Quem sou eu

Minha foto
Autora dos livros TEMPO ESCOLHAS HISTÓRIA e A CORRIDA DE GERAÇÕES - informações nesse blog.

NOSSO AMIGO MARCEL PROUST



Em Busca do Tempo Perdido 

Após a leitura da obra Os Prazeres e os Dias, desse memorável autor, no grupo do Clube do Livro de Itapetininga, alguns dos integrantes desejaram aprofundar o conhecimento sobre a maior obra do autor: Em Busca do Tempo Perdido. Impulsionados pelo amigo leitor Carlos Eduardo, formamos um novo grupo de leitura específico para essa obra de 7 volumes.



CLIQUE AQUI para ler a entrevista de Carlos Eduardo ao site francês, contando sobre o grupo de leitura, onde essa página de meu blog é citada.





2020

MEMÓRIA AFETIVA


Como aprendido na obra, os corações desses leitores sempre aquecidos de lembranças maravilhosas de encontros regados à boa cultura, chás, madeleines, lugares requintados, viagens emocionais, detalhes... muitos detalhes...
Foi um período muito gostoso no qual sempre estamos a recordar junto aos bons leitores de Proust, aquele nosso 'amigo'.



ENCONTRO MAIS QUE ESPECIAL



Estive em Itapetininga no último dia 17 de agosto de 2019, data essa em que comemorei meus 41 anos. E confirmo muito feliz que foi um dia mais que especial com muitas comemorações e reencontros com amigos queridos. 
O Clube Proust reuniu-se com o intuito de assistir o filme que resume toda a obra lida e aproveitamos para matar a saudade, trocar impressões de leitura, comparações com a vida pessoal que o nosso autor retrata e nos faz sentir incluídos nessa obra ímpar.
Foi maravilhoso, estar junto aos queridos 'proustianos'! Sempre muito especial!


Antes dos comentários do último volume de Recherche, gostaria de agradecer a iniciativa do Carlos Eduardo pela formação e mediação do grupo, ao grupo, pois estamos desde 11/03/2017 compartilhando a leitura dessa obra. Foi incrível estar com vocês!!!  O TEMPO marcou esse período em nossos corações, e nos deixa lindas lembranças.
Abraço, com carinho...

Eu já em Ribeirão Preto... mas o último encontro do grupo, aconteceu em grande estilo, no teatro do Sesi em Itapetininga, dia 03/08/2019, com a presença de estudiosos da obra.











O TEMPO RECUPERADO

Chegamos enfim ao último volume de Em Busca do Tempo Perdido.

Retoma a personagem Gilbert, tão presente no volume 1.
Ao leitor, a mim, trouxe a reflexão do tempo - vida - cíclico - continuidade. As pessoas que passam por nossa história e a constituem em momentos diferentes e que após outras experiências vividas nos reencontramos em momentos e contexto diferentes trazendo reflexões de amadurecimento e aprendizado. Isso, só o TEMPO mesmo pode nos proporcionar. "Coincidentemente" esse tipo de reflexão tenho feito atualmente justamente sendo apresentada pelo tempo cíclico decorrido. Ainda em tentativa de descoberta do segredo principal.

A história é do Narrador. Trouxe ao leitor reflexões, comparações e muitas coisas mais. Mas a criação e vivência foi do escritor.

pág. 583

" ... Mas, como esses períodos não hão de durar para sempre, não devemos sacrificar a saúde e a fortuna na descoberta de mistérios que um dia deixarão de nos interessar.

Afirmação polêmica. Quando se possui a maturidade visionária em um futuro seletivo pode-se  até descontar a vivência de certas descobertas. Mas e quando estamos nas incertezas, dúvidas de escolhas ou até mesmo sem o que se deve optar?
O equilíbrio racional é um fator fundamental para a tomada de decisões. Escolhas essas que devemos fazer à todo o momento.

pág.599
" Somos vencidos e ficamos satisfeitos, pois não nos consideramos vencidos, mas vencedores.

O que realmente importa são os nossos sentimentos, verdadeiros íntimos, pautados no bem, assumindo as consequências de nossas ações.

A abordagem e comentários da guerra, Alemanha, fazem parte com inclusão das artes, autores e, entre os outros seus personagens, entre outras ramificações.

Essa narração voltada a Charlus mostra-nos claramente a vida do autor em  sua vivência real de acontecimentos e seus sentimentos sofridos.

Dentro do contexto real vivido...

" Uma hora não é somente uma hora, é um jarro cheio de perfumes, de sons, de projetos de climas. O que denominamos realidade e uma certa relação existente entre tais sensações e lembranças que nos cercam simultaneamente - relação que uma simples visão cinematográfica suprime, pois se afasta tanto mais da realidade quanto mais pretende limitar-se a ela.

Reflexões: vida, arte, sentimentos. Suas observações através do íntimo, expressões comuns aos homens de todos os tempos.

pág. 722

" ... situações imprevistas nos obrigam a entrar mais profundamente em contato conosco.

Um alerta, despertar o íntimo. Sairmos da inércia e renovar. Reinventar, aprimorar. Exercício completo. Exige decisões, escolhas com responsabilidade.
De certa forma um peso, tensão.

pág. 724
" Na realidade, todo leitor, quando lê, é o leitor de si mesmo.

pág. 765

- memória;
- personalidade;
- recordações;
- 40 anos.

"Coincidentemente" essas palavras estão associadas ao momento atual que estou vivenciando. Reencontros com os colegas de escola, uma infância gostosa e sadia, todos recordando momentos que ficaram na memória ao longo dos anos... O que a personalidade de cada um registra. Boas recordações, sentimentos agradáveis.

pág.818

os meus leitores, seriam os leitores de si mesmos.

Uma obra reflexiva, em muitos, nos vemos em crítica analítica profunda, e cíclica. Claramente demonstrando que vamos, assim como as ondas do mar, nos fortalecemos - maturidade - e voltamos no mesmo ponto em circunstâncias diferentes. O leitor que não estiver em seu íntimo pronto à essa reflexão, ainda não está apto à essa leitura.

__________________

A FUGITIVA - 6º VOLUME

Li essa obra em julho de 2016. Na época, como eu mesma citei, não é recomendado ler separadamente. Porém consegui extrair a essência e estilo proustiniano. Ao iniciar leitura da obra é importante fazer pesquisa. Na ocasião adquiri o livro separadamente, não como agora o box completo.
Repete-se os comentários:
- Homossexualismo;
- Ciúmes;
- Paixão;
- Posição social;
- Vaidade.

O sexto romance da série acentua a destruição que o tempo efetua nos sentimentos, trazendo o esquecimento.

" Deixemos as mulheres bonitas aos homens sem imaginação.

" ... comecei a julgar possível a imortalidade da alma.

Nesse momento o narrador tenta amenizar, dialogar com sua dor, questionando a morte e seus efeitos.

Questionou todas a causas de sua partida.

________________________

Encontro em 31/03/2019



Minha última participação antes de me mudar para Ribeirão Preto.



10/03/2019

Vol.5 - A Prisioneira

Leitura até a página 150.

É o primeiro dos três romances póstumos. Estrutura que já foi comparada à de uma tragédia clássica.
Albertine é sua obsessão.
Análises psicológicas do narrador têm como fundo seu ciúme por ela, a quem mantém como que sequestrada em sua casa.
Literatura...
- Comentários sobre a obra musical de Vinteuil
- Método crítico. A morte é um sinal marcante nesta obra.
- Reflexões e monólogos
- A destruição do amor pelo tempo.
A Prisioneira acelera o tempo e anuncia o final do ciclo.

Uma vida vazia, um relacionamento doentio. Uma posse, ciúme entre outros sentimentos inferiores.

Caso Dreyfus

O Caso Dreyfus foi um escândalo político que dividiu a França por muitos anos, durante o final do século XIX. Centrava-se na condenação por alta traição de Alfred Dreyfus em 1894, um oficial de artilharia do exército francês, de origem judaica. O acusado sofreu um processo fraudulento conduzido a portas fechadas. Wikipédia

A obra está presente na alta sociedade e os assuntos não poderiam deixar de incluir a suposta inserção da 'ala' serviçal e trabalhadora na nobreza como uma 'mistura' indevida e absurda. Acredito não necessitar fazer comentários....

pág.51 - último parágrafo
Nos remete a reflexão de que quando não podemos obter algo muito desejado, passamos a sonhar com esse objeto de desejo em todos os seus pormenores.
Vale observar que a busca por algo material é incessante. Jamais trará a satisfação plena, pois o vazio só será preenchido através do equilíbrio espiritual.

pág.65 
Enaltecer o ato da leitura mas em contrapartida critica o hábito da tia. Colocação negativa e reprovada!

" Amar sempre

Se exponenciássemos os bons sentimentos, alegrias, boa convivência, nosso coração estaria leve, harmonioso, faríamos mais amigos, eliminaríamos os maus ares. Fazer o inverso espalhando a discórdia, inveja, orgulho, só estamos perdendo felicidade.

pág.99
" ... os sonhos não se dissipam sozinhos. Variando assim as condições em que adormecemos.
Sonhar, sentir, acordar.
São nossos pensamentos e vigia que direcionam nossos encontros.

pág. 147
Tenta explicar a morte pelas "experiências espíritas", mas lhe faltou conhecimento para tais definições.

pág. 170
Morel x Charlus
O segundo descobre Léa na vida do amante e trás à tona intimidade.
A frustração que o outro se depara. Que bobagem viver e perder esse tempo.

Vinteuil - arte, particularidade, emite a cada um uma renovação e interpretações perante o viver, inspirar, diferentes.
Assim, nos transforma os grandes artistas, disputando inovações em nosso conhecer. pág.202

págs 216-217
Nesse momento, comenta sobre a 'sorte' do artista, no caso, o músico. Em determinado momento pode fazer sucesso, porém não quer dizer que ele é bom, mas que seu público não tem bom gosto de conhecimento do que é realmente bom. Esse é o caso de nossa atualidade em todos os ramos da arte: música, literatura, pintura etc. O nível do público, e consequentemente dos 'artistas' que se destacam no meio extrai-se baixa qualidade, sem profissionalismo. E assim nos vemos em um mar de horror.

Sem dúvida é ótimo estarmos antenados  em todos os tipos de leitura. Em uma só página(222) Proust coloca um universo em poucas palavras inserindo Emmanuel Kant, rosa-cruz, dentro de um contexto, e se não há o conheicmento prévio dos elementos, perde-se o todo de seu texto.

APARÊNCIA

pág. 271
Refletimos. Nosso interior em ações dissimulamos os verdadeiros desejos intencionando prevalecer as conquistas. Planos esses em sua realidade material colocada acima da moral. Bons costumes eliminados do campo de atuação. Tudo uma ilusão.

págs. 297 a 299

Agora as interpretações são incluídas Dostoiévski e Tolstói. Nesse momento da leitura senti-me bem entrosada no assunto. Por isso é muito bom ampliar os horizontes e cada vez mais obter conhecimento. O aproveitamento é sem dúvida muito melhor.

... relações doentias, ciumentas, possessivas, egoístas. O 'proprietário' de Albertine não poderia comprá-la pelo resto dos tempos.



____________

05/03/2019 - 

Após bom período em leitura desse volume, consegui terminar. Agora 150 páginas de A Prisioneira para alcançar o grupo para o próximo encontro.

Vol. 4 - Sodoma e Gomorra

Cap. 3

- Tristezas do sr. de Charlus;
- Seu duelo fictício;
- As estações do "transatlântico";
- Cansado de Albertine desejo romper com ela.

" Talvez a cada noite aceitemos o risco de viver, dormindo, sofrimentos que consideramos nulos e não acontecidos, pois foram suportados no decorrer de um sono que julgamos sem consciência.

A cada novo dia uma nova oportunidade de sermos melhores. ' Morremos' todas as noites, aceitando o risco de viver.
Segue as páginas filosofando sobre a existência entre planos diferentes e usa o sono para ilustrar as passagens. É uma leitura de uma profundidade única e irá despertar no leitor o conteúdo de conhecimento que o mesmo possui.

Não se pode negar que as paisagens, a natureza (bosques e trajetos) são sempre muito bem apreciados e marcados durante a narração.

Sem dúvida, devia sua felicidade ocupando-se da companhia da Albertine, vivendo os sentimentos de prazer, ciúme, expectativa.

Diz sobre o interesse do motorista, músico pelo dinheiro e fica por um tempo considerável 'criando' e colocando o perfil do personagem na narração. História essa vivida por ele mesmo em suas relações pessoais.

Cap. 4

- Brusca reviravolta para Albertine;
- Desolação ela madrugada;
- Vou imediatamente para Paris com Albertine.

______________

03/03/2019

Vol. 4 - Sodoma e Gomorra

Capítulo segundo

- Os mistérios de Albertine;
- As moças que ela vê no espelho;
- A dama desconhecida;
- O ascensorista;
- A sra. de Cambremer;
- Os prazeres do sr. Nissim Bemard;
- Primeiro esboço do estranho caráter de Morel;
- O sr. Charlus janta em casa dos Verdurin.

Gostaria de comentar sobre as observação feita em relação às máscaras das pessoas. pág.620 última linha e início 621. Quando se constrói um personagem ele não dura para sempre porque ninguém consegue fingir por  tempo duradouro. As situações vão acontecendo e os disfarces vão assumindo sua posição real. É tão mais simples ser verdadeiro, evita-se situações desagradáveis e desnecessárias.

A proximidade em convivência com a mãe acontece após a decepção (ou indignação - seria a palavra?) que teve sob a revelação de Albertine e posicionamento amoroso em relação à Andrée. falavam, ele e a mãe, sobre o passado relacionado a avó. A influência literária que ela teve sobre ele. Os limites sobre opinião com a mãe.

" O trenzinho... via-se ... o penacho de fumo que ele deixara no caminho

Nesse momento, como em todo o livro vemos a vida fútil que a sociedade passa seus dias.

Pessoas que encontra-se nos vagões.
Gosto muito de histórias que introduzem o trem. Há tantas reflexões, aventuras e coisas significativas que o trem está relacionado. Sem contar as pessoas, cada qual com sua história e vivência. Os amigos conquistamos, passam por nossa estrada, ficam em ossas recordações. E o nosso coração se alegra  por termos vivido essas emoções, pois é o que realmente levamos da vida.
Pág.671 - 672
Faz-se a reflexão, comentário, sobre as diversas vidas que "desejamos" ser a mesma, pessoa em todas elas (aceitando a reencarnação). Porém "acabamos" por ser infiéis ao comportamento programado. São as nossas falhas.
A reflexão do paraíso, chega a conclusão em seu texto, de que deseja-se tanto chegar até ele, mas se conseguíssemos nos comportar. Mostra em seu raciocínio que não estamos prontos ainda para adentrarmos nessa região tão desejada.
Pág.673
"a vida dos banhos de mar e a vida de viagens fazem-me compreender que o teatro do mundo dispõe de menos cenários que de atores, e de menos atores que de situações.

Cenários < atores < situações = teatro do mundo

Uma equação estruturada para melhor ilustrar a necessidade que os atores tem de se preparar para a atuação nas inúmeras situações nas quais irão estar presentes. Em sua grande maioria, para não dizer quase todas, essas situações serão desafios em nada agradáveis envolvendo dificuldades de convivência de todas as formas, com familiares, estranhos, amigos, afetos e desafetos nos cenários comuns em que se escolhe para se vivenciar os dias. Por isso, o trabalho de transformação moral deve ser constante para que as situações vivenciadas sejam mais fáceis de serem sofridas e resolvidas.

Pág.677
Alegando 'contraste' sobre o "aniquilamento" dos amigos onde a morte aborda de diferentes formas e nos pega de surpresa deixando-nos à questionar.
Refletindo em relação ao imprevisto, à qualquer momento, reforçamos que sempre devemos estar com as malas prontas - preparados.

Pág.682
Em palavras poéticas, transmite a informação da evolução e comportamento do ser humano.
"O que o outro faz, age: eu fui há tempos atrás com essa informação clara e aceita no raciocínio emocional é o que é correto à ser praticado: não julgar os outros e procurar cada vez mais a reforma íntima.

Pág.703

" de fato, a sr.a Verdurin e seu marido tinham adquirido, na OCIOSIDADE (Caridade, atividade, ocupação, trabalho: deve ser obrigatório na vida saudável de todos), instintos crueis a que não mais bastavam as grandes circunstâncias muito claras.

Pág. 709
Força do pensamento, gera a manifestação física, tornado-se realidade.

Pág.718,719
- O "invertido" e a concorrência.

Pág.730
Falta de opinião crítica própria. Resultado da falta, do exercício de conhecimento.
No trecho dessa página fala-se sobre zombar e aplaudir afetando multidões e sociedades. Copia-se o que o outro ou a maioria faz sem questionamentos e análise. E assim vai se criando um círculo de informações distorcidas e falsas, sem contar a falta de moral.


_________________

23/01/2019

Vol. 4 - Sodoma e Gomorra

O tema principal desse volume é a inversão sexual. Proust fará a análise do homossexualismo. Não que ele não tenha abordado antes o assunto, pois fica claro nos volumes anteriores o tema e colocações sempre presentes.

Sodoma - masculino
Gomorra - feminino

" Em meio a tamanha depravação, o Narrador vai perdendo sua esperança e fé no ser humano.

" Essa obra é o ponto central de todo o ciclo, de caráter de análise impiedosa longe do lirismo dos dois primeiros volumes e da mundanidade  polida episódica de O Caminho de Guermantes.

Primeira Parte

A fecundação das flores, chega a comparação, observada do comportamento do Sr. Charlus e do alfaiate Jupien. Ele escondido, observando o encontro e descrevendo os acontecimentos.
Fala do "vício", onde o homem que o possui retrai seu íntimo, aprisiona seus desejos para que possa conviver em sociedade.
Disfarça, oprime, reprime.
A sociedade os condena e para que progida em grandes cargos e profissões é necessário não ser o que pratica às escondidas.
O comportamento é descrito em  situações detalhadas. Histórias nas quais ficamos atentos as dimensões do psicológico.
Na pág. 493 lembra Romeu e Julieta, uma atração predestinada e que deveria ocorrer desde sempre.
(Penso eu que temperamentos e visões: os semelhantes, entrosados é que se atraem e não os opostos. Na lei da lógica e harmonia).
Sr. Charlus e Jupien, o alfaiate, foram os observados disse primeiro capítulo.

Segunda Parte
Capítulo Primeiro


  • O Sr. Charlus em sociedade;
  • Um médico;
  • Face característica da sra. de Vaugoubert;
  • A sra. d' Arpajon, o repuxo de Hubert Robert e a alegria do grão-duque Wladimir;
  • A sra. d' Amoncourte, a sra. de Citri, a sra. de Saint-Euverte etc.;
  • Curiosa palestra entre Swann e o príncipe de Guermantes;
  • Albertine ao telefone;
  • Visitas enquanto espero minha segunda e última viagem a Balbec;
  • Chegada a Balbec;
  • Ciúme em relação a Albertine;
  • As intermitências do coração.





" Tal é a covardia das pessoas da sociedade.
pág. 510

Covardia - fraqueza de comportamento. Valorização de futilidades.  Essa inferioridade moral vem sendo, mostrada durante toda a obra. Essas festas nos salões mostram como é necessário o esforço da transformação.
Comentando o comportamento dos convivas nos salões, a leitura proporciona-nos, pelo menos nesse momento à mim, o desligamento da leitura, fazendo com que a mente "viaje" para outros horizontes. Não me atrai o tipo de assunto no momento presente.. Na pág. 534-535 está claro o horror de se achar superior nas classes sociais. 
É tão bom banhar-se no bem, acreditar na bondade, igualdade, fraternidade... É tão doloroso enfrentar uma realidade que não condiz com o correto, o devido. Remar contra a maré.
pág. 536
Diz-se que mesmo que a época dê às pessoas aparências semelhantes, a individualidade do ser revela seu eu interior. Lembrando que há diferença entre educação, cultura e moral.
pág. 538
Fica claro que no meio social é dito o que se convém, representando as aparências. O questionamento sobre o pós morte apresenta-nos na superficialidade.
pág.541
Swann e sua aparência em representação com a morte chama a atenção dos curiosos e fofoqueiros nos salões.

Em leitura, ressalto a escrita de Proust. Dentro de uma ação, simples, que seja com na pág.570-571, em que o personagem vai até Françoise perguntar se Albertine chegou, conta, narra, uma outra situação em assunto pertinente ao conteúdo da história da obra que nos faz admirá-lo na arte da escrita.
Esmiúça o sofrimento por Albertine não ter ido ao seu encontro como combinado. São detalhes que levam uma boa extensão de texto.
" Albertine ao telefone" - analisa suas diferenças com Albertine.

As intermitências do coração - Retorno a Balbec

Locais, lembranças, dentro e fora de nós.
O rio que corre, suas águas jamais serão as mesmas na paisagem fixada.
Assim são nossas lembranças que foram vividas em um determinado momento da vida, guardamos as recordações. Passou. Outros tempos vem e nada é mais como foi um dia.
É... não estamos por aqui em férias. Força e fé para continuarmos a caminhada.

Pág. 601
Desgostos verdadeiros - tiram a paz.
Desgostos diversos - " ... apesar de tudo passageiros,..., que se vão tão depressa como tarde chegaram, ..., para sentí-los houve necessidade de os " compreender", ..., me torturava só se  diferenciava por aquela modalidade da lembrança involuntária.

Passageiro - Todos passamos - Compreensão - Lembrança involuntária

Bem relatado por Proust os DESGOSTOS.

A tortura da lembrança é a experiência vivida e o que estamos aprendendo com ela. Se evoluímos ou estagnamos. Mas por mais inteligentes que possamos agir diante da situação vivida, o sentimento da lembrança involuntária é o que dever ser diluído com soluções de resolução, para que assim o sofrimento cesse. Trabalho.

Descrição da natureza, céus, ventos, mares, árvores, horizonte. Paisagens que ao apreciá-los limpam a mente, fazem-nos relaxar, mostram o quão somos pequenos. Reflexão.

_______________________

15/12/2018




Revista TOP da Cidade



O último encontro do ano abordou até o 2º capítulo do Volume 4 da obra. Eu, porém, encerrei o volume 3 me comprometendo a ler o volume todo para o próximo encontro.
Aos companheiros de leitura, um abraço, pois mais um ano estamos juntos nessa experiência diferenciada que é acompanhar Em Busca do Tempo Perdido.

3º Vol. O Caminho de Guermantes - 2ª Parte Cap.2

- Visita de Albertine;
- Perspectiva de casamento rico de alguns amigos de  Saint-Loup
- O espírito dos Guermantes diante da princesa de Parma
- Estranha visita ao Sr. de Charlus
- Cada vez compreendo menos o seu caráter
- Os sapatos vermelhos da duquesa

Comentários sobre a mulher difícil...
Há lógica. Na conquista, quando o processo é mais fantasioso, gerando expectativas, ansiedades, sonhos, torna-se mais interessante despertando maior desejo.

Com a vista de Albertine, amor do passado, despertou desejos carnais e a beijou.
Nesse capítulo o narrador vive seu momento dos desejos carnais. Sente os dramas das rejeições, valoriza as amizades. Mas parece um lobo à busca da caça.

A leitura nos enlaça quando nos identificamos com o personagem ou com a situação ocorrida no desenrolar das linhas.

O posicionamento, comportamento da nobreza é destacado no sentido positivo. A princesa de maior poder aquisitivo, fortuna, comporta-se com humildade demonstrando ser amável e solidária com todos.

A narração continua no contexto comparando as famílias, sobrenomes, futilidades, retratando de fato o que ocorria na época. Proust frequentava o meio nobre. Observava. conecia os livros,  como assim mesmo menciona no texto. As pessoas observava. Em seu íntimo idealizava, seus amores sonhava.
Utiliza muito a palavra espírito, referindo-se ao eu interior, seus sentimentos. Essas referências ocorrem na maioria das páginas.
Grandes nomes da literatura, escultura, pintura francesa foram citados durante  os diálogos da narração.
Um deles, Victou Hugo, mencionado diversas vezes, demonstra o início de seu trabalho,  onde inicia com a construção de poesias.

" Um espetáculo penoso de que nos desviaríamos na vida, eis o que atrai Victor Hugo.
pág. 390



___________________

09/11/2018

3º Vol. O Caminho de Guermantes - 2ª Parte Cap.1

- Doença da avó;
- Doença de Bergotte;
- O duque e o médico;
- Declínio da minha avó;
- Sua morte.

A morte...

Sua hora incerta, mas certa que chegará...
Mas jamais imaginamos que esse momento faz parte do dia presente que envolvidos em nossos afazeres poderemos estar em outro plano talvez até sem perceber. Eterna... a vida... Apenas transformações e passagens.
Esse início de capítulo nos traz as reflexões sobre o desencarne através da doença.
A força que se deve ter para combater a desventura do saber do estado irregular de saúde.
Nos é lembrado também a dor da família. Sofrimentos conjuntos, tensões reprimidas. Atenções redobradas. Enquanto os envolvidos com o paciente tentam reanimá-lo e disfarçar sua dor, seu íntimo é torturado e contido.
Situação dolorosa que todos passamos ou vimos alguém vivê-la. Tenhamos em mente que a vida é eterna, mas nossas provações e expiações na matéria são necessárias para nosso crescimento. Dedicar amor, a quem quer que seja, em sua luta de enfermidades é um ato de consciência no qual o egoísmo é repudiado, o egocentrismo ignorado e a paz encontrada pelo fato de poder ajudar, seja como for, a quem necessita. Não se afaste ou finja que não tem haver com você. É tão gratificante sentir que podemos ser úteis! Com um sorriso, a presença já está valendo. Reencontrem-se durante a caminhada...

Especulações...
Artes e artistas...

Um mercado de interesses e valorizações fora de hora. Sim. Reconhecimento valoroso quando seu autor-artista já não está mais presente para usufruir de sua criação. Grandes nomes que são pó. Obras magníficas apreciadas fora de seu tempo. 
É um tanto quanto estranho valorizarmos e fazermos um mercado de elogios e vendas quando o próprio nome já não se encontra mais presente. Valorizar sempre! Durante e depois. As especulações no mundo da arte são um negócio vendendo talentos. Talentos exprimidos aos sentimentos.
No texto, a referência e exemplos são a Renoir, o pintor.

Pierre-Auguste Renoir, pintor francês que iniciou o desenvolvimento do movimento impressionista. Conhecido por celebrar a beleza e, especialmente, a sensualidade feminina, diz-se que Renoir é o último representante de uma tradição herdada diretamente de Rubens e terminando com Watteau.


Sua obra

Renoir



Profissionalismo...

Durante o sofrimento dos momentos finais da avó, observamos o reconhecimento do exemplo de profissionalismo do médico que a atende. Exemplifica que não houve profissional tal qual com a sua conduta.
Hoje, percebemos que a educação tão baixa a falta de conhecimento iniciativa e vontade de desenvolver um trabalho chega à ser negativo na escala de avaliação.
O cliente, paciente, receptor do serviço, é lesada à todo o momento devido a incompetência e falta de qualificação.
Nosso objetivo é superação. Façamos nosso melhor!!! Vontade de FAZER MELHOR SEMPRE. Chega de cumprir apenas com o trivial obrigatório. Expansão - Ação - Movimento. Gratidão. Ninguém vai fazer por você o que dever ser feito por VOCÊ. Exceder os limites, tentar e parar de reclamar. Siga...

Fim?

A despedida nos é dura. Por mais conscientes que somos que a vida continua, a separação é difícil. Ficamos anestesiados, sem saber ao certo o quão a ferida sangra. Emocional, racional, ficam em disritmia. Saber e viver são verbos que se auxiliam mas não fazem parte da lógica equacional. Estruturar o fortalecimento de nossas reações é exercício diário e constante. E quando nos falta mesmo assim o preparo devido, o plano superior estará pronto à nos atender.

Fim Capítulo 1º.


__________________

06/11/2018

3º Vol. O Caminho de Guermantes - Continuação


Piedade - Crueldade - Malvadez

A imaginação, pensamentos colocam a criação da dor, assim como quem pratica o mal, não seu interior pré definido, as atitudes negativas; são geradas à partir do ódio que manifesta na situação e completa acusando o outro de ter agido contra ele.
Essa confusão de comportamento e sentimentos denominando pessoas más ou não, ao meu ver, denota o não conhecimento de si mesmo a falta de exercitar conceitos voltados no bem e no amor. Olhar para si e não acusar o outro.
Fala-se muito do ciúme que Saint-Loup atormenta-se por Rachel. Essa insegurança do ciúme é necessária um tratamento de auto conhecimento e aceitações. Amor sem posse. Diálogo.
Após o descontrole de Robert esbofeteando quem achasse que deveria agredir, fala-se da Sra. de Villiparisis, rica, mas não frequentadora da nobreza por não possuir títulos.
O talento, no caso comentado na pág. 149 de minha edição, é autêntico quando exposto do íntimo, sincero, natural, percebido nas entrelinhas do comportamento através da sensibilidade das atitudes do literato. Seu desejo e postura sem agradar a quem não tem vontade somente por interesse e intenções futuras. Liberto, leve. Sem encontros convenientes, movidos por interesse - o que esse ou aquele podem lhe oferecer. Convites à sua casa por prazer nas pág. 152 e 153 encontramos comparações da matéria com o que o espiritismo apresentava na época em que se retrata a história. 
Espetáculos para trazer à tona a existência de espíritos. O narrador fala das formações das antigas raças e descendências e apresenta esses 'antigos' no momento presente como se estivesse sendo trazidos pelo espiritismo efeitos mediúnicos desvendando mistérios que somente o passado poderia revelá-los e que através dos estudos e manifestações poderiam ser encontradas as explicações.
O comentário sobre frequentadores do salão da Sra. Villiparisis era relevante as recordações da presença de grandes nomes e da atual nobreza.

" é que sempre estamos ocultando o que sentimos.

De fato não somos verdadeiros, não falamos o que realmente pensamos, desejamos. E quando expressamos, agredimos. Língua que fere.
Aquela "mentira branca" (apelido leve para amenizar nossa faltas), contamos para cobrir a falha do outro, porque vai ficar chateado, melindrado. Falhas. Falha na emissão porque está mentindo, e falha no receptor que não aceita com compreensão.
Outra situação é que vivemos apenas bons momentos. Ninguém coloca uma foto nas redes sociais chorando. A todo tempo as dificuldades estão camufladas.
As verdades não são ditas. A mão estendida não chega. O dinheiro manda. Quando no sucesso, todos presentes. Quando ocultos, ninguém se aproxima.
Dissimulamos. Precisamos modificar no exercício diário nosso comportamento. Haverá um momento em que os pensamentos serão expostos e aí não poderemos ocultar nossos sentimentos.

 Ref. pág. 181

O que acontece para um, acontece parta todos em diversos lugares do universo. O que modifica o desenrolar dos fatos, os seguimentos, é determinado pelas ações de cada ser. O livre arbítrio, somado às circunstâncias nas quais o indivíduo se encontra seu degrau de evolução.

pág.182

" Que importa o frasco, desde que eu me embriague.

pág.186

" o senhor não é do seu tempo.

Senti um auto elogio de Proust. Nesse parágrafo, refere-se ao trabalho literário de Bloch. Completa com comentário: " o senhor não pertence a este tempo em que os estudos desinteressados já não existem. Compreendo que refere-se a falta de arte, de bons escritores e de que as traduções literárias eram elaboradas com intento comercial sem qualidade, inferiores. O que hoje em dia continua acontecendo.

" Cada um vê mais bonito o que vê a distância, o que vê nos outros. Pois as leis gerais que regulam a perspectiva na imaginação se aplicam igualmente bem tanto aos duques como aos outros homens.

Por não conhecer com profundidade, a imaginação voa sem limites. O outro torna-se objeto de grandiosidade de sucesso, de melhor. Quando há o desconhecido, a tendência em acreditar na superioridade do outro é grande quando não se tem sua autoestima determinada.

Discute-se sobre as opiniões diversas na política. 
O incômodo que causa a presença da Sra. Swann em meio as preconceituosas, acusando de prostituta.
Sr. de Charlus e as picuinhas com tia, a Sra. de Villiparisis.
E observa: pág.214

" É preciso lembrar que a opinião que temos uns dos outros, as relações de amizade, de família, não têm nada de fixo a não ser em aparência, e são eternamente mutáveis como o mar.

Isso ocorre primeiramente porque os relacionamentos são de convivência constante e as pessoas são seres em desenvolvimento, possuem falhas, seus altos e baixos ocorrem. O que é muito natural em um dia estar radiante e no outro nem tanto. As diferenças e divergências fazem parte dos relacionamentos. 

Pág.216

Interpretando na filosofia de Proust...

Nossas atitudes conscientes ficam registradas em nossa memória.
O que não damos importância, todos veem e há repercussão, somos observados.
Entre o que é importante para nós e não para os outros e visse versa, está o ponto de vista divergente, um vácuo. Manifestações nas quais estão contidas o posicionamento do que é relevante e importante de fato ou não. E é nesse vácuo que estão as referências.

O narrador sinaliza sobre pessoas influentes em decisões que afetam grande número de pessoas, porém pessoas sem moral, munidas de má conduta e pronto para não multiplicar boas ações.

Sua avó acamada, explica sobre as doenças nervosas envolvendo a neurologia e psiquiatria.

Nessa situação...

Grande parte das doenças são produzidas em nossa mente como reação de nossas emoções. Nossas reações, comportamentos, condutas, tudo são fatores influentes para reação do corpo. Comprova-se a ligação mente-corpo.
Atente-se!

Fim da primeira parte.

________________

12º Encontro - 22/09/2018

3º Vol. O Caminho de Guermantes



Os proustianos sentem de fato uma alegria imensa em poder compartilhar o conteúdo de uma obra tão poli dimensional. O leitor de Em busca do tempo perdido mergulha em um conteúdo profundo de sentimentos e análises. 
Agradeço ao Carlos Eduardo que nos impulsionou à esses momentos tão ricos!
Izabel querida! Obrigada pela acolhida na OM. Sentimos muito sua falta!
As companheiras de leitura, é sempre um prazer ouvir suas percepções da obra.
Quanto a mim, fico em débito temporário. Atrasei-me na leitura. Em breve: postagem dos comentários.

O narrador vem contando sobre Françoise. sua personalidade, suas particularidades e como é especial. Em sua arte da escrita na pág. 55 de minha edição, revela que Françoise é a primeira a ensinar-lhe sobre a descoberta da verdade de como podemos descobrí-la. Mas a forma com que o autor escreve esse parágrafo é de tamanha arte impressionante.

- O amor que declara sentir pela Srª Guermantes é intenso;
- Seu amigo Saint-Loup observando o prazer que pode proporcionar uma bela morada.

O autor extrai e esgota os assuntos. Quando lemos Proust entramos em um universo diferenciado das demais leituras. Ele retira seus textos de seus sentimentos, transformando suas impressões em arte reflexiva.

- Está hospedado em um hotel, em conversa com seu amigo Saint-Loup.
- Sugere que Saint-Loup marque um almoço para ele com a Srª Guermantes.
- Fala sobre a carreira militar, as táticas de guerra, estratégias que refletem na humanidade.
- Vive intensamente a amizade de/com Saint-Loup.

" A verdadeira influencia e a do meio intelectual. Cada um é o homem de sua própria ideia. 

- Retorna a Paris com saudade da avó.
- Conhece a amante de Saint-Loup, Rachel uma prostituta.

Antes de entrarem no trem, Rachel encontrou duas amigas: Lucienne e Germaine.

Em leitura...

______________________

11º Encontro - Início do 3º Volume:
O Caminho de Guermantes




Promete pouca ação e muita conversa. Como de costume na obra. É o mais longo romance do ciclo. A transição entre a adolescência e a idade adulta do Narrador, entre a sensibilidade juvenil e a inteligência madura, entre a vida e a morte, entre o transcorrer do tempo e a apresentação da realidade.

Françoise, representando a criadagem, demonstra seu parecer junto às situações e posições.

A morada no castelo de Guermantes...
...a princesa de Guermantes no teatro...

O narrador analisa sua posição e sentimentos em relação a Berma (atriz) e conclui: admiração. Incluindo Gilberte também nesse processo - não sentir prazer ao vê-la, alterando seus sentimentos.
______________

10º Encontro - Término do segundo volume: À sombras das moças em flor


04/02/2018 - Esse nosso harmonioso encontro aconteceu na escola de música de nossa querida Isabel.




Em seu passeio ao balneário, acompanhado da avó, prossegue com suas lembranças e observações das pessoas que vão surgindo.
Nas palavras da pág 583, observa sobre a adolescência e aprendizado. Acredito entendo, que nesta fase estamos em um marco, mudanças gerais. A absorção e identificações estão mais sensíveis e propensas à maior absorção do que ocorre ao redor relacionando-se com o íntimo.
pág 591
" Na humanidade, a frequência de virtudes idênticas para todos não e mais maravilhosa que a multiplicidade dos defeitos particulares de cada um".
Analisa e argumenta sobre os defeitos. Defeitos nossos em relação aos outros e o inverso também. Hipocrisia, acusações, uma boa reflexão sobre como podemos administrar nossos próprios defeitos.
pág 624
Citação da marca Kodac. Não tinha ideia de quão antiga era.
Outro ponto observado foi o comportamento de Françoise. Protege os seus "semelhantes" em questão de classe social. O que é um assunto abordado constantemente na obra. As diferenças, valores, posturas. É dado muita importância as posições sociais.
Nesta fase começa a relatar sobre o encanto que o grupo de moças impacta em sua admiração.
Os traços o que a chama atenção. Atrações.
" Experiência humana", sensibilidade e observação. É o que encontramos na obra de Proust. Sentir todo o contexto da vida no ambiente decorrido. Montagem do texto. Estrutura personalizada.
Extraindo do contexto da pág 641, vejo como um alerta:
" e achava uma delícia esses momentos inúteis, livres de todo o peso material"
É sentir a alma, mergulhar no eu. Degustar a vida plena. O retorno é uma sensação de alívio, levitação.
Os comentários feitos na altura das pás 659, 660 percebe-se no texto que o narrador encontrou um foco de distração e apego, deixando de lado seu amor não correspondido e intertendo-se com outros rostos.
Realça seu comportamento solidário e bondoso, após comentar sobre o envelhecimento de onde implica no ritmo de trabalho, produção, dedicação, não deixando de destacar a experiência adquirida por uma vida. Tenho a impressão, durante a leitura, de que Proust coloca externa, todos os seus sentimentos. Lava a alma com comentários, fatos ocorridos, impressões.

________________


9ª Encontro - Biblioteca Municipal - 
2º Volume - À sombra das moças em flor





Inicia dizendo que vai viajar a Balbec e distanciar seu sentimento de Gilberte. Renovações. Sim, viajar, sair da rotina que nos envolve traz renovações.
Diversas leituras do trecho para a compreensão dos profundos dizeres.
Comparação entre os cultos e dos simples camponeses. Uns, dotados de conhecimento social e os outros de luz interior.
A narração da viagem, de trem... Que delícia!
Como gosto de viagens de trem... Me faz lembrar as fantásticas histórias  verídicas que minha avó Nunucha contava... Elas estarão embutidas em meu romance... As sensações, o conhecimento dos detalhes do caminho percorrido. Lembranças.
O carinho da avó presente. A viagem juntos a Balbec. Atenção e mimos de vó são inesquecíveis.
Nas págs. 544, 545 Proust retoma o assunto sociedade. Comportamento das altas classes, a importância que davam à determinadas atitudes.
O autor traz o cometário, também, das amizades, do estilo de amizade que fazemos quando viajamos. Divide em como as classes a conduzem. Se faz parte ou não do meio, se irá cultivá-la ou não.
____________

8º Encontro - 2º volume - À sombra das moças em flor




A parte do livro que nos propusemos a ler no período, vem nos remeer a escrita de Bergotti; Seu estilo de escrita, o uso das palavras em sua mais profunda análise. Encontramos nas entrelinhas a filosofia dos significados da interpretação e do que se deseja dizer. A análise da vida do autor, de seu íntimo, de como interpreta suas visões, seu posicionamento no texto confrontando com as atitudes pessoais. O que acha com o que demonstra e o que realmente é. Aprofunda todos os ângulos pessoa X escritor.

Detalhes das características físicas de Gilberte são observadas em comparação aos traços de seus pais.

Encaro cômico, quando menciona sobre não convidar Gilberte a merendar em sua casa porque sua mãe, além de chá, serviria chocolate, e ele tem medo de que Gilberte ache vulgar. pág 464

pág 486 - Chega ser irritante a futilidade desses enconros sociais de Odette.

pág 488 - Encantos da época na evolução...
Os ricos começavam a ter as casas com energia elétrica, telefone... Inovações! E pensar nos nossos celulares! Penso em meu avô que não chegou a conhecê-los, e nem à TV com controle remoto.

- A carta de Ano Novo de Gilberte que não chegou...
Deixar de amá-la. Esquecê-la.

"Elástico é o tempo de que dispomos todos os dias; as paixões que sentimos o dilatam, as que inspiramos o encolhem e o hábito o preenche".
pág 493

pág 498 - narração da roupa de Odette. Seu figurino, a moda, combinações, sua silhueta, jovem e depois de casada anos mais tarde.

Há pessoas que possuem o dom da oratória, Proust o da escrita. Mergulhamos em sua extensas descrições e durante o percorrer de linhas nos envolvemos na arte de sua harmonia entre as palavras. A percepção emocional, sensível, artística, é clara em seu texto. Como nos faz bem apreciá-la! O despertar de sensações de conhecimento são ótimas!

Encerramos essa primeira parte com o sofrimento amoroso por Gilberte e a adoração pela Sra. Swann.
______________

7º Encontro




2º volume - À sombra das moças em flor
págs 396 à 442


Como sempre um encontro magnífico, dessa vez na escola de música de nossa querida Isabel. Obrigada pelo espaço!

Já de início amarga a tristeza de um Ano-Novo não ter nada de novo. Não proporcionar mudanças, renovar esperanças.
Realça a ideia de que os mais vividos e maduros já não possuem mais as ilusões, sonhos, desejos de quando jovens. Que triste, não? Meu otimismo está sempre em alta em relação ao nosso amigo.

-> narrador amava Gilbert e venerava Swann.
-> Spoiler?... : "a morte que, como mostrará mais adiante nessa obra uma cruel contraprova, não diminui em nada os sofrimentos do ciúme."
-> novo amor de Swann. Já cansado com Odette, não a ama mais.
-> Swann é um personagem mais que especial. Passa-se a história e ele sempre presente.
-> Narrador muito amigo do casal. Swann é frequentador de sua casa.
_________________

6º Encontro

Iniciamos o Segundo Volume:

À sombra das moças em flor


Continuemos nossa prazerosa e construtiva leitura, iniciando agora o segundo volume dos sete que compõe a obra cíclica de Proust. De acordo com outras interpretações, é o volume de maior lirismo em relação aos outros livros da obra.

Lirismo - Exaltação dos sentimentos pessoais - Marca psicológica de Proust.



Primeira parte : Ao redor da Sra. Swann

Temos nesse início a descrição, informações, dos grandes nomes da alta sociedade pertencente ao narrador, sua luta para convencer o pai a deixá-lo seguir a carreira de escritor. É prazeroso ler como o autor constroi seu texto. Nos envolvemos em sua história. O texto é desenhado! Impressiona! Reparamos quando narra o jantar oferecido ao Sr. Norpois. Os elogios sobre a culinária direcinados à Françoise. Sensacional!
A louça, o comportamento dos presentes, o decorrer dos assuntos e devidas explicações para que o leitor esteja devidamente inteirado, presente na cena.
A visão que fazem da Sra. Berma, na atuação no teatro. Durante o jantar o Sr Norpois faz seus educados comentários sobre o Sr. e Sra. Swann. Como diz nossa amiga leitora Ariane, o "povinho" daquela época (diga-se de passagem que o dessa também) não tem o que fazer. Como falam dos outros...

Paralelo explicativo a filha de Swann nasceu antes deles se casarem.

Com o decorrer da história, já percebemos que Swann é um personagem muito importante na história.

A duquesa de Guermantes se ligou a Odette e Gilberte depois da morte de Swann.

Quando desposou Odette já não a amara mais. Seu casamento uma felicidade póstuma.

Bergotte: escritor por quem o narrador tem uma enorme admiração.

Decepção: Sr. Norpois criticou negativamente Bergotte.

O assunto durante o jantar foi sobre os Swann.

Em um trecho, pág 394, o autor nos faz refletir a arte da escrita, o poder de condução em nos remeter no tempo de acordo com seu desejo e refletirmos como quão estamos inseridos nessa dimensão. Hora envolvidos com banalidades que não nos favorecem em benefício algum, hora construindo castelos talvez com bons alicerces, às vezes nem tanto; hora produzindo benfeitorias dignificantes. E assim, nos perdemos na magia temporal.

Nesse encontro maravilhoso, infelizmente não pude estar presente. Houve música de alto nível, oferecido por nossa amiga leitora Isabel.

Estaremos na próxima!
_____________________

5º Encontro: Terceira parte do volume 1 e final:
Nomes de lugares: o nome

Esse encontro na residência da Ariane, foi acompanhado de uma sessão do filme referente à 2ª parte de Odette.



- Praia de Balbec - ponto para as mais fortes tempestades / arquitetura gótica.

Florença ou Veneza
desejos do sol, dos lírios, do palácio dos doges e de Sta.Mª dos flores.

Normandia
Toscana
Parma - citada no livro Cartuxa


Suas lembranças e desejos de estar nos lugares é de uma reflexão prazerosa. Lugares em que sonhamos conhecer, por termos lido em alguma obra ou por ter ouvido falar através de alguém que conhece o lugar. Um sonho de desvendar ambientes, paisagens, costumes e cultura. Um conhecimento que registramos e levamos para todo o sempre as experiências adquiridas. Faz-nos um bem incalculável. Ampliamos nosso universo ao sairmos de nosso restrito mundo. Vale a pena nos aventurarmos na exploração de novos horizontes. O narrador sente cheiros e gostos. Lembranças que marcam sua história. É assim que nossas experiências refletem em nosso comportamento: colocando em prática as boas coisas que aprendemos.

Bayeux - iluminada pelo ouro
Vitré, Coutances - Catedral Normanda
Lambelle, Lannion, Questambert, Pont - Aven, Quimperlé,

pinturas de Ticiano

Gilberte = Srta Swann

Nessa parte, e última, do primeiro livro, o narrador vai "sonhar" com sua amada Gilberte. Um amor não correspondido. Também contempla a natureza, o jardim, árvores e a Sra. Swann.

Regado a chá, pipoca e algumas guloseimas, iniciamos a conversa sobre a última parte do volume 1 discutindo sobre memória e subconsciente. Depois, somamos conteúdo à nossa leitura assistindo o filme que remete à segunda parte do livro: O amor de Swann com Odette.
___________________________

Quarto encontro 13/05/2017
15h - minha casa


Após um mês sem nos encontrarmos, tempo para todos colocarem a leitura em dia, nos reunimos em minha residência para um gostoso bate-papo. Gostoso porque passamos a primeira hora apenas na degustação das madeleines feitas pelo meu marido - receita tirada de um dos livros sobre culinária do Proust - e o chá de tília, vindo diretamente de Paris, trazido pela amiga leitora Daniela, que também trouxe as madeleines originais.

A leitura foi a Segunda Parte: Um amor de Swann
Swann, um mulherengo, conhecendo praticamente todas da aristocracia. Frequentava as casas e jantares para enlaçar-se em casos românticos, adquirir amantes. Até que através de Odette, uma delas, conseguiu adentrar à residência dos Verdurin. Conseguiu, através de um comportamento astuto, ser muito bem recebido pelo grupo frequentador da casa.
Em um dado momento da narração fala-se sobre os detalhes individuais de cada ser não deixando a generalização ampliar-se. Nesse momento atentei-me sobre a construção dos personagens do autor. Ele observa as pessoas de seu convívio, retira minuciosidades e implanta em sua história. E ainda nos conta como faz isso tudo através da narração. Percebo que Proust vem dando todo o curso de como ele escreveu o livro. O romance de Swann com Odette acontece como todos os outros, jogo de conquistas, charme, curiosidade, paixão. Quando caiu na rotina, começam a encontrar os defeitos um do outro. O encantamento se esvaneia.
A verdade seja dita: não é porque as pessoas possuidoras de poder aquisitivo frequentam locais culturais e de arte é que sabem compreendê-los. Dinheiro não é sinônimo de conhecimento. Possui a possibilidade do acesso, mas não o do saber. As classes sociais são bem apresentadas em suas diferenças.
Os ambientes que Swann frequenta, sente-se bem, rodeado dos amigos na casa dos Verdurin. O que é importante e nos faz muito bem, estarmos com pessoas com os mesmos gostos, interesses em comum, compartilhando construtivamente egrégoras harmoniosas. Um belo exemplo disso é esse grupo de leitura. Ao final de cada encontro retornarmos à nossa rotina felizes, preenchidos e empolgados para o próximo bate-papo, respeitando os limites de todos, tornando uma diversão sadia.
Brilhante! O autor despertou a curiosidade, fazendo um grande suspense e o desejo de ler mais na "cena" em que Swann volta a casa de Odette desconfiado de sua indisposição. Foi ótimo! Prendeu o leitor.
Coincidentemente, no dia a dia social corriqueiro, no momento que lia sobre o sofrimento de Swann devido à desconfiança de Odette quanto à sua fidelidade e ao mesmo tempo sendo excluído do grupo do qual participava, ou seja, traições. Eu sofria também as atitudes de terceiros quanto ao atraso espiritual, conduta indevida para com o próximo. Compaixão é a palavra que devemos ter para com aqueles que ainda não compreenderam a mensagem do Cristo. É lógico que ficamos chateados pelas injustiças sofridas, pois ainda temos o defeito do orgulho. E são nesses momentos que devemos trabalhá-los, dissolvendo o sentimento triste e não revidando as ofensas. Afinal, igualarmos aos ignorantes não significa progresso.=> Agora, após um mês de ter escrito o texto acima, testemunho que tomando esses passos, tudo passa e o coração de quem o aplica, está em paz.
Swann vive o sofrimento da dúvida do amor. Dúvida acredito não ser a palavra para a luta de um apaixonado não correspondido tentando achar justificativas questionando o posicionamento da parceira. Enquanto ela o aceita, seja da maneira que ele for se sujeitar às suas condições. E assim vai questionando, observando, divagando em seus sentimentos. Sofre as desfeitas, contenta-se com o pouco ou quase nada que ela o oferece. A narração de seu amor frente as suas observações íntimas cede. Deixa-se coordenar.

neurostenia = transtorno psicológico resultado do enfraquecimento do sistema nervoso central.
dispepsia = indigestão
inefáveis = indescritível
subrosa = programa para criar senhas
perfídia = infidelidade



__________________________

Terceiro encontro - 31/03/2017
20h - Casa da Ariane


Muitas trocas e opiniões! Nossa! Ficamos até meia-noite em uma maravilhosa discussão sobre comportamento humano, cultura e tantos outros assuntos que foram se desdobrando! É lógico que o assunto principal do intervalo de páginas que foi determinado para o encontro também foi bem discutido. Risos e alegria, acompanhados de pizza não poderiam ficar fora dessa. Mais uma vez enriquecemos nossa alma!

A esposa e filha de Swann entraram em questionamento sobre o motivo pelo qual não faziam parte da sociedade e frequentavam os locais em que Swann era bem vindo.
Senti um pouco de impaciência durante a descrição do jardim. Porém a reflexão desse detalhamento é muito importante e rico para a história. 
O ponto de vista da sociedade, reputação, postura etc. Até hoje nada mudou. Talvez uma falsa liberação disfarçada, mas todos ainda se preocupam com o que os outros vão pensar.
Para contar que a chuva caía, Proust usa cinco linhas de introdução, fora a continuidade em uma harmoniosa descrição. Arte. Arte de escrita. Remete-se a arte das obras contidas na igreja, assim como a história apresentada e relatada.
A análise psicológica feita a srta. Vinteuil. O conflito de conduta, relacionamento entre pai e filha, envolvendo a sociedade, e também o relacionamento afetivo. O domínio da amiga sob a srta Vinteuil e o seu prazer no mal como é relatado no trecho contido a informação. Relacionamento homossexual.
Como Da Vinci e suas obras são importantes. Citadas nas obras que tenho lido.
Essas tantas descrições e belas palavras, acredito nascer do tempo disponível que tinha as pessoas daquele tempo.
A lanterna mágica retornando às cenas...
Ai, ai... Vais descrever uma dama que avistou e termina dizendo sobre uma pequena espinha num lado do nariz. Nos faz rir. Interessante as explicações sobre a busca de um assunto filosófico para uma grande obra literária; esperança de que um dia fosse escritor e poeta; inspirações, influências literárias. A preocupação de todo um preparo para o exercício de uma profissão. O texto posterior pareceu-me um manual uma aula, de como ser um escritor. Ainda conseguiu ser cômico e algo mais dizendo que sentiu-se como uma galinha que acaba de pôr um ovo. Escritor que expressou-se em um texto, colocou seus sentimentos no papel, produziu arte.
Os lugares e o que esses cenários remetem à lembrança de uma criação de vida formando histórias, antepassados, atitudes refletidas.






_____________________________

Segundo encontro - 25/03/2017
Praça da Prefeitura  Municipal de Itapetininga - 15h


Combray - descreve a cidade com olhares emotivos. Sempre. Sensíveis, assim como a casa de sua tia. Os aromas trazem uma memória afetiva.
O respeito da criadagem, ou da criada em questão, pelas altas classes. Uma devoção sincera encontrada nas palavras do narrador. A troca de atenções e respeito entre a dona da casa e a serviçal é humana. Bem diferente da maldade existente entre patrões e domésticas na atualidade, que desejam tirar proveito ou explorar em tudo.
A riqueza e a beleza da Igreja. Tudo sempre detalhado em sua arquitetura inspirando e interferindo nos pormenores.
A viagem de trem transmite sensações maravilhosas (adoro trens) quando descreve a paisagem, a expectativa da chegada. O narrador esgota tudo o que pode escrever sobre o item.
Os costumes da época, a discrição no comportamento. Na sociedade hipócrita, fingia-se que não sabia e que não se praticava determinadas ações que eram julgadas vexatórias. Gerações sem diálogo mal entendido. Se por análise, mudaram algumas circunstâncias, mas as famílias continuam se distanciando por falta de entendimento mútuo. A relevância sobre a riqueza da leitura. O leitor enriquecendo sua vida com o conteúdo dos livros, um mundo fascinante que a literatura oferece. A leitura também ensina. Formas, estilos, como a escrever. O nosso narrador conta como o escritor foi influenciado em seus escritos, o que mais apreciava, o que aprendeu e amadureceu, aprimorando e adquirindo experiência. Nesse trecho, consegui sentir perfeitamente o que ele quis dizer. Trouxe o fato para minha própria experiência. Quando iniciei meu trabalho como analista de sistemas, ao desenvolver meus primeiros softwares, sem a ajuda de ninguém - autodidata - ficava na dúvida se estava trilhando pelo caminho correto. Até que um dia fui prestar serviço à um outro analista que há muito estava no mercado da área. Quando tive acesso aos seus códigos de programação, fiquei emocionada! Era exatamente o que eu vinha aplicando em meus próprios programas.
A vida pacata, a rotina dos afazeres, a ociosidade, permitem que a imaginação trabalhe criando fantasmas e situações que poderiam ser descartadas. Assim, era o relacionamento entre a tia Léonie e sua serviçal Françoise.






_________________________

Primeiro Encontro - 11/03/2017





A busca - pelos lugares, pessoas, paixões, sensações, momentos, são o que faz a narração de Marcel. Tudo o que ele viveu e sentiu são encontrados nessa  obra que levou 14 anos para ser completada.
Seu olhar sensível buscou formas de emitir o que está oculto. Criou, reinventou.
Tudo o que Proust escreveu antes dessa obra foi um ensaio, preparação, para a consolidação de sua arte composta em sete volumes.
TEMPO - MEMÓRIA
- Construção cíclica e simétrica.
O ser humano tem a mania de querer enquadrar tudo em caixinhas. A obra pode não ser apenas uma obra espetacular e pronto? Por que tem que ser realista, impressionista, simbolista, ou qualquer outra classificação?
Tudo é cíclico. As lembranças mantidas em nosso cérebro se vão, outros fatos renovam-se em circunstâncias diferentes.

" A vida vivida não passa de tempo perdido, mas tudo se pode recuperar, transfigurar e apresentar
sob o aspecto de eternidade, que é  também o da arte". 

Marcel Proust

Parisiense, nascido a 10 de julho de 1871, filho de Adrien Proust, médico renomado, e Jeanne Weil, judia e culta, Marcel Proust era asmático e sofreu sua vida toda com essa doença. Estudou direito e foi frequentador dos grandes salões. Embora tenha formação em Direito, desejo de seu pai, dedicou-se ao prazer da escrita. Lançou seu primeiro livro em 1896 - Os Prazeres e os dias, por antes ter escrito em revistas e jornais. À partir de 1909 isolou-se par dedicação exclusiva de sua obra. Recluso em casa, quase não deixando seu quarto forrado de cortiça para abafar os ruídos da rua, enfraquece e adoece. Em abril de 1922 publica Sodoma e Gomorra II em três volumes. Sua saúde se complica com uma bronquite seguida de pneumonia.
Morre às 04:30 de 17/11/1922. Em 14/11 terminara-se a impressão de A prisioneira. 1925 - A Fugitiva. 1927 - O tempo recuperado.

No Caminho de Swan

1ª parte - Combray

I
Na madrugada, ao dormir, ou melhor, tentar, sofre - asma. Narra imaginações, sensações, prazeres e deduções.

" Talvez e a imobilidade das coisas ao nosso redor lhes seja imposta pela nossa certeza de que tais coisas são elas mesmas e não outras, pela imobilidade de nosso pensamento em relação a elas.

Logo a frente faz analogia entre a andorinha e o homem em palavras fabulosas. Reclusão aconchegante, onde o prazer consiste em se sentir separado do exterior. Flutua-se durante a leitura. 
O universo de seu quarto. Um mundo à parte onde sofria, imaginava histórias e personagens.

Refletindo...
Voltar a origem. Buscar raízes. Lembranças e marcas da infância. A base da educação, o carinho recebido, lugares frequentados que reavivam lembranças que aquecem o coração, fortalecem a alma para que a caminhada seja vista e vivenciada sem dificuldades. Reabastecimento de energias.

O beijo de boa noite que sua mãe o atribuía é de um profundo, mas profundo mesmo, sentimento - importância.

" era mais carente que o homem das cavernas.

" nossa personalidade social é uma criação do pensamento alheio.

Descreve Swann. A importância das posições sociais. Amigo de quem ... Frequenta onde...
- atenção necessitada da mãe, seu carinho e seu beijo é a todo momento marcada.
- preocupação da avó presentear-lhe com livros, pinturas entre outros objetos sempre relacionados à cultura.
- "Alegria poderosa" proporcionada pelo chá e o biscoito madeleines

" Incerteza grave, todas as vezes em que o espírito se sente ultrapassado por si mesmo; quando ele, o pesquisador, é ao mesmo tempo a região obscura por si mesmo; quando ele, o pesquisador, é ao mesmo tempo a região obscura que deve pesquisar e onde toda a sua bagagem não lhe servirá para nada. Procurar? Não apenas: criar. Está diante de algo que ainda não existe e que só ele pode tornar real, e depois fazer entrar na sua luz.

_____________________________


O primeiro encontro para decidir os detalhes da leitura aconteceu em 04 de março de 2017. Os encontros, à princípio, ocorrerão a cada quinze dias para a troca de experiências em local aleatório, decidido a cada reunião. O primeiro encontro ocorrerá dia 11 de março de 2017 às 15h na residência de Ariane, aberto a quem queira participar (basta entrar em contato através desse blog ou meu e-mail vanessamilani78@gmail.com).
Para o início, o primeiro volume - No Caminho de Swan, decidimos que serão lidas as primeiras 50 páginas.

Uma boa leitura ao grupo, e quem desejar acompanhar, serão postadas nessa página os encontros com as impressões e comentários dos participantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada!