Aristóteles - filósofo grego, aluno de Platão e professor de Alexandre, O Grande
" Ensaia um sorriso e oferece-o a quem não teve nenhum
Agara um raio de sol e desprende-o onde houver noite
Descobre uma nascente e, nela, limpa quem vive na lama
Toma uma lágrima e pousa-a em quem nunca chorou
Ganha coragem e dá-a a quem não sabe lutar
Inventa a vida e conta-a a quem nada compreende ".
Mahatma Gandhi
Olá amigos leitores!
Vamos chegando ao fim de um ciclo, nosso 2017!
Muitos só vão fazer as análises de como foi o ano, os balanços, renovar as listas de desejos e assim por diante. Gostaria de aqui reforçar de que (sugestão apenas), os desejos, as reflexões, as análises em geral seriam mais proveitosas se fossem feitas diariamente e não esperar 365 dias para fazê-lo e em um mês depois, já esquecido, não cumprido e deixado de lado. A cada dia nos renovamos, reinventados, evoluímos. Assim pelo menos acredito que deveríamos ser e fazer.
Falando em leitura...
Venho ao longo dos períodos incentivando a leitura e tenho por critério dizer o que já comprovei com próprios exemplos. Nestas palavras não vou contradizer o que acredito, mas sim dosar.
Passamos o ano em obrigações profissionais, dividindo cada minuto entre o lazer com a família, compromissos sociais, afazeres domésticos, preocupações extras, momentos de reflexão introspectiva... e assim inúmeras atividades! E é claro: muitas leituras! Mas muitas mesmo! Olho para minha estante com um monte de títulos aguardando para a exploração e vem o frio na barriga; quando conseguirei mergulhar?
Ao longo do período vamos priorizando as leituras, adquirindo os desejados, aproveitando preços, e o acúmulo vai só aumentando. Final de ano, término de mais um ciclo. Os livros que ainda quero ler, as leituras que não terminei... Perceberam que nem os comentários dos últimos lidos consegui postar? É, ficaram somente com as dicas. Mas já valeu, assim, quem sabe me enviam seus comentários? Fica o convite...
Andei pensando sobre tudo isso e encontrei uma solução, já fazendo uma análise e compartilhando com vocês, pois acredito que também passam pela mesma situação.
A leitura DEVE ser um prazer. Longe de compromisso ou devorar milhões de livros. Escolho, e tenho preferência, sempre as obras físicas, de papel, para poder curtir o exemplar, a publicação, o cheiro, as páginas. Se lemos muito rápido, nem os adesivos marcadores coloridos não são aproveitados. Então, vamos ler sim, MUITO, mas... aproveitando bem a obra para que não cheguemos ao final do período um tanto quanto cansados.
Boas, ótimas, leituras!
Aspiração:
é o que nos
move,
comove,
envolve.
Autoconhecimento.
(Drummond)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada!