Quem sou eu

Minha foto
Autora dos livros TEMPO ESCOLHAS HISTÓRIA e A CORRIDA DE GERAÇÕES - informações nesse blog.

O CAVALO E SEU MENINO - C.S. LEWIS - AS CRÔNICAS DE NÁRNIA

 


O autor...


O menino Shasta escravizado está sendo negociado pelo pai adotivo. Inicia-se um diálogo entre o menino e seu cavalo originário de Nárnia. Combinam uma fuga.


Discutiremos o livro na Roda da Leitura dia 07/06/2022

Início: 05/04/2022
Término: 20/05/2022

Breves comentários...

P.48
" Fazer planos em conjunto ajuda a melhorar as nossas relações com outras pessoas

Incluir, partilhar ideias é uma forma sadia de estruturar relacionamentos e mantê-los por longas datas. Pertencimento, sentimento de utilidade e importância.
Ampliamos nossos relacionamentos quando valorizamos a participação do outro em interações sadias. Opiniões diversas complementam umas as outras somando ao respeito em discussões construtivas à produtividade coletiva.

P.57
" Pois em Tashbaan só existe uma lei de trânsito: quem é menos importante tem de abrir caminho para quem é mais importante.

Havia senhores e escravos; embaixadores e a nobreza. Aos gritos iam anunciando passantes e as avaliações de importância iam se constituindo junto à gritaria e machucando os de alma mais sensíveis em graus de superioridades. Divisões e hierarquias. 
Também nessa passagem podemos avaliar a questão de regras e leis. Quanto mais regras existirem, mais é o atraso de seu povo. 

Até P.189
Lisaralina representa a típica pessoa que passa pela vida. Sem valores úteis ao seu desenvolvimento moral, segue perdida e sem rumo. Pessoas ociosas e egoístas, preocupadas com o vestido novo e com o que os outros vão achar de sua nova aquisição, definitivamente é um atraso de vida.

Belas paisagens encantam os caminhos da história.
Rouxinois, animais livres nos campos.
Uma natureza exuberante à encantar e valorizar.

P.183
"Só insulte um homem mais forte do que você.

Um belo ensinamento ao filho sobre humildade.
Sem arrogância. Deve-se pensar que naquele momento o outro está em posição inferior, e nem sempre as coisas são assim, obedecendo constância. Não se faz ao outro o que não deseja ao seu eu, como ensina a máxima.

Entre a fantasia de cavalos falantes, príncipes, o bem e o mal, o livro apresenta em destaque o valor da humildade. Reconhecer o erro, como o caso de Bri e Aravis em relação a Shasta; a vitória do bem e o seu comportamento em relação ao equivocado Rabadash.

O desafio e mensagem do livro é que o comportamento do leitor deve ser avaliado o tempo todo por ele mesmo em relação ao outro. Sem inocência de que não percebeu vantagens e sobreposições. Humildade. ''Os últimos serão os primeiros".


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada!