Quem sou eu

Minha foto
Autora dos livros TEMPO ESCOLHAS HISTÓRIA e A CORRIDA DE GERAÇÕES - informações nesse blog.

A PINTORA DE HENNA - ALKA JOSHI

 


02/2022 - 

TAG INÉDITOS -
A PINTORA DE HENNA
ALKA JOSHI

Tradução: Cecília Camargo Bartalotti

Início: 17/01/2022
Término: 28/01/2022

" Fugindo de um casamento abusivo, Lakshmi, de dezessete anos, acaba indo parar na vibrante Cidade rosa de Jaipur, nos anos 50. Ali, ela se torna a artista de henna - e confidente - mais requisitada pelas mulheres da alta sociedade indiana. Mas, guardando os segredos dos ricos, ela jamais pode revelar os seus próprios...

Orelha1 do livro

A autora...
Imagem: Goodreads - internet 01/02/2022

Nascida em Jodhpur, na Índia, vive nos Estados Unidos desde os nove anos. A Pintora de Henna é sua estreia literária em 2020, aos 62 anos de idade. Baseou-se em fatos familiares e adaptou para uma história na qual a personagem pudesse transitar e mostrar a realidade de todas as castas. O livro está sendo adaptado para a TV. Alka dirigiu sua própria empresa de publicidade e relações públicas; fez graduação e mestrado.


Encontro TAG 12/02/2020



Índia pós-independência dos ingleses.

Cap.1
Sonhos de uma vida melhor, poder oferece aos genitores um conforto. Carinho aos que tanto se preocupam e dedicam seu amor. Sacrifícios aos filhos. Os pais exercitam o Amor incondicional. Dedicações e responsabilidades permanentes.

Cap. 2
Nossa protagonista desde o início se mostra como uma mulher corajosa e determinada. Seus desenhos cheios de significados; a cultura dos indianos sendo compartilhada em uma escrita fluente.

Cap.3
Jaipur
P.63
Palácio dos Ventos - Prédio Hawa Mahal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

- Sachês de chá para aborto;
- 3 tipos de Karma;
- educar sua irmã.

Três assuntos distintos e entrelaçados compondo uma rotina de coragem e sobrevivência. Responsabilidade sobre o outro: vida e decisões sérias em uma cultura rígida; Merecimentos: expiações adquiridas devido ao mau comportamento; responsabilidade por alguém sem programar, saber de sua existência. Esses são alguns dos compostos que Lakshmi tem a enfrentar.

As decisões tomadas para fugir de um casamento violento sacrificaram a convivência com os amados pais.

Educar é dar o exemplo. Dizer o que é correto e fazer o contrário, desvia do caminho do bem.
Lakshimi precisa trabalhar para manter sua vida construir sua tão sonhada casa e agora educar sua irmã. Seus negócios acontecem devido às parcerias e contatos. O meio em que está inserida. Suas dificuldades são supridas ou auxiliadas pelas mãos amigas de Samir.

A vida em sociedade é uma teia onde todos estão entrelaçados, direta ou indiretamente interligados. Dependemos uns dos outros para nos desenvolvermos. Imagine você agora. Sua vida. De quantas pessoas você depende e quantas dependem de você?

P.119
Foi emocionante o presente de Samir. Um relógio magnífico. Joia significativa. Observei com olhos inocentes e logo em seguida acordando para um mundo de negócios e ambições.

P.189
É inteligente diferenciar interesses envolvidos, amizade e desejos de felicidade. A inveja quando se apropria de um coração vazio de amor e ignorante, no sentido de falta de conhecimento em relação às boas sensações que as virtudes preenchidas com paz, alegria, harmonia e satisfação em partilhar os bons sentimentos, ela afasta os que poderiam se tornar e cultivar uma amizade distante de sentimentos maléficos. Irradiar amor, atrai progresso e felicidade. É uma pena as pessoas que ainda não compreenderam essa dinâmica. 

Sentimentos contidos, deslizes. Nossa personagem principal possui suas franquezas e incertezas. Dores. Escolheu seus caminhos e assumiu seus espinhos. Trabalhou sem parar para suprir suas necessidades e sobrevivência. Samir: um negócio especial. E ao mesmo tempo uma escravidão.

P.262 - 263
Muito triste.
Uma pessoa quando humilha, pisoteia... Demonstra o quão é sofredora. Sua alma é uma turbulência de insatisfações. Felicidade não chega. Um nível muito negativo. Sua ascensão será árdua e dificultosa. Demorada. Sua inferioridade é lamentável.

P.272
"Fiquei na janela por um longo tempo. Pensei em tudo a que acabara de renunciar por alguns minutos de ira justa. Eu tinha me deitado como marido dela. Tinha feito sachês contraceptivos para ele. Não tinha nenhum direito a dar lições de moral.

Humildade de reconhecer seus erros e assumir as consequências. Mais uma vez, coragem. Haverá sempre uma luz, um amparo, um recomeço.

Aprendi.
Não desviar de nossos caminhos. Saber dizer não e buscar no interior de si mesmo o melhor que se pode fazer a oferecer. Uma mão estendida sempre existirá. Seguir no caminho do bem sempre.

Lakshmi carrega suas dores. É uma lutadora aprendendo com seus erros e superando seus desafios.
Uma construção textual muito bem escrita; a autora nos trouxe à Índia em seus cheiros envolventes crenças e realidades duras, arte. Tudo isso produz um efeito à reflexões de que devemos seguir adiante. Os ciclos e experiências vão demonstrando que nossas atitudes podem nos permitir ser o exemplo. Sem gritos e lutas. Ações no bem. Sim, sim; não, não. Discussões desnecessárias, modificações morais ocorrem através dos chamados reais no cotidiano. Individuais. Cada um à seu tempo de compreensão, observação e prática. Sem julgamentos. As energias emitidas retornam insistindo em ensinar.

P.314
Não importava entender o alívio. Guardar rancor e depois libertá-lo era muito significativo. Parvati retia o desejo de ser o que Lakshmi era e representava. Agredia e torturava seu alvo de inveja. Uma situação comum existente entre relações humanas. Essas são as que devem ser superadas com urgência para que os ressentimentos , que só conseguem prejudicar, sejam extintos e os invejosos possam compreender que também possuem talentos e bons atributos. Basta manifestá-los.

P.321
Devemos ser quem somos sem culpas ou fugas. O passado nos ensina; o presente vivemos e devemos abrir os olhos para os sinais. Sem ilusões.

P.326
" primeira vez
" A promessa de uma vida nova. A preocupação se ia dar certo. E dera certo.
" Uma chance de me reinventar, de usar meu conhecimento

Isso tudo é magnífico!
A tentativa de acertar os passos, vencer os desafios e procurar meios melhores de vida com o que apendera até ali. Experimentar com propósito. Esse é o estímulo.
E depois de uma etapa vivida, outros aprendizados, novas experiências. Reinventar para continuar seguindo. Sempre somando e caminhando. Para frente. Em direção à evolução.

- ousara - ousadia;
- trouxe uma quantidade de conhecimento;
- trabalho - ação;
- final de ciclo, novos projetos - reinvenção;
- novas experiências;
- novos ciclos;
- sempre há uma mão estendida para ajudar.

Início de novo ciclo.

Parvati foi uma das maiores estimuladoras à ascensão de Lakshmi. Quando há alguém contrário ao fluxo, trabalhando contra o desenvolvimento prioritário e positivo, esse movimento negativo é transformado em positivo no sentido de: altera o comportamento de quem sofre, retirando-o de sua zona de conforto, forçando atitudes e ações, impulsionando ao esforço de visualizar outras alternativas de conduta, e se esse olhar for um pouco mais profundo e reflexivo, seu condutor encontrará forças rumo à evolução e sucesso. Os 'inimigos' ajudam a vencer.

Poderoso!

Década de 50
Lakshmi pode ter sido a exceção, minoria, mas assim como ela houveram outras mulheres excepcionais enfrentando as adversidades e um fluxo reprovado ao sentimentos de igualdade. entre os semelhantes. Ganharam confiança em si mesma e fizeram a diferença. Abriram espaço e conquistaram. São exemplos e indivíduos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada!