Quem sou eu

Minha foto
Autora dos livros TEMPO ESCOLHAS HISTÓRIA e A CORRIDA DE GERAÇÕES - informações nesse blog.

O JOGO DA AMARELINHA - JÚLIO CORTÁZAR

 20/2021 - 


O JOGO DE AMARELINHA
JÚLIO CORTÁZAR

TRADUÇÃO: ERIC NEPOMUCENO

INÍCIO: 30/08/2021
TÉRMINO: 17/10/2021





"
 Publicada em 1963, a história de amor entre o argentino Horacio Oliveira e a uruguaia Maga, acontece ao acaso das ruas e noites de Paris. Uma obra que pode ser lida de maneira linear, capítulo a capítulo, ou aos saltos propostos pelo autor desenhando um outro livro. Esta edição traz uma seleção de cartas nas quais Cortázar reflete sobre a escrita e a recepção do livro; um ensaio de Haroldo de Campo e textos de Julio Ortega e Mario Vargas Llosa.

Leitura coletiva utilizando a proposta do autor em saltos, iniciando pelo capítulo 73.

O autor


26 de agosto de 1914 - Bruxelas, Bélgica

Após várias mudanças, em 1918 a família se instala em Banfield, próximo à capital da Argentina. Antes de seus 6 anos o pai abandona o lar e nunca mais voltam a se encontrar. 1931 muda-se para Buenos Aires; 1935 professor de Letras. A partir daí constitui sua carreira literária escrevendo e publicando suas obras. 1953 - Paris: Casa com Aurora Bernárdez e se separa em 1968. 1981 - Casamento com Carol Dunlop. Adquirindo nacionalidade francesa e diagnosticado com leucemia. Carol morre em 2 de novembro de 1982 - aplasia medular. 1984, 12 de fevereiro morre Cortázar em Paris.

___________________________

P.357

" Quantas vezes me pergunto se isto não passa de escrita, num tempo em que corremos para o erro entre equações infalíveis e máquinas de conformismos.

Ao término do Cap.73, maravilhada com a explosão poética do autor.
Dicotomias
Posicionamentos
Interiores em conflitos

Cap.116
Modernismo e artes;
Quebra de padrões.

Cap.3
Agir corretamente, comumente, tradicionalmente. Como deve ser colocado pelo meio comum e ser feliz assim.

Cap.84
Filosofia entre comportamento  - ser a vida, viver

Cap.4
" os jogos da amarelinha
" os ritos infantis das pedrinha e do pulo sobre um pé só, para entrar no Céu.

Senti certa arrogância e esnobismo. Mas valeu a pena como dica. Nos policiarmos. como estão nossas atitudes e posicionamentos?

Cap.76
Nostalgia em época de ebulição - transformação

Cap.5
Oliveira e Maga hoteis

Cap.6
Encontros e labirintos das ruas. Oliveira e Maga.

Cap. 9
Grupo de amigos
Vagando pelas ruas em meio a conversas perdidas.

Cap. 104
A vida
Um período falho que não se contempla (dito interpretado)

Cap.12
Revolução interna externa com o mundo. Vazio.

Cap.114; 117
Exposições sobre condenados à morte.
"Sabia a diferença entre o que está certo e o que está errado. Ir contra as leis é assumir a culpa e as consequências. Defender uma opinião de maneira correta, sem luta e agressões, é expor um ponto de vista.

Cap.15
Maga conta como foi estuprada aos 13 anos.

(Durante toda a leitura, entre os 'pulos' da amarelinha percebo a intercala do romance e as observações complementares).

Cap.90
" Hespectador hativo"
Holiveira questiona seu comportamento e os caminhos escolhidos a partir disso.

Cap.20
Oliveira e Maga discutindo a relação. Ele desejando ir embora. Moram juntos.

Cap.79
Fala sobre os tipos de leitor o texto e a expectativa do autor.

Cap.23 P.115
Oliveira e a artista de teatro me fizeram pensar sobre as pessoas que se pegam em situações nas quais não gostariam de passar, mas ao mesmo tempo estão lá, dando continuidade a um contexto externo a sua comum maneira de viver. Isso se assemelha a alguém que perdeu o foco não sabe o que fazer para ocupar seu tempo e se perde com pessoas erradas em lugares estranhos. Foi assim que Oliveira foi parar no teatro.

Uma obra impactante, importante para a literatura retratando bem seu momento. Uma experiência necessária, significativa eu arrisco. Um comportamento de rupturas, desejos de inovação, uma busca introspectiva. Um jogo constante.

Cap.25 - P.129
Peixe fora da divisória do aquário
Destaque de liberdade, sair dos padrões, arriscar-se. Essas são algumas provocações estimuladas nessa página. Enfrentar o novo.

Cap.112
Cortázar comenta sobre formas de escrita, atingir o leitor. Uma construção madura em questionar sobre construir para o leitor ou como o leitor.

Cap.94 - P.402
A importância de eternizar, registrar épocas.

Cap.85
Esse, relata muito claramente estilo de escrita, o assunto, realidade, emoção e sentimento.

" As vidas que terminam..."
Pronunciar o comunicado sobre a morte em um anúncio rodeado de publicidade, demonstra um fato comum corriqueiro e não profundo em que alguém em algum lugar se encontra em profundo sofrimento devido a uma despedida. Análises, ângulos diversos que indicam a continuidade dos dias, das horas, a sequência da vida que não pode parar.


O Jogo da Amarelinha é a linha divisória de sua escrita. Uma libertação, inovação. A criação de um novo estilo: único e personalizado. Recomeçar, romper como o tradicional.

Entre o céu e o inferno, rompendo as regras do jogo são apresentados inovações na literatura entre o autor, leitor e observador.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada!