Quem sou eu

Minha foto
Autora dos livros TEMPO ESCOLHAS HISTÓRIA e A CORRIDA DE GERAÇÕES - informações nesse blog.

A CASA DOS ESPÍRITOS - ISABEL ALLENDE

 15/2022 -




A CASA DOS ESPÍRITOS
ISABEL ALLENDE

Início: 02/06/2022
Término: 10/01/2023


Lançado em 1982, em Buenos Aires, o primeiro romance da escritora classificado como realismo mágico e histórico, traz a saga da família Trueba englobando as classes sociais, revolução, política, morte e espíritos.
Percorrendo três gerações através das personagens femininas atravessam quase todo o século XX por um espaço fictício, porém com semelhanças ao Chile. Baseado em histórias de sua própria família, o enredo conta com fatos latifundiários e o governo militar de 1973. As questões espirituais e de ancestralidade estão presentes na narrativa completando um contexto rico de exposições.


_______________________

A autora...


Nasceu em 2 de agosto de 1942 em Lima/Peru
Sua obra é marcada pelo olhar esquerda X direita no Chile, implantada com o governo militar que em 1973 derrubou o líder (o primo de seu pai), o presidente Salvador Allende. 

Essa é uma obra muito bem escrita e um clássico literário. A humanidade ainda continua no ciclo dos mesmos equívocos. Lados, guerras, imposições de ideais bons que ainda não comportam à todos devido ao nível de evolução diferenciada que a cada um se encontra e vivemos juntos em um só tempo-época. Uma discussão polêmica muito atual e reflexiva ao leitor. 
A crítica ao governo de igualdade defendido pelos idealistas mostra que não há o preparo para direcionar a massa popular para o desenvolvimento necessário para que um país evolua. Educação, trabalho e conhecimento ainda são partes fundamentais para uma economia construtiva. O socialismo é maravilhoso em tese, porém seus sonhadores continuam falhando em bases fundamentais para sua sustentação. Cada um com seu talento, em seu momento evolutivo, e isso, pesa imensamente no contexto social de desenvolvimento humano.

...

Ao livro...

Em um retrógrado formato de imposição de crença, desenhar Deus como um julgador e distribuidor de castigos para que as pessoas sejam controladas através do medo e a imposição de diversas condutas influenciadoras nos setores do comércio é um domínio exercido funcional aos não pesquisadores de conhecimento.

Um pouco mais adiante no texto:
"dando às mulheres posição equivalente à dos homens, em franco desafio à lei de Deus.
Nesse ponto, nada mais do que aumentar partilhas e o número de pessoas a conter ímpetos e desejos de comandos, ou não aceitação de domínio.

Cap. 1 - Rosa, a bela (lembrança do Gabu em Cem anos de solidão em uma de suas personagens)
Cenas fortes, sentimentos profundos; assim encerramos o primeiro capítulo entre tantos arrependimentos, ganâncias (o desejo de poder, ordenar, fez com que Severo, em seu descontrole perdesse sua filha. Uma dura lição, para através da dor, reconhecer e aprender sobre equívocos de conduta) reconhecidas nas vaidades terrenas, tempo empenhado em demasia resultando frustração.
O tio Marcos em suas aventuras ensinou e marcou sua passagem com suas ocorrências. 
Convivências em coletivo faiscando individualidades e ouvidos surdos. Tudo isso emite boas e intensas reflexões.

O noivo, esperando riqueza para viver sua paixão. Programar, organizar e estruturar um futuro, não há nada de errado com isso. Uma fatalidade alterou totalmente seu rumo destruiu sues planos. Outra lição a se pensar. Fortalecimento emocional viver o hoje talvez fizessem parte de uma solução amenizadora.

Ainda 2º Cap.

Narrador observador. e também personagem primeira pessoa. Descrição física e de movimento dos personagens. Detalhes do ambiente e do tempo.

P.57
Esteban
" Fora uma distância de privações, desconfortos, asperezas, de intermináveis rosários noturnos, medos e culpas, de tudo isso não lhe ficara mais do que a raiva e seu orgulho exagerado.

São vivências que serão repetidas múltiplas vezes em seu íntimo e acoadas aos que por ele passarem e conviverem. Influenciará em sua conduta de vida nos mínimos detalhes em relacionamentos gerais. Pensando em questão de evolução, o preparo para desconfortos e privações são de questões que vão além à comum compreensão.

P.71
Esteban tinha bons projetos e de prosperidade a comunidade habitada em suas terras. Porém limitadas. Limitadas aos seus próprios interesses. Dificultou seus planos locais, transformava em outro que o trouxessem resultados particulares.

P.73
*camponeses da fazenda de Esteban
" a guerra, os inventos da ciência, o progesso da indústria, o preço do ouro e as extravagâncias da moda não os preocupavam. Eram contos de fadas que em nada modificavam a pequenez de sua existência.

A realidade de uns não é ao mesmo para outros. E por essa máxima as diferentes realidades efetuam diferentes condutas e se espreitam a diferentes caminhos. A imposição de seu pensamento e crença é um proselitismo infinito devido às constantes mudanças de realidades e empenhos. O essencial trabalho à busca pelo conhecimento é de fundamental importância para que seja impedida a inércia em sua zona de conforto atrasando o individual.

" loucura coletiva

Final cap.II Não há forma de fugir das obrigações as quais forem colocadas para a evolução. Esteban retorna à mãe.

P.89
" A habilidade de Clara para mover objetos sem tocá-los ...
...
apesar das recomendações do doutor Cuevas, que trouxera da europa a anovidade dos banhos de água fria e dos choques elétricos para curar os loucos.

Um dia a medicina à caminho de soluções de saúde trouxe métodos duros para tratamentos que em sua grande maioria não trouxeram resultados adequados ou aplicáveis ao paciente. Hoje somos conhecedores de recursos avançados instalados além de nossos olhos carnais.

P.111
Férula, irmã de Esteban, faz-me refletir sobre a necessidade que todos tem de receber atenção e carinho e ter propósitos. Cuidar de Clara, administrar a casa, contempla o ponto de sentir-se útil, ativa, prestativa.
Quando a escolha é fechar-se sob o seu próprio querer e ser, a comum consequência é não perceber que o outro também procura o mesmo que você. Normalmente por caminhos distintos representando individualidades e desvinculando relações.

P.117-118
Clara descobre a "sua missão": tirar as mulheres e crianças de seu universo "rudimentar" e "educar" com os conceitos de que acreditava certos para uma conduta feminina em reação aos direitos iguais aos dos homens e também de higiene e cuidados com os filhos.

P.118

O ser irado, descontrolado, não adianta enfrentar, discutir. Dessa forma estaria perdendo o tempo precioso e ainda colocando mais "lenha na fogueira", entrando na mesma baixa vibração. Inferior. Deixar a ira esvair-se; 'esfriar', e em momento oportuno conversar em sentido progressivo.

P.125
Novamente grávida
Uma bênção divina em manifestação alivia lutas e sentimentos pesados. Os olhares se voltam à simplicidade e as boas coisas que envolvem a leveza do caminhar.

Terminando o Cap.IV
(O Tempo dos Espíritos)

As individualidades, os anseios e posicionamentos particulares; a convivência da família compunha pessoas com desejos e propósitos totalmente diferentes. Amores e ligações espirituais. Clara continuava a s diferenciar por sua mediunidade e inserida no centro, interligando à todos, seguia seus instintos e confundia os envolvidos.

P.165
Esse diálogo de Clara com o corpo da cunhada é muito lindo! Um carinho, compreensão, ligações fraternas. Os cuidados de uma para a outra, ilustrando o que de fato é possível oferecer: os limites e o que cada um possui. Qualidades, talentos, fraquezas. As condutas vão se direcinando e formando laços que seguem além.

Às vezes, sonhamos com os desejos materiais e esquecemos da simplicidade da vida que é o que realmente nos faz feliz. E é quando ultrapassamos os limites sadios dos sonhos somos chamados à realidade. Essa normalmente vem acelerando e chocando através da dor. E nesse processo ocorre o efeito da magia. É nesse despertar que as ações precisam de outro molde de conduta: mais robusto em valores; atento às verdadeiras importâncias. A partir daí, outros horizontes são desejados e a renovação de esperanças brilha na escuridão. Prioridades são ordenadas moldando o sentido da vida.

Os avisos chegam, as tragédias acontecem. O homem enfrenta. Cada um à seu modo, com suas dores e interpretações distintas. As lutas pela vida são correntes duras e necessárias para a evolução. Em certos momentos aprisionam; em outros retém ações descontroladas; e ainda há os que mesmo com movimentos restritos batalham pela evolução do coletivo. Ideais nobres, livres. Libertos de ganâncias e repressões de comandos em razão de seus próprios interesses. Trabalho. Limites. Progresso.

Atitudes impensadas. Consequências dolorosas. Refiro-me à trágica cena de rompimento familiar de Esteban, os Trueba.

P.251
A revelação da gravidez de Amanda declara muito bem quando os ideais liberais não enxergam as duras consequências e muito menos os sofrimentos que acarretam a irresponsabilidade para um futuro de arrependimentos. Viver o momento sem responsabilidade não é sabedoria é imaturidade gerando problemas.

P.302-303
Pensemos um pouco sobre a vida de Blanca:
- Afastada grávida de seu relacionamento amoroso;
- obrigada a se casar com um aproveitador desfrutável somente por questão social:
- foi morar longe de sua família;
- fugiu de sua própria casa prestes a dar a luz;
- cria a filha com o apoio da família;
- sem renda sendo filha de um milionário;
- reencontra seu amor e não enfrenta a vida para unir-se à ele.


P.305
"Alba sabia que sua avó era a alma do casarão da esquina. Os demais descobriram mais tarde, quando Clara morreu e a casa perdeu as flores, os amigos que iam e vinham, e os espíritos brincalhões, mergulhando numa época de decadência.

Sejamos luz!
Vida ao ambiente em que vivemos, frequentamos. Amigos verdadeiros. Companheiros do bem e empenhados nos bons propósitos.

P.313
"- Tal como no momento de vir ao mundo, ao morrer temos medo do desconhecido. Mas o medo é algo interior, que nada tem a ver com a realidade. Morrer é como nascer: apenas uma mudança - tinha-lhe dito Clara.

Viver - Morrer: uma convivência necessária. Deve ser dita e tratada naturalmente.

P.406
"Alba pensava que as coisas eram de vidro, frágeis como suspiros...

O certo diferencia-se do equivocado através de um tênue espaçamento. As emoções são trasbordantes ao contato com os acontecimentos opostos às crenças e desejos envolvendo os pessoais mais fortes e as limitações morais.

Uma obra rica, repleta de assuntos reflexivos. Impulsiona a busca por conhecimento. Polêmico nas questões políticas. Adorei, e merece releitura e muitos comentários.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada!