Quem sou eu

Minha foto
Autora dos livros TEMPO ESCOLHAS HISTÓRIA e A CORRIDA DE GERAÇÕES - informações nesse blog.

CLUBE DO LIVRO ESPÍRITA Itapetininga/SP

Convidamos aos leitores que gostam de dividir o conhecimento adquirido, a compartilhar as impressões de leitura de livros referentes à doutrina espírita e participar de encontros mensais - preferencialmente no segundo sábado do mês - às 16:30 no Centro Espírita Alan Kardec - Rua Alexandre Nery, 110 - Centro de Itapetininga/SP. 

O livro a ser discutido a cada encontro é escolhido a partir das obras pertencentes ao Clube do Livro.

Nessa página serão postados alguns de meus comentários sobre a obra a cada encontro, mas o correto é que leiam o livro que com certeza é muito mais completo e proveitoso.

O encontro do mês de maio/2019 já não pude participar mais devido a minha mudança a Ribeirão Preto.
Agradeço aos dirigentes do Centro Espírita Allan Kardec, equipe espiritual e amigos que permitiram que esse grupo acontecesse. Foi maravilhoso e muito construtivo tudo o que pude aprender nessa casa abençoada.
Os encontros continuarão acontecendo mediados por nossa irmã Selma e acompanhados pela querida D.Benedita. Desejo muita luz, paz, sendo o amor predominante nesses encontros.
Abraço à todos, com muito carinho sempre.

julho 2019


Próximo Encontro :  

19º - 11/05/2019




Véu do Passado
Vera Lúcia Marinzeck de Carvalho
por Antônio Carlos

Suas dezenas de obras publicadas, best-sellers, já foram traduzidas em outras línguas e adaptadas para o teatro.

Nesse livro, Kim, vive uma vida tranquila em um sítio, onde cresce com visões, sendo uma delas a própria morte. Descobre um passado longínquo, magias e feitiçarias.

pág. 37 
Destacamos a necessidade da busca correta pelo conhecimento. Pois ao nos aconselharmos com quem não tem condições de fazê-lo, o equívoco da verdade não nos fornece os devidos esclarecimentos.

Kim e o cigano Ivo...

Devemos ajudar os irmãos em desalinho, não espantá-los. Amor, compreensão. Todos temos a bondade no coração, e por vezes nos equivocamos em atitudes indevidas.

pág.88

Louis Braille
Professor francês que, apesar de privado da vista desde a idade de três anos, inventou a escrita em relevo para uso dos cegos. Nasceu em 1809 e faleceu em 1852.




pág.103
Podemos dizer algo, se sábios exemplos, possuir propriedade para tal.

pág.137
Devemos nos preparar para o momento do desencarne. Sem lendas, medos, fantasias. Atitudes no bem.
Como vivemos na matéria, o bom é exercitarmos a simplicidade, saber valorizar o bom-SER, lembrando sempre que nada levamos e tudo é passageiro, transitório.
Mudanças de casa, estão me ajudando a desapegar dos livros. Não que seja negativo gostarmos de curtir algo, mas que tenhamos consciência que não satisfaz a alma, mas o ego, e esse, não é sólido.

Ações corretas estão dentro de nós. Sabemos se agimos no bem ou no mal. Merecimento e justiça andam juntos.

Somos, depois do desencarne, o que éramos antes. Não viramos santos, ou aluma mágica nos transforma.

" Pensamentos são ondas que atravessam tudo...

Em qualquer lugar podemos e devemos orar. Elevando nosso pensamento, mantendo boas vibrações.

pág.209
Magia é a arte de manipular as forças da natureza. Magos são independentes, trabalham por si mesmos, são estudiosos e prezam seus conhecimentos. E esses conhecimentos podem ser usados para prejudicar. Feiticeiro é outra coisa. Diferem porque têm menos conhecimentos e se aliam a outras entidades, normalmente desencarnadas são dependentes de outros e quase sempre fazem o mal.

Há nesse capítulo do livro explicações sobre feitiços, poções, filtros, macumbeiros...
Ler é conhecimento...

As oportunidades da reencarnação...

Essa é a frase que fecho a leitura dessa obra.
22/04/2019

__________________

18° - 13/04/2019



Relatos, curiosidades e documentos de mais de trinta anos de convivência de Saulo Gomes, o grande repórter investigativo, com Chico Xavier, o maior brasileiro de todos os tempos.

Desde os contatos iniciais, passando pela primeira e memorável entrevista de 1968 e pelo incomparável programa Pinga Fogo, até chegar aos dias atuais, com a "presença" de Chico mesmo após a sua desencarnação, tudo é apresentado, incluindo material nunca antes revelado.

Essa leitura gera expectativa!!!! Afinal, o NOSSO CHICO, é um exemplo sem palavras!



" O mais experiente repórter investigativo do país, Saulo Gomes - 1928, participou ativamente de alguns dos principais momentos da rádio e da TV brasileiras. Em mais de sessenta anos de atuação profissional, gerou furos jornalísticos que repercutiram no Brasil e no exterior.

Natural do Rio de Janeiro, hoje com 90 anos, ocupa a cadeira 28 da Academia Ribeirão-pretana de Letras.
Durante 20 anos recebeu todos os prêmios de reportagem.
Wikipédia

" Experiência nós só ganhamos com o tempo, não há dinheiro que compre, não há como passar à frente no curso da vida. Pessoas prudentes procuram observar e aprender com os conselhos dos mais experientes.

A reprodução das entrevistas do Chico foram de um aprendizado riquíssimo. Não poderia ser diferente! Me chamou a atenção na área da saúde, sobre transplante, órgãos de plástico, a continuação dos estudos e aperfeiçoamento no plano espiritual. Tanta coisa maravilhosa em progresso. E a humanidade presa à mágoas e desafetos. Poderíamos, como de alguma forma estamos, focar mais o nosso tempo em evolução, equilíbrio. 


Sra. Aparecida - Fogo Selvagem
_________________

17º - 09/03/2019



A noite do perdão
Valdinei de Freitas

Conta a saga da família Garcez, desde a longínqua Polônia do século XX, subjugada pelo nazismo no famigerado Gueto de Varsóvia, até os dias atuais, além do seu drama para superar a perda, a culpa, o arrependimento, mostrando que, mesmo em planos diferentes, é possível perdoar e reconciliar-se com aqueles que retornaram ao mundo espiritual deixando um rastro de ressentimento.

O capítulo 1 inicia contando sobre a mística da sexta-feira 13 envolvendo histórias no decorrer dos tempos.
Seguindo... espanhóis saem em busca de novas terras ao sul do Brasil.

" os caminhos qua a vida nos oferece nem sempre são aqueles que planejamos, mas, invariavelmente, á a melhor rilha disponível.
pág. 17

Uma observação relevante: o comportamento das pessoas no velório. Momento de oração, solidariedade aos familiares e a quem fez a passagem. E no entanto, há piadas, risos, conversas muito longe do devido. A maldade humana em relação à curiosidade e falta de educação deve ser extinta.

" Onde estiver o teu tesouro, ali estará o teu coração.

Uma alegria nesse início de livro: em meio à tantas tragédias o gosto pela leitura e a afinidade no encontro entre leitores! É tão gostosa a sensação de podermos discutir, troçar experiências de leitura!

Nunca estamos sós. O socorro sempre vem respeitando nosso livre arbítrio.
Há várias influências, dependendo apenas de nós, para recebê-las ou não.
É necessário primeiro cuidarmos de nosso próprio equilíbrio para depois nos entendermos com o meio.
Falta de fé e princípios religiosos dificultam o caminhar do indivíduos.
Como na palestra do irmão Paulo, em Capão Bonito, nesse último janeiro: " - Se eu soubesse...
Muitos, por passarem pela vida terrena e não buscarem conhecimento espiritual, seja em qualquer religião, quando chegam no plano espiritual ficam desolados, perdidos, sem saber como agir.
Imediatismo - ações sem refletir consequências e aceitar os resultados.

"Há lições que não se aprendem em livros...
pág.234

É nosso dever agirmos na verdade sem disfarces, pois esses apenas retardam o encontro com nós mesmos. É nossa obrigação buscarmos equilíbrio constante para fortalecer nossa trajetória.


" religiosidade e a fé são virtudes fundamentais em nossa vida, representam nossa capacidade de entrar em contato com um poder maior e nos faz confiar que poderemos, nas dores e dificuldades, contar com uma força que transcende nossa capacidade de compreensão.

A edelvais era a flor preferida de Hitler.



" que a utilizou como emblema das divisões alpinas de seu exército.

Encontrando-me em sintonia, a obra aponta como uma boa leitura (Mariana) o livro: Operação Cavalo de Troia. (Há uma página nesse blog específica sobre o militar da NASA que volta no tempo na época de Jesus. - ainda em leitura).

O Cap.15 apresenta-nos o massacre dos judeus no queto em toda a Varsóvia pelos alemães nazistas na 2ª Guerra mundial.

Clique aqui para informações e imagens do Gueto da Varsóvia na Wikipédia

Discrepância. Enquanto os judeus eram torturados e a guerra ceifava vidas, o " outro lado" continuava a vida...
A orquestra de Glenn Miller era a música mais tocada, na literatura " O Cogumelo Venenoso" era um dos livros que mais circulava. A obra, promovia a idolatria nazista do antissemitismo, comparando os judeus a cogumelos venenosos; aparência amigável, mas com potencial para causar sofrimentos terríveis, falta de saúde, e até a morte. Como nos é relatado na pág. 380.

" o sol do meio-dia elimina todas as sombras.

Diretamente, a culpa sentida pela morte do filho na sexta-feira 13 repete a dor causada por ele quando torturou e matou durante a segunda guerra. Ação que se paga. = Reação.



Cidade de Cádis - sul da Espanha

" A vida é uma imensa estação, em cuja plataforma testemunha-se um constante e ininterrupto vai e vem.

Itapetininga, 25 de fevereiro de 2019.

______________

16º - 09/02/2019

Transtornos Mentais
na infância e na adoslescência
Walter Oliveira Alves
orientado por equipe espiritual




Para uma maior compreensão dos complexos mecanismos da mente humana, especialmente em sua fase infantil e adolescência.
Acrescentando aos mecanismos biológicos, neuropsicológicos, sociais, ambientais e genéticos: o mecanismo espiritual da vida.

- Muitos transtornos mentais podem seguir numa trajetória de desenvolvimento, ressurgindo na vida adulta.

- " o transtorno mental tem sua origem em experiências passadas ou mesmo em vivências no mundo espiritual, no intervalo entre duas encarnações.

Philippe Pinel (1745-1826) médico francês, pai da psiquiatria, foi o primeiro a tentar descrever e classificar algumas doenças mentais. 
Franz Anton Mesmer (1734-1815) médico e magnetizador, iniciou em 1773, o tratamento por meio do magnetismo - fluído universal. Rejeitado pelas sociedades médicas da época.
William Cullen (1710-1790) médico escocês, foi o primeiro a ver uma analogia entre delírio e sonhos estranhos, criando o termo neurose. Um artigo de Cullen sobre a substância quina que levou Sammuel Hahnemann (1755-1843) a iniciar suas pesquisas que culminaram na homeopatia.
E assim vieram muitos outros nomes estudando e pesquisando sensações, percepções, histeria, doenças nervosas psicossomáticas.
Sigmund Freud (1856-1939) e seus contemporâneos abriram um campo profundo da existência de um inconsciente atuando intensamente no comportamento humano.
Essa Parte I, início, nos esclarece bem resumidamente o avanço da ciência e instiga ao estudo mais abrangente desses estudiosos. A explanação é bem esclarecedora.
A psicologia Espírita trata do inconsciente profundo até o consciente, num trabalho incessante da construção de si mesmo.

Espírito (ser que pensa, sente e age) --> RELACIONA --> Mundo

RELACIONA:

  • órgãos dos sentidos;
  • corpo mental (arquivo milenar - através do tálamo);
  • mundo espiritual através da pineal.
Jesus - Evanvelho #terapia#

Corpo material - Perispírito vital - Espírito alma

Como o hardware e o software devem ser compatíveis para que haja um bom funcionamento, assim é nossa formação. O objetivo é a constante e infinita evolução. Lembrando que nunca seremos/estaremos no patamar/igual a Deus. Essa evolução acontece na mente (perispírito, corpo espiritual, corpo mental, e o corpo físico acompanha essa evolução refletindo o progresso. Corpo espiritual - corresponde - Corpo físico.

Cérebro:

  • Passado - subconsciente #nosso arquivo#
  • Presente - consciente #atualidade#
  • Futuro - superconsciente # ideais, metas, desejos de conquistas #
" tudo na vida é impulso criador

- Cada um constrói sua própria estrutura mental.

O Espírito interage com o mundo espiritual através do centro coronário e pelo centro cerebral com o mundo físico, glândula pineal: 
" glândula da vida mental, na adolescência ou início da idade adulta são reabertos os mundos de sensações e impressões na esfera emocional, as paixões vividas em outras épocas reaparecem sob fortes impulsos.

Inteligência (cognição), 
sentimentos (afetivo) e 
vontade (volitivo) devem
estar em harmonia, o que nem sempre acontece.

Equilíbrio conquista-se com a educação do espírito. Trabalho contínuo de conhecimento e exercício moral.


As enfermidades devem ser tratadas em sua origem. Suas causas primeiras ocorrem na forma de pensar, sentir e agir.

" muitos espíritos aceitam os desafios de forma natural, se adaptam às novas situações da vida.
- outros, porém, já possuem dificuldades por diversos motivos, mas é em sua maioria muito mais fácil cair na acomodação do que enfrentar trans formações. 
Outros ainda se revoltam direcionando às fugas da realidade.
Porém, ninguém permanece estacionado eternamente.

Comentando rapidamente sobre obsessores, pois o assunto requer extensa explanação.
Quando o indivíduo encontra-se obsidiado, mesmo inconsciente, não encontra força em si mesmo para se libertar da tremenda influência coercitiva. É necessário o convite à renovação, que poderá ser iniciado de diversas formas.

Terapia espiritual contida na Evangelização é o remédio preventivo evitando muitos transtornos ao longo da vida. Desde a mais tenra idade já é aconselhável a introdução da prática no indivíduo.

Doenças mentais

Esquizofrenia - as causas são desconhecidas da ciência tradicional. Solução: prece, alteração de vibração para rumar à novos caminhos.
Epilepsia - em geral, resultante de atividade neuronal excessiva hipersincrônica e anormal dos neurônios. Causas: doenças genéticas ou má formação cerebral, ou ainda, lesões no cérebro promovidas por pancadas ou infecção como meningite e encefalite ou tumores.

Não há cura sem invadir o íntimo do indivíduo e sem os recursos Divinos de Jesus. 

DEPRESSÃO

Por se tratar de um transtorno muito comum é recomendável atenção especial no capítulo todo.

Tristeza, cansaço, apatia  sem motivo, distúrbios do sono, falta de vontade, dificuldade de concentração, pensamentos pessimistas, culpa, insegurança e baixa autoestima, podendo provocar ansiedade e pânico.

Supondo que a depressão esteja associada a uma deficiência de neurotransmissores.

Medicamentos existem para auxiliar e minimizar os sintomas da depressão. Na homeopatia também há medicamentos que podem ser utilizados no tratamento.
Remédios auxiliam, mas não se pode virar dependente dos mesmos. O tratamento espirital é fundamental na cura.
Trabalhar a mente, se adaptar às provas situações da vida, lazer, trabalho no bem, gratidão à vida, oração são algumas dicas salutares a serem praticadas.
Aumentando seu estado vibratório o indivíduo se desvincula de outras mentes em desequilíbrio.
" as atividades artísticas como a música, o teatro, a dança, e a literatura, as artes plásticas, atuam de forma a desfazer bloqueios mentais à criatividade, liberando a energia criadora do Espírito.

Transtorno bipolar do humor

Casa caso deve ser analisado individualmente. A luta interna do Espírito e a incapacidade de trabalhar com seus conflitos interiores são fatores comuns.
É de grande avanço no tratamento junto aos medicamentos utilizar a fluidoterapia ou passe, para equilíbrio mental principalmente com o auxílio da orientação espiritual.

Citamos alguns transtornos dos vários existentes entre nós os encarnados.
As causas gerais foram adquiridas nas vivências não muito felizes da caminhada e serão manifestadas na adolescência ou início da fase adulta quando através da glândula pineal é reaberto o mundo de sensações despertando esses transtornos que serão bem tratados com oração, vibração positiva, fluidoterapia, auxílio Divino, ainda da homeopatia, artes, perseverança, e medicamentos para por um período controlar os sintomas no auge das manifestações e aos poucos o Espírito, com muito esforço e trabalho, se desvincular desse apoio.
Cada um uma história, um caso particular. O auto conhecimento é fundamental para o avanço individual e para como o coletivo.
A evangelização realizada com  bebês e gestantes são importantes para estimular desde o início da encarnação o amor, acolhimento e segurança, fatores importantes para um desenvolvimento sadio na caminhada do ser.


________________

15° - 12/01/2019

33/2018

Na luz da vitória
José Carlos de Lucca



Em nosso primeiro encontro do ano, a caminho do reforço ao entendimento sobre os obstáculos e problemas que encontramos em nosso caminho. Mestre é a denominação para nossas dificuldades. São com elas que aprendemos a ser melhores. Infelizmente ainda é pela dor que crescemos. E ao superá-las reconhecemos o quão evoluímos e somos vitoriosos!

" Não há caminhos na vida sem obstáculos

A obra...

"
 Nos ajudará a assimilaras lições que precisamos aprender durante a travessa do nosso deserto, a não adiarmos mais as mudanças que precisamos fazer, a termos coragem para enfrentar os ventos contrários, a sentirmos que , em meio a todas essas dificuldades, Deus está querendo fazer de nós uma pessoa melhor.

Deus te levantará

" pense que o Pai o ampara neste exceto momento, e tem um plano para tirá-lo do abismo.

Andar Desarmado

- Compreensão recíproca.
- Conversemos sem alterar a voz 
- Sorrir
- Sem revide

Viver não dói, o que dá é a vida que se não vive tanto mais bela sonhada, tanto mais triste perdida.
Emílio Moura

Tesouros Ocultos

Gostei muito da citação que José Carlos faz sobre uma analogia de Rubem Alves sobre o milho e a pipoca - pág. 44/45.
Me senti enquadrada, neste momento atual de minha vida: perseverança. Em nenhum momento pensei em desistir de meus propósitos e intenções, e claro, as necessidades. Mas sempre buscando forças e artifícios para fortalecer meus objetivos, obstáculos que nos fazem bambear, mas com o apoio e de mãos dadas com Jesus, caminhamos.

Virar o Pescoço

Felicidade está na simplicidade.
Sem grandes expectativas evitando as frustrações.

Trombose Espiritual

Maturidade. É assim que ao longo da caminhada vamos preenchendo nossa bagagem.

Nós Somos os Campeões

Capacidade de superação e força interior. Enxerguemos essas virtudes em nosso interior e exponenciemos fortificando-as.

Apelo dos que partiram

A vida é eterna. Saudade é natural. A dor faz parte. A fé e um novo ritmo de vida devem reinar. Viver em um outro olhar é enriquecedor.

Conta Alta

" Pai perdoai porque eles não sabem o que fazem.

IGNORÂNCIA

Falta de quê?

Nos envolvemos na luta pela sobrevivência e nos esforçamos para tentar realizar nossos sonhos. O que implica um questionamento e se estamos fazendo da maneira correta. Os erros, tropeços, quedas acontecem para nos orientar. Perseverança, insistência, o famoso coração aberto para novos desafios e aprendizados ajudam muito.
Refletir nossas decisões e atitudes é mais um fator relevante. Assim, em um contexto de itens fundamentais, podemos decidir se a estrada percorrida está de acordo, ou seja, é hora de traçar novos horizontes.

Trem-bala

Atentos, fazendo sempre o nosso melhor como se fosse a última vez. Esse é o recado.

Banho de Luz

A oração é uma reflexão íntima na qual proporciona o equilíbrio vibratório e emocional ajudando na identificação de soluções e juntamente com as ações e bênçãos divinos às respostas chegam aos nossos corações.

Evitando Tempestades.

Atentos aos passos dados, as sementes plantadas, são os indícios do que será a colheita no futuro. O trabalho no presente deve ser vivido o momento atento às consequências.

Eu Estou Aqui

Um reforço: Jesus está sempre conosco. Sozinhos jamais. Reforço a prática da simplicidade e aprimorar as capacidades na caminhada.

Nascer de novo

Aprendizado, resgate, convivência.
Momentos, intervalos para avaliação íntima e reequilíbrio para uma nova temporada.

Planeta dos Humanos

A palavra do capítulo: AUTOACEITAÇÃO

" Somos frágeis, não conseguimos ser o super-herói 24h por dia. 
Nessa, de buscar fazer sempre o melhor que puder, não consegui permanecer no trabalho que era o meu sustento. Cobrei de mim mesma, mais do que podia suportar. Não soube lidar com a autocobrança.


Além da Casca

Eliminar o egoísmo, pensar no outro. Conviver em relacionamentos saudáveis. Amigos e boas ações são o que levamos na mala.
Todos temos nossas dores. Nosso dever é tentar entender que o outro também a possui. Uma boa convivência é saber lidar com as sombras do outro.

Morrer antes de viver

" Viver o momento presente.

Profeta do Caos

Olhar positivo, confiante nas soluções diante das adversidades. Quando o "tiro" acerta em cheio o coração, o sofrimento é inevitável.

O Espetáculo da Vida

Um show constante, uma atuação permanente.
Deve estar claro em nossa mente que é necessário continuar.
O show não pode parar!
É claro que precisamos de intervalos para restabelecimentos. Mas nem sempre é possível. As avalanches às vezes são sequênciais. O que podemos dentro do melhor hoje.

Morrer par germinar

Todos somos irmãos. Uma só família. Os biológicos são necessários. Os que estão presentes em nossas vidas nos ajudam e nós devemos ajudar.

Sistema de vida

Paciência. Nada do dia para a noite. Exercícios constantes, provas contínuas. Atentos se realmente executamos o que Jesus ensinou. Bons alunos? Em que grau estamos?

Desintoxicação

Já abordei esse assunto do  NÓS algumas vezes.
A felicidade está na realização do bom convívio, do amor dispensado ao outro. Harmonia, alegria, amizade. Coração.
O EU limita.

Tratamento Espiritual


  • Alegria na esperança : esperança nos transporta a caminhos melhores, convictos de que as tempestades cessarão.
  • Paciência na dor
  • Perseverança na oração
Escultura Divina

Retiremos os excessos (esse é o objetivo de estarmos aqui) e libertemos a luz do bem.

Mude de amores

O saber ser feliz.

Liberdade de ser feliz

" Ajuda-te e o céu te ajudará

  • Equilíbrio - Harmonia
  • Transformação pessoal
  • Reconciliação com a vida
  • Caridade com o próximo e com nós mesmos
Na luz da vitória

A obra toda em cada capítulo nos reforça que a vida na Terra não é nada fácil. Não estamos de férias.

A vida extrai de nós o melhor que podemos oferecer.

Abrir as portas do  Céu

  • Prática
  • " Cada um está onde se colocou com seus atos, pensamentos e palavras
  • Quando nosso foco é viver no bem, o Céu vem ao nosso auxílio.

O vendedor de sapatos

  • A dor nos proporciona o desenvolvimento de virtudes que ainda estão dormentes. (Será que estou conseguindo descobrir essas virtudes?)
  • Prece
  • Positividade
  • fortaleza, amor, sabedoria
  • o próximo


__________________

14º Encontro - 08/12/2018




O imortal Cairbar Schutel
David Liesenberg

" Vivi, vivo e viverei porque sou imortal"

"

Vindo de uma infância triste, órfão aos nove anos, aquele jovem carioca de nome estranho estava disposto a lutar pelos seus ideais. Como o pequeno baú e as inseparáveis fotos de seus pais, Cairbar aventurou-se pelo interior paulista, onde se tornou farmacêutico e político respeitado. Os sonhos tão realistas envolvendo seus pais levaram-no a conhecer fenômenos até então ignorados. Encontrou o Espiritismo e, junto com ele, a ira de opositores que não aceitavam a imortalidade da alma e o avanço da doutrina de Allan Kardec.

Uma leitura maravilhosa! Livro jornalístico no qual fiz um monte de anotações sobre a história do país e informações sobre Matão em seu desenvolvimento. Cairbar, de fato, um missionário admirável. Exemplo de perseverança e determinação.


Fica o convite e o desejo de visitar o Memorial de Cairbar na cidade de Matão, interior de SP.

Os Srs. Do Café, escravidão...
As sociedades carnavalescas no Rio de Janeiro exerciam importante papel político e filantrópico, além do luxo e criatividade nos carros alegóricos no Carnaval. Arrecadavam dinheiro para comprar pessoas escravizadas e depois libertá-las.

Influência literária...

O estilo poético Ossian, europeu 1760, onde se encontra o nome Cairbar, chegou ao Brasil no séc.XIX, influência francesa incluída nas obras de Álvares de Azevedo, Castro Alves, Gonçalves Dias e José de Alencar.

Exemplos de vida...

É excelente a inspiração em bons exemplos, que transformam, acreditam e buscam a realização de melhorias. Energia positiva exalada que motiva e desperta o desejo de progresso não só material, mas interior, formando um conjunto que fortalece e impulsiona para a conquista.

Cairbar nasceu no Rio de Janeiro em 22 de setembro de 1868. Viveu a maior parte de sua existência no interior de São Paulo, onde desencarnou, em Matão, em 30 de janeiro de 1938.
Seus pais, Antero de Souza Schutel – filho da segunda esposa de Henrique Schutel, suíço instalado em Desterro atual Florianópolis/SC, mãe Rita Carolina Tavares Schutel.
Após a morte de seus pais, seu avô ficou responsável por Cairbar, com então 8 anos. Sua avó Maria da Glória, desencarnou pouco depois desses acontecimentos, com a causa de congressão cerebral, e o pequeno menino habituava-se às perdas, desapegos, readaptações e aprendizados.

            As dificuldades que a vida nos traz, deve alimentar-nos o desejo de lutar e vencer desafios. Persistir e inovar. Sempre tentar!
            Às vezes dá vontade de deletar os problemas vividos e num passe de mágica esquecê-los. É... Sabe-se que não se pode parar. A conquista virá, a seu tempo. Orar, equilibrar-se, por mais difícil que possa parecer. Pedir ao Pai paciência e proteção, guiar aos caminhos corretos.

Cairbar Schutel...


Do Rio de Janeiro mudou-se para o interior de São Paulo. Em Araraquara, trabalhava em farmácia, e em Piracicaba também.

A verdadeira caridade não é acolher o desprotegido, mas promover-lhe a capacidade de se libertar.

Manuel Ferreira Garcia Redondo

Recordando a Lei do Ventre Livre...

Promulgada em 1871, através dessa Lei, as crianças que nascessem de mulheres escravizadas já teriam a liberdade garantida, alforriadas.
A Lei gerou um problema social. As mães escravas não tinham como criar seus filhos. Anália Franco, professora, jornalista e poetisa, foi um grande destaque nesse problema. Criou 117 instituições de apoio a cuidar das crianças nos estados de SP, RJ e MG.


O jornalista Luís Olímpio Teles de Menezes

Primeiro espírita brasileiro que se tem notícias. Baiano, colaborador dos jornais Diário da Bahia, Jornal da Bahia e A Época Literária. Em 1869 lançou o primeiro jornal espírita: O Écho d’Além-Túmulo. O periódico de 56 páginas chegou a circular no exterior.


Eu não acredito no deus que os homens criaram, mas acredito no Deus que criou os homens.

François – Marie Aronet Voltaire
À parte...

Personagens povoam a mente. Suas particularidades, pontos fracos e fortes, suas histórias e ensinamentos. Aprendemos em nossas reflexões e fazemos nossa própria história. A peça do nosso quebra-cabeça pessoal. Realizar o que nosso íntimo deseja. O que? Como? Sinto estar quase... Tenho algo a libertar...


Foi uma leitura rica e sem dúvida edificante. Relembramos fatos e conhecemos outros. Fiz tantas anotações, curiosidades, que deixo o gostinho para o leitor descobrir por si só. Boa leitura!

“ Escolha um trabalho que você ame, e você nunca terá que trabalhar um dia em sua vida.
Confúcio

_____________________


13º - 10/11/2018

1 ano de Clube do Livro!

Agradecemos a oportunidade, o espaço para os encontros, e a espiritualidade presente que sempre nos acompanha.



Assim como a Fênix
Francisca Gomes

História de superação de uma mulher negra que, desde a infância, muito sofreu com a rejeição e o racismo.

O preconceito habita as mentes criando dores e refletindo uma montanha de horrores. 
A história de Miriam abordou os assuntos mais pertinentes na sociedade, fazendo com o que o leitor conclua que a doação e o amor são os itens fundamentais que devem estar presentes nas atitudes e no coração de todos.

" munidos de amor e coragem, é possível vencer os obstáculos.

Fênix: é um pássaro da mitologia grega que, quando morria, entrava em auto-combustão e, passado algum tempo, renascia das próprias cinzas.
Outra característica, é sua força que lhe permite carregar cargas muito pesadas enquanto voa.

É necessário interagir. É através das pessoas que nos desenvolvemos. Reagimos.

Depressão - Por ser um tema tão atual, na "moda", tantos pacientes entre atendidos e atendentes, e todos estamos propensos a somar nesse quadro. A vida, luta diária, impulsiona-nos a viver esse quadro a todo o momento. Pois as fraquezas oscilam e o bombardeio de desconfortos, confrontos psíquicos, a vida conflituosa na matéria proporciona o desequilíbrio. Nesse rio de dificuldades, a fé deve ser fortalecida, o amor deve prosperar e a doação deve acontecer. Doação ao próximo, mas primeiramente à nós mesmos.

" A calma e a resignação adquiridas na maneira de encarar a vida terrena, e a no futuro, dão ao Espírito uma serenidade que é o melhor preservativo da loucura e do suicídio.



Ponte dos Ingleses - Fortaleza - CE


Praia dos Ingleses - Fortaleza - CE


Embora os apontamentos sejam duros, situações penosas, reais, a literatura é leve, pois os fatos quando reais são muito mais sofridos e difíceis de serem superados. Na obra, observamos claramente a ajuda de todos os personagens na recuperação de Miriam. Na realidade também há a ajuda de amigos, pessoas estranhas que surgem no caminho sem que se espera, e por eles o socorro acontece sem contar com os desencarnados que também nos acompanham. O segredo é a atenção, estar atento à esses movimentos e ter sempre em mente que nunca estamos sós.
As dores de Miriam foram cultivadas ao longo de sua vida, e assim como a fênix, ela ressurgiu das cinzas.

Racismo...
Claro acontecimento, e foi muito contornado, na situação da compra do vestido da loja do shopping. Sem preparo emocional, não ha condições de combatê-lo e enfrentá-lo.

O episódio vivido com Ferdinando, demonstra que quando ajudamos, a única verdade é que nós é quem estamos sendo ajudados. Nesse planeta de provas e expiações não queiramos nos iludir achando que somos "melhores". Todos somos doentes em tratamento. Uns mais, outros menos, mas todos precisamos de auxílio e nos esforçamos para sermos o melhor que pudermos.

Estar ciente de nossas ações é saber que as mesmas provocarão um resultado de acordo.

Aproveitemos os assuntos abordados e coloquemos em evidência o bem. Ações no bem ocorrem em toda parte o tempo todo. Temos a tendência em evidenciar o outro lado, o que faz barulho, enquanto o que proporciona paz e calmaria existe e acontece. Alegria! Façamos o nosso meio colorido no Amor.

" para isso que temos talentos artísticos: para empregá-los em prol dos outros.

" todas as pessoas que sobrevivem a um acidente, que se curam de uma doença grave, que retornam de um coma prolongado ou escapam de um grande perigo, aprendem a valorizar a vida e acabou encontrando motivação para viver com mais sentido e qualidade.

Valorizar os sinais constantes, interpretando, colocando à favor da compreensão de uma vida pautada em praticar o conhecimento adquirido, é exercício diário, e obrigação de quem se propõe a ser melhor e deseja evoluir. Sem mudanças, sem plantações, não há colheita. E quando existe e é próspera a colheita, a sensação de bem estar de confirmação de que o esforço vale à pena, não há vicissitude que abale a fé conquistada.


_______________________

12º

13/10/2018

Neste encontro iremos repetir o livro A Grande Espera - Eurípedes Barsanulfo por Corina Novelino, escolhido no mês de setembro, e iremos iniciar o Nosso Lar - André Luiz por Chico Xavier: Primeiro capítulo.

Acompanhar e compartilhar a leitura do Nosso Lar em página exclusiva do blog.

__________________

11º 

08/09/2018

A grande espera
Eurípedes Barsanulfo
por Corina Novelino



Um romance que nos conta intrigantes momentos da passagem de nosso Mestre Jesus, revelando detalhes e contextos dos essênios naquela histórica e importante época.

A autora...

Corina Novelino, 1912 - 1980, professora de português e diretora do Colégio Allan Kardec, em Sacramento-MG, colaborou com os jornais da cidade, ativa particpante em diversos trabalhos assistenciais. Fundou um lar para meninas órfãs: Lar Eurípedes.
Corina tornou-se órfã e foi acolhida por Edalides, irmã de Eurípedes fundador do Colégio Allan Kardec.

Encarnações e personagens...

Marcos - Eurípedes Barsanulfo;
Lisandro - Bezerra de Menezes;
Josafá - Cairbar Schutel.

O livro...

Sebaste - cidade com excelentes condições de segurança criadas por Herodes.

Mar Morto: É um grande lago, de 82 x 18 km com profundidade de até 360 m, onde afluem as águas de vários rios, especialmente do Jordão. Ele recebeu esse nome pelo fato de não ter peixes, pois a sua salinidade, de 25%, que é a mais alto do mundo, não permite a presença de qualquer espécie de vida. Hoje, as suas margens estão em terras da Jordânia, Israel e Cisjordânia.

Essênios: sua comunidade encontrava-se  de portas e janelas abertas; não necessitando de segurança; suas propriedades pertenciam a todos; os vestuários eram usados em comum. Uma vida com elevação espiritual incalculável.
Desejamos a igualdade, paz e ainda não aprendemos a nos despreendermos da matéria. Estamos a caminho, compreendendo pouco a pouco. A surpresa de Marcos a deparar-se com esse novo mundo, foi como se estivesse adentrando em um mundo mágico e colorido da luz Divina. É nesse mundo que sonhamos um dia conquistarmos maior proximidade. Limpos e prontos a estender a mão aos nossos irmãos, assim como recebê-los dos que encontram-se a nossa frente.

" e nem se apercebera que era o único a trazer os pés calçados.
pág. 79

Trazemos nossos hábitos corriqueiros e não percebemos o quão de repente esses mesmos não nos convém. Em meio à mudanças, abrimos 'exceções' por determinados costumes. Pura dificuldade de nos desfazermos e assumirmos novas posturas. Não é de uma hora para outra que ocorrem grandes transformações. O exercício diário e constante é necessário, nos propondo às mudanças, e pouco a pouco efetuarmos nossas reformas íntimas.

" hábito de silêncio nas comunidades essênias:
não comem nem bebem, mais do que é necessário para a sustentação da vida.

A importância do estudo da astronomia, atravessando o tempo e espaço, envolvendo a dedicação para o recebimento de aprendizado e conhecimento.
Da ciência adivinhatória (crendice) para a ciência positiva.
Adivinhações baseadas nos astros para o estudo concreto.

Tratamentos terapêuticos através das plantas, pedras e dos metais.

Os ricos, possuidores do poder e da intelectualidade, detém (pois ainda acontece na atualidade) o comando. O serviço braçal recai para os sem informação, dinheiro, recursos do conhecimento. Quanto mais ignorantes, mais fácil de comandar.

Lídia em despreparo espiritual. 
Quando não nos alicerçamos em fé, espiritualidade, amadurecimento moral, os caminhos se fecham, o chão se abre, os olhos não veem. Nosso orgulho vem à tona dominando nossas ações, destruindo o equilíbrio. Estrutura, exercícios contínuos e a busca pelo conhecimento, são fortes dicas para o início de uma construção sadia.

Segurar é prevenir!

Pois estamos em um momento em que a busca pela melhora (evolução) é necessária e as adversidades com certeza irão ocorrer, e para esses momentos devemos nos encontrar preparados para as superações.

Obs.:
Qualquer "irregularidade" o assunto era trazido ao imperador. Nessa questão vejo as "irregularidades" como itens que ameaçavam o poder vigente e ao mesmo tempo preocupações tolas que os comandantes tinham. Uma insegurança, falha na formação do maioral. Poder supremo não delegava responsabilidade de comando a outros no governo. Uma organização primitiva em ordem moral sem estratégia administrativa.

" a pressa e a imponderação colocam a perder obras notáveis do esforço individual e coletivo nos agrupamento humanos.

" às vezes, a imprudência de um minuto leva à ruína do edifício, em cujo levantamento se gastaram anos de trabalho e sacrifícios.

" A enfermidade pode anular, em poucas horas, a resistência admirável do organismo mais robusto.

Os essênios... fraterninade
Um grupo (organização) com regras, comunidade fechada e crenças próprios.
A proposta de trabalho era que saíssem de sua redoma e fossem auxiliar os necessitados.
Missionários. Uma nova era viria através do Cristo e os essênios contribuíram muito com suas ações.
Hoje, cada um de nós, temos a obrigação de divulgar o caminho da paz, talvez de uma maneira diferente de como foi feito naquele período,m as de acordo com nossas práticas, devemos.

" o homem volta à vida, no ciclo abençoado da renovação.

___________________

10º

11/08/2018

A alma dos animais
Irvênia  Prada



Evolução - os bandos nômades:
- caça seletiva;
- defesa de predadores;
- cuidados com as criações;
- domesticação.

O boi , o porco e a ovelha são os mamíferos mais difundidos no mundo. 

Homo sapiens, nossa espécie, marcada por quatro grandes movimentos culturais:

- Revoluções/anos:

  • Cognitiva/70 mil;
  • Agrícola/;12 mil
  • Científica/500;
  • Industrial/200.
René Descartes - animais atribui-se apenas instinto. Os sons emitidos pelos animais não possuem interpretação.

Na atualidade, pesquisas demonstram que sentir é resultado de uma função cognitiva. É necessário inteligência. E os animais fazem parte desse processamento.

Replico o parágrafo retirado do livro Missionários da Luz, de André Luiz, muito bem lembrado pela autora Irvênia:

" Se não protegemos nem educamos aqueles que o Pai nos confiou como germens frágeis de racionalidade... se abusamos largamente de sua incapacidade de defesa e conservação, como exigir o amparo de superiores benevolentes e sábios...? A missão do superior é a de amparar o inferior e educá-lo... sem amor para omo os nosso inferiores, não podemos aguardar a proteção dos superiores; sem respeito para como os outros, não devemos esperar o respeito alheio.

- Inteligência, atributo do espírito.

Pág. 44

" Do átomo ao arcanjo.

Seguimos em nossa evolução. Sempre. Muito a aprender. Saber e praticar.
Sim, somos ainda muito limitados para compreender o todo. Pouco a pouco vamos lapidando nossa estrutura.

Uma obra que nos estimula a sentir e crer que nosso objetivo é MUITO maior. Constante evolução. Observamos nossos irmãos animais, nos observamos e refletimos a interligação do Universo. Por mais que possuímos um entendimento lógico e de que tudo faz sentido, ainda temos muitas limitações em razão do estágio que nos encontramos. Continuemos a buscar, galgar degraus, fazer o bem, e principalmente, não nos deixar envolver nos ciclos da matéria, que nos atrasa, corroi. Pois é muito comum nos deixarmos levar pelas ondas dos consumismos, dos maus hábitos de vida, porque fazemos parte da matéria. 

A autora traz a questão mistério da vida. Explana sobre o corpo físico e o espírito. Qual seria sua essência? Questiona e responde que ainda não possuímos compreensão para essa resposta.
Sim. Ainda temos que aprender e praticar outros quesitos para chegarmos à esse nível.

Cap.III - cita brevemente sobre doenças psicossomáticas.

Mente - emoções - comportamento.

Animais exprimem comportamentos refletindo o meio. E para isso, não é necessário ter dor física. O sofrimento acontece.

" Nós, seres humanos, nada temos de especial. Somos uma parte integrante de um grande contexto no qual todas as formas de vida compartilham o mesmo modelo de organização estrutural e utilizam a mesma "linguagem" bioquímica e comportamental na expressão da vida.

Respeito, amor, cuidados... Sentimentos nobres devemos dedicar aos animais em geral, aos pets tão queridos. Mas como ouvi em uma palestra recententemente, e concordo plenamente, é que não devemos substituir o amor que dedicamos aos animais pelo que deveríamos direcionar a outro ser humano.


______________________

14/07/2018 -

Hoje com Jesus
Joaquim Bueno Neto



Cap 2 -

Reforma íntima necessária. Exemplifica com Marta e Maria. Comunhão entre material e espiritual.

Cap 3
Turbulências. A fé nos reforça a certeza de que as dificuldades são passageiras. Jesus no comando não há dúvidas de que os problemas são o fim.

Cap 4
A riqueza é uma das provas mais desafiadoras. Valorização do espiritual e conhecimento, que as traças não corroem.

Cap 5
Nesse capítulo vamos refletir sobre o fanatismo. O erro em que se encontram aqueles que insistem em impor sua opinião religiosa. Foquemos no bem por si só. Assim, estaremos em proteção da espiritualidade maior.

Cap 6
Conquista individual. Manual de instruções de Jesus para os apóstolos: Seguir normas.
Estudo - caridade desinteressada - disciplina - assiduidade.
Somos aprendizes buscando nossa evolução e agregando no trabalho do bem, pensando no próximo.

Cap 7
Cultivo de nossas imperfeições, para transformação em bons frutos.
Esforço.

Cap 8
Orgulho - Humildade

Cap 9 
Eis o Homem. Superioridade intelectual e moral.
Evolução de Jesus junto à Deus.

Cap 10
Sermão do monte: direcionando aos corações abertos à evolução espiritual que tem esperanças, Coração aberto às claridades espirituais.
" quanto mais a pessoa compreende, menos quer, menos possui e mais desfruta da vida.

Cap 11
Sinceridade.
" Somos o que somos, nada mais.

Cap 12
Julgamento. Discernir. Colocar-se no lugar do outro.

Cap 13
" Sempre há pessoas com dores maiores que as nossas, lutando para vencer, enquanto cogitamos de desistir. Fé e força.

Cap 14
Todos temos talentos. Valorizar a qualidade e não a quantidade. A vontade com a qual executamos as nossas tarefas, ou obrigações nosso trabalho.

Cap 15
Fé; perseverança na postura, sem titubear mediante as alterações de nossa caminhada.

Todos os capítulos são importantes apontamentos para nosso estudo e reflexão e concretizando esses dois itens coloquemos em prática. Mas no atual momento de minha vida destaco o Cap 16 - evidenciando a necessidade das pessoas perceptivas ao conflito atual comportamental que a humanidade enfrenta.
Desenvolver as virtudes, esforçar-se no bem, utilizarmos as palavras respaldadas na BOA educação, são sinais de respondermos o mal com o bem. Transformarmos nosso ambiente e contagiarmos iniciando pelos mais próximos.

Cap 16
Nossas limitações e a compreensão dos horizontes. Evolução coletiva e o avanço individual. O todo e o um. A busca do silêncio.

Viajantes da eternidade.
Palavras ricas, profundas, significativas.
" Não são doze as horas do dia? Se alguém andar de dia, não tropeça, porque vê a luz deste mundo. Andemos e seguimos os caminhos iluminados que Jesus nos apresentou.

Cap 19
A importância de reunirmos a família em função do diálogo baseado no Evangelho e os ensinamentos de Jesus.
Nosso lar é o local mais importante, pois ali estão as pessoas com as quais temos as maiores ligações e responsabilidades. É a partir de nossa casa que devemos praticar o bem, nos esforçando a superar as dificuldades de convivência, as diferenças. Nossa família é a base para estarmos em perfeita harmonia, depois abrangermos a caridade. Estaremos em oração e comunhão com os próximos é o início.

Cap 21
Todo trabalho exige cooperação.
Sim, fomos criados para vivermos em comunidades, ajudarmos uns aos outros, evoluirmos porque convivemos em grupo. Unimos forças para alcançarmos objetivos. Necessitamos uns dos outros.

Cap 22
Tudo tem seu tempo:
" O fruto que não se aproveita, apodrece.
As flores que não são cultivadas, murcham.
O amigo que você não conserva, foge da sua presença.
A enxada que não é utilizada cria ferrugem.
Assim também é a Graça Divina:
Torna-se imprestável se não tem a adesão da nossa vontade.
Assim como temos fé em Deus, devemos nos lembrar, principalmente nos momentos difíceis, que Ele também confia em nós. (Força e perseverança).

Cap 24
Estamos em constante transitoriedade. O investimento concreto deve ser feito no que é permanente - conquista moral, espiritual. Os que ainda não acordaram para o investimento que é necessário para o futuro, o término dessa etapa terrena, é bom começar a pensar sobre isso.
- Viver intensamente
- Carpe Diem
- Aproveite o dia
-> Sim, vivamos intensamente o dia mas ao contrário de Horácio, pensemos no futuro. Com qual qualidade é o viver o dia.
Equilíbrio físico, espiritual, emocional, social.


________________

8º - 

24/2018 - 

09/06/2018-



Nas asas do passado

Lourdes Carolina Gagete

O caminho sempre continua...
E embora as influências do passado viajem sempre para o presente, a decisão de construir um futuro melhor é sempre nossa.

Essa obra conta a história de Oliver, um servo de um castelo na França. Reencarna, um século após, no mesmo castelo como Conde. Suas reencarnações chegarão aos dias atuais.


Narbonne

Vão passando as reencarnações, os aprendizados vão acontecendo. Entre tropeços e acertos, tentativas e equívocos, vamos alinhando nossos conhecimentos e evoluindo. Somos devedores, e a todo o momento podemos reiniciar, sendo melhores do que até agora fomos.
Essa obra nos trouxe algumas existências dos personagens. E nesse conteúdo nos mostrou exemplo do mecanismo dos acontecimentos.
O que me trouxe a pensar em relevância, foi a questão dos ovoides.
O aprendizado fortalece aos leitores a necessidade da prece, oração constante da qual necessitamos estar sempre em boa sintonia.
Uma obra de fácil leitura.


___________________________

7º Encontro - 12/05/2018

22/2018 -

O menino livre de Miritiba
Cláudio Bueno da Silva

Humberto de Campos



HUMBERTO DE CAMPOS


Prefiro afrontar o mundo servindo à sua consciência a afrontar sua consciência para ser agradável ao mundo.


Humberto de Campos

Não olvides que a execução de teus deveres para com o próximo será sempre a tua caridade maior.

Irmão X

O autor nos traz sobre o homem e o Espírito do jornalista, escritor, poeta, contista, crítico, cronista e político Humberto de Campos, quando encarnado, agora, Irmão X, no plano espiritual compromissado com o Cristo.

O menino de Miritiba está dividido em 3 partes:
- O menino livre de Miritiba
- Impressões de Leitura
- A trajetória da Dúvida à Certeza

1ª parte

Novela baseada no livro memórias, de Humberto de Campos

Órfão de pai bem cedo, sua infância marcada pelas diabruras cometidas, preocupando sempre a mãe. A vivência das dificuldades financeiras crescentes após a morte do provedor do lar. A aceitação da falta de recursos. Os castigos pelos erros.
Carente, introvertido. Integrante de uma educação rígida, sem diálogo. 
A mãe sempre preocupada em encaminhá-lo. Os parentes, mais por vaidade, ajudaram na oportunidade de introdução ao comércio. Trabalhando no comércio do português, era o ano de 1900. Cassiano tinha 13 anos.

2ª parte

Viagem espírita sobre textos de Humberto de Campos acadêmico

Tesouro = Tempo

Aproveite o tempo produzindo o melhor que possa dando o melhor de si.
Completo ainda:
Visando a coletividade e melhor ainda, se esta, encontra-se em positividade a sintonia.

Na pág.148 fala-se sobre divulgação. Sobre esse tópico me vem a mente sobre o exemplo: a melhor divulgação é a vivência de sua crença. Traz a credibilidade de postura e conduta e exemplifica os resultados das ações.

O progresso (do Espírito) não se realiza, simultaneamente, em todos os sentidos.
pág.160

De acordo com minha caminhada, já havia observado e refletido sobre isso. Não conseguimos ser 100% em todas as áreas da vida (profissional, familiar, social etc) ao mesmo tempo e sempre.

Nessa fase, o autor, Cláudio, comenta, e muito bem, os textos de Humberto. Boas observações.
Os comentários, textos e obra do homenageado Humberto, são ensinamentos enriquecedores à nossa conduta e aprendizado.

Cada ave com as asas estendidas é um livro de duas folhas, aberto no céu. Protejamos esse livro. E aumentemos, com essa proteção, a miúda biblioteca de Deus.
pág.202

Os homens nascem, vivem, e morrem, como os dias. E os dias, nublados ou cheios de sol, renascem com os homens, para cumprir uma nova jornada.
pág 210.

Casou-se com Catarina, seu primeiro filho Henrique afilhado de Coelho Neto, seu grande amigo. Humberto morreu oito dias depois de Coelho.

3ª parte

Reflexões sobre a vida, a morte e o pensamento de Humberto de Campos

Trabalhava, escrevendo, para sustentar esposa, três filhos, sogra e duas irmãs desta. Para isso criou, escreveu muitos anos sob o pseudônimo Conselheiro XX.
Sofreu durante toda a vida de hipertrofia da hipófise.
Deputado federal por dois mandatos, membro da Academia Brasileira de Letras, entrando com 34 anos, cronista mais lido da época ("os dramas da vida").
Morreu em 05 de dezembro de 1934, aos 48 anos numa operação.
Durante a leitura dessa bela obra, percebi que o autor Cláudio tenta de toda forma introduzir que no íntimo de Humberto ele era Espírita. Qual diferença faz? Vaidade supérfula.

Pesquisas à parte...

Humberto de Campos Veras, nasceu em 25 de outubro de 1886, filho de Joaquim Gomes Veras e Ana de Campos Veras. Com a morte do pai, aos 6 anos, mudou-se para São Luis com a mãe, irmã e irmã mais velha por parte de pai do primeiro casamento.
Em 1910, com 24 anos, publica seu primeiro livro de versos, Poeira. Dois anos depois, muda-se para o Rio de Janeiro. 
Em 1919, ingressa na Academia Brasileira de Letras, cadeira nº 20.
Um anos depois ingressa na política, até a Revolução de 1930, quando é cassado.
___________________

6º Encontro - 14/04/2018

O incendiário de Hebron
Antonio Lúcio
por Luciano Messias



Questão 642 - O Livro dos Espíritos - Alan Kardec:
Bastará não fazer o mal para ser agradável a Deus e assegurar sua posição futura?
Não, é preciso fazer o bem no limite de suas forças, porque cadas um responderá por todo mal que resulte do bem que não haja feito.

Encontraremos nesta obra:
o incêndio de Roma, nos desmandos do imperador Nero, o apedrejamento de Tiago, a perseguição implacável sobre os que seguiam o Cristianismo, e a bondade através do perdão, balançando indecisa no coração dos aflitos e oprimidos.

- A importância da prece;
- Benesses de caminharmos sempre no bem;
- Buscar a Deus para a caridade;
- Importância do diálogo (evita equívocos, esclarece dúvidas, corrige as falhas). _____________________

5º Encontro - 10/03/2018

Por uma escolha
Peter Gonçalves
por Felipe



" Ela nada sabia sobre mim, mas, mesmo assim, ouvi o que disse como o coração aberto, mesmo sabendo que eu estava à beira de me destruir com minhas escolhas".


Consequências de nossas escolhas, através da Lei de Ação e Reação.

" A lua de uma família frente a seus desejos e necessidades. A dura queda dos que se deixam levar pelo poder e ganância, quando o dinheiro se sobrepõe à consciência ".

O desequilíbrio acontece e choca. É dura a realidade. A situação financeira precária provoca o desmoronamento dos fracos alicerces.

" Sonhe e acredite, pois os sonhos só se tornam vivos quando acreditamos ".

- Alicerce, união familiar: auxílio de Linda (sogra);
- Inocência da criança amorosidade de Enrique;
- Opinião contrária, radical de Tadeu;
- Falta de estrutura espiritual, fé, desequilíbrio;
- Orgulho em não procurar ajuda;
- Raciocínio lógico não consegue predominar quando desestruturado;
- Livre-arbítrio;

É importante termos em mente, principalmente nos momentos de dificuldade, que sempre estamos sendo assistidos. A espiritualidade sempre irá nos socorrer. Fé, boas ações e pensamentos e o saber ouvir.

" Desabafar ajuda, pois ao contarmos o que estamos passando, ouvimos o que estamos falando e conseguimos ter outros pontos de vista ".

- Perdão - Chicão é o personagem que acentua que é uma boa pessoa, assim como todos nós somos. Só lhe falta amor para vencer o orgulho.
__________________

4º Encontro - 10/02/2018

5 - Sublime Colheita
Selma Braga
por Glaucus



Zuriv, considerada feiticeira na Idade Média, causou mortes e abortos, acabou por ser incriminada na Inquisição e queimada viva.
No séc. XX, após várias reencarnações de sofrimento, agora com o propósito de cumprir e resgatar na Terra o que causou no passado, luta para sua evolução.

pág 48
Explicação sobre obsessão, onde há a simples, fascinação e subjugação, que é a mais grave de todas.

" tudo na natureza é energia.

O esforço para nos tornarmos pessoas melhores, o crescimento moral é constante.

" a lei da ação e reação é pessoal e intransferível.

" A Inquisiçao era uma cortina de fumaça para vinganças particulares dos poderosos da época.

A personagem principal realmente conquistou em todas suas encarnações muitos desafetos. Uma verdadeira legião deles. Às vezes, nem imaginamos que seria possível tanta gente odiar, como nos está sendo apresentado.

O envolvimento com as drogas na adolescência, um assunto abordado para que haja alerta.
O alcoolismo também introduzido no contexto.

" Tudo passa nesta vida, tanto as coisas más quanto as coisas boas.

Ciúme, propriedade. Nada nos pertence. Respeito, amor, liberdade.

Um romance básico, abordando ensinamentos necessários para o crescimento e aprendizado para nós que estamos em curso de uma sempre evolução. 
O que mais me chamou a atenção, é que não importa o quão os fatos apresentam a pior das situações, sempre haverá a luz e uma saída.
____________________

3º Encontro - 13/01/2018

4  -  O Décimo Quarto Apóstolo
Paulo Cezar Fernandes

Ciência - Filosofia - Religião




Ao pronunciar a si mesmo em favor do trabalho do Cristo, Allan Kardec alinhou sua postura existencial àquela dos primeiros escolhidos pelo Manso Rabi de Nazaré, sendo reconhecido pelo próprio Espírito de Verdade e credenciando-se ao título de Décimo Quarto Apóstolo.

O livro destaca o trabalho de Allan Kardec, Hippolyte Léon Denizard Rivail, na organização da filosofia e da Ciência Espírita, apresentado-o como um verdadeiro pensador e continuador das investigações trancendentes estabelecidas pelos mais destacados filósofos da História.

" Liberdade é sinõnimo de autonomia da vontade".

"Ética é toda ação dada por respeito à lei moral".

=> Consciência moral do Dever -> por respeito á lei

Immanuel Kant - o maior pensador da moral depois de Sócrates (séc. IV a. C.)

pág50
liberdade transcendental, movimento do entendimento: sensibilidade.
pág57
O Espiritismo surgiu junto com o Romantismo,

Nossas ações devem ser naturais normalmente respeitamos as leis, regras por Ética, não o fazemos de coração, porque somos bons. Essa bondade deve ser natural, espontânea É por esse motivo que nos esforçamos diariamente para que o resultado de nossos impulsos sejam cada vez mais voltados às boas ações vindos diretamente do amor.

Todos possuímos a mediunidade sendo nada mais que nosso sexto sentido ainda em desenvolvimento. Resultado das superações através da meditação e prece.

O autor, um mestre em filosofia, é especialista em Immanuel Kant. Declara que foi somente através do espriiritismo que muitas das observações filosóficas puderam adquirir uma explicação.

pág 67

" Conhecer o estado desse mundo e os seus costumes.

Que aventura! Mágico!

1) Saber da existência do plano invisível;
2) Entender que podemos nos comunicarmos com ele;
3) Adquirir as respostas de para as mais frequentes dúvidas sobre a humanidade;
4) Descobrir um mundo novo, outros planos, formas de vida. Sentido da existência.

Tudo isso e muito mais conseguimos obter através do Espiritismo. Interligados.
pág 78
Nietzsche, esse grande pensaror alemão, deixou este mundo mergulhado nas sobras da loucura e na tristeza do abandono em um manicômio, estado esse causado por seu modo materialista de pensar na vida.
O estudo Espírito e Matéria é relatado por todos os grandes nomes da história.
Suas teorias estão em um quase perfeito.

- Importância da meditação;
- comparação com Bramanismo indiano que comunga também os princípios da reencarnação, comunicação constante entre os Espíritos encarnados, os Homens e os espíritos desencarnados pág 141
- Karma e a lei de causa e efeito pág 145,146,147
- em geral discute-se o  início do Espiritismo, sua veracidade, os estudiosos e pesquisadores céticos. pág 164
- explicações mediúnicas e freudianas sobre a mediunidade pág 169
- o que é Espirito, essência será abordado no cap 6 com introdução explicativa do livro dos Médiuns;
- inteligência artificial pág 219. Errônea analogia com a razão humana.
- os limites da matéria e evolução espiritual, podemos refletir com as menções racionadas do autor.

O Cap.6m como o próprio nome já diz, refere-se ao lado científico, assim como o anterior.
- A telepatia também é um ítem interessante abordado pág 225
- Achei lindas as palavras sobre a comunicação que fazemos como nosso anjo da guarda pág 226
- pág 226, 227 - sobre o Espiritismo
- explicação de como se dá a transmissão da telepatia, pág 230
- o livro vai caminhando na explicação sobre o Espiritismo, Kardec na implantação, as publicações das obras em suas sequências e os seus porquês
- pág 241 - A Igreja X Espiritismo
- A reencarnação não é originária do Espiritismo. A Igreja Católica a recusou no séc Vi através do Concílio de Constantinopla.

Uma obra que nos informa sobre toda a trajetória de Kardec, com citações dos grandes filósofos e escritores, traçando paralelos com a história. Obtemos uma visão completa e geral sobre o Espiritismo e entendemos que ainda temos muito o que estudar e colocar em prática. Deixou a desejar o título do livro em relação ao conteúdo.



______________

2° Encontro - 09/12/2017
Morte 
Orson Peter Carrara




Continuaremos a conversar também sobre o livro do último encontro.

A obra é dividida em:
- Casos;
- Situações;
- Temas.

CASOS

Cap 1 - Camila

Temperamento difícil, intolerância e rebeldia.
- Sofrimento sereno, resignação ativa, mudança de caráter.

Cap 2 - Depoimento de Amor

Só nos deixa a paz de  missão cumprida. Exemplo familiar.

=> Passamos nossa existência buscando realizações profissionais, no sentido de sobrevivência; nas conquistas materiais que nos motivam a trabalhar junto a convivência social. No momento em que nos retiramos aos templos religiosos e dedicamos um pouco de nós ao eu espiritual, fortalecemos os passos de nossa caminhada, e é nessa hora que temos certeza de que a luta material faz parte de nossa existência, mas o principal é o equilíbrio espiritual, pois é através dele que conseguiremos alavancar a convivência social, atitudes no material e seguir nas lutas da evolução.

Cap 3 - Afeto Expontâneo: Edmar Fratini Bobo

Reescrevo:

"... seria coerente pensar que esses valores todos se perdem com a morte do corpo? A imortalidade, como lei natural, indica com clareza, que as virtudes adquiridas, os valores morais cultivados e os afetos alimentados nunca se perdem..."

Cap 4 - Laís retornou

" somando aprendizados, em todos os sentidos, tanto para quem vai, como para quem fica".

- saudade;
- reencontro com os que já foram;
- seremos recebidos;
- conforto.

Cap 5 - Meu velho pai

Agradecimento.

Cap 6 - Zilda prosseguirá trabalhando

Como tantos outros que continuam a trabalhar, ainda que invisíveis aos limitados olhos humanos.

Reflexão nos Livro dos Espíritos - questões 737, 741, 166 a 171 e 222.

Cap 7 - Milton, Julinho e Miltinho

A Doutrina como conforto, força, amparo.

Cap 8 - D. Maria

Insegurança da transição;  transmitir a segurança da imortalidade aos que estão próximos do desenlace.

Cap 9 - Patrimônio da Cidade

Homem de bem que desencarnou.

Cap 10 - O CELD (Centro Espírita Léon Denis) e Altivo Pamphiro

Instituição sediada no Rio de Janeiro.
Divulgar o bem; pessoas que praticam o bem.

Cap. 11 - Uma voz do Além

Henrique Maximiano Coelho Neto, 2ª cadeira da Academia Brasileira de Letras, nasceu em 1926, Caxias, Maranhão. Escritor, jornalista, republicano e abolicionista, professor, deputado federal. Por longos anos um dos autores mais lidos no país.
Há no livro o relato de sua aversão pelo Espiritismo e depois sua conversão ao mesmo.

Situações - As formas dos desencarnes

Cap.12 - Morte natural

Nesse capítulo encontraremos sugestões de questões de estudo nas obras da codificação. Entre elas está a explicação sobre como acontece o desenlace do corpo físico, questão essa que tinha como principal curiosidade.

Cap.13 - Acidentes

Muito pertinente a explicação que diferencia provas e expiações.

Provas - situações aceitas, solicitadas, sugeridas ou enviadas pela própria sabedoria da vida, para que conquistemos novos degraus de aprendizado e evolução.

Expiações - são consequências de nossos equívocos, precipitações e lesões causadas do próximo ou a nós mesmos.

Cap.14 - Guerras

É a predominância da natureza animal sobre a natureza espirital e satisfação das paixões.
Quanto ao grau de culpabilidade nas mortes que comete durante a guerra:
" Não, quando ele é constrangido pela força. Mas ele é culpável pelas crueldades que comete e ser-lhe-á levada em conta sua humanidade ".

Cap.15 - Enfermidades

" Todas as doenças têm origem na alma seja por bagagem de lesões de outras existências ou por vícios da presente existência ".
" O melhor caminho mesmo e saúde é a renovação dos pensamentos, é o aprimoramento dos sentimentos.
Procuremos melhorar nossos sentimentos, sempre voltados ao bem, mentalizando nosso mestre Jesus, seguindo seu exemplo.

Cap.16 - Eutanásia e Pena de Morte

Não temos o direito de interromper o ciclo de vida determinado por Deus

Cap.17 - Suicídio

VIDA! Sem ilusões de que o sofrimento irá cessar. O corpo acaba, o sofrimento aumenta em sua tortura, pois somos imortais.

Cap.18 - Homicídio

É a conquista de um problema gigante. Aquisição de dívida, sofrimentos, obsessões e por aí se vai. Equilíbrio. Foco no Mestre.

Cap.19 - Mortes Coletivas

Aprendi, em um dos estudos em grupo no Centro, que tudo que acontece conosco é porque era para acontecer. Por isso não devemos nos culpar e nem sofrer. A espiritualidade age para o nosso bem.

Cap.20 - Crianças

Todo caso há uma razão de ser. Não podemos generalizar as situações. Paz.

Cap.21 - Aborto

Ato criminoso.
No Espiritismo só o é tolerado se trouxer risco a vida da mãe.

Temas - Nesta terceira parte do livro o autor indicará assuntos de estudo da Doutrina.

Cap.22 - Veste que apodrece

- O corpo: cerimônias fúnebres, com intenso indicativo de fim.
As religiões transmitem informações por ameaças e medos, como se fôssemos destinadas a um lugar incerto e macabro.
Piorando tudo - a existência da figura do diabo " Uma imaginação irracional criando ambientes totalmente absurdos e sem nenhum fundamento coerente com a bondade e justiça de Deus".
Não existe céu e inferno. A nossa consciência que é culposa e nos faz sofrer ou de paz. Não queimaremos eternamente no inferno ou iremos direto ao paraíso depois de ter acertado alguns erros nessa encarnação. Não há lógica. Estamos aqui de passagem, nossa origem é no mundo espiritual e para lá votaremos".

Cap.23 - Imortalidade da Alma

"... se tudo acabasse com a morte do corpo, de que valeria todo o esforço dispendido durante o tempo de vida no corpo? De que valeriam os aprendizados e experiências?

Estudo utilizando a lógica, questionando, avaliando o que a Doutrina explica.

Cap.24 - Claros Fundamentos

" O Espiritismo matou a morte.

Toda a codificação explica com todos os detalhes sobre o tema. Kardec teve o cuidado de não deixar nenhuma pergunta sem o fazê-la.

Cap.25 - Para conforto do leitor

Na codificação encontramos o consolo o aparato de como acontece o processo desencarnatório. Tiramos nossas dúvidas, encontramos os porquês.

Cap.26 - Imortalidade

Há horizontes, vamos mais além do que a simples atual vida terrena. A reencarnação é a explicação fundamentada a todos os quesitos. Aprimoramento intelecto moral.

Cap.27 - Planejando uma Encarnação

O processo de depuração de si mesmo.
Nossa! É uma reflexão muito interessante. Nossa programação para uma nova encarnação. Toda envolvida de acordo com a nossa trajetória percorrida, os amigos e desafetos envolvidos. Todos com sua participação especial. Tudo interligado. Um sistema perfeitamente programado, sem falhas. Um software perfeito, permitido por Deus e de nossa plena responsabilidade.

Cap. 28 - Duas mensagens consoladoras

Os que "viajaram", continuam sendo os mesmos, assim como nós, apenas sem o corpo físico. Oração, assim o ajudaremos e não chamando, sofrendo inconformidade. Saudade é natural, desespero é desequilíbrio. Temos que orar para o equilíbrio de quem está retornando à casa. Ambientação.

Cap.29 -  Testemunho de mãe

Felizes os pais que sofrem a experiência da breve separação dos filhos firmes, libertos. Somente o conhecimento a fé e deixar a espiritualidade nos ajudar. São provas duras.

Cap.30 - Céu e Inferno?Purgatório?

São estados consciências e não locais determinados e definidos.

Erraticidade : é o espaço entre as incarnações.

Cap.31 -  Situações Específicas: Cremação, transplantes

" Deve-se esperar pelo menos setenta e duas horas para a cremação.

" O ato cirúrgico não implica em dor para o desencarnante.

Cap.32 - Velórios

- Silêncio;
- Oração;
- Serenidade;
- Compreensão.

Cap. 33 - A contribuição dos Espíritos André Luiz e Emmanuel

Há grande produção literária para estudos de grande riqueza e esclarecimentos.

Cap. 34 -  Na morte

Nosso desligamento (durante toda a leitura) de pende de nós mesmos. Se somos apegados à matéria, se agimos no bem, nossas prioridades e ações. tudo dependerá de nossa conduta e do que valorizamos.

Cap. 35 - Chico e Divaldo

Nossa! Exemplos de amor ao próximo, dedicação, humanidade, entre outras tantas virtudes, que só nos norteiam em nossa caminhada.

Cap. 36 - Sentimentos de Perda

Nesse capítulo o autor não apresenta o tútulo em si, mas o que já vem sendo abordado nos capítulos anteriores.

Cap. 37 - Sempre o Conforto

A Doutrina Espírita nos apresenta um leque de opções de conhecimento e estudo. Nos convida a pensar.

Cap.38 - Relacionando Tópicos

Itens comentados ao longo da obra.

Cap. 39 - Chave do Céu

Caridade.

Cap.40 - Todo mundo vai morrer

Não desperdicemos essa maravilhosa oportunidade Divina que é a encarnação, façamos nosso melhor.

__________________

1º Encontro - 11/11/2017.
Livro: Ensaios - Diversos Autores - Contos.



Esse encontro foi muito enriquecedor, de uma troca de experiências e aprendizado, assim como acredito que serão os próximos. O tempo não nos permitiu conversar sobre todos os contos, então, no próximo que será dia 09/12/2017, continuaremos a comentá-lo e também discutiremos outro livro escolhido pelo grupo.

A obra...

Através de um concurso literário, projeto para novos escritores com o intento de dialogar com o público jovem, trazendo uma linguagem mais dinâmica e contemporânea, com o foco nos valores do Espiritismo. Confesso que são contos de cair lágrimas...

Os contos...

Mais do que a chuva
Camila Pontes

Todos adolescentes são egocêntricos? Possuem uma postura alienada ao meio em que vivem? O que acham? O comportamento de Camila nos traz questões pertinentes à educação e posicionamento familiar.

Um assassino em minha vida
Lara Maurita Baumer Krüger

- Atos de vingança seria o normal nessa situação?
- Como o conhecimento nos liberta, nos conduz ao exercício lógico e a prática emocional.
A reencarnação nos ensina. O exercício do aprendizado nos alivia.

A vida é uma escola 
Beatriz Andrade

Preconceito, falta de informação, vivência da situação, cultura. Ambiente em que vivemos (nosso universo) não nos proporciona conhecer os outros ambientes de vida existentes. Nasce assim o preconceito do diferente em nós.
Podemos naturalmente associar os ensinamentos Espíritas em nosso cotidiano.
Respeito ao próximo nas diferenças e se oportuno apresentar ao mesmo um novo comportamento.
O fato de nos colocarmos na posição do outro já nos ajuda o compreender e a nos posicionar melhor na situação.

Caminho Certo
Gustavo Jacobassi

É fácil ajudar a quem pede ajuda e tem vontade de melhorar.
E quem precisa e não busca? Estamos sempre de prontidão para ajudar o nosso irmão ou cada um com sua cruz?
Nessa história ele mostra a importância do Espiritismo em sua vida. Deixemos bem claro que o que significa é termos Deus em nossas vidas, não importando a religião que seguimos.
Possuímos total liberdade de escolha para os caminhos que percorreremos.

Piloto
Ian Costa Filores

Descoberta da mediunidade? 
- Sem dúvida associamos às obras de Dan Brown.
O que poderemos extrair do texto? 

Bicho Virtual
Gabriel Paz

Os conectados!
Comentário lógico do texto. Quanto tempo inútil perdemos mergulhados na tecnologia, ainda demonstrando uma felicidade virtual inexistente.

Reprise
Geraldo J. Costa Jr.

Esse conto nos traz uma explicação sobre nossa consciência, resgates, sessões mediúnicas. Introdução para que possamos nos interessar em estudar e assim compreender melhor nossa caminhada.

Vida Bandida
O.C.França

Todos sabemos o motivo das provações ocorridas como personagem e também sabemos como deveria ser sua conduta.
Trazendo para nossa realidade, como nós enfrentamos o irmão que passa por essas condições?
Julgamos? Damos a sentença completa? Ajudamos ou ignoramos dizendo não termos nada como isso?

Estandarte
Bell Karim

Quantas vezes ouvimos essa história? Quantos abusos, crimes foram cometidos? Não são assunto do passado. Esse presente é tão comum e noticiado à todo momento. O primeiro passo já foi dado com a criação de leis, como a Maria da Penha, progredindo à passos lentos, mas seguindo.

Eu queria muito acreditar
Neto Aurum

Nós que acreditamos em Deus, seguimos Cristo e procuramos nos melhorar, fica um pouco difícil entender como alguém não conseguem acreditar em Deus. Respeitamos com a afirmação de que cada um no seu tempo.

Eutimia (Tranquilidade de espírito, sossego, paz de espírito, serenindade)
Wesley Cerqueira

Fanatismo. Teoria. Rótulos. Colocamos tudo em caixinhas com títulos.
Será difícil ser espontâneo, agir conforme o aprendizado naturalmente sem forçar situações ou fazer acusações.
SOU...
... espírita;
... tal profissional;
... de tal grupo;
...
Somos nada. Estamos talvez.

American Dream
Piper Summers

Esse texto é o que eu entendo por "vender a alma ao diabo" (lembrando que diabo não existe). Valorizou o ter e perdeu o ser.
Discernimento. Saber a hora de parar e sentir. Não deixemos que nossos impulsos e corridas malucas do cotidiano invadam nossas ações. Auto conhecimento. Realmente nunca estamos só. OUVIR. Parar para ouvir o que nos é dito. ORAR.

Botão de flor
Ariel de Barros Batista

Encontramos motivações, alegrias de viver.
As mazelas e dores da vida dissolvemos com o amor, oração e fé.

Obra maravilhosa!
Não há um conto que deixe escapar situações de nosso cotidiano.
É para emocionar, refletir e viver, cada vez com certeza de que tudo será melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada!