Quem sou eu

Minha foto
Autora dos livros TEMPO ESCOLHAS HISTÓRIA e A CORRIDA DE GERAÇÕES - informações nesse blog.

GETÚLIO VARGAS em dois mundos - WANDA A. CANUTTI EÇA DE QUEIRÓS

 01/2023 -


GETÚLIO VARGAS em dois mundos
WANDA A. CANUTTI
EÇA DE QUEIRÓS

Ex-revolucionário, ditador e Presidente da República, considerado "pai" dos pobres e dos ricos.

imagem retirada do site https://www.todamateria.com.br/getulio-vargas/ em 20/03/2023


"é uma obra que percorre importantes e polêmicos fatos da História, da época em que Vargas foi presidente do Brasil. E vai além: descreve seu retorno ao plano espiritual pelas portas do suicídio; o demorado restabelecimento das forças e da consciência, até ser capaz de analisar o encadeamento dos fatos de sua última trajetória terrena, intimamente relacionados com amigos e desafetos de tempos imemoriais.

INÍCIO: 20/01/2023
TÉRMINO: 19/03/2023

Cópia da Carta-testamento de Getúlio Vargas, 24 de agosto de 1954:

fonte: 20/03/2023 - Wikipedia

Mais uma vez as forças e os interesses contra o povo coordenaram-se e se desencadeiam sobre mim. Não me acusam, insultam; não me combatem, caluniam; e não me dão o direito de defesa. Precisam sufocar a minha voz e impedir a minha ação, para que eu não continue a defender, como sempre defendi, o povo e principalmente os humildes.
Sigo o destino que me é imposto. Depois de decênios de domínio e espoliação dos grupos econômicos e financeiros internacionais, fiz-me chefe de uma revolução e venci.
Iniciei o trabalho de libertação e instaurei o regime de liberdade social. Tive de renunciar. Voltei ao governo nos braços do povo.
A campanha subterrânea dos grupos internacionais aliou-se à dos grupos nacionais revoltados contra o regime de garantia do trabalho. A lei de lucros extraordinários foi detida no Congresso. Contra a Justiça da revisão do salário mínimo se desencadearam os ódios.
Quis criar a liberdade nacional na potencialização das nossas riquezas através da Petrobras, mal começa esta a funcionar a onda de agitação se avoluma. A Eletrobrás foi obstaculada até o desespero. Não querem que o trabalhador seja livre,não querem que o povo seja independente.
Assumi o governo dentro da espiral inflacionária que destruía os valores do trabalho. Os lucros das empresas estrangeiras alcançavam até 500% ao ano. Nas declarações de valores do que importávamos existiam fraudes constatadas de mais de 100 milhões de dólares por ano. Veio a crise do café, valorizou-se nosso principal produto. Tentamos defender seu preço e a resposta foi uma violenta pressão sobre a nossa economia a ponto de sermos obrigados a ceder.
Tenho lutado mês a mês, dia a dia, hora a hora, resistindo a uma pressão constante, incessante, tudo suportando em silêncio, tudo esquecendo e renunciando a mim mesmo, para defender o povo que agora se queda desamparado. Nada mais vos posso dar a não ser o meu sangue. Se as aves de rapina querem o sangue de alguém, querem continuar sugando o povo brasileiro, eu ofereço em holocausto a minha vida.

Escolho este meio de estar sempre convosco. Quando vos humilharem, sentireis minha alma sofrendo ao vosso lado. Quando a fome bater à vossa porta, sentireis em vosso peito a energia para a luta por vós e vossos filhos.
Quando vos vilipendiarem, sentireis no meu pensamento a força para a reação.
Meu sacrifício vos manterá unidos e meu nome será a vossa bandeira de luta. Cada gota de meu sangue será uma chama imortal na vossa consciência e manterá a vibração sagrada para a resistência. Ao ódio respondo com perdão. E aos que pensam que me derrotam respondo com a minha vitória. Era escravo do povo e hoje me liberto para a vida eterna. Mas esse povo, de quem fui escravo, não mais será escravo de ninguém.
Meu sacrifício ficará para sempre em sua alma e meu sangue terá o preço do seu resgate.
Lutei contra a espoliação do Brasil. Lutei contra a espoliação do povo. Tenho lutado de peito aberto. O ódio, as infâmias, a calúnia não abateram meu ânimo. Eu vos dei a minha vida. Agora ofereço a minha morte. Nada receio. Serenamente dou o primeiro passo no caminho da eternidade e saio da vida para entrar na história.


 José Maria de Eça de Queiroz

Wikipedia

Escritor e diplomata
Nascimento: 25 de novembro de 1845, Praça do Almada, Póvoa de Varzim, Portugal
Falecimento: 16 de agosto de 1900, Neuilly-sur-Seine, França

P.306 O MENINO
Primogênito de uma aventura entre Carolina e o delegado de comarca José. Ao constatar-se grávida abandonou o lar paterno e refugiou-se num casarão da Praça do Almada, em Póvoa de Varzim, bastante próxima da cidade do Porto. Quatro anos depois, os amantes resolveram se casar e foram morar no Porto quando então, trouxeram Eça para morar com o casal. A criança passara esses anos sob a guarda dos padrinhos e para os pais era um estranho.

P.304 O ESCRITOR
" de vez que não há poeta que viva sempre em momentos sublimes. Todos eles, no mundo experimentam dificuldades e angústias, inibições e frustrações de estaca-zero e não seria lícito esperar que, desencarnados, comparecessem, entre nós, invariavelmente no apogeu da cultura e da emoção, segundo os cânones e as regras estabelecidas pela crítica humana.
P.338
"As Academias fabricam-nos às dúzias e a concorrência intensifica a vulgaridade.
"Que outros se enriqueçam e se locupletem. Procura as riquezas da alma, os tesouros psíquicos que te servirão na Imortalidade. Não busqueis ser o gênio. Sê o apóstolo.

Advogado, o estílo crítico o acompanhou sempre. Descrevia os vícios eternos, que atravessaram o seu tempo e permancem entre nós: corrupção política, as traições conjugais, as misérias humanas; em suas obras, sempre presentes a religião, o oriente, o realismo literário. Manteve-se acima dos grupos políticos e tudo observava de um ponto de vista exclusivamente humano (p.324).
Em sua obra uma busca constante à resposta aos misteriosos sentimentos e instintos em consequência dos quais viera ao mundo.

P.327
" Eis pois a esperança da terra novamente posta num Messias! Um decerto desceu outrora dos grandes céus; e para mostrar bem que mandado razia, penetrou mansamente no mundo pela porta dum curral. Mas a sua passagem entre os homens foi tão curta! Um meigo sermão numa montanha, ao fim duma tarde meiga; uma repreensão moderada aos fariseus, algumas vergastadas nos vendilhões; e, logo, através da pora da morte, a fuga radiosa para o Paraíso! Esse adorável filho de Deus teve demasiada pressa em recolher à casa de seu Pai! E os homens, a quem ele incumbira a continuação da sua obra, bem depressa esqueceram a lição da Montanha e do lago Tiberíade - e eis que por seu turno vestem a púrpura, e são Bispos, e são Papas, e se aliam à opressão, e reinam com ela, e edificam a duração do seu Reino sobre a miséria dos sem-pão e dos sem-lar" [A Cidade e as Serras, pág.129].

Renovado, espiritualizado. Caminhou, e continua, rumo à evolução, sempre em continuidade com a escrita proporcionando a nós mensagens maravilhosas e importantes ao nosso desenvolvimento nessa caminhada divina e abençoada.

WANDA A. CANUTTI


Médium e professora, nasceu e viveu em Araraquara (18/12/1932 - 20/04/2004); sempre trabalhando no bem, psicografou várias obras, trazendo mensagens de luz e esperança. Lutou contra uma doença: o motivo para sua passagem para o plano espiritual. 

Parte 1
UM BREVE RELATO DE SUA VIDA TERRENA

Júlio Prestes - favorito da máquina administrativa.
O governador mineiro recorre ao apoio dos gaúchos para abrir oposição ao governo. Aliaram-se contra a oligarquia paulista formando a Aliança Liberal.
Chegada as eleições o candidato presidencial foi eleito. Com ânimos e revolta acentuados, a revolução era a solução com o estopim: o assassinato de João Pessoa.

O poder foi passado a Getúlio, comandante da Revolução.
P.29
" O governo desenvolvia o seu trabalho baseado em correntes divergentes - o Partido Democrático de São Paulo, que tinha como adeptos uma parte da classe média e os antigos cafeicultores, lutando por um governo constitucional, por eleições livres e pelas liberdades civis. Outra corrente era a defendidia pelos militares, por um outro setor da classe média, o os operários, que desejavam um governo centralizado, forte, e com unidade nacional, rejeitando as oligarquias agrárias, principalmente a cafeeira. Esse ponto de vista era defendido pelos tenentes, em sacrifício mesmo dos ideais democráticos, com o intuito de promover mudanças sociais e econômicas.
Um período que coincidiu com a crise mundial.
Com tudo isso, o café foi o produto brasileiro de maior prejuízo, com a dimunuição de exportações, o Conselho Nacional do Café, incinerou milhões de sacas do produto com intenção de melhora de preço.

P.30
Muitos e muitos desempregados reuniam-se em praças públicas no Rio de Janeiro e São Paulo a espera de soluções. A expansão dos comunistas, ilegais, estimulavam rebeliões, e desordem.

A REVOLUÇÃO DE 1932

"São Paulo, aparentemente, estava derrotado, mas lutara por um ideal que foi conseguido. O governo federal sentiu-se compelido a atnder as suas exigências, e as eleições foram realizadas, a constituinte votada e , em 1934, a nova Constituição entrava em vigor.

CONSTITUIÇÃO DE 1934

- Novos partidos foram criados;
- Criou-se a Justiça Eleitoral;
- Mulheres passaram a ter o direito do voto e os maiores de 18 e não os de 21 como era até então;
- Direito aos trabalhadores: salário mínimo, jornada de 8h.

P.39
Era a primeira vez que o governo adentrava atendendo o campo social e de curta duração porque no ano seguinte o país passou por diversas crises, obrigando o governo federal a decretar Estado de Sítio.

Os opositores de Vargas uniram-se à ele para combater os Comunistas. Um período de terror. Uma polícia cruel, muitas prisões e mortes.

P.44
'' A terra estava preparada para nela ser lançada a semente da ditadura. Juntamente com as forças militares e conservadoras, e os integralistas, tendo como pretexto o comunismo, ele começou a preparar o golpe de 37. Mas, na realidade, a sua intenção era outra - era pessoal. O seu mandato terminaria com as eleições de 4 de janeiro de 1938.

OS preparativos e conchavos eram realizados para garantir a continuidade de Vargas. Planos para infundir medo à população, principalmente com ameaças de implantação do comunismo. Com o apoio da maioria dos governadores, o golpe foi anunciado à noite na rádio. Fim de todos os partidos políticos. O Estado Novo ditatorial se instalava no país.

Classe trabalhadora precisando de um programa social amplo que distribuisse o poder econômico concentrado nas mãos de pequenos grupos.
Poder - permanência
Vargas conseguiu equilíbrio, colocando ordem no país.
Em 1938:
P.34
- Importação e exportação do petróleo - através da criação do Conselho Nacional;
- a criação do Conselho Nacional das Águas e Energia Elétrica, do Banco da Borracha, dos Códigos de Minas, de Águas e de Ar;
- Ampliou-se competência do Instituto do Açúcar e do Álcool;
- Estabeleceu-se a nova moeda - O Cruzeiro.

O governo andava tranquilo até que alguns apoiadores sentiram-se lesados.
Em outubro de 1939, devido ao avanço do nazismo e os conflitos na Europa, Vargas declarou neutralidade para deixá-los fora desses acontecimentos, mas...
Quando EUA entraram na guerra o Brasil se aliou aos americanos e os alemães passaram a afundar os navios brasileiros. O Brasil declarou estado de guerra em 22/08/1942.

Os próprios militares do governo compreenderam que eram necessárias mudanças, reconhecimento que o regime do Estado Novo já estava superado.
Getúlio nunca deu:
P.62
cumprimento à Constituição, salvo nos itens que lhe eram convenientes. Seu objetivo era manter-se no poder.
P.63
28 de outubro - no auge das manifestações, Getúlio fez alterações em alguns cargos de confiança no governo; esse fato despertou a atenção e receio pelo que se preparava, inclusive do general Góis Monteiro, o então Ministro da Guerra. Colocou, então, as tropas de todo o país em prontidão - depôs o Presidente: 29/10/1945.
Na madrugada de 30 de outubro, o ministro José Linhares, Presidente do Supremo Tribunal Federal, toma posse como Presidente Interino da República e Getúlio retirou-se para São Borja, sua terra natal.

Apoiou Dutra nas eleições e foi eleito em todo os crgos que se candidatou. Optou por Senador em seu Estado Natal.
P.68
Após mandatos cassados, " com o apoio que recebeu, e os acrdos realizados, voltou à Presidência da República, porém dentro das exigências de um regime democrático, com um Congresso e uma nova Constituição - a de 1946 - que, como constituinte, recusara-se a assinar.

Atacado e caluniado não conseguia governar.
Deposto!
Pressões por todos os lados pedindo renúncia. Insustentável se manter no posto do poder.
24 de agosto de 1954: um tiro no coração.

NO MUNDO ESPIRITUAL

Orgulho; tormento e confusão tomaram seus sentimentos.
Foi recolhido muitos anos depois de sua passagem retornando a mesma Colônia de onde partira. Recebeu os devidos e amorosos cuidados.
imagem wikipedia

Darci, esposa de Vargas, levou a notícia de seu desencarne, mas ainda não se recordara como havia feito a passagem.
Um encontro rico em bons afetos onde puderam conversar e passear pela Colônia em que se encontrava Vargas. Darci apenas o visitou. Ela permanecia em outro lugar.

No setor dos Recuperados:
(é acompanhado por José, firmando uma amizade)
- oportunidade maior;
- reforma íntima;
- vontade de viver de modo mais nobre e correto possível;
- para si e para os outros;
- avaliar objetivos e realizações.

Conheceu um pouco mais de seu planejamento.

Caridade:
- ao próximo: são aqueles que nos procuram com alguma necessidade. Nós também somos próximos de alguém.
Pratiquemos em todos os minutos de nossas vidas.
Para conosco também - trabalhar em nossas ações dia a dia.

P. 136

" orientá-lo, compreendê-lo, auxiliá-lo
Esse é sempre a nossa necessidade. Precisamos de apoio e acolhimento. Semelhante ou mesmo associado ao amor que recebemos de nossos pais: Preocupações e dedicações cumprindo com zelo a missão que lhes foi dada.
*Como faz falta!*

Até como governador tudo estava bem.

P.147
Situações difíceis lhe foram mostradas. Tudo até o assassinato daquele com quem formara o dueto que pretendia reger os destinos do Brasil, se vitoriosos tivessem sido. A Revolução até a chegada ao Palácio Guanabara em 3 de novembro como Presidente Provisório da República.

P.160
Através do exercício da observação das obras divinas naturais, o exercício em pensamentos bons, inteligência emocional positiva, ou seja, bem preparados, quando os desafios chegarem estaremos aptos a enfrentá-los.

A culpa incomodava. Getúlio na questão em que se preocupava mais com a permanência em seu posto do que com o povo.

Passado remoto. Sonho. Um rei muito mau em um país distante.

P.181
"Dê a cada dia a sua tarefa, e não se preocupe com temores e receios antecipados!

As falhas de conduta trazendo arrependimento.

Um balanço: há sempre algo bom a se lembrar - Darci o reforça.

Reconhecendo suas falhas durante o processo.

Carlos Lacerda - jornalista cruel e inescrupuloso.
Tudo há uma explicação!

Colhemos nossas plantações. 
Getúlio questiona a perseguição do jornalista.
Um rei muito mal que criou muitos débitos e judiou do então jornalista que foi vencido em uma luta de terras. Humilhado, torturado e jogado aos animais famintos.
Após essa terrível vida terrena, 'Getúlio', teve mais duas encarnações antes de programar sua vinda como presidente.
Uma com muitas dificuldades física e financeira; e outra, como resgatou muito nessa anterior, foi pároco, auxiliando muitos em uma pequena comunidade.
Após todas essas vivências, pudemos acompanhar na literatura de José Maria, o primeiro trabalho de Getúlio na erraticidade como auxiliar na limpeza no setor dos que chegam ao plano espiritual após a viagem de encarnados - enfermaria.

Assim, todos vamos e voltamos com os compromissos assumidos, ações ora equivocadas, ora assertivas, mas sempre com a certeza de estarmos caminhando rumo a evolução. Cada um no seu ritmo e com suas experiências individuais. Não há erros por parte da Espiritualidade divina que nos acompanha, guia, protege e guarda.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada!