Quem sou eu

Minha foto
Autora dos livros TEMPO ESCOLHAS HISTÓRIA e A CORRIDA DE GERAÇÕES - informações nesse blog.

A BIBLIOTECA DA MEIA-NOITE - MATT HAIG

 


14/2021 - 

TAG INÉDITOS - 

A BIBLIOTECA DA MEIA-NOITE
MATT HAIG

"Entre a vida e a morte existe uma biblioteca

" O que faz a vida valer a pena?

" experimente as vidas que teria vivido se tivesse tomado outras decisões.

Esses são algumas pistas dessa obra de Matt Haig, vencedor do prêmio Goodreads de Ficção 2020.

INÍCIO: 18/07/2021
TÉRMINO: 31/07/2021


Encontro TAG Ribeirão Preto/SP 21/08/2021
Comemoração de 4 anos do grupo

A vida é composta de decisões e dessas podemos ressentir os arrependimentos ou aceitar a maturidade na qual se apresenta no momento. Para sermos resolvidos e completos e termos a certeza de que a escolha feita naquele ponto de vista considerando assertiva ou não é necessário viver as experiências propostas pela vida. 
_________________________

Inicio a leitura dos pequenos trechos e pistas do que será a obra e de imediato discordo. Não gostaria de ter vivido nada diferente. Não me arrependo. Se houve arrependimento, houve aprendizado. Se houve o desejo de viver outras vidas o EU não foi despertado. Então há muitos caminhos, nos quais a estrada que vem sendo percorrida ainda apresenta um longo percurso.

O autor...


Matt Haig (03/07/1975) é um romancista e jornalista inglês. Ele escreveu ficção e não ficção para crianças e adultos, geralmente no gênero de ficção especulativa. Seus romances costumam ser sombrios e peculiares sobre a vida familiar. Haig é casado com Andrea Semple; eles têm dois filhos e um cachorro. Ele mora em Brighton , Sussex . Ele educa seus filhos em casa. Alguns de seus trabalhos - especialmente parte dos livros de não ficção - são inspirados pelo colapso mental que ele sofreu quando tinha 24 anos. Ele ainda sofre de ansiedade de vez em quando e é ateu.


Iniciando a leitura...

Revista P.1

" prestar atenção ao presente e de observar as belezas do caminho, mesmo quando o caminho está repleto de agruras.

P.19

" O romance também fala muito sobre as oportunidades e possibilidades com as quais nos deparamos ao longo das nossas próprias trajetórias.

Até P.28

" medo de viver

Pressão; Provar ser a melhor; cobrança; carência afetiva.

Entre tantos outros fatores e motivos Nora caiu em suas dores íntimas e em vibração baixa encontra-se em desequilíbrio. Uma obra abordando sério assunto. Procurar ajuda é praticar amor-próprio.

P.30

" quem, na vida real, segue confiante na direção de seus sonhos?

Uma frase dura e cruel. A maioria das pessoas se movimenta de acordo com seus desejos e escolhas não ignorando as dificuldades, mas encontrando meios de burlá-las.

Sem julgamentos

Vivemos nossas escolhas " somos o que queremos ser

O que imaginamos que poderia ser não concretiza o SE.

P.78

" Precisar (...) Implica estar carente de algo. Às vezes, se suprimos essa carência com outra coisa, a sensação original de precisar de algo desaparece completamente.

Enquanto buscarmos as satisfações nas coisas materiais, nunca iremos cessar a lacuna, a carência. O preenchimento acontece através do autoconhecimento e do encontro e reconhecimento espiritual.

P.81

" não foi isso que você pediu

Quando nos conhecemos e determinamos um trajeto onde desejamos chegar, ou como gostaríamos de estar, obtemos um foco, determinamos objetivos e estratégias nas quais precisaremos percorrer para alcançarmos nossas pretensões. DEFINIR exatamente é ser direto e não vago, indeterminado. Há palavras corretas a serem utilizadas.

O gato - muitas vidas

A seu exemplo, há coisas em que são como são. Cumprirão o pré-determinado. Inalterável. 

P.83

" a única maneira de aprender é vivendo

P. 105

" A simplicidade nunca é o que parece.

O jogo de xadrez proporciona o desenvolvimento intelectual. Estratégia. Concentração. Atenção aos que parecem uma coisa, mas na verdade são bem diferentes. Não sacrificamos uma peça se não for com uma justificativa muito importante.

- Opção - Escolhas múltiplas.

- Xadrez: sacrifício de uma peça à um bem maior.

P.112

" - Se você tem como objetivo ser algo que não é, vai sempre fracassar. Tenha como objetivo ser você. Parecer, agir e pensar como você. Ser a versão mais verdadeira de si. Abrace essa singularidade. E não dê a menor bola quando as pessoas ridicularizarem ou zombarem dela. A maioria das fofocas é inveja disfarçada.

P.148

Solidão

" a falar sobre redes sociais - ele acreditava que quanto mais as pessoas se conectavam em redes sociais, mais solitária a sociedade se tornava.

 - É por isso que hoje em dia todo mundo se odeia - (...) - Porque está todo mundo sobrecarregado de amigos que não são amigos. 

Vazio, imagens falsas.

Auto afirmações. Uma infinidade de sentimentos descarregados na rede. Máscaras machucadas e fantasiosas.

Até P.159

Fracassos, sonhos frustrados, a vastidão da mente humana.

Assuntos interessantes e de repente difíceis de se comentar quando eles não estão presentes em seus pensamentos. Não que eu não tenha problemas ou dificuldades. Acredito que minha compreensão e aceitação sejam satisfatórias para uma vida feliz, mesmo composta em um tempo e lugar difíceis, digamos assim. As pessoas com tendências depressivas possuem maior sensibilidade e fraqueza. Precisam de mais atenção e apoio. Superações são conquistas nas quais exigem uma gama de ferramentas. Somos complexos com necessidades simples sofrendo as influências do ambiente e reagindo quanto a isso. O que define os diversos posicionamentos são a bagagem constituída ao longo das experiências vividas.

P.164

Nos traz a aceitação. Fator fundamental para construção da paz e felicidade. Quando nos aceitamos conquistamos a liberdade.

Citações Camus

P.173

" nunca vai viver se ficar procurando pelo sentido da vida.

P. 174

" Eu talvez não estivesse certo do que realmente me interessava, mas estava totalmente certo do que não me interessava.

" Quando me acontece alguma coisa prefiro estar presente.

Os meus sonhos e desejos não são os mesmos do outro. Somos seres únicos, responsáveis pelas nossas atitudes e por nossas escolhas. Sucesso e felicidade são consequências de nossas interpretações perante à maneira de olhar a vida de acordo com nosso conhecimento emocional.

Os arrependimentos vinculados às muitas opções de vida.

O contexto apresentado pelo autor, dedicando-nos a uma reflexão pessoal mais profunda, remete ao conceito de encarnações - oportunidades proporcionadas à evolução do indivíduo, agalgando degraus rumos a posicionamentos mais elevados em relação às condições humanas.

P.247

Perder-se na própria perdição

A necessidade de segurança, de certeza. Aquele preenchimento no qual os sentimentos de convicção estão presentes são importantes.

Precisamos enfrentar os desafios e aprender com as dificuldades. Passamos e vivemos por tudo o quanto é do nosso merecimento e o posicionamento perante a vida deve ser o melhor que conseguimos fazê-lo. Altos e baixos, ganhos e perdas. Viver requer objetivos nos quais possamos desenvolver-nos em diversos pontos. Isso é tentar a vida feliz.

P.307

Viver a realidade

Viver o presente

Viver o que nos cabe

VIVER.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada!