós não estamos sós na embarcação da vida. Deus está no leme. E quando parecer que vamos naufragar, Ele elevará a sua voz e os ventos cessarão e as águas se acalmarão. Reflita e perdoe-se para que a culpa não lhe traga sofrimentos que não precisa vivenciar agora. Pense em Deus.

" Quando estamos com Jesus, nada pode nos atingir.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx


Segredos do Tempo
Valdinei de Freitas

Romance. Demonstrando erros e acertos ao longo do tempo.

Obra emocionante!

Assim como outros, os romances espíritas não falam somente da doutrina enlaçada na própria história. São ricos em linguagem, citações históricas, culturais, pessoas ilustres. Em Segredos do Tempo, conhecemos um pouco mais sobre Santa Catarina; a opção religiosa (católica) do século XX; relembramos a Revolução Farroupilha, a grandeza de Dante Alighieri e sua obra: A Divina Comédia; construções artísticas das igrejas de Minas Gerais como Aleijadinho em São João Del Rei; Guerra do Contestado; Canudos com Antônio Conselheiro na Bahia.

Enriquecendo conhecimentos...!





Imagem da Guerra do Contestado


julho 2016
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx


O Reino De Deus Está Em Voz

Liev Tolstói


Lev Nikolayevich Tolstoi, mais conhecido em português como Leon, Leo ou Liev Tolstoi foi um escritor russo.
Além de sua fama como escritor, Tolstoi ficou famoso por tornar-se, na velhice, um pacifista, cujos textos e ideias contrastavam com as igrejas e governos, pregando uma vida simples e em proximidade à natureza.
Junto a Dostoiévski, Turgueniev, Gorki e Tchecov, Tolstoi foi um dos grandes mestres da literatura russa do século XIX. Suas obras mais famosas são Guerra e Paz, sobre as campanhas de Napoleão na Rússia, e Anna Karenina, onde denuncia o ambiente hipócrita da época e realiza um dos retratos femininos mais profundos e sugestivos da Literatura.

Morreu aos 82 anos, de pneumonia, durante uma fuga de sua casa, buscando viver uma vida simples.


Considerada pelo próprio Tolstói, O Reino de Deus está em Voz, é sua melhor obra: NÃO VIOLÊNCIA. Escreveu após ter passado por uma crise espiritual (1878). Já era mundialmente famoso.

Gandhi: " Maior apóstolo da não violência.

             " Mais autêntico de seu tempo.

Reino de Cristo existirá:
1) Viver em Paz com todos
2) Levar uma vida pura 
3) Não jurar
4) Abandonar qualquer fronteira entre as nações

Doutrina de Cristo:
- Filosófica
- Moral
- Social

" Se tivéssemos começado a viver bem como nos ensina Cristo, não teríamos podido continuar a viver mal com fazemos e como nos habituamos.

" Não é aquilo que entra na boca que macula, e sim o que sai do coração.

Crença na igreja (supostamente pregue a paz)
        X
Guerra (política, militares)

Como então escolher, optar pela não violência?
A manipulação da igreja à seus fiéis, e de que maneira as pessoas a aceitam de todo o coração ou como uma repetição sem fundamento e questionamento?
Cômodo.

Socialistas, comunistas, anarquistas de seu tempo: pretendem mudar a sociedade sem se mudarem por si próprios.

julho 2016

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

O Essencial Conquistadores


Napoleão Bonaparte 
Construir um Homem, Forjar um Mito

Eduardo Almeida de Araújo



Como navegas através das páginas literárias sem ao menos ter a curiosidade de pesquisar sobre um dos maiores líderes da história? Foi assim que desejei ler sobre Napoleão, além de seu nome estar presente em vária obras que li, e também me preparando para outras que virão. 

junho/2016

Waterloo
Napoleão Bonaparte

Coleção Folha - Vol 1 - Livro e Filme - Biografias

Complementando minha pesquisa sobre esse grande líder, assisti ao filme Waterloo. Gostei muito de conhecer um pouco mais sobre Napoleão. Assim, estarei preparada para iniciar a leitura de Guerra e Paz - Léon Tolstói.

Ponto relevante de Bonaparte:

" Mais importante que a vitória, é a propaganda dela.

Sua ditadura favorece a burguesia proprietária, respeitando a propriedade privada, ajudando o desenvolvimento econômico de alguns. Cria-se cemitérios, proíbe-se jogar lixo nas ruas, são introduzidos o metro, o sistema decimal, litro e o quilograma. Revolucionou o comércio. Em 1804 é consagrado imperador na catedral de Notre Dame.



A Catedral de Notre-Dame de Paris. é uma das mais antigas catedrais francesas em estilo gótico. Iniciada sua construção no ano de 1163, é dedicada a Maria, Mãe de Jesus Cristo.

Nov 2016

nnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnn


Alexandre, O Grande
A Construção De Um Mito De Longa Duração

Marcelo Chaves Trevisan

" Um dos maiores líderes da história. Discípulo de Aristóteles, invicto em todas as batalhas e guerras, fundador de dezenas de cidades e pioneiro em questões como pesquisas científicas e práticas de mercantilismo. 

Leitura para os Grandes, assim como Alexandre.


" As conquistas são fáceis de fazer, porque as fazemos com todas as nossas forças; são difíceis de conservar, porque as defendemos só com uma parte das nossas forças.

Barão de Montesquieu




Gengis Khan
O Mito de Aço Forjando a Nação

Sidnei Lopes de Medeiros



Gengis Khan, um dos grandes nomes da lista dos conquistadores territoriais na história da humanidade. Nesse contexto, a Mongólia, situada na Ásia Oriental e Central, com fronteiras com a Rússia e com a República Popular da China, é o palco do império desse grande nome do século XIII.

Julho 2016
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Viagem ao Centro da Terra
Júlio Verne

Aventura! Não poderia deixar de participar e acrescentar uma das mais famosas aventuras da literatura. Júlio Verne faz parte do universo de muitos leitores, enriquecendo suas fantasias e estimulando o desejo de ler. Hoje, suas obras existem em quadrinhos e também adaptadas para o público juvenil em linguagem mais atual. Porém, o gostoso é vivenciar através do clássico original.


Jules Gabriel Verne foi o primogênito dos cinco filhos de Pierre Verne, advogado, e Sophie Allote de la Fuÿe, esta de uma família burguesa de Nantes. É considerado por críticos literários o inventor do gênero de ficção científica, tendo feito predições em seus livros sobre o aparecimento de novos avanços científicos, como os submarinos, máquinas voadoras e viagem à Lua.

Até hoje Júlio Verne é um dos escritores cuja obra foi mais traduzida em toda a história, com traduções em 148 línguas, segundo estatísticas da UNESCO, tendo escrito mais de 100 livros.
Junho/2016

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

O Curioso Caso de Benjamin Button
Francis Scott Fitzgerald

Nascer, crescer, envelhecer e morrer são etapas de todo destino.
A saga de um homem que nasce velho e morre bebê.

Cássio Staling Carlos - Crítico da Folha




Francis Fitzgerald é considerado um dos maiores escritores americanos do século XX. Suas histórias, reunidas sob o título Contos da Era do Jazz, refletiam o estado de espírito da época. Foi um dos escritores da chamada "geração perdida" da literatura americana.

Rápida leitura. Leia e conclua você mesmo.

Junho/2016

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Diante da Vida com 
    Chico Xavier

Orson Peter Carrara

Livro para orientação de estudo citando outras obras. Engloba diversos assuntos.

"  Se eu tivesse tempo, realizaria a campanha da sobra. Aos domingos, logo após a hora do almoço, sairíamos pedindo, de casa em casa, a sobra da comida e a distribuiríamos, em seguida, às pessoas sem recursos. Vocês não acham que é muita comida jogada fora? Eu, particularmente, acho.

a importância da mulher no lar:

"  ... em desespero, dando origem a determinadas teorias que não são aquelas do feminismo autêntico, aquele feminismo correto que prepara a mulher para a independência construtiva. Dizendo isso, cremos que será justo esquecer as teorias enfermas que levam a mulher a ilusões destrutivas, com as quais se compromete o equilíbrio do grupo social.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

SUBMISSÃO
Michel Houllebecq

Michel Houellebecq, nascido Michel Thomas, é um escritor francês. Ficiconista, poeta, ensaísta, realizador, argumentista, Houellebecq é um dos mais traduzidos autores franceses contemporâneos, e também um dos mais controversos.



Sátira sobre os valores da nossa sociedade atual. 
França 2022 - os muçulmanos vencem as eleições presidenciais.
François, um acadêmico solitário e desiludido, espera da vida um pouco mais de uniformidade. Ao contrário do que acha, o novo governo gera consequências não desastrosas.

Agradeço a sugestão de leitura ao acadêmico Angelo Righetti.

" ...é claro, quando se trata de literatura, a beleza do estilo, a musicalidade das frases têm sua importância; a profundidade da reflexão do autor, a originalidade de seus pensamentos não são de desprezar; mas um autor é antes de tudo um ser humano, presente em seus livros; que escreva muito bem ou muito mal, em última análise, importa pouco, o essencial é que escreva e esteja, de fato, presente em seus livros.

Esperava dessa leitura mais política, sociedade muçulmana, francesa. Acontece então, um homem solitário, sua vida sem graça, seus impulsos sexuais e sua vida amorosa inexistente. Ao final da obra, começou a aparecer explanações do que eu desejava que ocorresse durante o livro todo.

SUBMISSÃO: Sem alternativas, ideais, crenças, personalidade, (pessoa vazia) - cedeu, vendeu-se aos muçulmanos.

François, personagem do livro, dedicou-se ao estudo, doutorado e aulas - pois é um professor universitário, a Huysmans.

Joris-Karl Huysmans (1848-1907) foi um escritor francês e crítico de arte, primeiramente associado a Émile Zola e ao grupo denaturalistas. Depois, juntou-se ao Movimento Decadente Francês. Huysmans era "um artista maior do que Zola", segundo o crítico Ford Maddox Ford,no "Marchas da literatura" (1938): "deixou as catedrais e as estradas deste mundo em 1907, e não suponho que se ouvirá, ao menos uma vez, em qualquer época, seu nome mencionado em reuniões literárias. "A conversão de Huysmans, do Satanismo ao Catolicismo, da obsessão por sensações bizarras à busca da vida espiritual, pode ser seguida em livros como "A rebours" (1884), "Là-bas" (1891) e "La cathèdrale" (1898).



Junho/2016

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

A Via Crucis do Corpo
Clarice Lispector

Sugestão:Leia Mulheres mês de Junho/2016

" Pois é. Sei lá se este livro vai acrescentar alguma coisa à minha obra. Minha obra que se dane. Não sei por que as pessoas dão tanta importância à leitura. E quanto ao meu nome? que se dane, tenho mais em que pensar.

Clarice Lispector (Chechelnyk10 de dezembro de 1920 — Rio de Janeiro9 de dezembro de 1977) foi uma premiadaescritora e jornalista nascida na Ucrânia e naturalizada brasileira — e declarava, quanto à sua brasilidade, serpernambucana —, autora de romancescontos e ensaios sendo considerada uma das escritoras brasileiras mais importantes do século XX e a maior escritora judia desde Franz Kafka. Sua obra está repleta de cenas cotidianas simples e tramas psicológicas, sendo considerada uma de suas principais características a epifania de personagens comuns em momentos do cotidiano.



Sei de uma coisa: essa obra provocou, acredito que de todos os encontros literários que tenho participado, alto climax. Os participantes tiveram suas exposições com afinco. Os contos inspiraram os mais diversos temas, relações (via crucis) e interpretações, fora a estrutura artística como foi escrito. A sexualidade explorada, leveza. Diversificadas reflexões: depois de tudo: a vida continua. Valeu a leitura!


xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Antes do Baile Verde
Lygia Fagundes Telles

Sugestão: Clube do Livro mês de Junho 2016.


Lygia Fagundes Telles, nascida Lygia de Azevedo Fagundes ComIH (São Paulo, 19 de abril de 1923), é uma escritora brasileira, galardoada com o Prêmio Camões em 2005.
É membro da Academia Paulista de Letras desde 1982, da Academia Brasileira de Letras desde 1985[1] e da Academia das Ciências de Lisboa desde 1987.




Garras de Veludo
Posfácio - Antonio Dimas

" A criação literária? O escritor pode ser louco, mas não enlouquece o leitor, ao contrário, pode até desviá-lo da loucura. O escritor pode ser corrompido, mas não corrompe. Pode ser solitário e triste e ainda vai alimentar o sonho daquele que está na solidão.

Através dos contos, dizendo sobre relacionamentos amorosos focando o ciúmes, separações, aceitações, entre tantos outros subtemas; foram enriquecedores à nossa discussão e muito prazerosa, 'acompanhados' da lady escritora Lygia. Obra recomendada!


xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Os Prazeres e os Dias
Marcel Proust

Seu primeiro livro, publicado em 1896. Contos, novelas, poemas, ensaios e reflexões.
Antecipam elementos de sua grande obra - Em Busca do Tempo Perdido - onde o autor a criou ao longo de 14 anos.


Obrigada ao leitor Carlos pela sugestão e empréstimo do livro!

1º momento:
           amor materno, protetor
2º momento: 
           a morte que ronda
           - lamentações -
           - altos e baixos -
3º moment :
           desgostos de amor
4º momen :
           homossexualismo, aparências enganosas, disfarces

5º mome : vaidade - conhecimento (livros) - sociedade - status

6º mom : poesia

7º mo : poesia - vida - morte - conflito - sofrimento - dependência - proteção

8º m : caminhos certos da vida.


Influência de Leon Tolstói.

junho/2016


A Fugitiva
Marcel Proust

Esse é o sexto volume de Em Busca do Tempo Perdido, que levou ao autor 14 anos de dedicação. 
Tradução: Carlos Drumond de Andrade



Carlos Drummond de Andrade foi um poeta, contista e cronista brasileiro, considerado por muitos o mais influente poeta brasileiro do século XX. Drummond foi um dos principais poetas da segunda geração do Modernismo brasileiro. Wikipédia

Durante todo o tempo o autor retoma os personagens dos quais não se sabe o que houve anteriormente. Assim ficou um tanto quanto difícil obter um aproveitamento completo da obra. Concluo que não é indicado ler separadamente, escapando do contexto geral interlaçado às ações da história.

Albertine, personagem, abandona o narrador. Reflexivo à fuga. Não aceitação. Desejo de retorno. Romântico, poético, profundo como os artistas de sua geração. Proust relata exatamente seus sentimentos pessoais e experiências vividas através de Albertine. Seu texto deve ser lido com muita atenção, pois é demasiado detalhado, instigando profunda análise. Drama amoroso profundo é o que vive o protagonista.
Artistas assim, são difíceis atualmente.

Encontra-se na obra:
- Homossexualismo feminino;
- Ciúmes;
- Paixão;
- Posição social;
- Vaidade: encontrado no momento de sua publicação no jornal Fígaro.

Buscou saber tudo sobre a vida de sua amada. Esgotou todos os meios de conhecimento sobre ela, entre desejos, lugares, pessoas. Encerrou seus sentimentos e imaginação referentes à ela.

" O desejo é forte e produz a crença; eu não acreditara que Albertine partisse porque assim o desejava. E porque o desejava, acreditei que não estivesse morta; pus-me a ler livros sobre mesas falantes, comecei a julgar possível a imortalidade da alma. Isso, porém, não me bastava. Era preciso que depois da minha morte, eu tornasse a encontrá-la com seu corpo, como se a eternidade se assemelhasse a vida " .

julho 2016



xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Faz parte da História...

As Memórias de Cleópatra - A Filha de Ísis
Margaret George



A amiga leitora Suely, mais uma vez agradeço a sugestão e empréstimo do livro.




"... quando penso que o mundo é um lugar cruel. Pedacinhos de alegria na memória lustrosos e brilhantes, pulando pelos anos. É uma coisa pura por si mesmo, a alegria, e uma das raras qualidades em um ser humano.


Júlio César - O conquistador do mundo

Lugares: Espanha, Roma, Egito, Grécia, Itália

Cleópatra narra sua história desde seu nascimento, passa pelo romance com Júlio César e para em seu momento em Roma.
Maravilhoso para quem deseja saber sobre essa grande  e forte mulher e sobre as conquistas políticas de César, O Grande. - maior general desde Alexandre.
A origem dos Ptolomeu, o poder feminino, crescer, descoberta do eu, do mundo.
Rituais épicos e deuses, como fazem parte do período, estão constantemente presentes, assim como a imbecilidade dos rituais de diversão dos romanos em festas e comemorações, sacrificando pessoas e animais por puro prazer nas arenas e apresentações de festivais.
Sosígenes - de família de astrônomos e matemáticos, criou o calendário baseado no sol: 365 dias e a cada 4 anos - calendário Juliano.
A Rainha do Egito, foi destronada pelo conselho assim que afastou-se do trono para uma viagem. Decidiu seguir a Gaza para planejar a retomada do comando e recuperar suas forças. Daí inicia-se seu romance com Júlio, que a ajuda na guerra civil.

De Júlio para Cleópatra:
" A fraqueza maior que um governante pode ter é o anseio de ser amado.

De Cleópatra para Júlio:
" ... não fira os inimigos que não tem coragem de matar.

junho/2016

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Cavalo de Tróia 1 - Jerusalém
J.J.Benítez

Juan José Benítez López, conhecido por J. J. Benítez, é um jornalista e escritor espanhol, célebre pela série "Operação Cavalo de Troia".




O espanhol J.J.Benítez transcreve os manuscritos do diário de um Major da Força Aérea dos Estados Unidos, onde relata uma operação secreta dos EUA, que o transporta, com mais um astronauta, à Palestina de Jesus de Nazaré, transformando-os em testemunhas da Vida, Paixão, Morte, Ressurreição e "Ascensão" do Galileu.
A obra está dividida em nove volumes, sendo a maior sobre Jesus.
Acredito estar embarcando em uma incrível aventura!

O livro é de minha amiga Suely do DER. Obrigada pela indicação!

Terminei hoje: 31/05/2016
E desejo ler todos da série!



A verdadeira oração vem da sinceridade do espírito.

Esse volume nos recorda, ou para quem não conhece muito bem, como foi a crucificação de Jesus. Foi narrada com observações minuciosas, afinal o Jasão estava lá!
Às vezes cansativo, mas valeu a pena. 
Descobertas, suspense, lugares culturais, aventura pura.
O fascinante roteiro das viagens nos momentos históricos demonstra a rica pesquisa e criatividade da narração.
Viajar no tempo...
Sonho, desejo de todos?
Acredito que muitos já divagaram sobre esse assunto. Curiosidade, busca da verdade, mudar fatos, acontecimentos. Refazer. Será que é positivo para nossas vidas se fôssemos capazes de viajar no tempo?
Voltaríamos em nossa própria existência; conheceríamos antepassados familiares ou não; avançaríamos anos luz...
Através dessa obra temos inúmeros assuntos à discutir.
Demonstra a sociedade machista(como esse fator está enraizado, sendo cultuado à milênios). As mudanças ocorrem lentamente.
A caminhada do Gigante foi... falta-me palavras ou são muitas para especificar...
O sofrimento de Jesus...
Como os homens são capazes de flagelar um ser vivo? Já é difícil pensar que isso ocorreu a muito tempo atrás, o pior é saber que isso ocorre até hoje. Reflexão árdua.

Pôncio Pilatos - governador romano (Torre Antônia)



Tibério - imperador



" Aqui jaz um déspota cruel e um tirano sanguinário..."
Epitáfio escrito no túmulo no ano 37.

" Amor é o único que conduz à sabedoria

Algumas curiosidades:


  • Santa ceia: cordeiro ou cabrito, guarnecido com uma série de verduras; Alface, cerefólios cheirosos (com aroma parecido com anis), ervas amargas. Tudo sem ferver ou cozinhar. No cordeiro: louro, pimenta e ervas recheando: alecrim. Assado na brasa. Alhos porós, ervilhas, pão ázimo. Sobremesa: nozes e amêndoas tostadas e uma torta sem levedura, à base de figos secos. Para aliviar o sabor das obrigatórias ervas amargas, uma compota, jarôset à base de vinho, vinagre e frutas trituradas. Vinho: comensais deviam beber no mínimo quatro copos e misturado com água.
  • Falo: contra mal olhado.
  • Anteki: aquecedor metálico com um recipiente para as brasas ciprestes.
  • Villa hermosa - México - Tabasca. Paque Museu de La Venta - esculturas olmecas - 500 a 600 a.d.c.
  • Mole verde: guisado de carne com pimentão vermelho.
  • Árvore: nespereira.
  • Cemitério nacional de Arlington - Washington. Museu do Espaço: Av.Jefferson.

junho/2016

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

As Pessoas dos Livros
Fernanda Young

Sugestão do Leia Mulheres mês de Maio 2016.

História de uma autora, envolvendo personagens, críticos, escritores, vida pessoal. Tudo o que envolve o mundo literário.
Autora: entre outras obras, roteirista de Os Normais (TV), depois adaptado para o cinema.


Identificação no encontro:

  • Transmite o ritmo frenético de SP
  • Agilidade
  • Ótima técnica de escrita
  • Insegura
  • Machista
Eu, particularmente, além de uma boa técnica de escrita, não gostei da obra. O assunto abordado não é do meu interesse. A leitura não me prendeu. Sem cenário ou conjunto de itens. Sem aproveitamento. Divagação pessoal da autora.


xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Toda Luz Que Não Podemos Ver
Anthony Doerr

Indicação e empréstimo da leitora Mara. Obrigada!
Best-Seller nº1 do The New York Times.
Romance: Marie-Laure, uma garota cega aos seis anos; cruzará seu caminho com o de Werner, garoto órfão, apaixonado por rádio. Nazismo, Segunda Guerra Mundial.


" Ao narrar as imagens e os sons da época da guerra, Doerr conta uma história sobre a bondade inata* do ser humano.
Kirkus Reviews

* Seria inata mesmo?  - Questiono. O que você, ser humano acha disso? - Proponho debate dê sua opinião.

Um pai amoroso e trabalhador é impedido de vivenciar esse relacionamento devido à guerra.
Alemanha bombardeia Paris.
Fuga portando uma suposta pedra preciosa. Temor.
De um lado Werner lutando em superação de limites. Do outro, limites impostos.
Inteligente, esforçado em suas construções e consertos dos rádios e cálculos matemáticos.
Vítimas da guerra.
Estrutura de escrita fascinante, deixando o leitor na expectativa dos próximos instantes.
Reflexão: Através de estudos, pesquisas, conhecimento, podemos criar, inventar, inovar, construir. Assim, acontece em todas as áreas. Gostaria de enfatizar a tecnológica em sua robótica. Aparelhos que nos ajudam. Isso é incrível! Emocionante!

" Senhor, Nosso Deus, Vossa Graça é um fogo purificador.

Etienne - limites piscicológicos vencidos pelo amor.
Marie-Laure, Madame Manec, Jutta, Werner, Volkheimer, Frederick... Personagem para serem guardados na memória.
Maio 2016

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

O Cortiço
Aluísio Azevedo


" Marco da literatura realista-naturalista brasileira, O Cortiço é a história envolvente e sombria de uma habitação coletiva no Rio de Janeiro do Segundo Império, com seu mundo de pobreza e trabalho cercado de oportunistas e aproveitadores ambiciosos".

O autor maranhense realizou muitas pesquisas vivenciando o que transcreve em sua obra.


Indicação do Clube do Livro mês de abril de 2016.
Terminei - 17/04/2016.

Retrata a ascensão capitalista, coronelista (concentração do poder), no personagem de João Romão, trabalhos escravo - Bertoleza.
O Cortiço - personagem principal - reúne as pessoas cada qual com suas experiências de vida diversas. Retrato completo da época, com suas lutas cotidianas e ainda vai além sendo uma obra contemporânea da sociedade, sendo atualíssimo. Traições conjugais também são expostas, assim como gravidez indesejada, entre diversas situações corriqueiras das pessoas. Sentimentos, defeitos humanos durante toda a narração. A sensualidade da mulher brasileira não poderia ficar de fora assim como a exploração de mão de obra dos mais abastados.
Obra rica, completa, poética, enriquecedora.

O grupo foi agraciado com a explanação detalhada sobre Aluísio, do amigo leitor Carlos (baseou-se em sua monografia sobre o autor).


xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Supremo Resgate
Antonieta V. Meyer
por Ignácio

Indicação: Clube do Livro Espírita.


Romance ocorrido na época da Independência do Brasil. Tratará de um herdeiro Visconde, filho então de Conde e Condessa, envolvendo sua conduta moral e consequências.

Maio 2016.

Um Visconde educado com toda a preocupação de um pai amável. Torna-se um filho arrogante, mimado, ruim.
Fazendeiros, escravos, sociedade.
Abolição, tema temido e a contragosto de André, o herdeiro de prósperas terras.
- A beleza do exemplo infantil; simplicidade, não há preconceitos nem diferenças.
- Crueldade de espírito atrasado contrapartindo com a bondade de outros de boa conduta.

Maio 2016 XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

Marcel PROUST - Breves Biografias
Edmund White

Edmund Valentine White III é um romancista, escritor de contos e crítico literário, nascido em Cincinnati, Ohio, nos Estados Unidos da América.


Mais uma vez sugestão e livro da amiga leitora Suely. Obrigada!



" A verdadeira viagem de descobrimento não consiste em procurar novas paisagens, e sim em ter novos olhos.





- Francês 1871-1922.
- Maior obra: Em Busca do Tempo Perdido;
- Romancista século XX (Tolstói séc.XIX)
- Tachado como o escritor da burguesia, extremamente inteligente, mas não um intelectual. Nunca leu Freud e nem Freud nunca leu Proust.
- Estatura baixa, divertido, espiritualista místico, homossexual.
- Asmático, passou a vida sofrendo com a doença e morreu devido à ela.
- Seu pai Adrien Proust, médico importante e condecorado por suas pesquisas: impediu a entrada do cólera na Europa. Sua mãe de família abastada. Deixaram uma fortuna para os dois filhos. Combray - denominada por Proust - cidade de seu pai. Hoje, vive da cultura. Há um museu, antiga casa de veraneio da família.
- Proust retratou em seus personagens pessoas que conhecia, convivia e seu próprio eu. Nada criado. Reproduzido aos seus olhos. Um deles: Montesquiou - amigos - inspirou personagem Charlus (barão). No caminho de Swann (Proust), Hahn (Odette).
- Seus personagens românticos: as mulheres - eram disfarces de seus amores homossexuais.

" Proust viveu num período de escritores inferiores mas de cultura superior.

" Os talentosos, mestres do século XIX, Balzac, Stendhal e Flaubert.
Maio-2016.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Persuasão
Jane Austen

Indicação: Leia Mulheres mês de Maio/2016.

Persuasão: é uma estratégia de comunicação que consiste em utilizar recursos lógico-racionais ou simbólicos para induzir alguém a aceitar uma ideia, uma atitude ou realizar uma ação.

Única imagem da autora, desenhada por sua irmã:



Terminei - 18/04/2016.


Romance; literatura inglesa.
Temas abordados: narcisismo, vaidade, feminismo, posição social, pobreza de espírito da sociedade, submissão feminina, orgulho, status, paciência, fofoca.

Observação relevante: uma mudança de grupo de pessoas em uma distância tão curta geográfica, porém transformadora em conversas, opiniões e ideias. Isso é bom para que possamos conhecer a nossa própria insignificância fora do nosso círculo. Reafirmo que viajar, mudar de ares nos renova, enriquecendo nosso pessoal, observando como a rotina cotidiana nos afunda em um processo repetitivo. Ao tomarmos um fôlego, a observância em outros ângulos nos revigora e aflora a crítica construtiva à melhora em diversos setores de nossas vidas.

Obra contemporânea. Receptividade, amabilidade - são características encontradas na personagem principal, destoa dos demais. Leitura tranquila, serena. O que difere de nossa atualidade é simplesmente o cenário. O ser humano continua o mesmo. Nenhum crescimento como pessoa.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Salomé - O Encanto das Mulheres que Surgem do Céu
Sandra Carneiro
por Lucius

Indicação: Meu Médico (insistente nessa leitura).

Uma obra, (ansiosa para iniciá-la), tratará da visão do Espiritismo sobre a mulher, a atuação da espiritualidade na construção do mundo de regeneração.
Romance amplificador ao entendimento sobre o feminino e seu papel na edificação da nova era.

"A Terra deixará de ser um mundo de provas e expiações, evoluindo para a condição de um mundo de regeneração".

Após a leitura...

Salomé veio para ‘abrir nossos olhos’. Foi uma leitura maravilhosa e revigorante, esclarecedora. Valeu muito a insistência da indicação.
Culturas machistas, violentas. Umas explicitamente destroem a vida de quem também é um ser buscando e almejando as mesmas coisas que o homem. Outras, encobrindo o machismo com outros tipos de atitudes. Porém, todas ferindo a quem deseja não mais do que um espaço igualitário descente. Um direito não mais do que natural.

A mulher sofre de diversas maneiras, entre elas :
·         Violência doméstica
·         Traição conjugal
·         Depressão, tentativas de suicídio
·         Câncer
·         Supervalorização do mal, do negativismo

Esses sofrimentos foram formados ao longo dos séculos pela sociedade machista. A mulher conquistou, inovou, mas também errou nos valores atribuídos dessa conquista. É hora de rever valores e posicionamentos. Excluir as doenças da alma. Deixar aflorar seu feminino. Equilibrar.
Quando paramos par apensar em alguns dos tipos de violência que a mulher sofre? Pois então, conflitos internos e ataques externos são constantes. A mulher deve estar preparada para a luta incessante de distribuição de AMOR.

“ Jesus, com seu amor incondicional, segue envolvendo a Terra em recursos de renovação. No mundo novo, uma nova humanidade. Surge uma mulher diferente, que encanta pela maneira como transforma a realidade. Uma força que deixa rastros de suavidade e ternura .”

Anália Franco é uma das personagens presentes na obra. Fiz uma breve pesquisa na Wikipedia e reconheci o exemplo que foi e é.
Anália Franco Bastos, mais conhecida como Anália Franco (Resende, 1 de fevereiro de 1853 — São Paulo20 de janeiro de 1919), foi uma professorajornalistapoetisa e filantropa brasileira.
Fundou mais de setenta escolas e mais de uma vintena de asilos para crianças órfãs. Na cidade de São Paulo, fundou uma importante instituição de auxílio a mulheres e a região, antes afastada do centro, é hoje o bairro Jardim Anália Franco. Morreu vitimada pela gripe espanhola

"
Não há vida feliz, individual ou coletiva sem ideal... Anália Franco


Cquote2.svg



Associação Beneficente Feminina e Instructivafundada por Anália Franco. Prédio tombado pelo Patrimônio Histórico da cidade de São Paulo.
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Capitães de Areia
Jorge Amado

Abril de 2016.Sugestão do Clube do Livro.

Um problema social, resultado da má administração governamental, assunto abordado no passado e infelizmente mais recente do que nunca. Capitães de Areia conta a história dos meninos que vivem no e do crime.
Carentes, sem conforto algum são obrigados a aprender a sobreviver formando uma família. São crianças sentindo a necessidade de serem crianças, mas sem nenhuma condição para isso. Brincar, estudar, existirem em um lar está muito distante da realidade desse retrato resultado de uma sociedade burguesa e hipócrita.
Beatas fofoqueiras são exemplo de que não adianta nada rezar, frequentarem a igreja, pagar o dízimo e não praticarem absolutamente nada de caridade. 
Cada garoto destaca-se em uma qualidade. Todos carentes precisando apenas de orientação e organização social.
Os capítulos são passagens comoventes que nos fazem refletir histórias que eu particularmente gostaria de mudar o enredo. É triste demais ver essa realidade. Comove-se. Crianças, apenas crianças sem direcionamento.
Carrossel: momentos de alegria, crianças são crianças, pausa da dura realidade das ruas, sem preconceito, sem diferenças, ricos brincando com pobres, inocência infantil. 
A narração se passa na Bahia, época de Lampião. Porém totalmente contemporânea.
Momentos agradáveis de leitura. Reflexivos diante do problema social que são as crianças de rua. Tudo o que os envolve. Resultado triste. Sem perspectiva de futuro, sem afeto. Lutam pela sobrevivência. Descobrem o sexo na infância, vícios. Sem nenhum apoio para confortar a alma. Esmagados pela sociedade egoísta. Os órgãos que deveriam ser algo de bom, proporcionando algum respaldo, servem somente para multiplicar o ódio nos corações órfãos. Maltratam. Nem animais são tão desprezados.
O que podemos fazer?

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

A Vida do Ives Ota
O Mensageiro da Paz
Iolanda Keiko Ota / Masataka Ota

www.ivesota.org.br
Indicação e empréstimo do livro: Sonia - amiga DER

Não é um livro de autoajuda. Os pais, autores, estão compartilhando uma experiência vivida e ajudando a tentar fortalecer a fé do leitor tentando fazer com que possa enxergar por um outro perfil a vida. Demonstra a compreensão aliviando a dor da perda de um filho, retirando a revolta e ódio existentes. Exercício de gratidão e perdão. Ninguém menciona que é fácil, porém, quem consegue entende o quão é glorioso. 
A história é de uma família que sofre o sequestro e o assassinato do filho.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Poética
Ana Cristina Cesar

Confesso:

Quando peguei o livro - sugestão do Leia Mulheres deste mês de Março não me animei muito, pois não é meu estilo literário (poesias). Ainda não me aprofundei nesse rico oceano surpreendente e sensacional. Porém, inicio o mergulho nesta maravilhosa autora...

" Tenho uma folha branca
                                        e limpa à minha espera:
  mudo convite
  tenho uma cama branca
                                        e limpa à minha espera:
  mudo convite
  tenho uma vida branca
                                        e limpa à minha espera:"

Inovadora, profunda, além de seu tempo. Transmite um sufoco poético. Rica em conteúdo. Percebi encontros truncados, calor humano. Transborda em arte. Arte essa que talvez ainda eu não esteja preparada para absorver. Como já havia mencionado, não é meu estilo. Porém não impede de iniciá-lo aos poucos. Acho que poesia é para ser sentida, refletida. Ler, interpretar e emitir opinião (como sou habituada) jamais apreciarei a poesia como deve ser. Chegarei lá. Foi de grande valia esse encontro com Ana C.C..

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Milagre – Fato natural ou sobrenatural?
José Lázaro Boberg

“As reflexões do professor Boberg mostram que as mudanças tidas como milagres são resultado de atitudes individuais – e até coletivas -, da mudança de comportamento e da vontade ativa, que movimentam os elementos da natureza, conquistando verdadeiros prodígios. Inclusive as curas”.

Editora EME

Radical - muito racional os dizeres do MILAGRE.
PESCA SURPREENDENTE - Somos exatamente isso: semeadores, responsáveis por nossas atitudes, exemplos. Pleno acordo!
Devido a minha formação religiosa, é muito difícil acreditar que todas as ações de Cristo são simbólicas interpretadas. Sei que outros 'personagens' da história também tem atuações semelhantes às de Jesus, mas porque não aceitar que espíritos MUITO evoluídos possuem os mesmos 'poderes' ao invés de Jesus ser uma cópia dos antigos?
Sem dúvida alguma a fé entrou em destaque como de fato deve ser: 'movimentando' nosso íntimo, transformando nossas vidas, curando nossas feridas.
Em todos os itens, muito repetitivo sobre plágio de acontecimentos dos mitos e milagres anteriores.
Inteiramente reflexivo, questionante. Nos remete aos pesquisadores, estudiosos, historiadores.  A origem e originalidade da Bíblia, os verdadeiros ensinamentos de Jesus. Os interesses políticos que direcionaram à religião e domínio popular. Assunto polêmico porque atinge a religiosidade dos leitores e 'afins'.
Teocentrismo; domínio da igreja; lavagem cerebral.
Sequencia de raciocínio expositivo, explicativo. Estudo resultado de pesquisa.
Vem explicando itens capitulo a capitulo tornando a leitura um tanto quanto cansativa devido a repetição.
Filosofia espírita: deixando claro que o espiritismo é um apoio, complemento filosófico, científico, moral à qualquer religião, não apenas cristão.
Observo, porém, que nem todas (talvez a maioria) aceitam a reencarnação como verdade. Sendo assim, se a doutrina espírita é uma filosofia e não religião (como acredito que seja), também creio que quem  frequenta uma religião não procura uma filosofia para apoio de estudo (como é citado no livro). O religioso acredita no que lhe é apresentado em seu templo e quando muito irá buscar informações em seu próprio meio e não fora dele. À não ser que o espiritismo seja afim com sua crença.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

A METAMORFOSE / O Veredicto
Franz Kafka

Li em um dia (11/02/2016). 
Gregor, transformado em um inseto, aparentemente livre das obrigações cotidianas indesejadas, assiste às dificuldades que sua família sofre com a perda de conforto da vida burguesa que ele  às proporcionava. Destaca as exigências que as "pessoas pobres" tem que se submeter para sobreviver. Sufocado pela agressividade do pai, vive isolado em sua nova condição. (Todo o tempo tenho a impressão de que Gregor morreu e ele continua ali - em forma de inseto - à observar sua família na luta pela sobrevivência). Pouco a pouco esquecido, ignorado, inútil. Demonstração clara da solidão, mundo vazio. Sem valor algum.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

O Veredicto

Relacionamento pai x filho. 
Filho tomando a frente dos negócios da família. Pai não satisfeito em não ser o maioral, o que deve ser respeitado, fúria ao perder o comando da situação. Kafka coloca seu emocional pessoal em sua obra. Relata o seu eu. Utiliza-se muito da palavra lograr em seu texto.
  • Gregor, transformado em um inseto, deseja vida nova. Sair do aprisionamento de um trabalho obrigatório;
  • Falta de comunicação familiar;
  • Perda do conforto da vida burguesa.
Dois textos para muitas reflexões, exposições, troca de idéias e opiniões.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

A ARTE DE PEDIR
Amanda Palmer

Leitura concluída em 10/02/2016.

Em uma de suas passagens, Amanda dará uma palestra às funcionárias da Microsoft. Para tal, prepara-se com a ajuda de sua mãe que é programadora. Marcou-me muito esses trechos por ser analista de sistemas e em certo momento de minha vida, senti na pele o que é ser inferiorizada na profissão.

“Então pensei em todas as coisas que ela me contou pelo telefone, falei ao público, e pensei no trabalho dela que eu não tinha como entender, no trabalho de criação que ela tinha feito. Toda aquela programação delicada, artesanal que ela fazia até tarde da noite para converter uma plataforma em outra, com um prazo apertado, toda a criatividade que ela usava para consertar um problema... e o tremendo orgulho que sentia quando dava certo, e a verdadeira... beleza disso. E a tristeza também, porque ninguém nunca, vocês sabem, nunca bateu palmas para ela no final da noite”.

Artista: cantora, compositora, escritora, empreendedora.
Amanda nos transmite através de suas experiências a importância do próximo em nosso crescimento pessoal. Demonstra a vulnerabilidade que temos, a falta de coragem, iniciativa, primeiro passo. A doação do SER humano, a conexão com o outro. A colocação do artista perante o público. A valorização do trabalho, o marketing. O que as pessoas valorizam e não apreciam. O destaque do meio rápido de comunicação. Nata do capitalismo, explora a ferramenta web, valiosa nas relações e construções profissionais. Dádiva – índio doador – assim deve ser com tudo de bom que recebemos. Devemos repassar; conhecimento, amor. O ‘índio doador’ com a reflexão sobre a dádiva que deve sempre circular. Muda nosso posicionamento nas diversas situações que a vida nos apresenta.

Nos conta sua história, incentivo de luta e determinação superando seus medos internos. No fundo acredito não ser tanto superação, mas tendência ao talento.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

OS DEZ DIAS QUE ABALARAM O MUNDO
John Reed

Indicação e empréstimo de meu pai Claudir. Descreve a revolução russa que levou os bolcheviques ao poder a 25 de outubro de 1917, segundo o calendário Juliano (então em uso na Rússia). Prefácio de Lênin.

“Todos os governos burgueses têm a característica de sempre enganar o povo”.
Trótski, quando caiu o governo provisório.

Militante bolchevique e defensor ferrenho do proletariado, John Reed descreve em minúcias a Revolução Russa.  Jornalista presente na Revolução relatando a verdade dos fatos ocorridos. Nato de uma família burguesa, entregou sua vida ao socialismo.

“Imagine-se a mesma luta em todos os quartéis da cidade, em todos os distritos, em toda a frente, na Rússia inteira. Imagine-se, em todos os quartéis, os Krilenkos, caindo de cansaço, correndo de um lugar para outro, discutindo, ameaçando, suplicando. Imagine-se, finalmente, as mesmas cenas em todos os sindicatos, nas fábricas, nas aldeias, em todos os navios da esquadra espalhados pelos mais longínquos mares. Imagine-se, em todo o país, centenas de milhares de russos, de operários, camponeses, marinheiros, com os olhos cravados nos oradores, esforçando-se intensamente para compreender e em seguida resolver, pensando com todas as suas forças...para, afinal, com a mesma unanimidade, tomarem idêntica decisão.

Eis o que foi a Revolução Russa”.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

O Tempo e o Vento
Érico Veríssimo

O meu preferido! Os Terra e Cambará! Meus olhos brilham em lembrar-me dessa saga dividida em sete volumes: O continente (2 vol.); O Retrato (2 vol.); O Arquipélago (3 vol.).
A fortaleza de Bibiana ultrapassando gerações e decidindo o rumo e destino da família. Rodrigo nos envolve em sua personalidade marcante.
É extasiante “viver” os detalhes das gerações em um cenário perfeito.
Os costumes, acontecimentos de e das épocas, política, sociedade e suas classes. A influência da igreja. A atuação de parentes, vizinhos, amigos. É completo acompanhar desde o surgimento da família, seus descendentes e o desenrolar de todos os personagens sem aquela de ficar apenas na imaginação. Os pormenores dos reais acontecimentos políticos fascinam o leitor juntamente com a ficção. Enfim, vale cada minuto de leitura! Fiquei triste quando acabou, queria mais.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Os Miseráveis
Victor Hugo

Um clássico maravilhoso!
A obra espelha a miséria na França, reflexo da Batalha de Waterloo (1815) e motins de junho de 1832. João Valjean, personagem espetacular e principal, retrata a sociedade, política, relacionamento, luta pela sobrevivência, ética... Ficarei citando eternamente a riqueza dessa obra. Ao iniciar a leitura fui deprimindo-me, porém não conseguia parar. Ao terminar, deprimi-me por ter chegado ao fim.

Como não tive bons professores de geografia e história, era tudo na base de decorar questionários, resolvi recorrer aos livros para adquirir conhecimento sobre o passado. São sempre eles que me “salvam”. A curiosidade dessa vez era sobre Adolfo Hitler. Surgiu através da leitura de A Menina que Roubava Livros – Markus Zusak; indicação de uma colega de trabalho. Adorei a comovente estória de Liesel. Digo comovente, fraterna, solidária. São os verdadeiros vencedores da guerra. Amor ao próximo. Doação.
Foi daí que brotou a curiosidade em descobrir detalhes da Segunda Guerra. Comprei e ganhei algumas revistas específicas e bem completas no assunto. Pesquisei em alguns livros didáticos e internet. ‘Caiu’ em minhas mãos, num dos passeios em livrarias O Colecionador de Lágrimas – Augusto Cury. Valeu a pena o complemento do estudo e pesquisa. Ajudou nas reflexões sobre os conflitos internos que sofre o personagem de Júlio Verne. Foi melhor ainda quando percebi que havia continuação no Em Busca do Sentido da Vida. Pouco tempo depois, li um outro título do autor e descobri que o assunto nos termos voltados à reflexão eram os mesmos. Voltando ao Hitler... Encerrei minha pesquisa didática com O Diário de Anne Frank. A famosa e excelente obra dispensa comentários.

Voltando ao conhecimento histórico...
Foi riquíssima e prazerosa a leitura da trilogia 1808, 1822 e 1889 de Laurentino Gomes. Doeu em saber que o Brasil não mudou nada até hoje. O autor, no final, até tentou convencer o leitor de que não podemos perder as esperanças de um país melhor. Mas depois de todo esse conhecimento...
  
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

O Voo da Guará Vermelha
Maria Valéria Rezende


Suavidade, leveza. Essa é a primeira sensação ao terminar o primeiro capítulo. Diálogos embutidos na narração. Emoções subentendidas nos personagens. Estórias ricas em conteúdo. Informação e realismo entrelaçados na narração encantado o leitor em cada página. Demonstra a importância do ser humano ascendendo o alerta em nosso íntimo através da realidade transparente assim vista por nós. Essa linda e rica obra envolve os personagens do pedreiro Rosálio e da prostituta Irene.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Lavoura Arcaica
Raduan Nassar


Através de poesia e drama interior, André relata seus conflitos emocionais relacionados à incestos, patriarcalismo, modelo perfeito de educação. Sente-se sufocado e almeja o 'voo livre' de sua vida.
"O tempo é o maior tesouro de que um homem pode dispor, embora inconsumível, o tempo é o nosso melhor alimento, sem medida que o conheça, o tempo é conteúdo nosso bem de maior grandeza, não tem começo, não tem fim; é um pomo exótico que não pode ser repartido, podendo entretanto prover igualmente a todo mundo, onipresente, o tempo está em tudo".
"rico só é o homem que aprendeu, piedoso e humilde, a conviver com o tempo".

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

A Confissão da Leoa
Mia Couto


Autor africano que apresenta uma literatura de qualidade. Nessa estória compõe seus personagens com arte, expondo assuntos como política, educação, condições de vida, amor materno, paixão, abuso sexual . Abre um leque à muitas discussões e reflexões aos leitores.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Você Nunca Está Só
Gelfe Franco Luiz


Livro não só de auto-ajuda ou religioso, pois transmite uma experiência de vida e não regras, dicas de como devemos ou não agir. Há reflexões internas. Muito bem elaborado no sentido de contar sua auto-biografia, despertando no leitor situações corriqueiras do cotidiano em relacionamentos. Intercala sua história com o que acontece ou pode acontecer com qualquer pessoa. Gostei muito quando fala sobre o perdão, nos colocarmos no lugar do próximo, sobre julgar. 
No início, quando fala que o livro é feito para qualquer um que o lê, seja quem for, independente de sua religião, caso tiver, pois o nosso Deus é um só, talvez, não precisasse ter frisado que devemos ir à missa.
Livro emocionante. Parabéns.
Jan/2016

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

O Médico Jesus
José Carlos de Lucca

Para refletir seus atos, sua vida. Utilizar os ensinamentos de Jesus. "Você é o seu bem e o seu mal".
Aproveite a leitura.
"Não julgarmos, pede para darmos a outra face, a face do perdão e do amor".
Jan/2016




FELIZ


"SER FELIZ É TUDO O QUE ALMEJAMOS"

Tendo como ponto de partida esta incontestável afirmação, que sintetiza o maior anseio do ser humano, José Carlos De Lucca retoma a felicidade como tema central de sua obra.
Em linguagem clara, leve, amorosa, bem humorada e cheia de espiritualidade, que é característica de suas obras, palestras e programas de rádio, De Lucca traz neste novo livro os caminhos que nos ensinam a descomplicar a vida, nos deixando em paz, fazendo o melhor ao nosso alcance e aprendendo que viver é defrontar-se com uma sequência de coisas alegres e tristes, com vitórias e fracassos, acertos e erros, nos estimulando a encontrar no real, no possível, no concreto e no humano a possibilidade de ser feliz.
O leitor, assim, inevitavelmente, deixará de lado as condições que muitas vezes são colocadas e nos distanciam da felicidade, permitindo-se ser Feliz, a partir de agora mesmo!.

José Carlos De Lucca é Juiz de Direito em São Paulo, desde o ano de 1989. Ainda pequeno sentiu profundo impulso para o estudo de temas ligados à espiritualidade, desenvolvendo seus potenciais no campo da mediunidade de consolo e esclarecimento.

Já realizou graciosamente mais de 2.500 palestras focadas em motivação e desenvolvimento do potencial espiritual do ser humano, falando a um público estimado em 1 milhão de pessoas.


Empréstimo do livro: Beatriz Aparecida de Mendonça.

Após vários meses, em encontros semanais, de estudo junto à meu marido e de vez em quando com a participação de amigos, encerramos a leitura dessa maravilhosa obra. 
Dinâmico, direto, atual, cultural (devido as suas citações artísticas), reflexivo. Foram várias noites de gostosas discussões para atingirmos o entendimento do caminho da felicidade, tão simples, tão desejada. É um livro para volta e meia abrirmos e nos reabastecermos. Indico, sem dúvida alguma! Adoramos!

Set 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada!