Quem sou eu

Minha foto
Autora dos livros TEMPO ESCOLHAS HISTÓRIA e A CORRIDA DE GERAÇÕES - informações nesse blog.

VÊRONICA E OS PINGUINS - HAZEL PRIOR

 




Tradução: ELISA NAZARIAN

Início: 17/02/2022
Término: 01/03/2022


A autora...



Nasceu em Oxford, no Reino Unido.
Ganhou nove prêmios em concursos nacionais de escrita e teve uma série de contos publicados em revistas literárias. Atualmente dedica-se ao trabalho de harpista freelancer e vive em Exmoor, sudoeste da Inglaterra.


Sair pelo mundo e "ampliar os horizontes" sejam eles afetivos ou as experiências que são adicionadas aos conhecimentos individuais e somadas dia a dia na bagagem que é carregada por toda a viagem da vida eterna.

P.13
"Eles vivem nas condições mais difíceis do planeta e, no entanto, todos os dias enfrentam desafios com um prazer e um ânimo que envergonhariam muitos de nós, humanos.

Essa fala contempla uma reflexão significativa no comportamento das pessoas que ainda não despertaram para a vida coletiva, ampla, em que todos somos e fazemos parte de um mesmo mundo, vivendo durante o mesmo período e precisamos uns dos outros. O pertencimento, acolhimento, tem feito parte da maioria das carências desenvolvidas pelas pessoas na atualidade. Carências e depressões aumentam por não praticar a coletividade ou não sofrer a convivência da sociedade em seu significado maior. 

P.69
Verônica busca motivação, sair de sua inércia. Um comodismo alienado e vicioso. Ao longo dos anos viveu a rotina solitária, convivendo com seu próprio eu, suas próprias vontades sua apenas e única vida. Esse perfil de comportamento ensina que a natureza humana requer interação e isso inclui aprender, trocar, ensinar o outro sair do casulo e viver!

P.83
"I-phone, I-players, I-pads, I-tunes, não sei aonde isso vai parar todo mundo está obcecado com si mesmo, ninguém tem mais tempo para ninguém ou para outras coisas.

Através dessa observação de Verônica podemos refletir sobre a falta de raciocínio lógico, dominado pelo egoísmo, no comportamento humano. Um egoísmo dominante e lamentável.

P.103
"existe um monstro à espreita em cada um de nós.

contando com um autoconhecimento altamente desenvolvido, podemos considerar que possivelmente o monstro interno esteja quase derrotado. Não se sabe se todas as surpresas indesejáveis já foram vividas, apresentadas e principalmente superadas. Na atualidade esses fatores estão longe da realidade vivida pelos reles mortais estressados, preocupados com seus mundos particulares e à beira de explosões junto aos seus monstros à todo o tempo.

22022022

P.115
"sou a prova viva de que dinheiro não traz felicidade. Traz conforto, com certeza. Saúde e vida longa, sim, se você tiver sorte. Felicidade? Dificilmente.

O resultado que propicia satisfação e a desejada felicidade não está atrelado ao dinheiro. A astronômica fortuna de Verônica propicia meios para viver muito bem no ambiente terreno, porém não resolve seu íntimo. Sua conduta, comportamento, satisfação e preenchimentos requerem esforços, trabalho, conhecimentos e experiências que se aprende com olhos de ver, ouvidos de ouvir.
 
P.142
"É impressionante o quanto uma pessoa pode ser feliz, basta focar as coisas certas.

Quando pensamos no todo os pequenos detalhes, aqueles que nos incomodam no dia a dia regular, não fazem a mínima diferença. Tudo bobagem. 
Olhar ao longe;
Grandiosidade;
Amadurecimento;
Evolução.

P.162
Todos desejamos que nossas vidas sejam alegres e que contemplem nossos sonhos. As questões são que as atitudes definidas, os caminhos percorridos, os imprevistos, ah os imprevistos... obstáculos, tudo como a um filme com grandes emoções. Os resultados nem sempre os previstos, porém tudo é um contexto de aprendizado.
Verônica nos reserva surpresas em seu diário...
Nada justifica sua aspereza. Observando com olhares além do contexto, a compreensão sob as limitações do outro. Aceitação e tolerância.
Por outro lado encontramos Patrick perdido. Procurando acolhimento, pertencimento, orientação. Alguém que não possuiu uma estrada de solo firme, seguro e direcionado.
Delicadeza.

P.171
Individual
Cada um possui:
- seu tempo;
- sua história;
- seu amadurecimento;
- sua preocupação;
- seus sonhos;
- suas frustrações;
- suas dificuldades.

Seria muito bom se a maioria das pessoas quando ao passar pelo maior tempo vivido de sua existência, percebesse que na maioria de suas ações contribuiu não somente com sua própria evolução mas também com a dos outros. 

P.182
"envenenando minha corrente sanguínea.

Verdadeiramente nosso organismo recebe a reação de nossos pensamentos. Emissões de raiva, mágoa, alegria, positivo-negativo, retornam em ondas na saúde corpórea.

P.201
Podemos dizer tantas coisas sobre literatura.
Agora o que faz dizer são as emoções.
Esse livro me deu um gatilho em relação à saudade de meus pais. Em seis meses os dois partiram em 2020. Uma história de livro!
Quanta saudade!
Nem sempre é tão fácil ser forte. Nossas carências aparecem quando menos esperamos.
Sem julgamentos.
Em conversa com uma amiga, um outro dia, falamos sobre vivência, por isso as opiniões a procura de tribos. E agora refletindo, permaneço com a mesma opinião de sempre. Individualidade. Cada um possui a sua experiência e como trabalha isso em todo seu amplo contexto. Visões de mundo. É por isso que vivemos, para aprender e superar. Discordar dos erros com a paz. Trocar o mal pelo bem.
No estágio em que estamos, acompanhando a Verônica, percebemos o quanto o ser humano necessita de acolhimento, deseja seu local no mundo, ser aceito, ter família e amigos como buscou Verônica de não obteve em sua juventude.
Sigamos na leitura...

P.282
A impotência
As lágrimas

Mais uma vez as lembranças dos últimos instantes com minha mãe arrebatam meu coração.

Momentos propositais para refletir as ações durante a vida. Erros e condutas. PARADA para pensar nada é por acaso. A dor de agora servem para reflexões e conduções futuras.

P.333
Sempre estamos correndo o risco de sermos atingidos pelos milagres que a vida emite. Milagres esses que nos transformam e tudo irá depender de nosso solo fértil, superficial, pedregoso ou temporário. Dar continuidade, exponenciar a paz e a igualdade, o amor e a união, ao invés de separações e distinções em lutas infrutíferas.


Encontro TAG - 21/03/2022
Livraria Nobel - Ribeirão Preto/SP














Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada!