Quem sou eu

Minha foto
Autora dos livros TEMPO ESCOLHAS HISTÓRIA e A CORRIDA DE GERAÇÕES - informações nesse blog.

ESAÚ E JACÓ

 03/2023 - 


ESAÚ E JACÓ
MACHADO DE ASSIS

Início: 26/04/2023
Término: 20/10/2023
(releitura - para a partir dessa obra darmos início aos livros de Machado)

Publicado em 1904, um Brasil no final do século XIX, penúltimo livro de um dos autores mais completos brasileiros, tem como seu narrador o Conselheiro Aires, contando a história dos gêmeos Pedro e Paulo. Os irmãos estão sempre um contra o outro. Discordam na vida e na política e disputam o amor da mesma mulher. Pedro é Monarquista e cursa Medicina. Paulo é Republicano e se forma em Direito. Nessa narrativa o autor tece as diferenças, a política, o poder e o amor.

O realismo
Sua origem na Europoa, em 1857 pelo francês Gustave Flaubert como o romance Madame Bovary.
No Brasil, em 1881, com Memórias Póstumas de Brás Cubas.

Narrativas densas, de teor psicológico, relatando também a hipocrisia das classes sociais, crítica a burguesia, incluindo cenas domésticas.

Temas base para escritores políticos da época incluíam abolucionismo, liberalismo e republicanismo.





"o liberalismo defendia o livre-arbítrio e a não escravidão contra o intervencionismo do Estado sobre a liberdade individual

Os republicanos, poder político assumido em 15 de nov de 1889, eram contra os privilégios dados aos portugueses

autores realistas:
Franceses: Stendhal, Gustave Flaubert, Balzac
Portugueses: Almeida Garret, Eça de Queiroz

José da Costa Marcondes Aires em seu memorial, partilha os acontecimentos.

Advertência

7 cadernos do Conselheiro Aires - último, assim denominado - em livro a parte do memorial

"Dico, che quando l'amina mal nata...
"Digo, quando a alma mal nascida...
canto V - A Divina Comédia - Dante - 2º Círculo - Inferno

Que as almas recém chegadas devem se confessar e são julgadas pelo rei Ninos.

1 - Coisas Futuras!

Lugares - Conhecemos o nosso meio de convivência ou então em vistas, essas superfíciais. Conhece uma cultura, quando participa dela, vivência suas dores e riquezas. Assim, comparamos esse conhecimento das imagens guardadas das realidades de férias e passeios com as enfrentadas.
Estendemos também o fato conhecer com pessoas. Ah! Pessoas... Essas também são misteriosas. Depende das explorações e do tempo de estações o que nos é apresentado. Uma conversa futiva ou partilha de segredos ? Assim como os lugares é necessário muitas observações e análises para de fato conhecer. E mesmo assim, sempre há novidades. Ampliações, reformas, mudanças gerais.

A esmola da felicidade

Tentação
Prometemos, pedimos, e no momento do desafio, falhamos. Muitas das vezes pela fraqueza, outras pelas verdadeiras inteções. Os Homens ainda se manifestam pelas aparências sociais, pelas suas vaidades e não pelo conjunto em sentimento sincero. Crê até a página dois.

Gestação

Santos iniciava-se no Espiritismo e por instantes desejou fazer uma consulta profética. Nessas poucas linhas do texto, percebe-se a conduta equivocada de Santos. Frequência sem prática religiosa.
(Podemos perceber isso nas próximas páginas, e até nas anteriores, seu deslumbre pelas riquezas e ostentações. Quando também fala-se de reter ajuda financeira aos parentes).

P.47
"Assim passavam horas vadias

Sonhando o futuro dos filhos. Os pais os fazem. Os anos passam e o futuro chega. Os caminhos traçados são outros. Muitos pais sofrem e se frustam. Esquecem que cada ser possui seus próprios trilhos.

Um caso único!
Descrevem até o limite de compreensão sobre o Espiritismo na época.

Esses Aires

Encontros sociais ou casuais. Pessoas que encontramos, trocamos algumas palavras por estarem ali, no mesmo lugar talvez pelo mesmo motivo que nós. Depois nunca mais. Pessoas que passam por alguns instantes de nossas vidas. Às vezes, as palavras são válidas e até preciosas. Muitas outras banais, prontas ao desperdício. Aprendizado.

A epígrafe

O tabuleiro: espaço fundamental para o jogo. A partir dele são determinadas as regras e em suas consequências as lições. Essas últimas poderão ou não servir de aprendizado e retornar a jogada. As peças são os elementos necessários para a movimentação.

A preocupação do pai, corre em busca de respostas às questões dos enlaces dos filhos. Crenças e mistificações. O que a viadade se deixa levar.

Cap. 22 Agora um salto

" o tempo é um tecido invisível em que se pode bordar tudo, uma flor, um pássaro, uma dama, um castelo, um túmulo. Também se pode bordar nada. Nada em cima de invisível é a mais sutil obra deste mundo, e acaso do outro.

Cap. 23 - Quando tiverem Barbas
P.88

" este desejo de caputurar o tempo é uma necessidade da alma dos queixas; mas ao tempo dá Deus habeas corpus.

P.97-98
Entre os curtos capítulos, um apontamento direto a leitora: àquela que tem interesse pelos amores e suas relações. Interação. Forma gostosa que Machado escreve. Intervalos entre a criação discontraídos.

Cap 29
A pessoa mais moça

Além de explicar o porque e a ordem de apresentação de suas personagens, também dá sua nota quanto às diversas religiões. Deus ou Alá: " Todas as línguas vão dar ao céu.

Cap.41
P.134
"O olho do homem serve de fotografia ao invisível, como o ouvido serve de eco ao silêncio.

P.149 Cap.47 S.Mateus
"Apalpava-se moral

Cap.50
O tinteiro de Evaristo

Os valores. Esses são o alicerce de conduta e o direcionamento dos caminhos. As pesoas do convívio; a estrutura de vida; os tipos de comportamento; as aquisições. O conjunto do que envolve a forma de vida baseia-se no que acredita; como se moviemtna e com quem se relaciona.

Escrita:
Inserindo os personagens e fazendo apontamentos para instigar reflexões. Um desvio do assunto principal. As bordas de conteúdo.

Cap.57 - Das encomendas

"tempo é propriamente ofício de relógio, e nenhum deles consultou o relógio que trazia

Cap.109
E selou a união vinda da imposição do fim da possibilidade de uma escolha.
Passivos diante da escolha alheia. Quando somos assim? Aceitamos as imposições e escolhas do outros e nada resolvemos a modificar. Pedimos ajuda ao invisível, contamos com ações a desenlaçar. Investimos em nvos caminhos? Criamos opções? O tempo passa e o que fazemos? Certo u naõ, quem sabe? Tudo no seu tempo... Propósitos... Colaboração...Influência. Solitário. Trabalho. Como?

Fim - Alterações ocorrem quando nos esforçamos por elas

Ninguém muda pela vontade do outro. Morre os desejos, ambições, motivos para discordar e para se manterem íntegros. Morreu o objeto de disputa, morreu a que os mantinha na linha. Vazios, seguiram sem se tornarem grandes.
Flora desistiu de tentar uma escolha entregando a vida. Um trabalho íntimo perdido limitado.
A mãe tentou seu papel ao máximo de suas forças.
As pessoas estão interligadas para aprendizado e auxílio conjunto. Tudo há os devidos propósitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada!