Quem sou eu

Minha foto
Autora dos livros TEMPO ESCOLHAS HISTÓRIA e A CORRIDA DE GERAÇÕES - informações nesse blog.

OS BUDDENBROOK - THOMAS MANN

 28/2021 - 


OS BUDDENBROOK
DECADÊNCIA DE UMA FAMÍLIA
THOMAS MANN




TRADUÇÃO HERBERT CARO
POSFÁCIO HELMUT GALLE

INÍCIO: 28/12/2021
TÉRMINO: 03/03/2022

Primeiro romance de Thomas, 1901, conta a saga de uma família por quatro gerações.

O autor...


Paul Thomas Mann, 06/06/1875 - cidade Libre de Lübeck
12/08/1955 - Zurique

Escritor, romancista, ensaísta, contista e crítico social do Império Alemão.
Seu sucesso ocorre a partir dessa publicação. A história de uma família protestante de comerciantes de cereais de Lübeck, inspirado na história de sua própria família.


Parte 1
Cap. 2
Chegada dos familiares e amigos para o jantar de costume.

As reuniões sociais não representavam mais do que a corriqueira troca de notícias sobre os conhecidos em comum, curiosidades entre diversos temas e interesses. Diálogos e tempo para conviver.

" Descansavam, orgulho, esperança e preocupação

Dessa forma os ciclos se repetem e continuarão até que o primeiro item seja exterminado. Dele segue o egoísmo, foco de dinheiro, poder, preferências pessoais. Laços formados de outros momentos dos quais se desconhecem.

Parte 2

Aos filhos da nobreza uma educação engessada encaminha à responsabilidade de colégios internos. Destinos pré-determinados em casamentos arranjados. Um conhecimento sem novidades.

Parte 3

- Tradições: alianças familiares em razão de posses;
- Casamentos constituídos em razão de patrimônios;

Tony se casa com quem deveria (comerciante aparentemente bem sucedido) e não com quem gostaria. Estudantes de medicina, filho de homem do mar não era o desejo do pai. Jamais sentimentos. Negócios predominam.
O filho mais velho é enviado à trabalho em outra cidade, deixando seus afetos para trás.

Parte 4

O povo, desejando fugir ao massacre do domínio burguês não possui forças e tão pouco conhecimento para vencer os detentores do poder. Falta de argumentos para participação em diálogos sérios e resultantes em situações melhores.

Ameaçar seus cofres e posições de comando, abalam seus sistemas nervosos e o desequilíbrio passa a reinar em posicionamentos equivocados. Erros assim como suas ações anteriores de necessidade equivocada insistem em não pensar no semelhante.

Parte 5

Christian é o irmão sensível, diferente de toda a família. Buscou horizontes ao longe. Aventuras e profissões fora do que o pai direcionara. Suas tendências não correspondem aos costumes de sua origem. Críticas vieram sem aceitações por parte dos seus.
As diferenças são naturais. Os problemas chegam quando elas começam atrapalhar a relação onde os limites se perdem em conceitos deturpados. Perdem-se em si mesmos; em seus erros. Falhas essas na falta de responsabilidade mergulhando em paixões e extravagâncias - jogos, bebidas...


Os tempos apenas confirmam as manifestações contínuas entre as pessoas de se observarem entre sues desejos de conhecimento das ações dos outros. Os falsos amores convencionais entre os matrimônios, as amizades intencionais - afins pouco coincidentes à não ser em interesses individuais.
Ciclos viciosos fazendo os bolsos sorrirem ou se esvaziarem. Jantares ou negações.
A sociedade costurando enquanto a criadagem segura trabalhando.

Tony assim como todos tem necessidade de sonhar, construir planos, ter ambições, viver.
Rotinas tornam a vida insatisfatórias e vão minando as vitalidades e empenhos construtivos em detrimento de tempos mal aproveitados.
Buscar desafios projetar inovações trazem alegrias cotidianas. Afinal, o trajeto é muito mais importante, pois lá estão as experiências, do que propriamente o destino final, onde talvez não estarão as resoluções esperadas.

Cap.6
Objetivos maiores em construções materiais - casa, posições. Vazios. O material não floresce. Não preenche e não serena os corações. Um eterno buscar se torna real e torturante.

Parte 6

"O menosprezo hostil com que Thomas tratava o irmão, ..., evidenciava-se em todas as pequenas mesquinharias que apenas se manifestam entre membros da mesma família.

Os maiores desafios e desafetos estão entre os que mais convivemos.

Cap.8
Falta de ambição. Um dote abre as portas do comodismo. A última palavra é a do marido - aquela como serão a rotina, as decisões da família. A baixa do posicionamento crente de superioridade. A falta de pertencimento de um contexto adotado incoerente com suas pretensões. Arriscou-se e infelicitou-se. Ilusões.

Com os julgamentos devidos que o leito deve fazer podemos complementar a origem dos fatos. Uma breve reflexão:
- Qual a intenção dos cônjuges em relação ao matrimônio antes de esse acontecer?
-  Quais as devidas construções do relacionamento?
- Houve conhecimento e diálogo - acordos - entre as partes?

Manter aparências. Pensar com os olhares externos e sofrer calado as dores inconformadas de dias sofridos. Tony tinha razão em se preocupar com os SEUS sentimentos e não como o que os outros vão dizer e observar.

Parte 7

"a fantasia pura e forte, fervorosa e casta, ainda não perturbada nem intimidada, peculiar a essa idade em que a vida tem medo de nos atacar quando nem o dever nem a culpa se atrevem a atentar contra nós; em que podemos ver, ouvir, rir, admirar e sonhar sem que o mundo exija os nossos serviços...

Encerramos a sétima parte com palavras esperançosas que podemos inserir nas condutas cotidianas em comportamentos serenos e de bem com a vida.

"em estado de cansaço atormentado

Parte 8
Cap.4

Cap.6

Música

Uma terapia de encontro à alma e sensibilidade. A criança encontra seu alívio e se descobre, desenvolve.

Ao invés de julgamentos desnecessários façamos presente as dificuldades que todas as famílias passam por diversos motivos e que nem por isso devemos desistir de acreditar de que em algum momento algo bom acontecerá. As oportunidades existem, os alertas brilham. Basta agarrá-los e confiar.
Muitos dirão que é otimismo excessivo. A orientação é mudar atitudes e condutas equivocadas e pensar na colheita do que está sendo plantado.

Parte 9

Detalhes que chamam a atenção:

- em seus últimos suspiros a condessa conversa com falecidos à muito tempo, inclusive seu marido;
- as empregadas disputando as roupas;
- a divisão dos itens da casa entre os filhos.

Vida que segue em sua naturalidade. Gerações que vão e as próximas constroem sua própria história.

Parte 10

Cap.3

Hanno em férias por um mês junto ao mar.
Essa passagem traz à memória o quão a vida urbana adoece e escraviza os seres pertencentes e aprendizes da Natureza que acalma, serena, encanta e restaura. Contemplar e usufruir das belezas e ensinamentos dos ambientes salutares são de extrema importância.

O senador em seu mundo particular desenvolveu uma crise íntima, de existência, e faltava-lhe alma. Nesse triste contexto humano o que mais se destaca é a frieza de convívio e de relacionamento com sua esposa: sem discussões, questionamentos e nem sonhar em um diálogo.

Encerrou sua existência terrena de acordo com sua vivência. Uns vem, outros vão e todos seguindo sua caminhada. Experiências e aprendizados, ações e inércia. Tudo passa.

A família encerra seu ciclo em desígnios comandados através das rotinas comuns praticadas.

30/03/2022 - Encontro LC Sagas Familiares







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada!