Quem sou eu

Minha foto
Autora dos livros TEMPO ESCOLHAS HISTÓRIA e A CORRIDA DE GERAÇÕES - informações nesse blog.

SOMOS TODOS ADULTOS AQUI

 Ribeirão Preto, 09/07/2021

11/2021 - 


Encontro TAG Ribeirão Preto/SP - 17/07/2021




SOMOS TODOS ADULTOS AQUI
EMMA STRAUB

"Quando Astrid Strick, uma viúva de 68 anos, testemunha um acidente envolvendo uma conhecida e um ônibus escolar, ela se lembra de algo que ocorreu décadas antes, em seus primeiros anos de maternidade, e duas coisas ficam claras: a primeira é que a morte pode chegar e qualquer momento (e ela precisa fazer algo antes que seja tarde), e a segunda é que ela não é a mãe que pensou ter sido para seus filhos.
Todos à sua volta estão tentando entender quem são.

Início: 07/06/2021
Término: 08/07/2021

_______________________________



Escritora - livreira norte-americana, Emma lançou sua obra antes de iniciar a pandemia, maio de 2020, com seus 40 anos.
Livros:
- Amantes modernos;
- Os veranistas;
- Outras pessoas com quem nos casamos.


REVISTA

Temos condições de oferecer apenas o que possuímos. Cada fase da vida um aprendizado, uma etapa. As experiências vão nos transformando, lapidando. Uns vão mais rápido, outros nem tanto.

Até P.34
Grande parte das crianças em algum momento desejam 'morar com os avós' ou até fogem para a casa dos que realizam suas vontades sem considerar as regras de educação determinadas pelos pais. Os avós não sentem a responsabilidade de criar os pequenos lindinhos dizendo nãos e fazendo com que os pequenos consumam legumes, verduras e frutas. Adoram recebê-los com guloseimas, chocolates e deixam fazer o que e quando bem entendem. Vamos acompanhar Cecelia em sua temporada nos Casarão. Será uma passagem como o sonho de toda criança? Por onde a autora irá explorar? A neta não parece colaborar com um bom comportamento, conforme exposto pelos pais que aparentemente não souberam lidar com a situação conflitante.

P.54
"Quando você estava direto na sua casa de infância, era mais difícil separar o passado do presente - nostalgia só funcionava a distância.

Quando o ambiente é comum, corriqueiro, vicioso, não é permitido o distanciamento, a reflexão sobre a conexão entre os tempos. A distância permite um novo olhar. A comparação das passagens vividas. Um portal no qual é necessário fôlego para enfrentá-lo, mesmo que as lembranças sejam boas.

P.69
A importância dos colegas de escola em nossa história é marcante. Cresceram e participaram de momentos nos quais as marcas são as páginas de nosso livro pessoal. E quando o encontro após anos sem contato, como o caso de Porter e Rachel, é como se o tempo houvesse passado em um pequeno intervalo. Os sentimentos de cumplicidade ainda são os mesmos. Os amigos de infância são sinceros, fraternos. Diferentes dos amigos conquistados na fase adulta.

P.100
Conforme os anos vão passando, as fases vão se alterando, acontece a conscientização e o inevitável questionamento " O que eu fiz nessa vida?" A partir daí a responsabilidade é lançada ao construtivo ou se entregar derrotado, decadente. O controle da ansiedade em desespero ao que ainda tem e pode ser feito exigirá esforços da bagagem adquirida ao longo da vida. Serenidade e paz devem preencher o íntimo. O que foi feito até o presente o íntimo. O que foi feito até o presente momento é consequência da experiência adquirida. Não se pode exigir o que ainda não foi experimentado na vida.
Daqui para frente a absorção é bem-vinda aos passos corretos em colaboração às conquistas desfrutadas durante as batalhas da vida.

O dilema dos integrantes de cada um da família.
Astrid tenta resgatar a proximidade dos filhos ou continuar como sempre foi.

P.154
Quando se está preparada para a maternidade? 
Quando é o momento certo para ter filhos?
Sozinha?
Depois de formada?
Quando o parceiro compartilhar a troca de fraldas?
Quando está na cursando a pós-graduação?
Quando recebeu uma promoção sonhada há anos?

Os questionamentos são eternos. O momento certo é conciliar com sua vida emocional, assumindo as responsabilidades pertinentes à formação e educação de um novo indivíduo. Apresentando a cada dia o que não vem com manual e é aceito com amor.
A maternidade requer tempo para educar. Sem pensar em terceirizações em deixar para a escola. Conforme o crescimento as adaptações são necessárias.

P.164
O vínculo e laços entre irmãos. São afinidades, diferenças, disputas, discórdias, amor. Períodos e experiências. Lembranças Caminhos. Provas. Distanciamentos e/ou aproximações. Seus porquês, suas razões. Compreender as ligações existências e transformá-las nos melhores relacionamentos. E se isso não for possível, por algum empecilho qualquer, evitar transtornos desnecessários, mantendo a distância e enviando vibrações de paz.

P.172
Desenvolvimento - Questionamentos
August
Ser quem você realmente é. Por que somente em determinados locais? Melindres, constrangimentos? Aceitação. O que de fato deve ser exposto ou não?
Valores, gentileza, bons relacionamentos baseados na originalidade. A máscara um dia é retirada. É necessário conversar.

P.188
Embora Cecelia estivesse carente, passando por uma fase de irresponsabilidades provenientes dos pais, foi possível sentir gratidão pelo acolhimento do amigo, da tia, da avó. Há sempre algo bom a reconhecer.

P.214
Confiança X Alternativa
Wendy, como uma grande maioria no mundo, não possui amizade ou sequer aproximação com cunhada. Se viu em uma situação conflitante. Filha única e sem alternativa. Restou-lhe confiar na cunhada os seus mais preciosos tesouros. Tesouros esse que também lhe foram confiados.

P.225-226
"O passado estava ali se você quisesse olhar. O único segredo era saber que seu passado nunca era o mesmo duas vezes, e o passado nunca era o mesmo para duas pessoas. Todo mundo olhava as coisas pelos próprios olhos".

Crescemos através de olhares diferentes. Educação e bagagem distintos. Colorido, acinzentado, preto e branco. Aprendizados e experiências são traçados. O percurso remediado se o apoio acaso aceitado. Olhos voltados ao presente, no qual tudo pode ser renovado.

"Talvez todo mundo quisesse viajar pelo espaço em uma direção ou outra, e o segredo era encontrar pessoas que queriam ir na mesma direção que você, para ajudar o tempo passar.

O segredo que faz bem ao coração é cercar-se de pessoas que gostam da gente para fortalecermo-nos e enviarmos vibrações de luz aos que ainda não conseguem fazê-lo.

P.230
"casamento bem-sucedido

Discute-se o comodismo, por quanto tempo o casal é realmente feliz durante a relação. Astrid faz uma análise dos casamentos de seus filhos, assim como sua própria união e sua relação com Birdie.
O que as pessoas esperam umas das outras? É dito, conversado às claras? Ou os desejos e sonhos prospectados em um relacionamento são guardados no íntimo? O que é viver uma boa relação?

P.242
"Sempre se sentiu como se estivesse sozinha
" queria ter o amor retribuído. Queria ser tão indispensável para alguém, tão importante, que uma exclusão casual fosse impossível.

Porter declara nunca ter recebido um convite para ser madrinha de alguém (Cena comum principalmente entre as mulheres)
Uma lacuna existe em seu interior. A necessidade de se sentir amada e importante.
Todos tem o desejo de pertencer. A vida, requer que seus relacionamentos sejam contemplados, preenchidos com olhares de significantes afetos. Sentir-se bem por receber carinhos, transforma fisionomias e todo seu interior. É doloroso quando percebe que é apenas mais um ou tanto faz. O afeto e dedicação dos pais para com os filhos é a primeira demonstração de que o ser é importante. Caso os pais falhem nessa etapa, a continuação da trajetória do filho será um pouco mais difícil. E mesmo depois recebendo conscientemente o amor dos pais, quando o convívio social não for tão caloroso, a necessidade de trabalhar no íntimo tornando-se uma pessoa bem resolvida será um fator de grande importância nas conquistas da vida.

É significativo quando descobrimos, enxergamos, nossas falhas. A forma como os mais próximos, normalmente nossos familiares nos veem. As relações, nem sempre claras e definidas, deixam marcas, mágoas e dores eternas. Tudo poderia ser retido na fonte, conversado, aberto às claras. Mas as pessoas preferem acreditar que o outro já sabe ou tem a obrigação de saber que suas ações não foram digeridas como normais, comuns e muito menos avaliadas como corretas.
Sempre há tempo para desculpar-se e buscar entendimento e compreensão. A intensão positiva vale muito aos corações repelidos.

A proposta de Emma foi alcançada abordando as questões entre os relacionamentos humanos. Sinais de que todos somos iguais em buscas de desejos de preencher pontos em um conteúdo em formação. Muitos leitores não gostaram do livro, mas talvez esperavam algo fora do contexto proposto. O importante é retirarmos da leitura conteúdos nos quais possamos refletir e nos melhorar. Cada autor com sua bagagem e forma de expor seu olhar. Sem comparações.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada!